Estivemos em Curitiba para o Encontro da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – e um dos passeios que fizemos foi o passeio de trem de Curitiba a Morretes.
Este é um passeio para quem gosta de natureza, história e quer fazer algo diferente.
Fazer este passeio de trem é como embarcar numa viagem pelo Brasil dos séculos XVIII e XIX.
Então, se é o seu caso, quando for para Curitiba, programe esse passeio com antecedência e vá curtir algo diferente!
=> Economia: Seguro Viagem Nacional (com até 20% de desconto)
Passeio de trem Curitiba a Morretes
O trajeto que liga a capital do Paraná, Curitiba, com a pequena cidade de Morretes, faz parte da ferrovia Paranaguá-Curitiba.
Esta ferrovia foi inaugurada em 1885 pela Princesa Isabel.
Na época, foi uma obra de engenharia super ousada e muitos consideravam impossível de fazê-la, serpenteando por sobre a Serra do Mar.
Compre aqui a sua excursão a Morretes e o passeio de trem
Procure aqui o seu hotel em Curitiba
De fato, não foi algo fácil e muitos trabalhadores – muitos mesmo! – morreram durante a construção, devido às condições de trabalho, doenças, etc.
Operada pela Serra Verde Express, essa viagem de trem é bastante turística. Afinal, Morretes é uma cidadezinha na base da Serra do Mar que preserva ainda muito da sua aura e da arquitetura desde sua fundação, em 1733.
Como é a viagem de trem a Morretes
A viagem dura cerca de 4 horas e 15 minutos.
No trem classe econômica só existem dois horários: um de ida (de Curitiba a Morretes, às 8h:30) e outro de volta (de Morretes a Curitiba, às 15h).
Se você quiser fazer uma viagem diferenciada, com mais conforto e mordomia, existe o trem de luxo, conhecido como Litorina.
A diferença é grande, tanto em relação ao preço quanto aos serviços e decoração. O Litorina é considerado o único trem de luxo do Brasil e um dos mais interessantes do mundo.
- Leia também: Ibis Curitiba (as 6 melhores opções da cidade)
A viagem, neste caso, sai às 9:30.
O percurso tem 110 km de extensão, passando por áreas super preservadas de Mata Atlântica.
No caminho, o trem passa por mais de 13 túneis, 30 pontes e vários viadutos. E ainda passamos por paredões de pedra, represas, montanhas cobertas de Mata Atlântica, cachoeiras…
- Leia também: Lugares para conhecer no Paraná
O visual é realmente lindo. Para quem gosta de natureza, é um passeio encantador.
No KM 65 da ferrovia, preste atenção lá embaixo, porque há uma pequena cruz de ferro, em uma base de cimento – é a “Cruz do Barão”.
Ela marca a história do fim triste e trágico do Barão do Cerro Azul, ocorrida em 20 de maio de 1893.
Aquele local é onde o Barão do Cerro Azul (Ildefonso Pereira Correia) e seus seguidores foram fuzilados, acusados de colaborarem com a Revolução Federalista.
Imperdível => Morretes: 1 Dia em Cidade Colonial Saindo de Curitiba
Como o trajeto é longo e demorado de trem, pode ser cansativo ir e voltar pela ferrovia. Normalmente, o que as pessoas fazem é fazer um dos trajetos de trem e o outro de ônibus, van ou carro.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Fazendo isso, para além de tudo, você ainda conhece a Estrada da Graciosa, estrada belíssima, adornada por muitas flores.
Economia: Seguro Viagem Nacional (com até 20% de desconto)
Conhecendo Morretes
Morretes é uma pequena e tranquila cidade histórica, com muitos casarões antigos.
Dá pra passar o dia lá, andar pelas ruas, fazer compras de artesanatos, cachaças… E também, é claro, aproveitar um pouco da gastronomia local.
Um prato típico da região é o Barreado, um prato histórico, dos tempos do Império, feito com muitas horas de cozimento.
O barreado leva diversas carnes, farinha de mandioca e bastante condimento. Todos os restaurantes de Morretes oferecem, alguns como seu prato principal.
E o mais legal é que os restaurantes são, em geral, familiares, de moradores do próprio município, que abriram oferecendo suas receitas próprias.
Outra iguaria típica de Morretes é sua famosa bala de banana, feitas com ingredientes naturais e muito saborosas.
Por fim, não deixe de provar – se gostar – as cachaças artesanais, também típicas da região.
Confira => Tour para o Parque Estadual de Vila Velha saindo de Curitiba
Então, se você quer passar um dia agradável, calmo, contemplativo, esse é o passeio certo, o passeio de trem de Curitiba a Morretes!!
Leia também:
- Voo de helicóptero em Curitiba
- Pontos turísticos de Curitiba
- O que fazer em Curitiba
- Hotéis perto do aeroporto de Curitiba
Veja aqui o seu hotel ou pousada em Morretes
Trem de Morretes – Informações úteis
- Local de saída: Em Curitiba, sai da Rodoferroviária (Av. Pres. Affonso Camargo, 330 – Jardim Botânico, no Bloco 3) | Em Morretes, sai da Estação Ferroviária (R. Padre Saviniano, 768, Praça Rocha Pombo- Centro, Morretes)
- Horários: de Curitiba a Morretes: 8h30 (o vagão de luxo sai às 9h30) | De Morretes a Curitiba: 15h.
- Tempo de duração: São aproximadamente 4h15 de viagem, mas eventualmente ocorrem alguns atrasos ou paradas em meio a ferrovia, pois os vagões do passeio dividem a ferrovia com trens de carga.
- Custo: De R$ 95,00 a R$360,00
- Telefones: Curitiba – (41) 3888-3488, Morretes – (41) 3462-1256, WhatsApp – (41) 88678022, SAC: 08008801315
- Site: http://www.serraverdeexpress.com.br
Compre aqui a sua excursão a Morretes e o passeio de trem
Ah, se você estiver pela região, vejas as nossas dicas de Curitiba.
E se você gosta de passeios de trem, saiba que existem vários passeios de trem no Brasil.
Boa Viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Olá!
Gostei dos comentários, ñ conheço Curitiba, gostaria de conhecer, já comi o “Barrado” com farinha e rodelas de banana, delicioso, o mais engraçado é o susto, kkkkk virar o prato na cabeça. O barreado ñ cai!