Conheça o Museu Oceanográfico Univali, em Piçarras, SC

Quem vai a Balneário Piçarras obviamente vai pensando em aproveitar as belas praias da “capital nacional do jet sky”. Mas, o município tem um atrativo a mais, também ligado ao mar: o Museu Oceanográfico Univali, conhecido como o Museu Oceanográfico de Piçarras.

Balneário Piçarras está a cerca de 12 km (40 minutos de carro) de Balneário Camboriú. É um município do litoral catarinense detentor de uma das praias mais propícias para banho, com balneabilidade considerada 100%.

São 7 km de litoral, divididos entre a Praia Central, Praia das Palmeiras e Ponta do Jacques, considerada pelos surfistas como melhor local para prática do esporte.

Então, quando for a Balneário Piçarras, aproveite as praias e faça também um passeio cultural: visite o Museu Oceanográfico Univali.

Museu Oceanográfico Univali

Museu Oceanográfico Univali

Criado em 1987, o Museu Oceanográfico Univali (MOVI) tem hoje um dos quatro principais acervos de história natural do Brasil, e na temática oceanográfica é nada menos que o maior da América Latina.

Sua história começa em 1976 com a aquisição da primeira peça (aos cinco anos de idade!) e o início da coleção particular do curador do museu, Jules Soto. Aos 12 anos ele já havia feito uma grande coleção de insetos, aracnídeos, entre outros animais. Sem ter onde guardar, doou grande parte  da sua coleção para três museus gaúchos, mas ficou com a parte de animais marinhos, que deu origem ao MOVI.

O que fazer em Piçarras

Em 1987 uma ONG foi criada para organizar e o acervo, dando início oficial ao museu, e em 1993 ele foi ligado à UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí. Em 2008 ele foi instalado no campus de Piçarras e em 2010 iniciou-se as partes para a exposição pública.

Percebe-se, então, que ele foi criado inicialmente sem recursos públicos, sem qualquer lei de incentivo e até mesmo sem recursos da própria faculdade, sendo fruto de um trabalho apaixonado de pessoas que acreditaram neste projeto.

Museu Oceanográfico UnivaliMuitos fósseis podem ser vistos no Museu Oceanográfico Univali

Atualmente, é um museu bem representativo em sua área, não somente por atender ao público em geral e ter se tornado um atrativo turístico, mas também é importante para o público científico, já que está ligado a uma universidade. Seu último andar, por exemplo, é inteiramente destinado para as coleções científicas. Antes mesmo de virar um atrativo turístico, o museu já havia construído seu nome cientificamente, desenvolvendo pesquisas com mais de 400 trabalhos publicados em congressos, além da descoberta de quatro novas espécies pelos pesquisadores do museu.

Museu de PiçarrasHá um enorme setor interno de pesquisa, catalogação, manutenção do museu

O museu conta com 1000 m² destinados à exposição, a qual vai ‘ziguezagueando’ em módulos sequenciais, onde a cada cinco ou dez metros nos deparamos com uma nova descoberta, graças a sua museografia bastante moderna, que chama a atenção do público. Nada se repete e a cada passo encontramos uma nova surpresa, o que torna o museu cada vez mais interessante com toda sua diversidade.

Museu Oceanográfico de Piçarras

Veja aqui as opções de hospedagem em Balneário Piçarras

A Coleção do Museu Oceanográfico Univali

Sua coleção é composta essencialmente por espécies marinhas, com aproximadamente 200 mil animais em coleção, sendo sua maior parte representativa da fauna brasileira.

O que ver em Piçarras

Todos as espécies expostas foram encontrados pelo litoral. O museu é internacionalmente muito reconhecido por conta de sua coleção, pois é, por exemplo:

  • a maior coleção privada de tubarões e raias do mundo (mais de 10.000 espécimes);
  • a maior coleção de tartarugas marinhas da América do Sul (mais de 400 espécimes);
  • a maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil (mais de 600 espécimes);
  • a maior coleção de conchas do Brasil (mais de 90.000 espécimes).

Muitas das peças são expostas em tanques, com vitrines temperadas, e as crianças podem até tocar. Não é como aqueles museus tradicionais, com seus acervos cercados e totalmente inatingíveis.

Museu Piçarras

Projetos futuros do Museu Oceanográfico Univali

Seguindo uma tendência mundial, o museu tem projetos de implementação de equipamentos de áudio e vídeo para incrementar a aquisição de informações por parte do público.

Estão sendo planejados, por exemplo, 21 totens para o público portador de necessidades especiais, tornando assim o museu acessível a pessoas com deficiências visual e auditiva. Existe também a pretensão de deixar cerdas de baleia para que as pessoas possam tocar, couro de tubarão, pele do golfinho, enfim, vários tipos de novidades, facilitando assim a interação principalmente dos deficientes visuais.

Museu Oceanográfico UnivaliO museu tem a maior coleção privada de tubarões e raias do mundo (mais de 10.000 espécimes)

Além disso, existe também um planejamento para construção do parque oceanográfico, de uma praça de alimentação, e também um projeto para abrigar o tubarão baleia (o maior peixe do mundo, encontrado aqui no Brasil encalhado em uma praia), que já está no museu em uma piscina, mas que será exposto em um tanque, ao custo de manutenção anual de um milhão e meio de dólares.

Esse é o maior desafio de todos por ele ser o maior animal inteiro conservado do mundo, chegando a chamar atenção de especialistas dos EUA e Europa. Existem somente outros dois em exibição no mundo, num aquário no Japão (Osaka) e outro nos EUA. Este tubarão, com certeza, será a grande atração do museu e ficará exposto em perfeito estado por mais de um século.

Tubarões no Museu

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


Atendimento a escolas

Um dos maiores objetivos do museu é atender a classe estudantil, já que eles são uma fundação de ensino, a UNIVALI. Por este motivo, o atendimento ao público em geral é feito somente à tarde. O Museu oferece um Programa Educativo e Comunitário, o qual busca aproximar o museu ao seu público e às comunidades locais. Para tanto, o museu oferece, principalmente para a rede pública, subsídios para crianças entrarem no museu, assim como também seu transporte. E faz sucesso, tanto que o calendário para visitas é bem concorrido.

Escafandro Museu Univali

Saímos do museu com a certeza de que somos uma das maiores biodiversidades do planeta, com um patrimônio marítimo incalculável,. Em qualquer grupo animal que a gente compare, como por exemplo tubarões e arraias, os países com maior diversidade do mundo são Estados Unidos, Austrália e Brasil, sendo que os Estados Unidos tem a costa do Atlântico e do Pacífico, e o Brasil somente a do Atlântico.

Então, vale a pena visitar o Museu Oceanográfico Univali e conhecer um pouco desta grande biodiversidade brasileira e ver o trabalho sério que é realizado ali. Realmente, é um passeio super recomendado para toda família e para o público de todas as idades.

Tartarugas Marinhas

Informações úteis:

Museu Oceanográfico UNIVALI

  • Endereço: Avenida Sambaqui, 318 – Bairro Santo Antônio – Balneário Piçarras (às margens da BR 101).
  • Telefones: (47) 3261-1287 e (47) 3261-1403
  • Funcionamento: Aberto todos os dias, das 14h às 18h.
  • Valor do ingresso: Inteira R$ 20,00 – Meia entrada: R$ 10,00
  • Site: https://www.univali.br/institucional/museu-oceanografico-univali/

 Continue a sua viagem pela costa de Santa Catarina aqui no blog:

Boa viagem!

* Texto e fotos: Isadôra Gremião

Nossa colaboradora viajou a convite do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here