Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 14/07/2020

Um dos passeios que eu sempre quis fazer e ainda não tinha feito era para as Catacumbas de Paris. Somente desta vez – a nossa 7ª vez na cidade – que pudemos ir. O lugar é incrível e tem uma história impressionante.

Inicialmente, eram túneis formados pela exploração do calcário utilizado para a construção da cidade, assim como para a fabricação de gesso.

As antigas pedreiras subterrâneas formam uma rede de mais de 300 km de túneis que se estendem por diversos bairros da cidade.

Economia => Seguro Viagem Europa (dicas + desconto)

Confira => Passeios em Paris e arredores

Catacumbas de Paris

Elas começaram a ser escavadas provavelmente no século 14, nos arredores da cidade. O crescimento da malha urbana e a expansão das minas fizeram com que elas estejam uma sobre/sob a outra.

atracoes paris - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

As minas estão desativadas, sendo proibido explorar minério ali, mas há uma parte desta imensa rede de túneis que nós podemos visitar. É a parte que foi transformada em depósito de milhares e milhares de ossadas que existiam nos antigos cemitérios e igrejas da cidade, os “ossuários”, também conhecido como “Catacumbas de Paris”.

Economia => Paris Museum Pass

catacombes - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

Isso aconteceu durante o século 18 e 19 quando, por conta do crescimento da população, de doenças e guerras, os diversos cemitérios existentes  – cerca de 200!! – ficaram saturados. E se antes eles estavam afastados do núcleo urbano de Paris, com o crescimento da cidade eles foram integrados à cidade, trazendo uma série de inconvenientes e elevando as preocupações com a saúde pública.

Nesta época, então, decidiu-se pela construção de 3 novos e maiores cemitérios e pela desativação dos antigos. Os restos humanos – os ossos – foram progressivamente transferidos para uma seção das minas abandonadas (de 1786 até 1860), que acabariam por tornar-se um imenso ossuário.

Veja o nosso post sobre o Cemitério Père Lachaise.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Apesar de visitado em pequena escala desde o início do século 19, a partir de 1867 ele foi oficialmente aberto ao público, tornando-se uma atração turística de Paris. Conhecido como as Catacumbas, tem o nome oficial de Ossuaire Municipal.

Como é a visita as catacumbas de Paris

As catacumbas perfazem um total de 1,7 km de túneis a 20 metros de profundidade. A visita é feita por conta própria, seguindo um caminho pré-determinado. Pode-se percorrer em cerca de uma hora ou um pouco mais, dependendo da sua disposição. Ao entrar, temos que descer uma escada até chegar ao nível das galerias, não tem elevador.

Vale a pena => Ingresso prioritário para o 2º andar da Torre Eiffel

entrada das catacumbas - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

A primeira parte da caminhada é por um pequeno trecho da antiga mina, até chegar à entrada das catacumbas. Ali a gente já vai se ambientando, pois e grande e estreito corredor, com marcações em pedra de datas e outras inscrições.

dica de paris - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

dicas de paris 1 - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

catacumbas paris - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinanteA caminho das Catacumbas…

E finalmente chegamos à entrada do ossuário. Acima da porta que dá acesso aos milhares de ossos, lemos a frase talhada em pedra: “Arrete! C’est ici l’empire de la mort” (Pare! Aqui é o império da morte).

Prático => Circuitos de Ônibus Hop-On Hop-Off e Barco

dica paris - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinanteEntrada do ossuário.

catacumbas de paris - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinanteInscrição que te avisa: “Aqui é o império da morte”

Lá dentro, damos de cara com milhares e milhares de ossos, especialmente fêmures e crânios. Mas eles não estão lá de qualquer maneira, jogados; eles estão dispostos bem arrumados. Na parte da frente, formando uma primeira fileira, quase que como um “muro” de ossos, eles estão cuidadosamente colocados uns sobre os outros. Atrás, já foram depositados sem arrumação.

paris dicas - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

Os ossos por vezes fazem desenhos, como corações…

roteiro paris 1 - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

Ou desenhos aleatórios, simplesmente quebrando a monotonia das formas, mas de uma maneira decorativa…

roteiro de paris - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

E também os locais de colocação dos ossos seguem uma ordem lógica. Como dissemos, vieram ossadas de diversos cemitérios e igrejas de Paris, e eles foram depositados juntos, com placas indicando qual a origem e em que época foram lá dispostos.

turista profissional - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

como chegar - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

ossuario paris - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

E por lá também são encontrados diversos locais mais curiosos, como a Cripta da Paixão, uma pilastra coberta por ossos em forma de barril.

o que fazer em paris - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

E também placas que têm inscrições diversas sobre a morte, certamente para fazer os visitantes pensarem sobre o seu próprio futuro…

ossuario - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

o que ver em paris - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

Por fim, a última mensagem, na porta de saída do ossuário: “Non Metuit Mortem Qui Scit Contemnere Vitam” [Não teme a morte quem sabe desprezar a vida].

atracoes turisticas de paris - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinante

Parece macabro visitar as Catacumbas de Paris, mas é menos do que imaginamos. É uma visita imperdível!

Veja outro texto com outros detalhes no blog Direto de Paris.

Informações úteis sobre as catacumbas de Paris

  • Endereço: 1, avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy – fica na place Denfert-Rochereau;
  • Como chegar: Metrô (linhas 4 ou 6), descer na estação Denfert-Rochereau;
  • Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 19h;
  • Custo: 14 euros;
  • Site: http://www.catacombes.paris.fr

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da Françae nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de paris - Catacumbas de Paris, uma visita macabra e fascinanteAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

✈ Se vai para Paris, leia também:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    2 Comentários
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *