Como chegar e dicas para visitar Éfeso, na Turquia: uma joia da Antiguidade

Pense em uma cidade que transborda história, e das antigas! Éfeso pode facilmente entrar como um dos nomes que vier a sua mente, afinal, essa cidade, que foi a segunda maior da Antiguidade e chegou a ter 400 mil habitantes, remonta a mais de 3 mil anos antes de Cristo e foi um local muito importante para vários povos, culturalmente, comercialmente e religiosamente falando.

Localizada na Turquia, à cerca de 600 km de Istambul, Éfeso já teve domínio egípcio, romano, árabe, persa e bizantino e foi considerada a capital da Ásia menor, devido ao seu enriquecimento.

No ano de 614, chegou a ser destruída por um terremoto, o que não abalou seu esplendor da época. O importante Templo de Ártemis, considerado atualmente como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, se encontra do lado das ruínas de Éfeso, que está – até que – bem conservada e permite que um passeio por suas ruas seja uma volta no tempo.

Éfeso, uma joia da Antiguidade

Como chegar e dicas para visitar Éfeso, na Turquia: uma joia da Antiguidade

Como chegar e dicas para visitar Éfeso, na Turquia: uma joia da AntiguidadePara mim, que estudei grego na faculdade de filosofia, estas duas fotos são particularmente especiais

Como chegar e dicas para visitar Éfeso, na Turquia: uma joia da Antiguidade

A cidade tem uma grande importância para o Cristianismo, pois foi o principal ponto de expansão da fé religiosa na região e é onde foi fundada a primeira Igreja dedicada a Maria. Há, inclusive, uma casa à 8 km de Éfeso que é considerada a residência onde Maria viveu após a crucificação de Jesus, ficando lá até sua morte. Em geral, as pessoas fazem as duas visitas no mesmo dia, como foi o nosso caso e até já escrevemos aqui no blog:

Leia também: Visita à Casa de Maria, mãe de Jesus

Casa de Maria - TurquiaA casa de Maria

Foi também em Éfeso onde ocorreu em 431 o Conselho Ecumênico da Igreja Católica Apostólica Romana responsável por reconhecer a maternidade divina de Maria.

O declínio de Éfeso se iniciou após o assoreamento do rio, que fez com que o porto da região perdesse a importância comercial.

Como chegar e dicas para visitar Éfeso, na Turquia: uma joia da Antiguidade

O que visitar em Éfeso

✓ Biblioteca de Celso

É construída de mármore e datada do ano de 110. O imperador romano Tiberius Julius Celsus Polemaeanus está enterrado na biblioteca, que foi feita em sua homenagem e chegou a guardar cerca de 12 mil pergaminhos.

☛ Leia também: Biblioteca de Celso, Éfesus – Turquia

Dicas de Éfeso - Turquia

✓ Grande Teatro

Além de ser um local usado para encenações de dramaturgia, o Grande Teatro também foi palco de lutas de gladiadores, bastante comum na Antiguidade, principalmente entre os romanos. O local é considerado, inclusive, como o maior cemitério de lutadores encontrado até hoje (mais que o Coliseu de Roma).

Como chegar e dicas para visitar Éfeso, na Turquia: uma joia da AntiguidadeO grande teatro…

Como chegar e dicas para visitar Éfeso, na Turquia: uma joia da Antiguidade…e um outro menor

✓ Casas da encosta

São casas restauradas que pertenciam a população nobre da cidade. Mosaicos, pinturas e outros itens que somente os ricos possuíam em suas casas podem ser encontradas nelas, além de uma arquitetura diferenciada com muito mais infraestrutura. Os afrescos nas paredes com figuras mitológicas também são destaque das casas. Para serem visitadas, é necessário pagar um valor além da própria entrada na cidade de Éfeso.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


✓ Rua dos Curetes

Mais conhecida com rua do Porto, era a via que ía desde o Grande Teatro até o cais do porto. Atualmente ainda restam 500 metros dos 800 originais, desta rua forrada de mármore. Por ali passaram, por exemplo, Marco Antônio e Cleópatra, mas o mais curioso é poder observar as marcas de centenas de anos de passos que por ali passaram.

Como chegar e dicas para visitar Éfeso, na Turquia: uma joia da Antiguidade

Embora não fique dentro do parque arqueológico, ali pertinho fica o resquício de um grande monumento da Antiguidade, o Templo de Ártemis. Descoberta em 1869 durante escavações na região, o Templo de Ártemis foi construído no século IX a.C. e foi sendo aperfeiçoado e aumentando conforme os anos se passavam, chegando a possuir 100 colunas, de onde só restou uma.

Como chegar em Éfeso

A cidade mais perto de Éfeso é Selçuk, à 2 km de distância, que dá pra ser acessada por trem. Já em Selçuk, você pode ir de tour ou até mesmo a pé! Como Éfeso são as ruínas, para hospedagem os destinos são as regiões próximas.

Pesquise opções de hospedagem em Selçuk aqui!

Outra bastante utilizada como ponto de partida para Éfeso é Izmir (foi a nossa opção), que fica a 60 km e recebe voos de Istambul, sendo uma cidade bem maior que Selçuk, com mais infraestrutura. Você pode fechar um tour ou, como nós, alugar um carro para fazer Izmir-Éfeso.

Como chegar e dicas para visitar Éfeso, na Turquia: uma joia da Antiguidade

Como chegar e dicas para visitar Éfeso, na Turquia: uma joia da AntiguidadeUm lugar em Selçuk que vale a pena visitar também é o túmulo de São João (no centro da cidade)

Dá pra ir de ônibus de Istambul em cerca de 9 horas de viagem. Mas de qualquer forma você terá que passar por Selçuk ou Izmir e seguir viagem de lá. Não tem ônibus direto de Istambul – Éfeso.

Uma outra opção é a cidade de Kusadasi, que possui ônibus até Éfeso e muitas opções de tours prontos também, pra quem prefere a comodidade.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Preço e horário

Para entrar nas ruínas de Éfeso é necessário pagar 30 liras, moeda local. Existe a opção de se visitar uma área coberta onde ainda estão sendo feitas escavações, mais aí o valor sobe para 40 liras. São aceitas as moedas Euro e Dólar e também cartão de crédito.

O horário de visitação é das 08h até às 19:30h, nos meses de maio a outubro. Já de novembro a abril, o fechamento ocorre às 17h.

gatos de efeso - Como chegar e dicas para visitar Éfeso, na Turquia: uma joia da Antiguidade

Como chegar e dicas para visitar Éfeso, na Turquia: uma joia da Antiguidade

Dicas de Éfeso

✓ Vá com roupas bem leves e confortáveis, além de filtro solar, chapéu e muita água. O passeio pelas ruínas é a céu aberto e a região é bem quente no verão.

✓ Por ser uma cidade muito antiga, o terreno é acidentado, portanto, vá com um calçado bom e que dê segurança ao pisar. Não é recomendado que pessoas com problema de locomoção visitem o lugar sozinhas, é perigoso e cansativo, mas não impossível.

Como chegar e dicas para visitar Éfeso, na Turquia: uma joia da Antiguidade

✓ Se pretende garantir uma foto na Biblioteca de Celso, que é a foto mais clássica de Éfeso, sem centenas de turistas aparecendo, chegue na abertura do sítio arqueológico e vá direto até lá  e só depois volte e vá visitando tudo com calma, porque no fim das contas, não vai dá para evitar a horda de turistas o tempo todo. Nós fizemos isso e deu super certo. Olha diferença do antes e depois (isso que fomos em pleno inverno, ou seja, baixa temporada).

Éfeso - TurquiaLogo que chegamos…

Como chegar e dicas para visitar Éfeso, na Turquia: uma joia da Antiguidade…e 20 minutos depois (mais tarde ficou pior ainda)

Foi uma visita inesquecível, que se você tiver oportunidade, não deixe de fazer.

Boa viagem!

✈ Continue sua viagem pela Turquia aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

2 COMENTÁRIOS

  1. Oie! Obrigada pelas dicas! Como é a estrada de Izmir para Éfeso? Vcs foram a Pamukale? É ok alugar um carro?
    Detalhe: Istambul não é a capital da Turquia 😬 bjos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here