Riviera Maya, o que fazer: visitando os Cenotes do México

Atualizado em 08/07/2019

Se você quer saber o que fazer na Riviera Maya, nós vamos dar uma sugestão: visitar os cenotes do México

No meu post anterior, escrevi um pouco sobre os cenotes do México, dando algumas informações básicas sobre eles: o que é cenote, sua importância para a cultura maia, o que levar para uma visita a um cenote…

Então, no post de hoje, vou contar sobre cada um dos cenotes que conhecemos na região da Riviera Maya, México, e como cada um deles nos encantou de maneira tão particular!

Como não é possível conhecer todos (mas bem que eu gostaria!), selecionamos alguns cenotes para visitar em nossa estada no México.

cenotes do México

Confesso que foi beeeeeeem difícil escolher, porque o tempo era pouco e a vontade era muita. Acho que, no fim das contas, escolhemos muito bem!

Mas talvez eu também achasse isso se tivéssemos escolhido outros… vou ter que voltar lá para conferir! rs

Vá tranquilo com o melhor seguro viagem – e com desconto!

Visitando os Cenotes do México

Como já contei no post com nossas dicas de Tulum, durante a nossa estada no México nós alugamos um carro e ficamos hospedados, em princípio, em Playa del Carmen; só nos dirigimos a Cancún no final da viagem (veja o ótimo hotel em Cancún que ficamos).

Foi ótimo fazer tudo de carro alugado. Os trajetos são todos muito fáceis.

Há também a opção de aluguel de bicicletas, que pode ser uma boa pedida se você curte pedalar. Leia o texto sobre Tulum, no qual explico sobre aluguel de bicicletas.

Também é fácil se locomover de ônibus pela região da Riviera Maia. Consulte os preços das passagens no site da empresa ADO.

E vamos aos cenotes!

o que é cenote em cancun

Cenote Ik Kil

O Cenote Ik-Kil é um dos mais famosos de todos os cenotes no México, imagem conhecida de inúmeros cartões-postais da região da Riviera Maia. E talvez por essa razão estivesse tão lotado no dia de nossa visita.

As águas de Ik-Kil foram consideradas sagradas pelos maias, que realizaram sacrifícios humanos no local, como culto ao seu deus da chuva.

Fizemos essa visita no dia de nosso tour a Chichén Itzá (leia o post com todas a dicas). No final do passeio, a última parada feita foi no Cenote Ik-Kil.

Cenote Ik Kil Riviera Maya México
Cenote Ik Kil

Parque Dos Ojos e seus Cenotes

O Parque Dos Ojos (Dois Olhos) abriga alguns cenotes fantásticos, entre eles estão o Primeiro Olho, o Segundo Olho,e o Mistério Maia.

Chegamos ao Parque depois das 15h30 e a bilheteria já estava fechada. Mas conversamos  (choramos… rs) com o atendente e ele nos vendeu o bilhete mesmo assim.

Ele justificou que o parque era muito grande e que não teríamos tempo de aproveitar muito, por isso a bilheteria fecha cedo. Mas como insistimos e dissemos que queríamos ver os cenotes mesmo assim, ele nos vendeu os ingressos.

Cenotes em Cancun

Realmente, foi uma visita rápida e não deu para ver tudo, mas só tínhamos aquele horário disponível no nosso roteiro tão apertado e, se não entrássemos naquele dia e horário, perderíamos esse passeio. E não dá para perder a visita aos Dos Ojos.

Dessa forma, chegamos ao Parque no final do dia, quando muitas pessoas já estavam indo embora. E foi o que fizemos de melhor, porque os cenotes estavam completamente vazios!

Significado de Cenote Dos Ojos

Imensas piscinas naturais de um azul escandalosamente lindo a nos convidar para um mergulho em suas águas… parecia até que o espaço tinha sido reservado para a equipe do Turista Profissional!

Claro que brincamos como crianças (e com as crianças!) e nos esbaldamos nas águas cristalinas!

Pulamos, mergulhamos, fomos até o fundo…

O que é um cenote

Dos Ojos são cenotes semiabertos – parte deles fica dentro da caverna, mas a lateral é aberta, o que permite muita entrada de luz e visibilidade excelente durante todo o dia.

A água é bem fria, mas a vista encanta tanto que a gente até esquece e pula na água sem pensar muito nesse assunto… e depois que entra acostuma…

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Cenote Mistério Maia

Não conseguimos ver todos os cenotes do parque por causa do tempo, que estava corrido. Li em alguns blogs que o cenote Mistério Maia também é sensacional, mas esse ficou para a próxima. É bom que a gente assim tem motivo para voltar logo… mas repetir a visita aos Dos Ojos também é um motivo mais do que justo!

O pessoal do Ela terra Eu mar esteve lá e conta para você essa experiência. 

O Parque Dos Ojos é um dos passeios em Cancún que não podem ficar de fora do seu roteiro! Está localizado a aproximadamente três quilômetros da Rodovia 307. Fica a 22 km ao norte de Tulum e 50 km ao sul de Playa del Carmen.

Parque Dos Ojos – Informações úteis

  • Endereço: Carretera Federal, Carr. Cancún – Tulum Km 124, Jacinto Pat, 77780 Tulum, Q.R., Mexico.
  • Horário: todos dos dias, das 08h às 17h. A venda de ingressos é encerrada às 15h30.
  • Custo: 350 pesos. O aluguel de snorkel pode ser feito pelo custo adicional de 100 pesos.

Entrada do Parque Dos Ojos Cancun

Cenote Azul

O Cenote Azul, definitivamente, não recebeu esse nome à toa. E só dar uma olhada nas fotos abaixo para entender o porquê do nome…

Situado na região da Península de Yucatán, a 26 km ao sul de Playa del Carmen (é só pegar a Carretera Cancún-Tulum e seguir as placas) e a aproximadamente 100 km de Cancún (pegando a mesma estrada), a poucos minutos de Puerto Aventuras, o Cenote Azul é amor à primeira vista!

Não há como não se apaixonar pelo tom da sua água, pela vegetação que o cerca, pelo efeito do reflexo dos raios solares nas pedras do fundo… a atmosfera é mágica! Um dos mais lindos cenotes no México! E a diversão é certa!

Onde fica o Cenote Azul

Como é o Cenote Azul?

Azul é um cenote completamente aberto, com incidência de luz solar durante todo o dia, o que torna a visibilidade da água perfeita e a vegetação abundante ao redor.

Há uma pedra de onde as pessoas costumam pular… essa parte do cenote é funda o suficiente para que as pessoas pulem sem risco. Nosso adolescente amou se jogar lá de cima naquelas mágicas águas azuis… e nosso adulto também encarou a aventura, vejam só!!

o que fazer em um cenote

Mas também há trechos bem rasinhos, ideais para quem está com crianças pequenas, como nós estávamos. Ou seja, o Cenote Azul é uma visita excelente para toda a família.

Eu não quis pular… preferi fazer mergulho de apneia e me encantar com o azul da água… MA-RA-VI-LHO-SO!

Cenote Azul em Cancún, México

Há diversão para todo mundo!

O Cenote Azul fica bem pertinho de outro cenote incrível, o Cenote Cristalino. Dá para fazer a visita aos dois no mesmo dia e aproveitar bastante cada um deles.

Há estacionamento no local. Então, se você estiver de carro, não terá problemas para estacionar. Mas há também as opções de ônibus e bicicletas, como mencionei acima. Você escolhe!

Cenote Azul – Informações úteis

  • Localização: Quintana Roo, México.
  • Horários: todos os dias da semana, desde o nascer do sol até as 17h. Os horários podem mudar dependendo da época do ano e das horas de luz do dia, então é bom checar antes de ir.
  • Telefone: +52 984 151 9925
  • Custo: 100 pesos (+ $40 do colete e $70 da máscara com snorkel opcionais) .

o que fazer em Cancun

Cenote Cristalino

Como escrevi anteriormente, os cenotes no México são diferentes uns dos outros, cada um tem seu encanto, suas cores, suas particularidades.

O Cenote Cristalino nem estava no nosso roteiro. Porém, como era beeeeeem pertinho do Cenote Azul – que já queríamos visitar -, resolvemos dar uma “passadinha” no Cristalino também só para dar uma olhada e tirar umas fotos… mas não deu para fazer só isso!

A água era incrível! Convidativa demais para ficarmos só tirando fotos!!! rsrsrs

Acabamos dando um “tchibum” e explorando um pouco as belezas do lugar.

cenotes em playa del carmen

Como é o Cenote Cristalino?

O Cenote Cristalino tem uma piscina natural completamente aberta. Essa parte é linda, bem parecida com o Cenote Azul – com muita vegetação ao redor -, mas com um tom de azul um pouco diferente. Estava um pouco cheia, mas ainda assim valeu a visita.

Cenotes no México

Só que não paramos por ali.

Fomos nadando para a parte das pedras e encontramos uma parte um pouco mais escondida do cenote, que fica dentro de uma gruta.

Essa parte era semiaberta, com incidência de luz solar pela lateral. Como fomos pela manhã, pegamos o horário ideal de entrada dos raios solares na gruta e a visão foi escandalosa. Sim, escandalosa: não há outra palavra para definir!

Cenote Cristalino no México

Declev estava com sua GoPro e fez fotos espetaculares!

A parte da gruta estava completamente vazia quando chegamos e pudemos ficar por lá um bom tempo sozinhos, sem barulho, curtindo a paz do lugar. E, claro, fazendo fotos também para contar tudo depois para você, caro leitor!

Cenotes em Cancún Cenote Cristalino

Foi uma experiência maravilhosa! Aliás, todos os cenotes no México são experiências incríveis!

Se quiser visitar o Cenote Cristalino (e eu sugiro que você faça isso!), planeje bem seu tempo para visitar também o Cenote Azul. Os dois são muito próximos e valem a pena!

Há estacionamento no local.

Cenote Cristalino – Informações úteis

  • Localização: Carretera Cancún-Tulum 307 – perto do Cenote Azul.
  • Horários: todos os dias da semana, desde o nascer do sol até as 17h. Os horários podem mudar dependendo da época do ano e das horas de luz do dia, então é bom checar antes de ir.
  • Telefone: +52 984 804 3941
  • Custo: 150 pesos.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!

 

Cenote Adventure

Além desses maravilhosos cenotes no México, visitamos também um bem pequenininho, que fica dentro do parque Xel-Há: o Cenote Adventure (vamos falar mais sobre o Xel-Há num post à parte).

Foi bem gostoso porque estava vazio e nós aproveitamos bastante!

Há uma corda para o visitante se pendurar e brincar de Tarzan… mas sem o grito não tem graça! rsrs

Olhe a foto linda que o Declev fez da Ana Catarina com a Turistinha Profissional:

CEnote Adventures dentro do PArque Xel-Há

Que amor!!!

 

Viu quanta coisa maravilhosa? Imagina, são mais de DEZ MIL cenotes no México!! 

Já queremos voltar para conhecer outros…

Boa viagem! 

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

2 COMENTÁRIOS

  1. Uau! Queroooo muito tudo isso! Realmente tudo de uma beleza encantadora. Excelente dica de viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here