Ver o sol nascer em Machu Picchu. Experiência incrível, de uma energia ímpar, que tive há três anos atrás, quando visitei o Peru.
Tão sensacional que, desde então, eu alimentava o desejo de levar o meu menino e mostrar a ele o quanto aquele lugar é especial para mim. Queria que ele sentisse a energia que senti, e pudesse avaliar através de suas próprias sensações todo o espetáculo que é estar ali.
Acordamos às quatro da manhã para o nosso dia de aventura e partimos para o ponto onde param os ônibus com destino a Machu Picchu, para pegar logo um dos primeiros.
A maioria das pessoas prefere dormir até mais tarde; então, se você não tem problemas em acordar cedo, esta é uma boa dica: vá bem cedinho, porque o lugar fica mais vazio e você consegue excelentes fotos, sem o tumulto que se instala quando toda a turistada chega.
Importante => Seguro Viagem Peru (até 20% de desconto)
Machu Picchu com criança
Henrique está acostumado a acordar cedo para estudar; e, neste dia, especialmente eufórico com a visita que faríamos, ele pulou da cama sem a menor reclamação.
Quando chegamos, já estava claro, mas o sol ainda não surgira por trás das montanhas. Ficamos, então, aguardando sua chegada. E quando o sol nasceu, o espetáculo foi indescritível…
- Leia mais: Viagem para o Peru (tudo o que você precisa saber)
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Já iluminados pela luz do astro rei, nos dirigimos ao ponto de onde se tem a visão clássica de Machu Picchu. E quando lá chegamos, Henrique não conseguiria esconder sua satisfação, mesmo que quisesse: ela estava estampada em seus olhos, em seus lábios… ele era todo alegria.
E a mamãe, também. Claro, não é?
Ver um filho feliz, poder realizar um de seus sonhos é, sem margem de dúvidas, uma das maiores felicidades para nós, pais. E Machu Picchu foi um sonho que sonhamos juntos.
Henrique ficou com a máquina pequena e foi fotografando tudo o que lhe chamava mais atenção. Ele também fez uma filmagem, como a que fez no sobrevoo das Linhas de Nasca, e foi mais uma vez narrando o que via.
É uma delícia agora, para mim, mamãe-coruja, depois que a aventura passou, ouvir sua voz cheia de emoção ao contar tudo o que via em Machu Picchu! Deixar uma máquina com ele foi uma das melhores coisas que fiz durante toda a viagem!
Fizemos muitas fotos. Olha só algumas que selecionamos (eu e ele, juntos) para essa postagem:
Lindas imagens, não é?
O guia que nos conduziu foi excelente. Tinha muita paciência com pequenos brasileirinhos fanáticos por fotos!
Mas o meu pequeno fotógrafo não tinha muita paciência para o guia… só queria andar pelo lugar, explorar o máximo possível cada cantinho e, claro, fazer muitas fotografias. E o guia estava definitivamente atrapalhando seus planos (rsrs)!
No início, até que o Henrique parou para ouvir um pouco o que o rapaz tinha a dizer. Mas logo perdeu a paciência e se desligou de toda aquela informação, que nós, adultos, absorvíamos avidamente.
Ele ficava perto de nós, ia acompanhando o grupo, mas curtiu o lugar à sua maneira, sem se prender às explicações. Eu deixei que fizesse assim porque, afinal de contas, sabia desde o início que ele queria sentir a energia de Machu Picchu.
Entre uma explicação e outra, eu ia parando para registrar os momentos do meu pequeno naquele lugar mágico, que tanto amo.
- Leia também: Como chegar a Machu Picchu
Depois que o guia terminou suas explicações, aí, sim, nós ficamos livres para andar pelo lugar, conhecer e… “explorar”, como Henrique tanto queria desde o início.
Pesquise aqui hospedagem para ir a Machu Picchu
Ele amou andar livremente por lá e deu um cansaço em todos nós, adultos. A pilha dele não acabava nunca! Subia e descia as escadarias, já completamente adaptado à altitude (como já estivéramos em regiões muito mais altas do Peru durante a viagem, a altitude de Machu Picchu já não fazia mais nem cócegas nele, mas ainda era uma boa altitude para nós, adultos) e botou todos nós no chinelo.
Num dado momento, resolveu parar para meditar (pelo menos “brincar” de meditar)…
Economia => Benefícios de um Seguro Viagem (dicas + desconto)
Mas quem disse que conseguiu ficar ali parado? Queria era andar mais, explorar mais…
Para andar desse jeito, é preciso beber muita água. Nunca se esqueça disso: se você vai a Machu Picchu com seus filhos, leve bastante água para consumir durante a caminhada. O calor por lá é muito intenso, as escadarias são muitas, há o problema da altitude, e a garganta da gente fica constantemente seca.
Fiz com que o Henrique levasse uma garrafa de Gatorade pendurada no pescoço, mas também levei duas garrafas de água na mochila. Hidratar o corpo é muito importante numa jornada como esta!
Não se esqueça de levar, também, um chapéu de abas largas (você pode comprar chapéus para as crianças em Águas Calientes, elas adoram os coloridos que existem por lá), um bom bloqueador solar e óculos escuros. Não custa nada se proteger dos raios nocivos do sol enquanto a gente se diverte, não é mesmo?
E não leve muito peso na mochila. Ao longo do dia, mesmo a mochila mais leve vai começando a ficar pesada. Então, leve o mínimo possível.
É bom que ela esteja vazia, também, porque você e as crianças vão “descascar as cebolas”: se vão cedinho, como sugeri no início desse post, precisarão de bons casacos, porque sentirão bastante frio; mas, ao longo do dia, depois que o sol surge, o calor é insuportável e vocês vão começar a tirar toda a roupa que puderem.
Então, o ideal é que todos estejam com uma camisa de mangas curtas por baixo, para que esta seja a roupa final da aventura. Mochilas vazias vão ajudar até nessa hora: vocês vão enchê-las com os casacos que, certamente, vão tirar.
Uma coisa que meu filho amou no final do passeio: o carimbo de Machu Picchu no passaporte. Na hora da saída, não se esqueça de pedir esse carimbo. A molecada adora… e nós, adultos, vamos confessar… também!
Terminamos nosso passeio por volta de meio-dia, para tomar o ônibus e retornar a Águas Calientes, de onde partiríamos para Cusco.
Mas aquela manhã em Machu Picchu ficará guardada para sempre em nossas fotos e em nossos corações.
Compre aqui os ingressos para Machu Picchu
O que você está esperando? Visite o Peru! Vá a Machu Picchu!!!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Parabéns pelo artigo ser muito completo, com as recomendações para viajar a Machu Picchu com crianças. O melhor para viajar com crianças é uma viagem privada para toda a família, andar ao ritmo do seu filho, eles precisam do seu tempo.
Parabéns!!!