Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 11/05/2020

Na nossa segunda viagem para a Europa e Oriente Médio fizemos praticamente uma peregrinação religiosa, meio sem querer. Fomos, dentre diversos outros, a Turquia, Israel e Roma.

Grande parte da vida de Jesus Cristo e da história do Cristianismo se passaram por estas bandas e, lógico, muitos locais se tornaram espaços de peregrinação e atração turística, por sua importância e participação histórica.

Em uma dessas passagens, fomos à casa de Maria, mãe de Jesus, onde ela passou os seus últimos dias, acompanhada de João (são João). Dizem as escrituras que, já na cruz, Jesus confiou um ao outro, dizendo a João: “Eis aqui a sua Mãe” e dizendo a Maria: “Eis aqui o seu filho”.

Importante => Cotação de Seguro Viagem Internacional (dicas + desconto)

viagem religiosa - Visita à Casa de Maria, mãe de Jesus

o que fazer - Visita à Casa de Maria, mãe de Jesus

Casa de Maria

Os dois foram morar na província de Esmirna, na Turquia, bem perto de Ephesus e Selçuk. Hoje, a casa onde supostamente moraram e ela viveu seus últimos dias (Meryemana, ou “Casa da Mãe Maria” na língua local), obviamente, virou um espaço de romaria e recebe visitas de fiéis e turistas de todo o mundo.

Todas as fotos que vimos anteriormente mostram a casa com uma fila enorme, mas nós demos sorte. Chegamos e o local estava absolutamente vazio. Somente nosso carro e mais uns dois ou três no estacionamento. “É porque é inverno”, pensamos.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Tiramos nossas fotos à frente da casa – não pode tirar dentro – e começaram a chegar algumas pessoas. Pudemos nos dar ao luxo de tirar fotos individuais e ainda pude montar o tripé para tirar a foto de todo o grupo que viajava conosco!

Confira => Passeios em Selçuk

roteiro - Visita à Casa de Maria, mãe de Jesus

dicas de viagem - Visita à Casa de Maria, mãe de Jesus
Olha nós lá na Casa de Maria!

 Entramos na casa e saímos. Neste momento, surpreendentemente, começaram a chegar dezenas, centenas de pessoas. Ao final, já tinha uma enorme fila. Na volta ao estacionamento, dezenas de carros, vans e ônibus. Realmente demos sorte.

A casa é singela, apenas dois cômodos e uma cozinha. Lá dentro, um altar com a imagem dela e alguns poucos bancos, onde pessoas de olhos fechados oravam. Tudo em silêncio absoluto. A casa é de pedra, com teto abobadado. Nas paredes, alguns nichos onde se colocavam objetos como pratos ou cacimbas de água.

Dica => Excursão de dia inteiro a Éfeso e Casa da Virgem Maria

Casa de Maria - Visita à Casa de Maria, mãe de Jesus

A visita é simples e rápida, não tem muito o que ver. Mas vale a pena pela história, pela simbologia, pela importância, especialmente para quem é cristão.

Na saída, obviamente, há barracas de souvenir. Dá pra comprar uma lembrança não muito cara. Lembre-se que sempre se pode chorar preço na Turquia.

E uma dica: por conta da proximidade, pode-se fazer 3 visitas interessantes no mesmo dia: a casa onde Maria viveu seus últimos dias, o túmulo de São João Batista e as ruínas de Ephesus.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Visita à Casa de Maria, mãe de Jesus

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Informações úteis:

Endereço: Orman Yolu Park, Ephesus, Turquia

Como chegar: para chegar de carro deve-se ir seguindo a estrada para Ephesus e em determinado momento começarão a aparecer nas mesmas placas indicações para “Meryemana”.

Coordenadas: 37.912285 ° ; 27.332724 °  

Funcionamento: abre das 7:30h ou 8h até as 18h ou 19h, dependendo do mês.

Custo: para entrar paga-se 15,00 TL (Liras Turcas) por pessoa, mais 8,00 TL por carro (U$ 1,00 equivale mais ou menos a 2,30 TL).

Não deixe de ler as nossas outras dicas da Turquia!

Boa viagem! 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    5 Comentários
    1. Olá estou estudando sobre flores que havia na casa onde Maria estava, ouvi falar que lá haviam lavandas. Como vocês viajam muito nesta região existe campos de Lavanda? E/ou proximidades? Alguma foto deste registro? Por favor se puderem responder agradeço imensamente.

    2. eu sempre achei que Maria tinha vivido seus ultimos anos no sul da França, la tamebm tem uma historia sobre ela, e um luygar santo.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *