Um passeio pela bela Strasbourg, capital da Europa!!!

Este post foi escrito por uma turista nada amadora: Manoela Zanker.

É uma amiga muito querida que conheci num trabalho de “Student Helper” no Ibeu (curso de inglês) há muito tempo.

Além de colegas, ficamos amigas. Ninguém melhor do que ela pra falar de Strasbourg (França), pois morou lá quase um ano para estudar.

Aproveitem as dicas!!!

Um passeio pela bela Strasbourg

“Visitar Strasbourg é como voltar no tempo, mais especificamente, ao período anterior à Segunda Guerra Mundial. Durante a história, esta bela cidade serviu de palco a diversas batalhas, tendo sido anexada à Alemanha e depois reconquistada pela França na década de 40. Por esta razão, não estranhe se, em alguns momentos de seu passeio, você se deparar com casas alemãs, ruas com nomes germânicos e pessoas falando alemão e alsaciano (dialeto da região).

StrasbourgStrasbourg fica localizada na fronteira entre França e Alemanha e é banhada pelo Rio Reno, sendo sede de importantes organizações internacionais, como o Parlamento da União Europeia, a Corte Europeia de Direitos Humanos e o Conselho da Europa. Assim, é possível chegar lá de avião (voos provenientes de todas as capitais europeias), de TGV, vindo de Paris, e de trens oriundos da Alemanha, de Luxemburgo e da Suíça.

A cidade não é grande, sendo, portanto, possível visitar grande parte a pé e de bicicleta (bem fácil de alugar) ou de transporte público: ônibus e tramway (uma espécie de bonde moderno).

GetAttachment6Recomendo começar pelo Centro da cidade (ile-de-Strasbourg): visite a Cathedral de Notre Dame de Strasbourg, uma das mais belas que já vi. Em estilo gótico, tem apenas uma torre e dentro você encontra um enorme relógio astronômico composto por miniaturas de soldados e personagens medievais que, de hora em hora, alternam sua posição. Na primavera e no verão, é possível visitar a Torre da Catedral e ter uma das melhores vistas da cidade. Ao redor da Catedral, nos finais de semana, há sempre músicos na rua, o que torna o passeio ainda mais agradável.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Vale visitar também o Palácio Rohan, construído no século XVII, atualmente sede de três importantes museus da cidade: Museu Arqueológico, Museu de Artes Decorativas e Museus de Belas Artes.

GetAttachment1Bem perto dali, encontra-se a Place Guthemberg com um charmoso carrossel, e a Place Kleber, a principal da cidade, onde fica a Galerie Lafayette e, na época de festas, um lindo pinheiro, que é palco das principais manifestações locais. Já a Place Broglie sedia a Opera Nacional do Reno e uma das melhores feiras do Marché de Noel (maior Feira de Natal da França).

Um dos lugares mais encantadores de Strasbourg é o bairro Petite France, que, apesar do nome, possui arquitetura predominante germânica, sendo tomado por casinhas alemãs. O bairro é dividido por diversos canais que levam a um antigo forte e a uma ponte coberta (do século XIII), de onde se tem uma vista privilegiada do lugar. A área é repleta de restaurantes típicos e de lojinhas de souvenir.

pontesFora da île-de-Strasbourg, temos a Place de la Republique que é o ponto de ligação entre as parte antiga e nova da cidade e é cercada pela belíssima Biblioteca Nacional Universitária (BNU), o Teatro Nacional do Reno (antigo Parlamento da Alsácia-Lorena), o Palácio do Reno e a Prefeitura. No centro da praça, há um monumento em homenagem aos mortos (A nos morts), cuja escultura representa a mãe Strasbourg com seus dois filhos feridos na guerra: França e Alemanha.

Na parte norte da cidade, a mais nobre, o parque da Orangerie é perfeito para piqueniques e caminhadas. Lá é possível avistar cegonhas, ave símbolo da cidade, e visitar o zoológico, que fica no próprio parque e não cobra entrada. Em cinco minutos a pé, chega-se ao “quartier” das organizações internacionais com o Conselho da Europa (1949), Parlamento da União Européia e a Corte Européia de Direitos Humanos. Nos dias de semana, é possível agendar uma visita guiada.

GetAttachmentGetAttachment8Os pratos típicos da região são o famoso choucroute e a tarte famblée, espécie de pizza de massa fina, sem molho de tomate, mas com delicioso molho de queijo. À noite, há diversos bares no centro da cidade onde é possível comer esses pratos acompanhados com vinho branco de região. Como sugestão, recomendo os seguintes restaurantes: Les Brasseurs e Ancienne Douane.

GetAttachment4Para os brasileiros que moram na Europa, vale jantar no Restaurante Rios que serve uma deliciosa comida brasileira.

Nos arredores de Strasbourg, recomendo visitar os magníficos vinhedos e caves da região, o parque de Diversões Europa Parque e a pequena Kehl, cidade que faz fronteira com Strasbourg, na Alemanha, bastando apenas atravessar a Ponte da Europa sobre o Rio Reno.

A melhor época para visitar é a primavera (abril/maio), pois o clima começa a ficar agradável e os jardins estão repletos de flores.”

Por Manoela Zanker

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da Françae nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de ParisAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


✈ Continue sua viagem aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

21 COMENTÁRIOS

  1. Essa cidade é mágica, encantadora! Passado e presente se misturam numa harmonia impressionante! Vale (mto) a pena conhecer!
    Estive com Manu esse 1 ano em q ela estudou em Strasbourg, e achei que ela descreveu muito bem cada pedacinho dessa cidade que me deixou tanta saudade! Parabéns pelo Blog, fantástico!

  2. Manu,
    Você está cada vez melhor. Adorei sua descrição, é perfeita.
    Beijos
    Suzana Aquino (sua prof de História)

  3. Adorei o post!
    Vou pra Strasbourg em novembro desse ano, ueba!
    Se alguem puder me ajudar, gostaria de saber se posso sair de Roma e ir ate Strasboug com o TGV? Ou tenho que fazer alguam “baldiação” no meio do caminho. Paris sera meu proximo destino e acho q pra la tem o tgv, nao é?
    Obrigada!

  4. Ola, Adriana!
    O trem da Italia para Strasbourg para em Basel, Suiça (Tb conhecida como Bâle e Basiléia). La vc tera que fazer baldeação. A viagem de Bâle a Strasbourg leva apenas 1h, pois ja fica na fronteira entre os 2 paises (Suiça e França).
    Eu não sei se dentro da Italia vc tera que fazer mais alguma parada.
    Qd morei em Strasbourg, um amigo foi me visitar. Ele pegou um trem em FLorença e so precisou fazer essa parada em Bâle.
    De Strasbourg à Paris tem TGV. Em 2h20min vc estara na cidade luz!
    Boa viagem!!

  5. Hummm lindas fotos!!! Sou doida para conhecer Strasburgo!!! Estou programando para julho de 2010, pois por enquanto, a agenda já está lotada! rs

    Lindo blog!

    BJos

  6. Olá Manoela,

    Iremos conhecer também Starsburgo este ano , saímos agora dia 16 em direção a Paris(5 dias), Strasburgo, Amsterdam, Londres. Paris já conheço , vamos fazer a região do Vale de Loire , em Strasburgo gostaria de saber o local mais ideal para se hospedar ? De trem, de Paris para Strasburgo, compro em Paris ou aqui? e de Satrasburgo para Amsterdam ? Tem dicas de Amsterdam e Londres, também?
    Desculpe a enxurrada de perguntas…bjs
    Merys

  7. Oi Merys!
    Quanto ao hotel, sugiro o Trois Roses (Rue de Zurich). Ele fica perto do Centro e de uma linha de Tram Way (em Strasbg não tem metro). Desse hotel vc consegue conhecer grande parte da cidade a pé.

    Qto ao bilhete do trem, vc ja verificou o preço do Eurail? Eu prefiro viajar com passe de trem do que com passagens individuais. Ha varios tipos de passes: por dias, por paises… Com o passe, se vc perder o trem (ex: se atrasou para chegar na estação), vc pega o seguinte sem problema algum. Se comprar bilhete para trem de certo horario, depois é dificil conseguir mudar.
    Caso prefira comprar bilhetes avulsos mesmo, verifique nos sites os preços. Tem algumas promoções tb. O site da cia férrea francesa é: http://www.sncf.com/ Cuidados com os sites falsos de venda de bilhetes. Se optar pelo Eurail, veja com um agente de viagens (é o mesmo preço e mais seguro).

    Strasbourg fica um pouco longe de Amsterda. Eu sugiro uma parada no caminho para conhcer Luxemburgo.
    Strasbourg-Luxemburgo em 2h de trem. A cidade é muito linda e tem um circuito turistico a pé que leva algumas horas! Vale a pena! Parece uma cidade de contos de fadas!

    Qq duvida, entre em contato!
    Tenho certeza que todos adorarão Strasbourg!
    Boa viagem!

  8. Oi Manoela, adorei as informações sobre Strasbourg. Estaremos em Paris no final do ano e quero muito conhecer esta cidade, porém terei que fazer um bate e volta e no site do tgv não acho um horário de retorno a noite, vc teria uma indicação para nos dar?
    Aguardo. Obrigada.
    Abs,

  9. dona manuca!!!

    por onde andas???

    estou vendo de ir no reveion para strasburg e acabei de ver que vc eh a responsavel pelo turismo na cidade.
    e estou sem seu email!!!!
    me manda um alow com as dicas.
    bjs

  10. Parabéns, Manoela!
    Imagino, se não fosses “amadora”! (rs) Estás “contratada” para editora de turismo em minha… futura revista! (kkk)
    Europa! Só Portugal e Espanha, mesmo assim a trabalho. Não deu para “curtir”… mas, quem sabe um dia ainda vou bater pernas, em “Oropa, França e Bahia”! (kkk)
    Bjs

  11. Olá Manuela! Como vai? Encontrei seu blog em uma
    das pesquisas que fazia no google sobre a cidade de Strasbourg na
    França. Strasbourg é uma das opções de cidades que me chamaram á
    atenção além de Montpellier tb, eu sou brasileira e estarei indo
    para o exterior para cursar universidade, aperfeiçoar o idioma e
    pretendo ficar definitivo por lá se tudo der certo, que eu espero que
    sim. :)! Como não conheço ninguém que more ou já tenha morado na
    França ou visitado alguma dessas duas cidades decidir pesquisar aqui
    na net. Se vc puder me ajudar com informações sobre o dia-a-dia da
    cidade, clima, custo de vida, oportunidades de trab, enfim… qualquer
    informação me será útil.
    Aguardo um contato seu, Grata, Andréa.

  12. Olá, Manoela! Como vai? Eu gostaria de saber melhores detalhes sobre a cidade de Strasburgos, o dia-a-dia, programas de lazer, programas para se fazer a noite, entretenimentos, universidade, enfim qualquer informação me será muito útil. Eu estou indo atavres de um programa para França e a cidade que mais me interessei pelo q pesquisei foi Strasburgos, achei seu blog em uma das minhas pesquisas. Também ouvir falar na cidade de Colmar, vc chegou a conhecer? Eu aguardo um contato seu! Grata, Andréa.

  13. Olá,
    será que vcs poderiam me indicar um hotel ou restaurante em que eu pudesse jantar na noite de reveillon em Estrasburgo?
    Estarei com uma criança de 5 anos, então, devido ao frio, desconsiderei feiras de natal e eventos na rua.
    Muito obrigada, Carolina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here