Compras em Toronto: Mercado Saint Lawrence

Quando pensar em Compras em Toronto, abra a sua mente: se você é como nós, vai adorar o Mercado Saint Lawrence!

Quando viajamos, adoramos conhecer um pouco da gastronomia local, assim como comprar alguns produtos regionais. Costumamos, por exemplo, ir a algum bom restaurante e provar os pratos típicos, e também costumamos visitar supermercados como se fossem atrações turísticas da cidade… 🙂

Mas, outras atrações que não podem faltar no roteiro de um amante da gastronomia são os mercados.

Eles concentram praticamente de tudo um pouco do que a população local consome: verduras, legumes, carnes de todos os tipos, enlatados, embutidos, frios, grãos, folhas, especiarias… tudo!

Já falamos com vocês por aqui sobre vários mercados pelo mundo, veja só estes posts:

E agora vamos conhecer este de Toronto, o mais tradicional da cidade.

Compras em Toronto: Mercado Saint Lawrence

St. Lawrence Market é um grande empório de alimentos frequentado por moradores, turistas e chefs profissionais. Centenas de pessoas vão lá diariamente para comprar produtos frescos ou diferenciados para suas receitas.

As famílias que têm como ofício a paixão pela comida compõem a história coletiva do mercado que já soma mais de 200 anos. São mais de 120 fornecedores que vendem produtos frescos, carnes, peixes, ervas, especiarias, etc. O mercado foi classificado, inclusive, como Top Food Market do mundo pela National Geographic em 2012.

onde comer toronto

St. Lawrence Market Complex

Em 1803, o governador tenente Peter Hunter estabeleceu um mercado público onde os agricultores e pecuaristas de municípios próximos poderiam vender seus produtos para os moradores da, à época, cidade de York – agora chamada Toronto.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


Primeiramente foi construído um edifício de madeira, substituído em 1831 por um edifício de tijolo, que também foi usado para reuniões do Conselho da cidade. Em 1844 o mercado se expandiu para a frente da rua e foi novamente ampliado em 1851, quando o Lawrence Hall foi construído.

Com seus prédios anexos, ele é um dos maiores mercados do mundo, pois hoje é, portanto, um complexo composto por três edifícios principais: o mercado do Sul (South Market), o mercado Norte (North Market) e o St. Lawrence Hall. O prédio do mercado mais conhecido pelos turistas e com as principais atrações é o South Market.

o que fazer em torontoSt. Lawrence South Market

O mercado Norte – North Market

É conhecido principalmente para o Saturday Farmers’ Market, mercado dos agricultores que ocorre aos sábados. Tradição iniciada em 1803, continua até hoje, quando os produtores de Ontário trazem seus produtos sazonais para a venda na cidade. Aos domingos, mais de 80 antiquários enchem o North Market e a praça em volta, exibindo seus produtos desde as primeiras horas da manhã até às 17h. E o espaço também é alugado para eventos particulares, eventos promocionais, mercados de pulga, exposições, grande encontros sociais, reuniões e exposições.

St. Lawrence Hall

O St. Lawrence Hall (1851) abriga hoje lojas no piso térreo e escritórios da cidade no segundo andar. O terceiro andar, restaurado em 1967, é onde fica o Grande Hall, imponente salão que, com as salas auxiliares, é alugado para casamentos e outros eventos especiais.

lawrence marketSt. Lawrence Hall em aquarela de 1912
fonte: www.torontopubliclibrary.ca/

o que ver em torontoUm dos majestosos salões do St. Lawrence Hall

Mercado Sul – South Market

Uma edificação com funções diversas. No piso principal e no subsolo, mais de 120 fornecedores especializados vendem, em suas bancas, uma variedade de frutas, legumes, carnes, peixes, grãos, produtos de panificação e lácteos, assim como itens de cozinha, decoração, roupas, souvenires e outros. E também tem restaurantes e lanchonetes que servem uma comida deliciosa! O segundo andar do abriga a Galeria Market e aulas de culinária.

mercado toronto

Clássicos do Mercado St. Lawrence

Ali no South Market você vai encontrar alguns itens tradicionais da gastronomia local, sanduíches famosos, bebidas e outros produtos locais e lanchonetes disputadíssimas.

Lá você pode, por exemplo, comprar um Ice Wine – vinho típico do Canadá, produzido a partir de uvas congeladas ainda nas videiras. O resultado é um vinho “de sobremesa”, de sabor doce e alta acidez.

Outro produto que os amantes da mostarda não podem perder são as mostardas canadenses, com vidros em vários sabores e essências.

onde comer em toronto

Canadian Peameal Sandwich

Outro imperdível é o clássico sanduíche peameal canadense… babem: uma espécie de bacon (lombo de porco) coberto por uma farinha de milho (acho que originalmente era de ervilhas, daí o nome) que forma uma casquinha crocante e mantém o sal interno e o sabor super acentuado.

É ali no mercado que está a lanchonete Carousel Bakery, onde o sanduíche – que virou um dos preferidos no Canadá – foi inventado. O dono é quase um showman, com fotos e autógrafos colados pelas paredes, junto de famosos.

compras em torontoCarousel Bakery, inventor do Canadian Peameal Sandwich

o que fazer torontoParede repleta de fotos e autógrafos

Come-se o sanduíche em um enorme pão de hambúrguer com farto recheio composto por várias fatias de peameal. Para completar, você tem molhos à disposição, como uma mostarda especial, de fabricação própria. É, realmente, um clássico canadense.

o que comer em torontoCanadian Peameal Sandwich

Aulas de Culinária

The Market Kitchen é um espaço preparado para uma escola de culinária e eventos. Obviamente, grande parte dos produtos utilizados – produtos frescos sazonais e ingredientes de origem local, mas também produtos exóticos – vem ali mesmo do mercado.

A cozinha é equipada com os melhores e mais modernos equipamentos, mas é mais que uma simples cozinha, é um centro gastronômico onde ocorrem oficinas de culinária, lançamentos de produtos e demonstrações diversas com chefs, assim como serve para eventos privados, jantares e festas de família.

gastronomia torontoThe Market Kitchen

Galeria de Arte do Mercado

Não deixe também de visitar a Galeria do Mercado, situada no 2º andar do Mercado Sul. Era ali que se reunia o Conselho da Cidade (ex-Câmara Municipal de Vereadores) entre os anos de 1845 e 1899.

O espaço é mantido como era antes e hoje serve a exposições diversas – permanentes e temporárias -, que têm como característica a busca por revelar o desenvolvimento cultural, físico e social de Toronto através de pinturas, fotografias, mapas e obras de arte.

dicas de toronto

dicas toronto

Veja mais sobre a Galeria:

Só o fato de andar por entre as lojas e quiosques do mercado já valem, em minha opinião, uma visita. Mas, mais ainda: se você quer fazer compras de produtos diferentes e maravilhosos, não deixe de visitar o St. Lawrence Market. Antes de viajar, confira todas as dicas que já postamos aqui:

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Informações úteis: 

Mercado St. Lawrence

  • Endereço: 92- 95 Front St East
  • Funcionamento: 
    Mercado Norte: sábados, das 5h às 17h
    Mercado do Sul: de 3a a 5a feira, das 8h às 18h / 6a feira, das 8h às 19h / Sábado, das 5h às 17h
  • Site: http://www.stlawrencemarket.com

Se não quiser perder nada, assine nossa newsletter por email (apenas um por semana).

E, se você gosta do Instagram, curta o nosso perfil, cheio de novidades e dicas diárias: @TuristaProf.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

  1. Amo mercados! E esse deve ser mesmo especial!
    Sugiro posts sobre os mercados da Espanha (San Miguel em Madri e La Boqueria em Barcelona), que são maravilhosos também!
    Parabéns pelo magnífico trabalho aqui no site 😉
    Abraços e sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here