Por: Turista Profissional - Atualizado em 21/10/2020

A moeda argentina barata faz com que muitos brasileiros resolvam viajar para o país, por ser uma viagem internacional mais barata, em termos gerais, do que outros destinos concorridos.

Então, você também pretende visitar nossos hermanos da América do Sul?

Pois bem, com certeza você vai se deparar com a dúvida de que moeda levar para a Argentina durante o planejamento da viagem. E a resposta não é tão óbvia assim.

Diferente de alguns destinos como Estados Unidos e países europeus, onde a solução é mais simples (levar dólar ou euro, já trocados aqui no Brasil), os da América do Sul requerem uma análise mais aprofundada do perfil do viajante e, principalmente, do momento econômico do país em questão, no caso, a Argentina.

A moeda da Argentina é o peso argentino e dá para comprá-lo no Brasil, porém nem sempre é uma boa opção.

O país aceita dólares e até reais no comércio e nos locais turísticos, principalmente nas grandes cidades como Buenos Aires e Bariloche, mas é preciso também avaliar as vantagens e desvantagens de cada opção. 

Questões como quanto levar, as melhores cotações e onde trocar a moeda argentina são informações importantes que você deve ter antes de começar a sua viagem.

Nós vamos ajudar você a se decidir.

Economia => Seguro Viagem Argentina (com desconto)

Moeda argentina

Como dissemos, a moeda da Argentina é o peso argentino (ARS). O peso argentino entrou em circulação em 1992, quando substituiu o Austral, a antiga moeda argentina.

Na época, em 1992, assim que entrou em vigor e passou a circular, a cotação do peso argentino era bem próxima a do dólar, baseado em uma lei que mantinha essa paridade. Somente em 2002 essa lei foi revogada e o peso argentino começou a ser desvalorizado.

O peso argentino é composto de cédulas de 2, 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 pesos, assim como de moedas de 5, 10, 25 e 50 centavos. Por conta da desvalorização da moeda, as de menor valor são cada vez mais difíceis de encontrar.

moeda argentina - Que moeda levar para a Argentina?
A moeda argentina é o peso argentino – Foto: Diego Torres

Leia mais:

Quanto vale o peso argentino?

Hoje em dia (28/09/2020), você consegue trocar 1 real por 13,60 pesos argentinos. Isso equivale dizer que 1 peso vale R$ 0,073.

No caso do dólar dos Estados Unidos, 1 dólar compra 75,86 pesos argentinos. Isso equivale dizer que a moeda argentina vale 0,013 dólar.

Como isso varia bastante até mesmo diariamente, o melhor é você fazer a cotação na época de sua viagem. Para isso, você pode utilizar, por exemplo, o conversor de moedas do site do Banco Central, que é muito confiável.

Que moedas são aceitas na Argentina?

Se você já tiver dólares americanos guardados em casa, leve-os.

O dólar é uma moeda forte e bem aceita na Argentina e não te trará prejuízo caso sobrem algumas notinhas e tenha que trocar por reais na volta da viagem. Além da força da moeda em si – inclusive pelo atual momento político da Argentina -, a cotação do dólar para o peso argentino geralmente é muito boa.

Então, o dólar é uma moeda utilizada e aceita em diversos estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, hotéis e atrações turísticas da Argentina.

Já no caso dos reais, apesar de aceitos diretamente em alguns estabelecimentos, levar somente a moeda brasileira é limitante e arriscado, mesmo que o intuito seja trocar tudo na casa de câmbio assim que chegar ao país.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Moeda Argentina: variação de câmbio

A moeda argentina tem sofrido grandes oscilações; então, se você não der sorte, pode sair no prejuízo na hora de trocar seus reais por pesos argentinos quando estiver na Argentina.

A situação muda um pouco durante o verão, período em que os argentinos gostam de sair de férias e vir ao Brasil. Nesse período, geralmente nossa moeda fica com uma cotação mais elevada por conta da alta procura.

+++ Confira alguns passeios que poderá fazer em Buenos Aires +++

que moeda levar para a argentina - Que moeda levar para a Argentina?
Qual a moeda da Argentina?

Onde trocar o dinheiro na Argentina?

Procure trocar algumas notas já no aeroporto para poder tomar um táxi ou comer alguma coisa assim que chegar ao país. A taxa não é das melhores, mas te garante chegar até o hotel, pelo menos. No aeroporto em Buenos Aires há o Banco Nación, onde é possível realizar a troca.

Depois de acomodado, você pode ir até os bancos ou casas de câmbio reconhecidas pelo Banco Central Argentino. A dica é ir aos locais oficiais, pois na Argentina existe um mercado paralelo de câmbio forte que nem sempre é confiável. Apesar de ter uma cotação mais barata, notas falsas não são difíceis de ser encontradas.

Como dissemos, dá para usar reais e dólares direto no comércio, alguns lugares aceitam, mas não fique dependendo só disso.

A vantagem de usar real ou dólar direto é não perder dinheiro nas transações de câmbio; a desvantagem é que nem todos os lugares aceitam pagamentos em reais e dólares e você teria que ficar negociando o câmbio com os comerciantes no momento da compra.

Imperdível => Passeio de um dia para Tigre com passeio de barco

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Que moeda levar para a Argentina?Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Afinal, que moeda levar para a Argentina?

Essa resposta depende da época em que você for.

Caso não tenha dólares guardados, é preciso checar o câmbio do dia e ver o que é melhor fazer na época da sua viagem.

Faça uma cotação no Brasil de quanto está do real para o dólar e do dólar para o peso argentino (procure ver os valores em sites oficiais). Depois, verifique quanto fica trocar o real direto para o peso argentino, faça as contas e veja o que vale mais a pena.

Isso é importante porque, se trocar para dólar e depois para o peso, você perde duas vezes no câmbio. Se trocar de real para peso direto, apenas uma vez.

Mas, atenção, trocá-los no Brasil geralmente não é das melhores opções, pois o peso argentino não é uma moeda forte, então a cotação encontrada aqui dificilmente será favorável.

De qualquer forma, verifique sempre, é o único jeito de ter certeza do que vale a pena no momento!

Ao se pensar em que moeda levar para a Argentina, é importante ficar ciente destes pontos: vantagens e desvantagens, onde trocar, que cuidados ter. Dessa forma, você conseguirá avaliar o que será melhor para você.

Não há resposta certa prévia! Será preciso analisar o câmbio do país quando estiver próximo da sua viagem, pois o peso argentino varia bastante.

O menos arriscado é levar um pouco de dólar e de real, assim as duas possibilidades se abrem na hora da troca do dinheiro por pesos na Argentina, já que a variação é grande.

O certo é que levar pesos argentinos direto do Brasil dificilmente valerá a pena, mas também não custa olhar a cotação antes da viagem. Se der sorte achar um câmbio muito favorável (é difícil, mas possível), troque no Brasil mesmo.

Nas nossas viagens para lá, por exemplo, nunca compramos pesos aqui no Brasil, sempre levamos reais e dólares (às vezes até euros, se tivermos em mãos).

Confira passeios e ingressos de atrações em Buenos Aires.

shutterstock 86717566 - Que moeda levar para a Argentina?
Agora você já sabe qual é a moeda oficial da Argentina

Dica extra: Cuidado com as notas falsas na Argentina

O mercado paralelo vai ser tentador por conta do valor do câmbio, mas pense bem antes de trocar seu dinheiro.

Pode valer a pena sim, mas o risco é maior tanto de pegar uma nota falsa quanto de não ser uma troca registrada. E isso não é só na troca de câmbio não: preste atenção ao receber o troco em estabelecimentos e nos transportes, para não cair em golpe.

Para evitar ser enganado, fique atento às características das notas verdadeiras. Elas têm todas as mesmas medidas, que são 155 mm de largura e 65 mm de altura e são feitas de um papel com relevo bem fininho, mas que dá para sentir.

Observe também a marca d’água quando colocar a nota contra a luz: a nota verdadeira mostra o personagem representativo daquele valor de moeda.

Vale a pena => Show de tango no Señor Tango com jantar opcional

Com essas dicas, acho que vai ficar um pouco mais fácil decidir que moeda levar para a Argentina, não é?!

Passagem aérea para Argentina

Além de agora você saber tudo sobre a moeda Argentina, o próximo passo é ver as passagens aéreas para a Argentina e continuar o planejamento de sua viagem.

Uma dica para encontrar passagens aéreas com o melhor custo-benefício é utilizar um buscador de passagens, um site que apresenta os preços mais baixos, descontos e promoções de diversas companhias aéreas ao mesmo tempo.

Busque aqui a sua passagem aérea para a Argentina

Seguro Viagem Argentina

Outro aspecto importantíssimo do planejamento de sua viagem para a Argentina é o seguro viagem.

Nós aconselhamos fortemente a ninguém viajar sem um bom seguro viagem. E como conseguir o melhor e mais barato? De forma parecida com as passagens aéreas, você pode utilizar um comparador de seguros, um site que faz a busca em diversas seguradoras e te apresenta aquele seguro com o melhor custo-benefício para a sua idade, o local e a época de sua viagem.

No link abaixo, você ainda terá 5% de desconto, exclusivo para nossos leitores!

Busque aqui o seu seguro viagem para a Argentina – com desconto!

Dicas extras para organizar a sua viagem para Buenos Aires

Não vá sem o nosso "Roteiro de 7 dias em Buenos Aires e Arredores", pois é um roteiro completo pela cidade, com muitas informações importantes.

guia de Buenos Aires - Que moeda levar para a Argentina?

Outra coisa: não vá sem um bom Seguro Viagem, não dê espaço para os incidentes. Aqui a gente te dá desconto:

Compre o seu SEGURO VIAGEM para a Argentina com até 10% de desconto aqui!

Não deixe também de ler todas as nossas dicas de viagem para a Argentina e nem de conferir ingressos de atrações e passeios que poderá comprar antes de embarcar para lá.

Em matéria de hospedagem, antes de decidir leia o texto onde ficar em Buenos Aires (dicas de hotéis e os melhores bairros), que vai te ajudar bastante. 😉

✈ ✈ Confira aqui passagens aéreas baratas para Buenos Aires ✈ ✈

Boa viagem!

✈ Continue sua viagem para a Argentina aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista Profissional
Este texto foi escrito por mais de um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
17 Comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *