Pense em uma cidade que transborda história, e das antigas! Éfeso pode facilmente entrar como um dos nomes que vier a sua mente, afinal, essa cidade, que foi a segunda maior da Antiguidade e chegou a ter 400 mil habitantes, remonta a mais de 3 mil anos antes de Cristo e foi um local muito importante para vários povos, culturalmente, comercialmente e religiosamente falando.
Localizada na Turquia, à cerca de 600 km de Istambul, Éfeso já teve domínio egípcio, romano, árabe, persa e bizantino e foi considerada a capital da Ásia menor, devido ao seu enriquecimento.
No ano de 614, chegou a ser destruída por um terremoto, o que não abalou seu esplendor da época. O importante Templo de Ártemis, considerado atualmente como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, se encontra do lado das ruínas de Éfeso, que está – até que – bem conservada e permite que um passeio por suas ruas seja uma volta no tempo.
Importante => Cotação de Seguro Viagem Internacional (dicas + desconto)
Éfeso, uma joia da Antiguidade
A cidade tem uma grande importância para o Cristianismo, pois foi o principal ponto de expansão da fé religiosa na região e é onde foi fundada a primeira Igreja dedicada a Maria. Há, inclusive, uma casa à 8 km de Éfeso que é considerada a residência onde Maria viveu após a crucificação de Jesus, ficando lá até sua morte.
Em geral, as pessoas fazem as duas visitas no mesmo dia, como foi o nosso caso e até já escrevemos aqui no blog:
? Leia também: Visita à Casa de Maria, mãe de Jesus
Foi também em Éfeso onde ocorreu em 431 o Conselho Ecumênico da Igreja Católica Apostólica Romana responsável por reconhecer a maternidade divina de Maria.
O declínio de Éfeso se iniciou após o assoreamento do rio, que fez com que o porto da região perdesse a importância comercial.
Confira => Passeios em Selçuk
O que visitar em Éfeso
? Biblioteca de Celso
É construída de mármore e datada do ano de 110. O imperador romano Tiberius Julius Celsus Polemaeanus está enterrado na biblioteca, que foi feita em sua homenagem e chegou a guardar cerca de 12 mil pergaminhos.
? Leia também: Biblioteca de Celso, Éfesus – Turquia
? Grande Teatro
Além de ser um local usado para encenações de dramaturgia, o Grande Teatro também foi palco de lutas de gladiadores, bastante comum na Antiguidade, principalmente entre os romanos. O local é considerado, inclusive, como o maior cemitério de lutadores encontrado até hoje (mais que o Coliseu de Roma).
Dica => Excursão de dia inteiro a Éfeso e Casa da Virgem Maria
? Casas da encosta
São casas restauradas que pertenciam a população nobre da cidade. Mosaicos, pinturas e outros itens que somente os ricos possuíam em suas casas podem ser encontradas nelas, além de uma arquitetura diferenciada com muito mais infraestrutura. Os afrescos nas paredes com figuras mitológicas também são destaque das casas. Para serem visitadas, é necessário pagar um valor além da própria entrada na cidade de Éfeso.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!
? Rua dos Curetes
Mais conhecida com rua do Porto, era a via que ía desde o Grande Teatro até o cais do porto. Atualmente ainda restam 500 metros dos 800 originais, desta rua forrada de mármore. Por ali passaram, por exemplo, Marco Antônio e Cleópatra, mas o mais curioso é poder observar as marcas de centenas de anos de passos que por ali passaram.
Embora não fique dentro do parque arqueológico, ali pertinho fica o resquício de um grande monumento da Antiguidade, o Templo de Ártemis. Descoberta em 1869 durante escavações na região, o Templo de Ártemis foi construído no século IX a.C. e foi sendo aperfeiçoado e aumentando conforme os anos se passavam, chegando a possuir 100 colunas, de onde só restou uma.
Como chegar em Éfeso
A cidade mais perto de Éfeso é Selçuk, à 2 km de distância, que dá pra ser acessada por trem. Já em Selçuk, você pode ir de tour ou até mesmo a pé! Como Éfeso são as ruínas, para hospedagem os destinos são as regiões próximas.
Pesquise opções de hospedagem em Selçuk aqui!
Outra bastante utilizada como ponto de partida para Éfeso é Izmir (foi a nossa opção), que fica a 60 km e recebe voos de Istambul, sendo uma cidade bem maior que Selçuk, com mais infraestrutura. Você pode fechar um tour ou, como nós, alugar um carro para fazer Izmir-Éfeso.
Dá pra ir de ônibus de Istambul em cerca de 9 horas de viagem. Mas de qualquer forma você terá que passar por Selçuk ou Izmir e seguir viagem de lá. Não tem ônibus direto de Istambul – Éfeso.
Uma outra opção é a cidade de Kusadasi, que possui ônibus até Éfeso e muitas opções de tours prontos também, pra quem prefere a comodidade.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Preço e horário
Para entrar nas ruínas de Éfeso é necessário pagar 30 liras, moeda local. Existe a opção de se visitar uma área coberta onde ainda estão sendo feitas escavações, mais aí o valor sobe para 40 liras. São aceitas as moedas Euro e Dólar e também cartão de crédito.
O horário de visitação é das 08h até às 19:30h, nos meses de maio a outubro. Já de novembro a abril, o fechamento ocorre às 17h.
Dicas de Éfeso
? Vá com roupas bem leves e confortáveis, além de filtro solar, chapéu e muita água. O passeio pelas ruínas é a céu aberto e a região é bem quente no verão.
? Por ser uma cidade muito antiga, o terreno é acidentado, portanto, vá com um calçado bom e que dê segurança ao pisar. Não é recomendado que pessoas com problema de locomoção visitem o lugar sozinhas, é perigoso e cansativo, mas não impossível.
? Se pretende garantir uma foto na Biblioteca de Celso, que é a foto mais clássica de Éfeso, sem centenas de turistas aparecendo, chegue na abertura do sítio arqueológico e vá direto até lá e só depois volte e vá visitando tudo com calma, porque no fim das contas, não vai dá para evitar a horda de turistas o tempo todo. Nós fizemos isso e deu super certo. Olha diferença do antes e depois (isso que fomos em pleno inverno, ou seja, baixa temporada).
Éfeso foi uma visita inesquecível, que se você tiver oportunidade, não deixe de fazer.
Boa viagem!
? Continue sua viagem pela Turquia aqui:
- O que fazer na Turquia: roteiro de 8 dias
- Roteiro de 2 dias na Capadócia
- Basílica Santa Sofia em Istambul
- 15 dicas da Capadócia para quem vai pela primeira vez
- Roteiro de um dia em Istambul
Este texto foi escrito por um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Obrigada, tiraram todas as minhas dúvidas; estive somente em Estanbul no ano passado e fiquei maluca com a Turquia. Agora já reservei Goreme na Cappadocia e quero ir para Éfeso e com o blog de vcs encontrei todas as informações. De goreme quero ir a Estanbul e depois sim Efeso. Dali vou para a Croácia…
Obrigada
Oie! Obrigada pelas dicas! Como é a estrada de Izmir para Éfeso? Vcs foram a Pamukale? É ok alugar um carro?
Detalhe: Istambul não é a capital da Turquia ? bjos!
As estradas são ótimas!
E obviamente Istambul não é a capital. (???)