Por: Turista Profissional - Atualizado em 15/12/2020

Qual é a moeda do México deve ser uma das diversas perguntas que um viajante faz quando está organizando uma viagem para o México.

Afinal, uma das principais dúvidas de quem vai fazer uma viagem para o exterior é justamente “qual moeda levar?”.

Se você já passou por isso ou conhece alguém que passou ou está passando, certamente vai compreender a importância desse post.

Continue acompanhando até o fim e saiba tudo sobre a moeda do México!

Economia => Seguro Viagem México (dicas + desconto)

Moeda do México
Eis a moeda do México

Moeda do México

O México é um dos países mais cobiçados no verão – e não só – e existem inúmeras razões para isso! Você pode visitar o México por causa das belas praias e suas belezas naturais, especialmente na região de Cancun e arredores; para visitar um dos mais belos sítios arqueológicos do mundo; para conhecer de perto a tradição religiosa ou simplesmente para provar a verdadeira tequila e suas iguarias exóticas.

A verdade é que, independente de qual motivo te levará a esse lindo país, você vai precisar saber exatamente qual moeda levar para o México, se é melhor levar dólares, reais, cartão de crédito ou peso mexicano.

Então, se essa dúvida paira sobre você e caso esteja se questionando qual é a melhor cotação do peso mexicano e a melhor forma de adquirir essa moeda, então esse post foi feito pra sanar todas as suas incertezas.

Aqui nós vamos conversar sobre:

Vamos lá?

Qual é a moeda do México e quanto vale?

A moeda do México chama-se Peso Mexicano, de sigla MXN, e está em circulação desde 1993. Antes, devido a grande inflação da década de 1980, com a alta dos preços foi necessário imprimir notas de valores cada vez mais altos. Em 1º de janeiro de 1993, com o ‘corte de três zeros’ , foi introduzido o “Novo Peso Mexicano” ou “Segundo Peso”, em vigor até hoje.

Eu achei umas curiosidades interessantes sobre ela…

Você sabia que o nome “Peso Mexicano” – acho que os outros pesos também, como o peso cubano, o peso chileno e o peso argentino – veio do antigo Dólar Espanhol? Ele tinha o “peso oro” (ouro) e o “peso plata” (prata) e foi mudando com o tempo até chegar à moeda ‘peso’.

E você sabia que essa moeda foi a primeira em todo o mundo a utilizar o símbolo “$”, que hoje é sinônimo de dinheiro? Mais tarde, o dólar estadunidense também adotou e a ideia foi espalhada.

Outra curiosidade: você sabia que o peso mexicano é uma das moedas mais negociadas do mundo? Ela fica entre a 10ª… 13ª, dependendo do ano.

Hoje (12/12/20), 1 peso mexicano vale cerca de 0,050 dólar. Isso quer dizer que, com U$ 1,00 você compra 20,00 pesos mexicanos.

Em relação ao real, com R$ 1,00 você compra cerca de 4,00 pesos mexicanos.

Para saber a cotação do dia, você pode acessar o conversor de moedas do Banco Central do Brasil.

Qual moeda levar para o México?

Bom, são muitas as formas de pagamento aceitas no México: pesos mexicanos, dólares americanos, euro, libras, cartão de crédito e cartão de débito.

Ou seja: reais não são aceitos para pagamento, apenas em caso de realizar câmbio.

Portanto, escolha uma das opções acima para levar com você, pois com elas não terá nenhuma complicação.

Veja mais detalhes mais abaixo.

Confira => Passeios no México

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupomTURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto.

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Vale a pena levar dólares para o México?

O dólar americano é uma das moedas mais fortes e por isso, é aceita praticamente no mundo inteiro!

No México, com os dólares em mãos, você pode realizar câmbio em qualquer casa de câmbio mais próxima da sua hospedagem sem nenhuma dificuldade. Além disso, pelo simples fato do México estar coladinho nos Estados Unidos, a moeda americana sem dúvidas é muito corrente no país.

Nesse sentido, caso queira levar dólares e pagar sua conta com eles, saiba que quanto mais turístico for o seu destino dentro do México, mais facilmente você conseguirá pagar a sua conta em dólares americanos. A exemplo disso, em uma viagem para Cancún e na Riviera Maya, seus dólares serão super bem recebidos.

Inclusive, melhores recebidos que na própria capital!

Ainda assim, em grande parcela das regiões, o dólar americano é amplamente aceito em restaurantes, bares, supermercados, hotéis, algumas lojas e grandes redes de estabelecimento, porém, o troco vai ser repassado em peso mexicano. Nessa situação, a cotação nem sempre é favorável ao turista. Sempre é bom verificar!

Já em outras regiões, como a própria Cidade do México e Monterrey, ele não é aceito nos estabelecimentos, mas, claro, você deverá levá-lo para trocar pela moeda local.

Em resumo, ainda que você leve dólares americanos para o México, uma hora vai ser preciso fazer o câmbio, e este quando não feito nas casas especializadas para isso, provavelmente não será tão bom!

Então, como você precisará utilizar os pesos mexicanos em algum momento, o indicado para que possa economizar e não sair perdendo nessa troca, é fazer a troca em casas de câmbio e, com os pesos em mãos, realizar todos os pagamentos da sua viagem.

Vale a pena => Passeios para Teotihuacán

Moeda do México
Dólar ou peso mexicano?

Vale a pena levar reais para o México?

Por se tratar de uma moeda que não é corrente no México, seja qual for o seu destino por lá, levar reais não é a forma mais vantajosa de câmbio no país. O real não costuma ser bem valorizado e também não é aceito nos estabelecimentos (hotéis, restaurantes, lojas etc.) como forma de pagamento.

Para se ter uma noção, muitas vezes é mais vantagem levar pesos mexicanos já do Brasil do que realizar o câmbio no México, mas como a moeda mexicana também não é fácil de ser encontrada aqui no Brasil, então, caso esteja com reais, a dica é realizar o câmbio já no aeroporto, pois as casas de câmbio da cidade não aceitam a moeda brasileira.

Em resumo, não vale a pena levar reais para o México.

Apenas leve reais em casos extremos ou de necessidade mesmo, pois terá dificuldade em trocá-lo.

Dica => Passeios em Cancún e arredores

Cancun com crianças
Curtindo o Xel-Rá na Riviera Maya

Usar cartão de crédito no México

Levar cartões de crédito para as viagens internacionais se tornou comum nos últimos anos, pois cada vez mais as pessoas estão buscando segurança e praticidade.

Além disso, algumas vezes a cotação do cartão de crédito é melhor do que a cotação das casas de câmbio. Podemos dizer que ter um cartão de crédito nas viagens se tornou algo indispensável, pois mesmo que não seja a nossa primeira opção de uso, sempre surgem imprevistos que o cartão acaba ajudando e muito!

Na Cidade do México e nos locais mais turísticos do México, como é o caso de Cancún, o cartão de crédito é bastante aceito e você vai poder utilizar o cartão em praticamente todos os estabelecimentos.

Pesquise opções de hospedagem em Cancún aqui!

A dica de ouro é sempre ter uma parte em moeda mexicana ou dólar e pagar outra parte das despesas em cartão de crédito, pois haverá momentos em que somente o pagamento em espécie será aceito, como é o caso dos táxis.

Mas sem esquecer que, com o cartão de crédito, você ganha milhas para trocar por mais viagens 😉

Não esqueça de entrar em contato com o seu banco ou administrador do cartão antes da viagem e verificar se está tudo em ordem para utilizar o seu cartão no exterior, assim você evita que seu cartão seja bloqueado e que te “deixe na mão”. É preciso desbloquear o cartão antes de viajar!

Ah, e uma última dica. Apesar de alguns cartões de créditos oferecerem seguro viagem (especialmente os cartões mais caros), preste muita atenção, porque nem sempre os seguros viagem dos cartões de créditosão bons e nem sempre valem a pena. Não vale a pena ficar na mão por algo que é tão barato.

–> Planeje sua viagem: Seguro viagem para o México com desconto

sítio arqueológico de chichén Itzá
Sítio arqueológico de Chichén Itzá

Câmbio no México: onde é melhor trocar o dinheiro?

Pode parecer brincadeira, mas o melhor local para se fazer câmbio na Cidade do México é no aeroporto. Em geral, esse não é o conselho, né?

Mas, no México, as poucas casas de câmbio que encontramos no centro da cidade geralmente possuem cotações piores do que as agências que ficam dentro do aeroporto.

Mas uma dica é não fazer o câmbio na primeira agência que encontrar, vale a pena dar uma caminhada pelo aeroporto até encontrar a melhor opção.

Já em Cancún, as melhores opções para trocar dinheiro estão no centrinho da cidade, próximo da zona hoteleira, nos shoppings.

No aeroporto de Cancún não costuma ser grande vantagem, então, se precisar trocar lá, que seja pouco, só para sair dali mesmo. É sempre importante fazer uma pesquisa em duas ou mais agências para escolher a opção mais vantajosa.

Dica extra: Jamais faça câmbio nas agências mais afastadas e/ou que ficam próximas das atrações turísticas, pois as cotações costumam ser bem piores por lá.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Retirada de dinheiro em caixas eletrônicos no México

Uma boa opção para conseguir a moeda do México já estando lá e fazer um saque eletrônico direto de sua conta corrente em um caixa eletrônico (ATM)

Nós fizemos isso e é bem simples e rápido.

Veja a bandeira do seu cartão e encontre um caixa eletrônico que trabalhe com a mesma bandeira. Há vários caixas espalhados pelas cidades, especialmente as mais turísticas.

Se o seu cartão é de chip, basta inserir, utilizar a mesma senha que você utiliza para compras, e seguir o que solicita nos menus – que são em espanhol ou em inglês.

Há três taxas a pagar nessa retirada:

  • o IVA (imposto mexicano)
  • o IOF (6,38% – a mesma da compra no cartão de crédito)
  • a taxa do próprio cartão de crédito (que aparece antes de clicar no ‘saque’)

Em geral, os valores são de certa forma baixos e, no caso de necessidade, vale a pena.

A taxa do IVA e do IOF são por porcentagem, mas a taxa do cartão é por saque. Então, o melhor é calcular quanto você realmente vai precisar e tirar tudo de uma vez, para não ter que fazer vários saques pequenos.

Pesquise opções de hospedagem na Cidade do México aqui!

Agora você já tem todas as informações necessárias para planejar a sua viagem e já sabe a melhor forma de levar dinheiro na sua viagem ao México. Então agora é só curtir bastante as atrações desse país e seus encantos!

Passagens aéreas internacionais

Se você está buscando passagens aéreas nacionais, se liga nesta dica!

Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!

É muito, mas muito fácil de achar a melhor passagem e de fazer a compra, inclusive parcelada!

Pesquisar passagens aéreas internacionais

Boa viagem!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhorespreços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Leia também:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista Profissional
Este texto foi escrito por mais de um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *