Home / EUA / Boston / Como chegar e o que fazer em Salém, a cidade das bruxas
Europa 1

Como chegar e o que fazer em Salém, a cidade das bruxas

Quando fomos à Salém, tivemos um dia “bruxal”… chuva do início ao fim, céu escuro, com quase tudo fechado e cidade vazia. Não foi um dia assim… digamos… muito bom para fazer turismo, mas era o que tínhamos: ou conhecíamos a cidade naquele dia, ou não daria mais pra ir. Claro que uma volta será necessária, algum dia.

De qualquer maneira, deu pra perceber a aura do local: cidade há séculos turisticamente dedicada às bruxas.

como chegar a salem

Salém fica no estado de Massachusetts, EUA, a 30 km de Boston e ficou famosa pelos julgamentos contra supostas bruxas, no século XVII. Cerca de 20 pessoas, na maioria mulheres, foram condenadas e executadas.

As bruxas de salem

Vamos a um resumo da história:

A misteriosa doença de uma menina de nove anos, diagnosticada pelo médico como “feitiço” e que nada melhoraria senão uma boa “reza”, fez correr pela cidadezinha que “Satanás” estava presente entre eles. Em pouco tempo, outras meninas apresentavam os mesmos sintomas: rolavam pelo chão, imprecavam, salivavam, grunhiam e latiam.

Um exorcista, caçador de feiticeiras, chamado a investigar o fenômeno, ouviu das garotas que o que havia desencadeado aquela desordem toda fora uns rituais de vodu que elas viram Tituba fazer, uma escrava negra que viera das Índias Ocidentais, e que iniciara algumas delas no conhecimento da magia negra, apresentando-as alguns feitiços. O cerimonial animista deve ter despertado as fantasias eróticas nelas e, provavelmente culpadas por terem cedido à libido ou apavoradas por sonhos eróticos, entraram em choque histérico.

No tribunal, as meninas começaram a apontar indistintamente para várias pessoas que estavam na sala apenas como curiosas. O depoimento mais sensacional foi o da escrava Tituba, que não só confessou suas estranhas práticas como afirmou que várias outras pessoas da comunidade também o faziam. A partir daquele momento, uma onda de acusações devastou o lugarejo.

Mais de 300 pessoas foram acusadas de práticas infames. O tribunal que entrou em função em junho de 1692 e somente parou em outubro. Resultou que dezenove pessoas foram enforcadas.

Enquanto a arraia-miúda foi enclausurada, acusada de práticas escusas, poucos se indignaram. O basta naquilo tudo foi dado quando os dedos dos fanáticos ousaram apontar para a elite local.

Ainda em oito de outubro de 1692, circulou uma carta redigida por um intelectual da região, Thomas Brattle, que se horrorizara com os enforcamentos: “temo que os anos não apagarão essa desgraça, esta nódoa que essas coisas lançaram sobre nossa terra.” E os processos dos endemoniados de Salem assim como começaram, num repente terminaram. (fonte)

o que visitar em salem

De fato, os anos não apagaram o que lá aconteceu… Hoje, a região é famosa por suas bruxas e atrai turistas por conta de suas lendas. E é preparada para recebê-los.

Há, por toda a cidade, uma linha vermelha no chão demarcando o caminho a se percorrer para chegar às principais atrações: o Witch History Museum, Salem Witch Museuma casa de uma “bruxa”, a prefeitura,  Witch Trials Memorialo cemitério onde estão enterrados personagens históricos, Peabody Essex MuseumSalem Maritime National Historic Siteo porto… Não há erro, é só pegar o mapa (que pode ser conseguido em qualquer loja de souvenires) e seguir a linha vermelha. A cidade é pequena e em uma tarde você a visita tranquilamente.

Como chegar a Salem

Como eu disse, fomos em um dia chuvoso de inverno… quase tudo estava fechado. Desta forma, não entramos nos museus e poucas lojas estavam abertas. Rodamos os pontos turísticos tirando algumas poucas fotos, compramos lembranças e fomos embora. Ainda assim, gostamos do que vimos e ficamos com muita vontade de voltar num dia menos conturbado.

Informações úteis:

Como chegar: pega-se um trem saindo da North Station de  Boston em  direção à Rockport. A viagem dura entre 20 e 30 minutos e custa US$ 5.25 por trecho.

Site: http://www.salem.com/

Cuidados: no inverno muita coisa está fechada!

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 10% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: CARNA10.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana e Declev

Este é o casal 20 do Turista Profissional, fundadores e responsáveis por tudo o que você lê por aqui! O texto foi escrito conjuntamente.
Anterior Minha experiência numa residência universitária em Boston
Próximo Viagem de ônibus de Boston a Nova York

Leia também

inverno em Nova York

Inverno em Nova York: dicas práticas!

Chegando em novembro e podendo ficar até meados de abril, o clima frio em Nova …

Sem comentários

  1. daniela

    Estou pensando em ir a Salem em janeiro/14, pois irei para boston nessa época, será que pegarei muitas atrações fechadas ? Só abre na pimavera, inverno ? Obrigada

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Daniela! Em janeiro quase tudo está fechado e só abre em abril. Boa viagem!

  2. daniela

    Obrigada Ana Catarina.

  3. Rafael

    Olá… estarei lá no dia 10 de dezembro… será que vai ter mta coisa fechada?
    alguma coisa abre nessa epoca (lojinhas, museus…)?

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Rafael! A lojinhas e alguns lugares sim, abrem, mas nem tudo. Boa viagem!

  4. Letícia

    Ana Catarina, boa tarde!

    Em primeiro lugar, parabéns pelo site, amei!
    Eu quero ir para Salém na primavera ou no outono, mas não sei em que meses essas estações “aparecem” por lá :/ Você pode me ajudar, por favor?
    A cidade funciona só para visitação ou tem hotéis, pousadas por lá?

    Att.,

    Letícia F.

    • Ana Catarina Portugal

      Primavera em abril/maio, logo, outono em setembro/outubro. Sim, há hotéis por lá. Boa viagem!

  5. sabrina

    adorei saber um pouquinho de Salém, também tenho vontade de conhecer!!

    bjss!!!

  6. Kaoana

    Um dos meus sonhos é conhecer Salem! Sou louca por história e a de Salem é realmente muito intensa tenho uma gata preta chamada Tituba! E neste natal ganhei da minha querida mãe o livro perdido das Bruxas de Salem…Agora falta só conhecer a cidade, qdo este sonho ser concretizado deixo minha mensagem! Ai tentarei ir em julho!

  7. Kaoana

    Que cada alma de Salem diga amén! Kkkkkkkkk!

  8. Camila

    Valeu pelas dicas!
    Estou em Boston, e quero ir a Salem amanha, como parte de um sonho antigo, alias, fiz parte de um grupo teatral, e fizemos justamente a peca As Bruxas de Salem. Mergulhamos seriamente neste caso.
    Enfim, obrigada pelas dicas.

  9. Beatriz

    Estou em n York,pensando em ir no dia 2/11….c motorista brasileiro…
    Viagem longa… valerá a pena?

    • Ana Catarina Portugal

      Para ir e voltar no mesmo dia?! Acho bem puxado, pois serão umas 5 ou 6 horas para cada lado.

  10. BRUNO LEONARDO GAMERO

    Boa tarde, muito bom seus relatos.
    Vou para Boston em Agosto e após Deixei um dia para Salem que tenho muita vontade de conhecer.
    Agosto terá as atrações abertas?

    • Ana Catarina Portugal

      Sim! 🙂 É o verão lá, lembra?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *