Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 27/09/2020

Se você quer conhecer uma capital com muitos pontos turísticos interessantes e uma mega infraestrutura, com certeza vai descobrir que tem muito o que fazer em Curitiba. A capital paranaense deve estar no topo da sua lista.

Cidade verde, encantadora, limpa, organizada, estruturada, fácil de percorrer com transporte público, com pontos turísticos gratuitos ou de baixo custo e, o melhor, destino ideal para fazer aquela famosa viagem de 3 ou 4 dias. Tudo isso faz muitos se perguntarem “por que não conheci Curitiba antes”?

Assim como outras cidades grandes, a capital do Paraná oferece opções do que fazer para todos os perfis e idades. Então, quer descobrir o que fazer em Curitiba?

Nos acompanhe até o final desse post e confira tudo o que há para fazer por lá! 😉

Importante => Seguro Viagem Nacional (dicas + desconto)

o que fazer em curitiba - O que fazer em Curitiba
A estufa do Jardim Botânico de Curitiba

Você já conhece Curitiba?

Curitiba carrega o título da cidade mais populosa da Região Sul e a oitava do Brasil. Além disso, é uma das cidades mais preparadas e procuradas para o turismo, devido à infraestrutura moderna, qualidade de vida e por ser ecologicamente sustentável.

Então, com toda essa organização dá para circular pela cidade a pé, de táxi, carro ou de transporte público (ônibus), que por sinal é referência no país e no mundo.

Também há a opção da Linha Turismo, que funciona das 9h às 17h30 e possui 24 paradas nos principais pontos turísticos de Curitiba.

Para adquirir o ticket, basta comprar diretamente no ônibus em qualquer uma das 24 paradas. Então, é só curtir o passeio podendo subir e descer quantas vezes desejar durante 24 horas após a compra do ticket.

Para visualizar o mapa das paradas da Linha Turismo, acesse o link.

Quer saber onde se hospedar? Veja esse hotel em Curitiba onde nos hospedamos!

atracoes de curitiba - O que fazer em Curitiba
Parque Tanguá visto do alto, em nosso voo de helicóptero em Curitiba

Passagem aérea para Curitiba

Localizada no sul do país, Curitiba fica a 297 km de Florianópolis, 411 km de São Paulo, 714 km de Porto Alegre e 862 km do Rio de Janeiro.

A rodoviária está bem no centro da cidade, no bairro do Jardim Botânico, e há viagens regulares de cidades como Florianópolis, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Já o Aeroporto Internacional Afonso Pena recebe voos diários de diversas cidades e está a apenas 27 minutos de distância da região central de Curitiba.

Se você tem flexibilidade de datas, o legal é você ficar de olho nas promoções de as passagens aéreas para Curitiba, se cadastrar em um site de reservas, ficar sempre atento às melhores ofertas e, assim que os preços tiverem mais baixos, marcar a sua viagem.

Para te ajudar a procurar, você pode usar um comparador de preços e buscador de passagens. Um site deste tipo vai te dar as melhores opções em todas as companhias aéreas de uma vez, o que te ajuda a não ter que entrar em cada uma para comparar.

PASSAGEM AÉREA PARA CURITIBA

Quanto tempo ficar em Curitiba?

A quantidade de dias para ficar em Curitiba depende muito do seu tipo de turismo. A região conta com mais de 30 parques e bosques, museus, vinícolas, mirantes, feirinhas de rua, construções inusitadas, bares, restaurantes e um Centro Histórico repleto de história e que vale a pena conhecer.

Boatos dizem que é possível conhecer Curitiba em apenas um final de semana e até fazendo um bate-volta.

Pode ser… porém, sugerimos aqui ao menos 3 ou 4 dias, assim poderá conhecer os pontos turísticos e desfrutar do clima curitibano com a paz e tranquilidade que a cidade requer.

Mas, o que fazer em Curitiba?

Confira abaixo dicas sobre o que fazer em Curitiba com os principais pontos turísticos, atrações e outros lugares especiais! Vamos dar algumas opções de roteiros para quem tem menos ou mais dias livres.

O que fazer em Curitiba em 1 dia

Possui apenas 1 dia disponível e quer saber o que fazer em Curitiba? Veja abaixo o que você pode fazer.

Em primeiro lugar, comece o passeio logo cedo pelo Mercado Municipal de Curitiba e aproveite as variedades de produtos orgânicos, doces, artesanatos… Além dos restaurantes de comidas típicas onde é possível saborear um bom café da manhã antes de partir para a próxima atração.

Em seguida, visite as atrações do Jardim Botânico. Afinal, é lá que está um dos principais pontos turísticos de Curitiba, a famosa estufa de vidro.

Confira => Passeios em Curitiba e arredores

jardim botanico curitiba - O que fazer em Curitiba
A Estufa de Vidro do Jardim Botânico de Curitiba

Reserve o turno da tarde para conhecer o prestigiado Museu Oscar Niemeyer e, ali pertinho, termine o dia de passeios com uma caminhada ao ar livre no Bosque Papa João Paulo II e Memorial da Imigração Polonesa.

museu do olho curitiba - O que fazer em Curitiba
O “Museu do Olho”, obra de Oscar Niemeyer em Curitiba

O que fazer em Curitiba em 3 dias

Se você dispõe de mais tempo para explorar os pontos turísticos de Curitiba, não deixe de fazer o passeio com o ônibus da Linha Turismo, o qual passa pelas principais atrações da cidade.

São 26 pontos turísticos a serem percorridos em cerca de 3 horas.

Você pode descer e retornar para o próximo ônibus quando quiser! No entanto, o limite de embarques é de 4 vezes.

Por isso, planeje bem para conhecer as atrações próximas umas das outras.

Primeiro dia

Caso esteja de carro alugado ou queira fazer tudo por conta própria, fazendo uso de um dos melhores transportes públicos do país, comece seu roteiro pelo Jardim Botânico, pois é o ponto turístico mais visitado da cidade.

jardim botanico de curitiba - O que fazer em Curitiba
Nossa Turistinha Profissional vendo a Estufa do Jardim Botânico de Curitiba do alto!

Em seguida, após o Jardim Botânico de Curitiba, siga para o Mercado Municipal, o Paço da Liberdade, Passeio Público/Memorial Árabe e finalize o dia no Museu Oscar Niemeyer.

O museu é considerado o mais moderno do Brasil!

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Segundo dia

No segundo dia, aproveite para acordar cedo e iniciar a rota em meio à natureza.

Para isso, comece seu passeio pela Universidade Livre do Meio Ambiente.

Logo depois, siga para a Ópera do Arame, que é um ponto turístico muito conhecido em Curitiba, por conter uma estrutura tubular e teto transparente.

Ao seu lado está a Pedreira Paulo Leminski, palco de grandes acontecimentos artísticos e culturais.

curitiba de noite - O que fazer em Curitiba
A Ópera de Arame fica linda à noite

Bem próximo dali está o Parque Tanguá, bastante frequentado pela população local. É um ótimo lugar para descansar ou até mesmo para atravessar um túnel de 45 metros que une duas antigas pedreiras e seus lagos.

parques de curitiba - O que fazer em Curitiba
Nós no Parque Tanguá, em Curitiba

E seu roteiro do segundo dia não para por aí!

Termine o seu dia no Parque Tingui, pois ali possui uma imensa área verde, construído em homenagem aos índios Tinguis, primeiros ocupantes de Curitiba.

O parque também abriga o Memorial Ucraniano, feito em memória ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia no Brasil.

Com cúpula de bronze, o memorial é uma réplica da Igreja de São Miguel, na Serra do Tigre, em Mallet.

o que visitar em curitiba - O que fazer em Curitiba
Memorial Ucraniano em Curitiba

Terceiro dia

No seu terceiro dia é hora de desvendar o Centro de Curitiba! Comece seu roteiro pelo local mais famoso da região, a Rua das Flores (Rua XV de Novembro).

O calçadão foi a primeira rua do Brasil a ser exclusivamente de pedestres e é um dos marcos da revolução cultural da cidade.

Bem perto da Rua das Flores, está a Rua 24 horas.

A Rua 24 horas não é bem uma rua, mas uma galeria fechada.

Após sua restauração, ficou mundialmente conhecida com seus grandes arcos e um relógio com as 24 horas do dia. Muito embora esse nome, a rua só funciona até as 22 horas e concentra inúmeros restaurantes.

Bem próximo está a Praça Tiradentes, marco zero da cidade. Abriga a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz.

Em seguida, siga em direção ao Setor Histórico, qual abriga ruínas, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, antigos casarões e o Memorial de Curitiba.

Para finalizar, suba a Torre Panorâmica, que é a única torre de telefonia do Brasil com mirante aberto à visitação. Com 109,5 metros de altura, oferece uma vista de 360° da cidade.

Imperdível => Passeio de um dia para o Parque Estadual de Vila Velha

o que fazer em curitiba parana - O que fazer em Curitiba
Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz

Abaixo um mapa com as principais atrações de Curitiba:

mapa de curitiba - O que fazer em Curitiba
Não são poucas as atrações de Curitiba!

O que fazer em Curitiba sozinho

Com mil coisas para se fazer tanto no inverno quanto no verão, é o destino ideal para quem quer viajar sozinho.

Além disso, é uma das capitais mais seguras do Brasil.

No entanto, importante ficar atento no Centro Histórico, pois não podemos ser pegos de surpresa, não é verdade?

Uma vez em Curitiba sozinho, alguns passeios legais que não podem fugir da sua rota é:

passeio de trem de curitiba a morretes - O que fazer em Curitiba
Clique na imagem para saber mais
  • fazer a Linha Turismo e aproveitar as suas paradas,
  • conhecer o Jardim Botânico de Curitiba,
  • ir ao bairro Santa Felicidade com seus diversos restaurantes e bares e
  • subir a Torre Panorâmica

Se você gosta de café – de um BOM café -, sugiro conhecer o Café do Viajante, um café do nosso amigo Robson, do blog Um Viajante. Só tem delícia!!

onde comer em curitiba - O que fazer em Curitiba

O que fazer em Curitiba em casal

Que tipo de casal você e o seu amor são? Casal aventureiro que prefere a natureza? Cultural? Casal mega romântico? Não se preocupe com a resposta!

Afinal, você vai encontrar o que fazer em Curitiba com o seu mozão independente de qual tipo de casal vocês sejam.

Se vocês fazem o tipo casal romântico, os parques e bosques são ideias para fazer uma caminhada acompanhada de um piquenique romântico a dois! Vocês podem aproveitar a paisagem para tirar algumas fotos especiais que os farão lembrar desse momento para sempre.

Se você e o seu amor também gostam de vinho, em Curitiba é possível conhecer as Vinícolas Araucária e Família Fardo.

Mas se vocês fazem o tipo casal cultural, o Centro de Curitiba guarda inúmeros museus, galerias de arte, teatros e feiras ao ar livre. Existem nada mais, nada menos que 75 museus em Curitiba! Cada um com uma história diferente!

Curitiba é um destino ideal para você e seu amor aproveitarem juntos e ainda adquirir novos conhecimentos.

Procure a melhor hospedagem em Curitiba aqui – veja os comentários dos hóspedes!

trem de morretes a curitiba - O que fazer em Curitiba
O passeio de trem de Curitiba a Morretes também é uma ótima pedida!

Agora, se vocês fazem o tipo casal aventureiros, nossa dica é conhecer a Ilha do Mel, com suas lindas praias e trilhas.

Ou então, o Parque Estadual de Vila Velha com seus arenitos ou o Cânion do Guartelá, o sexto maior do mundo com trilhas, cachoeiras, mirantes e pinturas rupestres.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


O que fazer em Curitiba com criança

Curitiba é uma cidade cheia de bosques e parques. Um ótimo lugar para a criançada se divertir, brincar e correr.

Então, além dos parques e das praças citadas, se você está viajando com crianças, poderá colocar na sua rota o Zoológico de Curitiba, onde conta com mais de 1.500 espécies.

Outra opção é o Bosque Alemão há uma trilha que conta a história de “João e Maria” dos irmãos Grimm, por meio de painéis de azulejo.

Além disso, lá você também irá encontrar a Casa da Bruxa, também conhecida como Casa de Contos, uma espécie de biblioteca voltada para o público infantil.

Ainda no Bosque Alemão, aos fins de semana, os funcionários se caracterizam de personagens animados infantis e contam histórias legais para a criançada.

Pacotes de viagem para Curitiba (passagem + hotel)

casa de joao e maria curitiba - O que fazer em Curitiba
Quem gostou do Bosque do Alemão e das histórias infantis levanta a mão!!

O que fazer em Curitiba com chuva

Embora Curitiba seja uma cidade com muita área verde para visitação, não se preocupe! Caso você esteja na região em um dia chuvoso, existem muitos museus e atrações fechadas para se conhecer.

Entre elas:

  • Torre Panorâmica,
  • Mercado Municipal,
  • Museu Oscar Niemeyer,
  • Memorial Ucraniano,
  • Museu Metropolitano de Arte de Curitiba e
  • Museu Ferroviário.

Se você não tem muito tempo, faça uma excursão de meio dia em Curitiba

O que fazer em Curitiba no inverno

Curitiba é uma delícia de ser conhecida em qualquer época do ano. Mas no frio, fica ainda mais charmosa!

Aproveite para conhecer os parques e bosques pela manhã, eles ganham um charme ainda mais especial com a geada sobre as gramas. Os Parques que ficam ainda mais bonitos no inverno são: Tanguá, Barigui e Jardim Botânico.

Explore também atrações fechadas, assim você pode se esquentar! Aqui estão os museus e memoriais, tais como, Museu Oscar Niemeyer, Memorial Ucraniano, Museu Ferroviário, Museu do Holocausto, entre outros.

Como já é de se esperar em cidades frias, também existem muitas opções de cafeterias. O tour gastronômico não poderia ser mais saboroso!

onde comer em curitiba 1 - O que fazer em Curitiba
Aproveite o friozinho do inverno pra tomar um café em Curitiba!

O que fazer em Curitiba no verão

Nos dias de calor, você pode visitar simplesmente todos os pontos turísticos de Curitiba que quiser! Mas, aproveite o sol para explorar aqueles passeios ao ar livre.

Como Curitiba concentra mais de 30 parques e bosques, essa é a hora de aproveitar o máximo que conseguir os espaços abertos.

Alguns dos programas que não podem faltar na sua lista são: Barigui, Tingui, Bosque do Papa, Jardim Botânico, Passeio Público, Tanguá, Passaúna ou o Lagoa Azul.

Conheça também feiras gastronômicas e feiras de artesanato local.

PASSAGENS AÉREAS PARA CURITIBA

curitiba com crianca - O que fazer em Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba

Se você é amante de uma boa cerveja, saiba que a cidade é considerada a Capital Nacional da cerveja artesanal e a região concentra a maior produção brasileira, com 33 cervejarias e cerca de 400 mil litros mensais.

Pensando nisso, um programa imperdível é o CuritiBéra, roteiro cervejeiro criado pelo Instituto Municipal de Turismo. Para mais informações, confira o site.

Agora que você já sabe tudo o que fazer em Curitiba, percebeu o número de opções de lugares incríveis? A verdade é que não faltará o que fazer na Capital do Paraná.

Portanto, aproveite, explore, se divirta e se encante, Curitiba te espera de braços abertos.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *