Por: Evelyn Almeida - Atualizado em 02/05/2020

Em nossa última visita ao México, fomos conhecer o Parque Xel-Há e gostamos muito – na verdade, amamos! E é sobre essa visita que conto para vocês nesse artigo.

Xel-Há faz parte do Grupo XCaret Parques, que tem como parque principal o próprio XCaret. Claro que fomos conhecê-lo também.

Optamos pela compra casada dos dois parques (um combo) – XCaret + Xel-Há – e o valor pago, no total, ficou bem mais em conta do que se comprássemos cada parque separadamente.

Você pode optar por outros combos de parques do Grupo XCaret, de acordo com suas áreas de interesse (aventura, adrenalina, altura, belezas naturais, florestas, mergulho…), pois cada um oferece tipos de atividades voltados para diferentes gostos.

E tem excursões casadas também, com outras atrações de Cancún.

excursao parque xel ha xcaret cancun - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

Não deu tempo de conhecer todos (uma pena!), pois passamos apenas dez dias no México dessa última vez… mas conhecer a região da Riviera Maya tornou esses nossos 10 dias, sem dúvida, inesquecíveis.

E com certeza o Parque Xel-Há colaborou – e muito! – para que gostássemos tanto de nossa estada no México.

Você me pergunta por quê?

Vem comigo que eu te conto!

Consiga aqui o seu Seguro Viagem mais barato e COM DESCONTO!

Parque Xel-Há Cancun

xel ha parque cancun - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

O Parque Xel-Há, para início de conversa, é um parque all inclusive. Isso significa que, adquirindo o ingresso, você não terá mais gasto nenhum dentro do parque, pois até as bebidas alcoólicas estão incluídas no valor pago pelo ticket.

Você só terá algum gasto adicional se quiser fazer alguma atividade opcional dentro do parque.

Xel-Há é considerado uma das maiores maravilhas naturais do mundo, oferecendo aos visitantes belas vistas e muitas atividades em contato com a exuberante natureza da Riviera Maya, deixando para todos boas experiências e lembranças.

Compre aqui o seu ingresso para o Xel-Há, online e sem filas

o que fazer em Cancun Xel Ha - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

O que fazer no Xel-Há?

Construído à margem de uma grande enseada de um intenso azul-turquesa, o Parque Xel-Há oferece ao turista a possibilidade de mergulhar com snorkel pelo tempo que desejar… (quase virei um peixe, porque não saía da água! rsrs) e observar centenas de peixes coloridos e uma grande diversidade de espécies marinhas que habitam o local.

Além disso, o parque conta também com alguns cenotes – uns para observação e um para banho, o Cenote Adventure (bem pequeno, mas muito bom!), onde há uma corda pendurada para os aventureiros brincarem de Tarzan…

mapa xel ha riviera maya - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

O Parque Xel-Há é mais voltado para o ecoturismo, oferecendo ao visitante passeios por dentro da mata, tirolesas, diversas atrações ecológicas e lindas paisagens para admirar e fotografar com toda a família.

Ah… e claro, também oferece espaços de relaxamento com redes e espreguiçadeiras, cavernas (como a Cova Maia, sensacional!), caminhadas pela selva, mergulhos na enseada e em um dos cenotes… diversão para todas as idades!

Confira => Passeios em Cancún e arredores

o que fazer em Cancun com criancas - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

Atrações do Xel-Há

Listo abaixo as atrações do Xel-Há, para você conhecer um pouco e montar seu roteiro pelo parque. As atrações opcionais têm custo adicional e vou listar à parte, ok?

* Farol Mirador Xel-Há – essa atração consiste numa espécie de torre, de onde é possível observar de cima toda a maravilha natural que forma o Parque Xel-Há. E, além de se encantar com a vista, o turista ainda desce por um imenso tobogã de aproximadamente 40 metros de altura: diversão garantida;

* Snorkel Xel-Há – mergulho com snorkel em todos os pontos de mergulho do parque, durante todo o dia. Kit de snorkel já incluído no valor do ingresso;

o que fazer na Riviera Maya - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

* Rota Rio Xel-Há – flutuação por rios subterrâneos e passeios por belas paisagens no Rio Xel-Há; prática de snorkeling ou flutuação em boia;

* Caverna Xel-Há – a caverna maia;

* Pedra do Valor – a Pedra do Valor é uma das atividades mais radicais do parque: você pode pular de uma altura de 5 metros e cair na água azul-turquesa;

* Tirolesas;

tirolesa cancun - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

* Trepachanga – consiste em andar entre duas cordas separadas uma da outra e suspensas sobre o rio;

* Voo de Chuck Kay – “brincadeira de Tarzan” sobre as águas do Cenote Adventure;

* Manguezais – ficam no início do rio;

* Mundo das crianças – para os pequenos aventureiros;

* Rachadura Ixchel e Cueva del Dorado;

* Muralha Maia;

* Trilhas pela selva;

cenote adventure xel ha - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

* Cenotes – já contei em outros posts como eu amei os cenotes do México, certo? Os cenotes do Parque Xel-Há são maravilhosos, assim como todos os outros que conheci na região da Riviera Maia;

* Ponte flutuante;

* Tierra de Huh – passeio de bicicleta;

* Viveiro Xel-Há – exposição de exemplares da flora da região;

* Santuário do Caracol Rosa.

parque aquatico cancun - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun
Que tal escorregar do alto desta torre?

Observação: Todas as atrações listadas acima estão incluídas no valor da entrada do Parque Xel-Há.

Vale a pena => Xel-Ha Park All-Inclusive + transporte ida e volta

Atrações do Xel-Há (opcionais)

Há tanta coisa para ver e fazer dentro do Parque Xel-Há que, sinceramente, em um dia só fica muito difícil dar conta de tudo o que já está incluído no valor do ingresso… principalmente se você, assim como eu, ama mergulho e fotografias subaquáticas.

Todavia, mesmo com tudo o que o parque já oferece incluído no valor do ingresso, listo abaixo as atividades opcionais que você também poderá fazer – se tiver fôlego.

xcaret e xel ha - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

* Nado com os golfinhos;

* Sea Trek – atividade para admirar a beleza do mundo subaquático, caminhando pelo fundo do mar;

* Snuba Caleta – mergulho no mar e nado com peixes tropicais nas águas azul-turqueza do Xel-Há;

* Snuba Cenote – mergulho em cenote;

* Nado com peixe-boi (manati);

mergulho em Cancun - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

* Nado com arraias;

* Spa Xel-Há – massagens e relaxamento;

* Zip-Bike Xel-Há – combinação divertida entre bicicletas e tirolesas, que permite ao aventureiro pedalar nas alturas e admirar a beleza da selva e dos animais que a habitam;

* Adrenalina Xel-Há – viagem a bordo de um barco rápido, com curvas de 360° a 90 km/h.

Observação: Todas as atividades acima são opcionais e têm custo adicional, como escrevi acima. Para saber quanto custa cada uma delas, consulte o site do Parque Xel-Há.

turista profissional cancun 1 - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

Estrutura do Parque

Assim como descrevi no meu texto sobre o XCaret, parque principal do Grupo XCaret Parques, a estrutura do Parque Xel-Há é excelente e atende o visitante de maneira impecável. É perfeita para passeios em família e tem atividades para todas as idades e gostos.

Há armários para guardar seus pertences, dessa forma você não precisa ficar carregando tudo o dia inteiro; só precisa levar o que for necessário para passar o seu dia no parque e fazer as atividades que desejar.

resort all inclusive cancun - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun
Tá com sede? É só chegar e pegar!

Há vestiários, banheiros e duchas espalhados pelo parque, em alguns pontos estratégicos. As toalhas também já estão incluídas no pacote. Sugiro que você adquira gratuitamente o mapa do parque assim que entrar, para que localize logo esses pontos e saiba onde parar durante suas caminhadas pelas trilhas.

Existem locais para a retirada de kit de snorkel. Os kits podem ser devolvidos a qualquer momento, mas você pode retirar outro kit caso queira voltar para a água, pois, como eu disse antes, o snorkeling é liberado durante o dia inteiro.

xel ha all inclusive - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

O Parque Xel-Há conta, ainda, com quatro restaurantes espalhados pelo complexo e os quatro já estão incluídos no valor do ingresso.

É só escolher onde comer! Há opção de comida mexicana ou de comidas internacionais – há pratos para todos os gostos. Contudo, é preciso ter em mente que apenas um – o Restaurante Chulavista – serve o café da manhã (e que café da manhã!!!).

restaurante xel ha - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

Há também espreguiçadeiras e redes espalhadas por todo o parque, em áreas de descanso que nos agradaram muito, principalmente depois do almoço.

O parque oferece alguns serviços com custo adicional, como WiFi, ATMs e lojas.

O estacionamento é gratuito.

xel ha quanto custa - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

Como chegar ao Xel-Há

Para chegar ao Parque Xel-Há, saindo de Playa del Carmen, você deve pegar Carretera Cancún – Tulum no sentido sul. O Google Maps mostra o caminho. De carro, o trajeto leva em média 40 minutos. Nós estávamos de carro alugado e foi tudo tranquilo.

1548092030 - Visitando o Parque Xel-Há, em CancunSe você sair de Cancún, o caminho é um pouco mais longo. Você deve pegar a Carretera Cancún – Tulum também, mas levará cerca de 1h30 até chegar ao destino.

É muito fácil se locomover de carro pela região, pois as estradas são boas e muito bem sinalizadas. Além disso, o Google Maps mostra todos os caminhos, o que facilita bastante a vida do turista.

Se você não estiver de carro, há também a opção de ir de ônibus. A empresa ADO faz os trajetos na região, é só consultar o site e comprar as passagens.

parque sel ha riviera maya - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

Xel-Há – Informações úteis:

  • Endereço: Xel-Há – México, Carretera Chetumal Puerto Juárez, km 240, Locales 1 & 2, Módulo B, Xel-Há, Quintana Roo, México, C.P. 77780.
  • Horário: de segunda-feira a domingo, de de 8h30 às 18h (o ano todo).
  • Preços: compras antecipadas dão desconto nos valores dos ingressos, que saem a partir de 99,99 dólares (adultos) e 49,99 dólares (crianças com idade entre 5 e 11 anos). Crianças menores de 4 anos entram gratuitamente.

Se você optar pela compra do fotopasse (para fazer suas próprias fotografias com as câmeras do parque e pegá-las no final do dia), pagará os valores acima + 58,99 dólares.

Se optar por transporte dentro do parque, pagará mais uma taxa de 27 dólares. Os valores estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

  • Importante: dentro do Parque Xel-Há, assim como nos outros parques do Grupo XCaret, só é permitido o uso de protetores solares EcoFriendly, que não agridem o meio ambiente e a fauna marinha. Não achei para comprar no Brasil, mas lá no México você encontra em qualquer esquina.

parque cancun em familia - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

Xel-Há – Dicas extras

Leve roupas confortáveis, roupas de praia e de banho, e também uma troca de roupa extra.

Leve também dinheiro ou cartão para a compra de souvenir (caso se interesse por algum), ou para fazer alguma atividade opcional (há uma grande oferta de atividades extras dentro do parque, como listei acima).

Ou, ainda, tenha dinheiro para comprar as fotos de sua visita (caso você não tenha adquirido o pacote com fotos na hora da compra do ingresso).

xelha parque cancun - Visitando o Parque Xel-Há, em Cancun

E então? Ficou com vontade de conhecer o Parque Xel-Há?

Garanto que você não vai se arrepender! O parque é lindo e tem atrações para todos os gostos e idades! Você e sua família vão amar!

Visite o parque e depois volte para nos contar o que achou!

Boa viagem!

Leia mais:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Evelyn Almeida
Evelyn Coutinho de Almeida é formada em Língua Portuguesa e Literatura pela UERJ. Reside no Estado Rio de Janeiro, onde trabalha como professora. Apaixonada por culturas, histórias, viagens e fotografias, é "tripulante" frequente das aventuras do Turista pelo mundo. Com um currículo de mais de trinta países já visitados, escreve como colaboradora do blog desde maio de 2012.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *