Por: Evelyn Almeida - Atualizado em 02/05/2020

O que fazer em Cozumel? Como chegar até lá?

Se você está de viagem marcada para o México, com certeza já ouviu falar da ilha e está se perguntando se vale a pena fazer um bate e volta para Cozumel.

Estive no México por dez dias e tive a oportunidade de conhecer a Ilha de Cozumel, nas proximidades de Playa del Carmen. E digo para você: não é um turismo barato.

Por quê?

Vem comigo que eu te conto tudo nesse post, para te ajudar a decidir se você vai incluir ou não a Ilha de Cozumel em seu roteiro.

Economia=>: Como comprar Seguro Viagem mais barato (com desconto!)

ilha de cozumel mexico - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

O que fazer em Cozumel, México

Cozumel tem muitas atividades voltadas para o turismo e oferece diversão para todas as idades, mesmo para quem deseja apenas relaxar à beira de suas praias.

A grande questão em Cozumel, que torna caro o turismo por lá, é que as praias são fechadas por beach clubs e resorts, a maioria all inclusive e, para ter acesso a elas, você precisa passar o dia num desses espaços.

Confira => Passeios em Cancún e arredores

beach club em Cozumel - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México
Entrada de um beach club (pago)

Isso limita muito o turista que quer rodar pela ilha de forma independente e ver tudo o que ela tem para oferecer. Na verdade, se o que você quer é mesmo fazer um bate e volta, como nós fizemos, você não conseguirá ver esses trechos fechados, e não terá acesso a essas praias.

Claro que há praias abertas (bem poucas, mas há), onde o visitante consegue relaxar em espreguiçadeiras, tomar um banho de mar e praticar snorkeling… mas aí todas as atividades são cobradas à parte, incluindo as refeições, e não sai nada barato. E, claro, os melhores pontos são os mais explorados comercialmente e cobram entrada.

Ficando num beach club ou numa praia aberta da ilha, prepare-se para gastar!

Mas há ainda muitas outras atrações para conhecer em Cozumel.

praias de Cozumel - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

Atrações da Ilha de Cozumel

Listo abaixo pontos de interesse e visitação em Cozumel, para você começar a montar o seu roteiro.

* Pontos de mergulho: os melhores são Palancar, Colombia e Cielo – repletos de vida marinha, excelentes para prática de snorkeling;

o que ver em Cozumel - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

* Compra de artesanato, souvenirs ou perfumes: por ser ponto de parada de muitos cruzeiros, a ilha atende bem ao turista nesses quesitos; se seu interesse for comprar, não vá aos domingos, pois muitas lojas ficam fechadas;

* Sítio arqueológico de San Gervásio: sítio arqueológico mais importante de Cozumel, lugar onde está localizado o templo da deusa maia Ixchel;

templo da deusa maia Ixchel - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

* Parque Natural Chankanaab: fica localizado mais ao sul da ilha, dentro do Parque Nacional de Arrecifes; apresenta uma linda formação de corais, onde é possível mergulhar. Também oferece nado com golfinhos;

* Parque Eco Turístico Farol Celarain: é uma reserva natural perfeita para contemplar flora e fauna silvestres da ilha (aves, peixes, crocodilos, iguanas). Também conta com um museu de navegação e oferece a prática de snorkel;

lagartos em cozumel - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

* Museu da ilha: possui quatro espaços com temáticas diferentes (geografia, arrecifes, pré-hispânico e moderno);

* Praias: são muitas! Verifique o mapa abaixo:

cozumel - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

Sugiro que você estude o mapa e já viaje com seu roteiro montado, para otimizar seu tempo em Cozumel.

Observando-o, você pode perceber que há na ilha muitas praias voltadas para o continente, na parte ocidental (parte esquerda do mapa), onde estão localizados muitos dos arrecifes que formam o Parque Nacional Arrecifes de Cozumel (um dos maiores da América).

INCRÍVEL: Passeio de Submarino em Cozumel !!

Essas praias oferecem diversas atividades aos turistas, como mergulho com snorkel e cilindro. Nelas estão localizados muitos dos resorts e beach clubs da ilha. São praias mais calmas, excelentes para quem está com crianças.

Do outro lado da ilha, ficam as praias mais bravas. São lindas, mas não oferecem aos turistas a mesma estrutura que é oferecida nas praias comentadas antes.

Que tal ficar em Cozumel em uma pousada ou em um resort all inclusive? Pesquise aqui!

Como chegar a Cozumel

o que fazer em Cozumel Mexico - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

Onde fica Cozumel?

A Ilha de Cozumel é uma grande e populosa ilha do Caribe Mexicano. O azul-turquesa do mar da região tornou a ilha um dos destinos mais procurados para a prática do mergulho no mundo.

Sua costa ocidental tem belas praias de areia branquinha e de águas transparentes. Por essas razões, Cozumel não é um destino barato.

A ilha fica a aproximadamente 60 quilômetros ao sul de Cancun. Muito procurada por mergulhadores por causa da abundância de vida marinha, Cozumel atrai também turistas que, como nós, fazem um bate e volta de Playa del Carmen ou bate e volta de Cancún para passar 1 dia rodando por lá.

passeios em Cozumel Mexico - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

Veja as formas de chegar em Cozumel:

De Ferry Boat

Para chegar à Ilha de Cozumel, compramos os tickets do ferry boat, lá mesmo na estação em Playa del Carmem, no Terminal Marítimo que fica atrás da igrejinha (bem em frente ao Bar Señor Frogs), e pagamos pela travessia o valor de 8 dólares (o trecho).

Há diversos stands espalhados pelas proximidades do Terminal Marítimo, que vendem os tickets para a travessia até a ilha “no grito”. Achei bem incômoda a abordagem dos vendedores; por isso resolvemos comprar nossos tickets direto nos guichês das empresas, que são três: México Waterjets, Ultramar e Barcos Caribe. Optamos pela Waterjets.

como chegar a Cozumel Mexico - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

Você não precisa comprar os bilhetes de ida e volta pela mesma empresa; pode comprar só o ticket de ida e, na hora de voltar, comprar o ticket por outra empresa que esteja com horários de saída mais adequados ao seu roteiro. A última saída é com a empresa Ultramar, às 22h – para quem quer ver o pôr do sol na Ilha de Cozumel, é uma boa pedida.

A travessia até a Ilha de Cozumel não foi fácil: o ferry balança muuuuuuuuuito e eu, como sempre, enjoei!, assim como outras pessoas do nosso grupo.

como chegar em Cozumel Mexico - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

Por causa dessa travessia, quase desistimos da visita a Isla Mujeres (que fizemos posteriormente), o que teria sido uma bobagem, pois a travessia para essa outra ilha é bem mais rápida e o mar nesse trecho é muito mais calmo – ou pelo menos estava naquele dia.

E também porque a Isla Mujeres é linda – não dá para perder! Aproveite e veja aqui como chegar e o que fazer em Isla Mujeres.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


De Cruzeiro

Também é possível chegar à Ilha de Cozumel a bordo de um cruzeiro, atividade muito procurada por lá. A ilha é ponto de parada dos navios, que desembarcam seus visitantes para passar um dia rodando e apreciando as praias da região.

Dentro dos navios são oferecidos pacotes de todos os tipos, alguns incluindo um beach club no preço; dessa forma, o turista fica a maior parte do tempo amarrado a uma única praia da ilha.

É importante saber o que será oferecido a você antes de bater o martelo e fechar seu pacote.

praias do caribe - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

De avião

Cozumel também possui aeroporto próprio, o que facilita a chegada dos europeus, por exemplo; mas chegar até lá de avião torna a viagem bem mais cara, não é pra qualquer um…

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Como se locomover em Cozumel

É comum os turistas que estão hospedados em Playa del Carmen ou em Cancún fazerem um bate e volta até a ilha, passando apenas um dia por lá. Foi o que fizemos e, para isso, alugamos um carro logo que desembarcamos do ferry boat, e pagamos por ele o valor de 75 dólares (a diária).

1f697 2 - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

 Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

Como eu disse antes, preferimos ficar livres para rodar a ilha e conhecer diversos pontos pelos quais tínhamos interesse. O aluguel do carro foi a decisão mais acertada para o nosso grupo.

☛ Leia também: Dicas de Cancún (tudo o que você precisa saber!)

onde comer em Cozumel Mexico - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México
Comendo em um bar à beira da praia

Cozumel tem cerca de 70 km e o trajeto é muito fácil, pois há uma única via principal na ilha. É só segui-la no sentido anti-horário e ir parando nos seus pontos de interesse.

Para percorrê-los, também é possível alugar motocicletas, táxis ou contratar os serviços de empresas locais de turismo.

praia em Cozumel - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

Vale a pena ir a Cozumel?

Se você está procurando um excelente lugar para mergulhar, com incríveis arrecifes e vida marinha em abundância, a resposta é sim! Cozumel não deve (de jeito nenhum!) ficar de fora do seu roteiro!

ilha de cozumel - Como chegar e o que fazer em Cozumel, México

Mas se você só quer fazer um roteiro de um dia, parar por lá, curtir uma praia… bem… aí deve ponderar antes se vai valer a pena o investimento.

Fizemos o bate e volta de um dia na ilha e, quando eu voltar ao México, se não for para mergulhar, não colocarei Cozumel novamente no meu roteiro.

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Evelyn Almeida
Evelyn Coutinho de Almeida é formada em Língua Portuguesa e Literatura pela UERJ. Reside no Estado Rio de Janeiro, onde trabalha como professora. Apaixonada por culturas, histórias, viagens e fotografias, é "tripulante" frequente das aventuras do Turista pelo mundo. Com um currículo de mais de trinta países já visitados, escreve como colaboradora do blog desde maio de 2012.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *