Como chegar e o que visitar em Oxford

Eu adoro visitar grandes universidades e claro que Oxford estava no top 5 da minha wish list! Então, em uma de minhas viagens para a Inglaterra tratei logo de incluir a cidade no roteiro. Se você também tem vontade de ir até lá e quer saber o que visitar em Oxford (além da universidade, claro!), este post vai te dar um ajudinha.

Bom, Oxford é uma das universidades mais antigas do mundo, ainda que não se saiba a data exata de sua fundação. Consta-se que desde 1096 já havia atividades escolares por lá.

Suas paredes estão carregadas de história e por suas salas de aula já passaram 5 reis, 25 primeiros ministros britânicos, dezenas de ganhadores do prêmio Nobel (mais de 60!) e lideres mundiais, além de grandes escritores como J. R. R. Tolkien, Lewis Carroll, Oscar Wilde e C. S. Lewis.

Definitivamente, os edifícios que abrigam as faculdades são a principal atração da cidade, ainda que haja outros lugares para visitar. Um bom ponto de partida é encontrar o “centro de Oxford”, que fica exatamente no cruzamento de 4 ruas, que são: Cornmarket Street, Queen Street, High Street e St. Aldate’s Street. A partir dali você alcança a pé praticamente tudo.

☛ Leia também: 10 passeios bate e volta de Londres para fazer de trem

roteiro de um dia em oxfordShutterstock.com

O que visitar em Oxford

Na esquina da Cornmarket Street com a Queen Street você poderá ver – e até subir, se quiser – a Carfax Tower. Já na St. Aldate’s Street tem o Museu de Oxford. Apesar de interessante, é necessário que você tenha mais disponibilidade de tempo para visitá-lo (se você ficar 2 dias na cidade, por exemplo). Continuando mais um pouco você chegará à principal atração da cidade, a Universidade.

dicas de oxford inglaterra

– Faculdades

Ao todo são 38 faculdades (colleges), mas nem todas estão abertas à visitação. Mesmo as que estão têm seus horários eventualmente alterados por conta do calendário de eventos escolares ou das provas. Por isso, é sempre bom verificar antes de planejar a sua visita. Os seus destaques são:

Christ Church

Fundada em 1524, é a maior faculdade de Oxford. Seu grande salão de jantar e escadaria foram a inspiração e cenário para a Great Hall de Hogwart, de Harry Potter. Foi lá também que Lewis Carroll criou “Alice no País das Maravilhas”. Outro destaque é a sua catedral, que é a mais famosa da cidade. Para esta visita espere gastar cerca de 1:30h e, quando acabar, a sua saída provavelmente será pela High Street, uma das principais da cidade, que naturalmente te levará até a Church of St. Mary The Virgin.

Horário: segunda a sábado, das 9h às 17h e domingos, das 14h às 17h
Endereço: St. Aldate’s St
Preço: £ 8,00

como chegar em oxford

Church of St. Mary The Virgin

Esta igreja pertence à universidade e é nela que costumam ser realizados os sermões e as cerimônias de formatura. Se você tiver animação para subir os 127 degraus da sua torre, construção de 1280, poderá ter uma das melhores vistas de Oxford. Há uma passagem à esquerda, chamada St. Mary´s Passage, que dá acesso ao pátio onde está a Radcliffe Camera.

Horário: de segunda a sábado, das 9h às 17h
Endereço: High St
Preço: £ 8,00

o que fazer em oxfordVista que temos lá do alto da torre. Shutterstock.com

Radcliffe Camera

Construção de 1749, a Radcliffe Camera é a sala de leitura da Biblioteca Bodleian, que está logo ali ao lado. O prédio tem formato circular e é um dos cartões postais da cidade, mas infelizmente só é frequentado pelos estudantes e só podemos dar um espiadinha quando estamos no tour da Biblioteca Bodleian.

Endereço: Radcliffe Square

O que ver em Oxford Radcliffe Camera

Ainda há várias outras faculdades para serem visitas que, se tiver tempo, valem a pena, tais como: Magdalen College (na High St.), New College (na Holywell St.), Merton College (na Merton St.), All Souls College (na High St.), Trinity College (na Broad St.), St Edmund Hall (na Queen’s Lane)…

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


– Bodleian Library

Foi a primeira biblioteca da universidade e guarda nada mais nada menos do que 11 milhões de livros! Semanalmente chegam por lá cerca de 4.000 novos exemplares e existe em seu acervo, segundo reza a lenda, pelo menos um exemplar de cada título publicado na Grã-Bretanha. Imagina o que é isso?

universidade de oxfordChristian Mueller / Shutterstock.com

Ela é enorme e nem tudo se pode visitar, mas os dois destaques são:

Duke Humphrey’s Library

O seu destaque fica na ala dos livros medievais, mas que só pode ser visitada em um tour guiado. Uma curiosidade aqui é que uma de suas salas de leitura serviu como cenário para a biblioteca de Hogwarts, dos filmes da saga Harry Potter.

Horário: tour de segunda a sábado às 10:30, 11:30, 13:00 e 14:00, e aos domingos: 11:30, 14:00 e 15:00
Endereço: Broad Street
Preço: £ 7,00

Pesquise opções de hospedagem em Oxford aqui!

Divinity School

Construção em estilo gótico de 1488 para abrigar aulas de teologia, ela também serviu de cenário para os filmes de Harry Potter: ambientava a enfermaria da escola. Essa visita é normalmente feita com a anterior, já que os dois espaços são próximos, separados por uma escadaria.

Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h, sábados, das 9h às 16:30 e domingos, das 11h às 17h
Preço: £ 1,00

– Bridge of Sighs

Pegando a Catte Street você ainda verá muitos edifícios antigos que pertencem à Universidade, mas um destaque especial fica por conta da Bridge of Sighs (ponte dos suspiros), que é uma passagem fechada que liga dois prédios, a Hertford College e a New College, e que tem esse apelido em referência à ponte que existe em Veneza.

o que visitar em oxford

Seguindo a rua até a Broad Street, você poderá visitar o Museu de História Natural.

– Museum of The History of Science 

O acervo deste museu é formado pela coleção científica da universidade. Entre os destaques estão alguns instrumentos científicos medievais, objetos astronômicos, de navegação e a atração principal: o quadro negro usado por Albert Einstein durante uma aula em 1932, o qual mantém até hoje os escritos dele e equações relacionadas ao diâmetro, à expansão e à idade do universo.

Horário: de terça a sexta, das 12h às 17h; sábado, das 10h às 17h e domingo, das 14h às 17h
Endereço
: Broad Street

Preço: entrada franca

einstein-blackboard

Até este ponto você tem um roteiro de um dia em Oxford bem amarradinho, mas se você puder ficar mais tempo ou tem interesse em visitar lugares distintos desses, o que não faltam são opções. Até mesmo só se “perder”pelas ruas de Oxford já vale a pena.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Como chegar em Oxford

Se você estiver em Londres e quiser fazer um bate e volta até Oxford, aqui vão as suas opções de transporte:

Trem | na estação Paddington você pode pegar um trem da National Express ou da Virgin. A viagem dura entre 50 minutos e 1 hora e o preço de ida e volta está entre 25 e 30 libras. Um bom site para fazer pesquisa de preços e horários é o The Trainline.

Ônibus | você poderá pegá-lo na Victoria Coach Station e as empresas que fazem o trajeto são a Megabus, a  EurolinessStagecoach e a Oxford Bus CompanyA viagem dura quase 2 horas e o preço pode variar de 1 a 10 libras por trecho.

E na hora de começar a planejar a sua viagem não deixe de ler todas as nossas dicas da Inglaterra já publicadas aqui no blog e nem de conferir os ingressos e passeios que poderá comprar aqui mesmo, com descontos e outras vantagens.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here