Colmar, França: o que fazer, onde ficar e outras dicas

Fundada no século IX, Colmar é uma belíssima cidade do nordeste da França, possivelmente uma das mais bonitas do país, e que carrega uma atmosfera única, cheia de história, romance e uma pitada de contos de fadas.

Se você nunca ouviu falar desta encantadora cidade, prepare-se para se apaixonar por Colmar, uma das cidades da Rota do Vinho da Alsácia, e desejar fazer as malas para lá imediatamente!

Conheça tudo o que precisa saber sobre a aconchegante Colmar neste post para planejar a sua viagem.

Importante => Seguro Viagem França

colmar frança

Colmar: dicas de viagem!

Com suas casas coloridas e de enxaimel, a sossegada e instangramável Colmar é um destino muito procurado por casais, mas é o lugar perfeito também para quem gosta de viajar sozinho ou com amigos e família, já que tem programação para todos.

A impecável arquitetura de Colmar é bastante preservada e suas ruas de paralelepípedo dão à cidade uma atmosfera inigualável. A cidade possui um Centro Histórico e as casas costumam ser enfeitadas com flores pelos moradores.

A cidade, que tem aproximadamente 70 mil habitantes, é o destino ideal para quem gosta de admirar belas paisagens e arquitetura, curtir passeios culturais e, é claro, apreciar uma boa gastronomia e degustar bons chocolates e principalmente vinhos.

Confira => Melhores passeios pela região

Veja tudo o que falaremos aqui neste guia completo de Colmar:

Índice:

Onde fica Colmar

Colmar fica na região da Alsácia, Grand Est, ao nordeste da França, quase na fronteira do país com a Alemanha e a Suíça. A cidade está também praticamente aos pés da cadeia de montanhas Vosges, que se estendem pela margem oeste do Vale do Reno.

Fundada no século IX, Colmar foi tomada pelos suecos na Guerra dos Trinta Anos, foi comandada pelo Império alemão pelo Tratado de Frankfurt e foi liberada da ocupação alemã apenas em 1945. Colmar é a terceira maior cidade da Alsácia, ficando atrás de Estrasburgo e Mulhouse.

Uma curiosidade: Frédéric Auguste Bartholdi, o famoso escultor da Estátua da Liberdade era um cidadão colmariano.

Um boato: há histórias (não confirmadas) de que a cidade de Colmar foi uma das inspirações para o conto de fadas A Bela e a Fera. Verdade ou não, a semelhança é inegável!

o que fazer em Colmar França
Você vai se apaixonar pelo visual colorido de Colmar, na França

Índice – TOPO

Como chegar a Colmar

Se você estiver viajando de avião, saiba que não existem aeroportos em Colmar. Você precisará desembarcar em uma das cidades vizinhas e seguir viagem por terra até o destino final.

Algumas das opções são Strasbourg, a aproximadamente 70 quilômetros de distância, e Basel, na Suíça, a 60 quilômetros.

Também é possível chegar a Colmar de trem, saindo de Paris e de outras cidades e países da Europa. A viagem dura em média 2 horas e 20 minutos. Os valores são variáveis de acordo com os dias e horários, então é importante consultar a programação. As passagens antecipadas costumam ser mais em conta.

Para quem estiver viajando de carro pela região da Alsácia, a ida a Colmar é válida, embora não haja muitos locais para estacionar pelo centro da cidade. Nesse caso, o ideal é parar um pouco mais afastado e caminhar por um trecho pequeno, que foi o que fizemos!

Você também  pode se aventurar a ir de Paris a Colmar de carro, mas são aproximadamente 500 quilômetros de distância. Nesse caso, o ideal é fazer paradas pelo caminho até chegar lá. Essa opção é ótima para conhecer outras cidades da França também.

No nosso caso, achamos que valeu muito a pena alugar carro na França. Nós fizemos a rota Colmar, Strasbourg, Metz, Disney Paris e, então, Paris.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


Índice – TOPO

Quando visitar Colmar

A boa notícia é que qualquer época do ano é ótima para visitar Colmar.

A alta temporada é durante o verão, quando ocorrem alguns festivais na cidade, como o Festival Internacional de Colmar e a Feira do Vinho da Alsácia. Nessa época, o movimento nas ruas é intenso e os valores praticados são mais elevados.

O inverno também atrai bastante gente para Colmar, já que é a época dos famosos Mercados de Natal, que começam em meados de novembro e duram até o final de dezembro. As tradicionais barraquinhas reúnem comida típica, artesanato e cultura e fazem muito sucesso com os turistas.

A cidade de Colmar é igualmente linda em qualquer época do ano, mas se você prefere evitar as altas temporadas e possíveis multidões, dê preferência às estações de baixa temporada, que são o outono e a primavera.

colmar
Colmar é bonita em qualquer época do ano!

Índice – TOPO

Quantos dias ficar em Colmar

Se você estiver com pouco tempo, é possível conhecer a parte central da cidade em apenas um dia tranquilamente.

No Natal, a cidade é toda decorada com luzes natalinas, então se sua viagem for nessa época, tente fazer um esforço para passar a noite e ver a cidade toda iluminada. Pode ter certeza que valerá a pena!

Independente da época do ano, caso você tenha tempo e queira conhecer cada cantinho da cidade de Colmar, o ideal é que sua estadia por lá seja de pelo menos dois dias.

o que ver em Colmar
Fizemos um bate e volta, mas dá para ficar alguns dias aproveitando a essência da cidade…

Índice – TOPO

Clima em Colmar

O clima em Colmar é oceânico. Pode haver presença de chuva em todos os meses do ano e a média de temperatura anual é de 14º. Levando apenas o clima em consideração, o período mais agradável para visitar Colmar é entre maio e setembro, quando também há pouca precipitação.

A temperatura média de Colmar é de máxima de 24º em julho, no verão, e mínima de 4º em janeiro, no inverno e também o mês mais frio do ano na cidade. Não costuma nevar muito em Colmar, e quando neva é por pouco tempo e em pouca quantidade.

Os meses onde há maior presença de chuva são julho, marcando o início do verão, e dezembro, que é quando o outono se despede para dar boas-vindas ao inverno.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Índice – TOPO

O que fazer em Colmar

Apesar de ser considerada uma cidade relativamente pequena, Colmar possui diversos atrativos e muitas atrações turísticas, de todos os tipos e para todos os gostos, que vão desde passeios culturais até visitas gastronômicas a lugares típicos da cidade.

Aqui preparamos um roteiro de sugestões com os principais pontos de interesse de Colmar para facilitar a sua estadia e você não perder nada de melhor que a cidade tem para oferecer.

Você pode começar passando no Posto de Turismo de Colmar e Região, o Office de Tourisme de Colmar, e pegando um mapa turístico da cidade para se guiar. Depois, é só se preparar com bastante disposição e seguir em frente!

França
Colmar vai te surpreender!

Índice – TOPO

Pequena Veneza (Petite Venise)

O bairro que leva o nome de Pequena Veneza (Petite Venise) é o coração de Colmar.

As casas de enxaimel, construções típicas com vigas de madeiras encaixadas nas posições horizontal, vertical e inclinada, rodeiam os canais que cortam a cidade, lembrando bastante a cidade italiana.

Esse é o bairro mais procurado pelos turistas de maneira geral, pois é onde se concentram os canais com suas gôndolas, a romântica ponte com cadeados e muitos restaurantes, cafés e lojinhas, incluindo as de biscoitos típicos da Alsácia.

pequena veneza em Colmar na França
Por que será que se chama Pequena Venea, não é?

Índice – TOPO

Quai de la Poissonnerie

O Cais da Peixaria era o bairro onde residiam os antigos pescadores profissionais e barqueiros da região. Os peixes eram capturados, armazenados em viveiros e vendidos no cais da peixaria. Em 1706 um grande incêndio destruiu mais de quarenta casas por ali.

As típicas casas de enxaimel também estão presentes por lá e foram reveladas após uma grande obra de restauro que aconteceu entre os anos de 1978 e 1981. O bairro fica ao lado da Pequena Veneza.

roupas de frio na Amazon
Clique na imagem e ache aquele acessório e roupa de frio para sua viagem

Índice – TOPO

Place de la Cathédrale

Localizada no centro de Colmar, a Praça da Catedral abriga a imponente Igreja Colegiada de Saint-Martin de Colmar, mais conhecida como catedral de Saint-Martin de Colmar. A construção é o segundo maior edifício católico da Alsácia e o símbolo religioso mais importante da cidade.

A praça é rodeada por lojas, cafés e restaurantes e possui outros edifícios históricos além da catedral, como a Casa de Guarda e a Casa Adolfo, considerada uma das mais antigas de Colmar.

Economia => Seguro Viagem Europa Barato (5 mais contratados)

catedral de colmar
Ao fundo, a Catedral de Colmar

Índice – TOPO

Musée du Jouet

O Museu do Brinquedo é um lugar mágico que vai encantar crianças e adultos. Situado no centro de Colmar, a instituição possui um acervo de brinquedos que vão desde o século XIX até os dias de hoje.

Ursos, Barbies, videogames, Playmobils, maquetes, robôs, jogos e tabuleiros e brinquedos de todas as partes do mundo fazem parte da incrível coleção, carregada de muita história em um passeio animado e divertido.

O Museu funciona de quarta a segunda, das 10 às 18h, mas fique atento para os horários excepcionais de funcionamento em datas comemorativas e feriados.

A entrada para adultos custa 6,20€, para jovens (8 a 15 anos) custa 4,70€ e crianças menores de 8 anos não pagam.

  • Endereço: 40 rue Vauban, 68000 Colmar.
o que fazer em Colmar na França
A entrada do Museu do Brinquedo de Colmar

Índice – TOPO

Quartier des Tanneurs

O bairro de Tanneurs é mais um dos apaixonantes locais de Colmar onde a predominância é de altas casas de enxaimel dos séculos XVII e XVIII. O bairro passou por restaurações entre 1968 e 1974, o que trouxe de volta o fulgor da aldeia.

Andar pelas ruas de Colmar é como caminhar em um museu a céu aberto e aqui não é diferente. Vale a pena bater perna pelas ruazinhas de paralelepípedo de Colmar. Além de apreciar a beleza histórica, o passeio renderá belíssimas fotos!

cidade de colmar
Quando fomos, a cidade de Colmar ainda estava enfeitada do Natal, então foi mais mágico ainda!

Índice – TOPO

Musée Bartholdi

O Museu Bartholdi também é denominado Museu da França e guarda o precioso patrimônio do escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, composto por esculturas, desenhos, pinturas, gravuras, coleções e objetos de arte.

O artista nascido em Colmar é reconhecido principalmente por ter esculpido a Estátua da Liberdade e sua arte está distribuída no Museu que leva seu nome em mais de 12 salas e 3 andares.

A entrada custa 5€, a entrada reduzida 4€, menores de 18 anos não pagam e o Museu Bartholdi funciona de terça a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 18h.

  • Endereço: 30 rue des Marchands , 68000 Colmar.
quem fez a estatua da Liberdade
Não se assustem se encontrar uma Estátua da Liberdade no interior da França… rs

Índice – TOPO

Musée Unterlinden

Instalado em um antigo convento do século XIII, o Museu Unterlinden reúne coleções de arqueologia, arte antiga, artes decorativas, arte moderna e contemporânea, tudo isso em torno da principal obra-prima da instituição, o Retábulo de Isenheim de Grünewald e Nicolas de Haguenau.

O Museu Unterlinden possui uma área de aproximadamente 8.000 m² e possui ainda em sua propriedade um jardim, um museu, uma loja e um aconchegante café-restaurante. Reserve metade de um dia para conhecer o local devidamente.

Para os adultos, a entrada custa 13€. Já a entrada reduzida é 11€. A entrada jovem sai por 8€ e abrange dos 12 aos 17 anos e estudantes até 30 anos. O Museu funciona de quarta a sábado, das 9h às 18h.

  • Endereço: 1 Praça Unterlinden , 68000 Colmar.

Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking?

VOCÊ TEM DIREITO A UMA INDENIZAÇÃO!

Deixa na mão da AirHelp, que eles resolvem!

Índice – TOPO

La Maison des Têtes

Apesar do nome peculiar, a Casa das Cabeças, também conhecida como Casa dos Chefes, é mais uma das incríveis obras arquitetônicas de Colmar.

Construído em 1609, o lugar é um belíssimo edifício renascentista, porém ornamentado com cento e seis cabeças e máscaras grotescas em sua fachada.

No alto do edifício, encontra-se uma estátua esculpida por Auguste Bartholdi, por encomenda da Bolsa de Vinhos, e que foi instalada na construção em 1898. A Casa das Cabeças ou Maison des Têtes passou por uma restauração em 2012.

  • Endereço: 19 rue des Têtes , 68000 Colmar.

Índice – TOPO

Marché Couvert de Colmar

Testado e aprovado por nós, que almoçamos por lá, o Mercado Municipal Permanente de Colmar fica em um edifício de tijolos e estrutura metálica projetado em 1865.

Por lá, você encontra cerca de vinte comerciantes locais oferecendo produtos frescos como frutas e legumes, talhos, charcutarias, queijarias, padarias, peixarias e outras iguarias típicas da cidade.

O Mercado Municipal funciona de terça a domingo em horários variados: terça e quarta, das 8h às 18h, quinta, das 7h às 18h, sexta, das 8h às 19h, sábado, das 8h às 17h e domingo, das 10h às 14h.

  • Endereço: 13 rue des Ecolses , bairro Little Venice, 68000 Colmar.
comida em colmar
Quando a gente viaja, tem que conhecer a gastronomia local, não é?

Índice – TOPO

Mercado de Natal de Colmar

Os Mercados de Natal são uma tradição na Europa e os de Colmar são particularmente famosos.

Ao todo, são seis Mercados de Natal na cidade, que trazem uma atmosfera intimista e deliciosa para as praças locais. As iluminações cintilantes dão ainda mais charme para Colmar e há arte e culinária para todos os gostos.

Com itens que vão desde objetos de decoração natalinos, presentes e lembrancinhas, louças e talheres, até os tradicionais bolos, pastéis e doces de Natal, os Mercados de Natal costumam oferecer opções e ofertas para todos os bolsos. O passeio é imperdível e encantador!

Passeios próximos a Colmar

Se vocês estiver com tempo e quiser dar uma esticadinha para além da cidade de Colmar, existem algumas opções por perto e que são tão encantadoras e apaixonantes quanto a cidade de contos de fada.

Você pode escolher um deles ou fazer uns dois ou até três por dia. Mas não precisará gastar mais do que meio dia para cada um deles.

Índice – TOPO

Eguisheim

Eguisheim é uma cidade que pode ser considerada uma vila, de tão pequena.

Vizinha a Colmar com aproximadamente 2.000 habitantes, as construções de enxaimel e as ruas de paralelepípedo também estão presentes aqui. Assim como Colmar, a cidade de Eguisheim faz parte da Rota do Vinho da Alsácia.

A cidade possui um santuário de cegonhas (há muitas delas pela cidade e ninhos nos telhados) e seu principal monumento histórico é um castelo do século VIII, que exibe uma parede exterior original datada do ano de 720!

É possível ir de Colmar para Eguisheim de ônibus, mas as opções são poucas e em poucos horários. O ideal é alugar um carro para fazer o trajeto entre os municípios.

passeios a partir de colmar
A sede da prefeitura (Hôtel de Ville) de Eguisheim, pertinho de Colmar.

Índice – TOPO

Riquewihr

Ainda menor do que Eguisheim, a cidade-vilarejo de Riquewihr também faz parte da Rota do Vinho da Alsácia e, assim como suas vizinhas, possui como característica marcante as construções de enxaimel, embora aqui também estejam presentes construções mais clássicas.

Na cidade, está a Torre Dolder, seu monumento mais marcante, construído em 1291. Os visitantes podem subir nela e ter uma belíssima vista da planície da Alsácia. Por lá, há também o Museu da Cidade, contendo objetos dos habitantes da cidade, preservando sua história.

A cidade possui ainda outros monumentos históricos como castelo, uma fonte e outros museus que recontam sua história. Assim, como em Eguisheim, a melhor forma de chegar a Riquewihr é de carro.

Imperdível => Passeios pela região

interior da França
A linda praça de Riquewihr , pertinho de Colmar, na França

Índice – TOPO

Vinícolas

Já que Colmar e suas vizinhas fazem parte da Rota do Vinho da Alsácia, não poderiam faltar as vinícolas no roteiro de viagem perfeito! O que não faltam são opções, já que a Rota atravessa mais de 100 cidades e vilarejos.

São inúmeras vinícolas famosas produtoras dos melhores vinhos do país, em sua maioria com as uvas brancas e de castas nobres Pinot Gris, Riesling, Sylvaner, Gewürztraminer e Muscat.

Uma das indicações de vinícola para conhecer e apreciar maravilhosos vinhos franceses é a Domaine Martin Jund.

A vinícola funciona de terça a sábado, das 10h às 12:30 e das 13:30 às 19h e fica no endereço 12 Rue de l’Ange, 68000 Colmar.

vinhos da Alsácea
Para quem gosta de vinhos, Colmar e a região são ótimas opções de passeio

Índice – TOPO

Onde ficar em Colmar

Agora que você já sabe tudo sobre Colmar, tenho certeza que está cheio de vontade de conhecer esse lugar mágico e apaixonante.

Então aqui vão algumas dicas de hotéis no centro de Colmar para você já começar a escolher onde se hospedar:

Confira outras boas opções de hospedagem na cidade

onde ficar em colmar
O charmoso Hotel Saint-Martin, bem no centro histórico de Colmar.

Índice – TOPO

Definitivamente Colmar é uma cidade apaixonante, não é?

As ruas encantadoras, a cultura local, a saborosa gastronomia acompanhada dos mais finos vinhos, tudo isso somado às lindas casinhas coloridas decoradas com flores trazem um clima único para a cidade.

Se você não conhecia ou não sabia muitos detalhes sobre a cidade de Colmar, temos certeza que já caiu de amores por esse pedacinho da França e não vê a hora de viver dias encantados nesta cidade de contos de fadas!

Dica extra: Passagens aéreas internacionais

Se você está buscando passagens aéreas internacionais, se liga nesta dica!

Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar  as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!

É muito, mas muito fácil de achar a melhor passagem e de fazer a compra, inclusive parcelada!

Pesquisar passagens aéreas internacionais

Seguro Viagem França com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para a França?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI


Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da Françae nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de ParisAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Deixe um comentário