Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções

Acho que depois dessa temporada de suspensão do turismo todo mundo está doido pra meter o pé na estrada, não é? E, por conta disso, é bom saber como planejar uma viagem.

Você até pode simplesmente pegar uma mochila, colocar nas costas e sair por aí. O que vale é se mover!

Mas… acredite: planejar sua viagem pode te livrar de muitos problemas e te fazer economizar uma boa grana.

O planejamento antecipado é fundamental para escolher o seu roteiro, conseguir os melhores voos, as melhores tarifas em hospedagens, não perder nenhuma atração fundamental nos destinos.

Nós já caímos na besteira de ir sem uma pesquisa anterior e nos arrependemos profundamente.

Por exemplo, ficamos muito tempo em lugares que não precisavam nem mereciam tanto tempo, enquanto perdemos pontos turísticos super importantes que estavam praticamente o nosso lado…

Só vimos isso depois que voltamos da viagem.

Então, nós vamos te dar aqui diversas dicas de como planejar uma viagem e, mais ainda, vamos te dizer como fazer isso com a ajuda do blog Turista Profissional.

Vamos apresentar a vocês os nossos parceiros e alguns segredos para reservar hotéis mais baratos, comprar seguro viagem e outras dicas que nós utilizamos quando estamos organizando nossas viagens.

Além disso, neste post você vai receber diversos Cupons de Desconto e promoções que nós selecionamos entre nossos parceiros para que vocês possam viajar mais barato.

Todas as empresas indicadas são utilizadas por nós mesmos e de total confiança.

Portanto, organize a sua viagem como um Turista Profissional!

turista profissional - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções
Nós em Toronto

Como planejar uma viagem

Veja abaixo os passos para planejar a sua viagem e as dicas de como fazer da melhor maneira.

  1. Escolher o destino
  2. Conhecer bem o destino
  3. Planejar o dia a dia
  4. Comprar as passagens
  5. Contratar o Seguro Viagem
  6. Reservar hotel ou outra hospedagem
  7. Alugar um carro
  8. Comprar ingressos e passeios
  9. Chips de telefone e internet
  10. Fazer as malas
  11. Documentos e vacinas
  12. Dinheiro: Que moeda levar?

1 – Escolher o destino

Para escolher o destino, deve-se levar em consideração alguns fatores, tais como: a sua preferência de viagens, o orçamento que você tem, a época do ano e o tempo disponível para a viagem.

Parece muito lógico o que estou dizendo – e é -, mas nem sempre nos atentamos a esses fatores.

Temos que ter em mente que simplesmente “querer” conhecer um destino não quer dizer que você tenha que ir para lá em qualquer época, na sua próxima viagem a qualquer custo.

Um bom planejamento de viagem serve para isso. Se não der para ir “agora” para o destino dos sonhos, planeje-se para uma próxima oportunidade.

Então, leve em conta esses fatores:

Preferências – tipos de viagem

Veja o tipo de viagem que você gosta de fazer. Às vezes, escolher um destino pela sua ‘fama’ não quer dizer que você vá gostar.

Orçamento

Sei que há destinos dos sonhos de cada um, mas, se o seu orçamento não estiver ao alcance do que você quer, é melhor planejar para depois e fazer o seu pé de meia para alcançar o objetivo.

Tempo disponível

Importante saber quanto tempo você tem disponível para determinada viagem para saber se é possível – ou melhor, se vale a pena – ir para determinado destino naquele momento.

Época do ano

Outro fator a ser levado em conta na hora de definir o seu destino. Há destinos que são muito ligados à época do ano, de acordo com diversos fatores: clima, cheia de rios, temperatura, preços em alta ou baixa temporada, pontos turísticos fechados ou abertos, etc.

Como dissemos, parece tudo muito óbvio e lógico, mas esses fatores devem ser combinados entre eles para você escolher o melhor destino para uma determinada viagem.

Por exemplo, se você só tem uma semana (tempo disponível), apesar de teoricamente ser possível ir e voltar para a Europa neste período, será que vale a pena gastar tanto (orçamento) para ficar tão pouco tempo por lá?

E se você tem vontade e dinheiro para conhecer um local, mas o seu tempo livre para viajar é em uma época em que as condições climáticas são desfavoráveis e as principais atrações estarão fechadas ou prejudicadas, não seria melhor escolher outro destino e deixar essa viagem para outra ocasião?

Paris Torre - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções
Paris está entre os destinos mais buscado aqui no blog… é um sonho pra você também?

2 – Conhecer bem o destino

Bom, uma vez escolhido o destino observando os detalhes citados anteriormente, é hora de pesquisar bem sobre ele.

O fato de o local ser famoso turisticamente e você já ter ouvido falar muito sobre ele – e justamente por isso quer visitá-lo – não quer dizer que você o conheça.

E, acredite: é bom ir com um certo conhecimento do destino, o que pode te livrar de algumas roubadas.

Alguns exemplos de coisas que você deve saber ANTES de chegar lá:

  • como sair do aeroporto / rodoviária
  • como se locomover pela cidade
  • pontos turísticos imperdíveis – quais são, onde ficam, como chega até eles, quanto custam, etc.
  • melhores locais para comer
  • como é a segurança do local
  • como é a estrutura local e o que você precisaria levar porque NÃO vai encontrar por lá

Pode acreditar em mim, será muito desagradável, uma perda de tempo e de dinheiro você chegar ao seu destino sem essas e outras informações importantes e ter que descobrir tudo na hora.

Sair daqui com isso tudo planejado vai te poupar tempo, dinheiro e te fazer viajar com mais segurança.

Nós temos aqui no blog MUITAS dicas assim neste estilo. Procure lá na barra do menu e vá nos destinos (“Brasil” ou “Mundo”) e veja se tem dicas dos locais que você pretende ir.

Olha só no vídeo abaixo, um tipo de informação que é  importante você já sair daqui do Brasil sabendo (neste caso, em relação a Lisboa):

3 – Planejar o dia a dia

Tem gente que gosta de ir e ‘se deixar levar’, deixando o dia a dia ser mais frouxo.

Nós costumamos fazer isso somente naqueles destinos que já fomos muitas vezes, que já conhecemos quase tudo. Então, nestes casos, podemos simplesmente aproveitar a vibe, andar pela cidade, pelos locais, sem muita preocupação.

Mas, naqueles destinos que nunca fomos e especialmente naqueles destinos em que é improvável que voltemos, nós fazemos um mínimo de programação diária, para não perder nada de importante.

Nestes casos, planejamos ao menos o que vamos fazer pela manhã, pela tarde e pela noite, vemos onde é melhor almoçar, a localização das atrações, etc.

É bom ir com um certo planejamento para não perder tempo em transportes ou gastar muito tempo em um lugar, sendo que há muitos outros para ir.

Por exemplo, imagina que você quer muito ir em dois locais específicos em um destino e não planeja, não vê onde eles são, não vê como vai de um ao outro. Chega lá, você vai em um deles e descobre que o outro fica na outra região da cidade, super longe.

O ideal seria ter planejado para ir em um local num dia e fazer tudo o que tem de bom ali por perto de uma vez, e ir a outra atração em outro dia, aproveitando tudo o que tem de bom para fazer lá perto.

Desta forma, você aproveita cada região da cidade em um dia diferente, poupando tempo em deslocamentos e dinheiro de transportes.

planejamento de viagem - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções

Neste caso, há destinos para os quais já existem roteiros de viagem prontinhos pra você, feitos por quem já foi, já testou, já estudou e conhece bem o local.

Se você quiser aproveitar deste conhecimento, basta adquirir um destes guias e levá-lo em seu celular, tablet ou mesmo impresso.

Veja abaixo alguns exemplos de guias, alguns deles feitos por nós aqui do Blog Turista Profissional, outros feitos por parceiros nossos de muita competência.

Roteiros de viagem prontos

Um dos produtos que o leitor encontra no blog são os nossos Roteiros de 7 dias. Eles são guias (e-Books) no qual o leitor já tem a sua viagem toda organizada, dia a dia, indo de atração a atração, de forma fácil e articulada.

Por enquanto são esses as cidades que já temos:

Todos os guias Banner 1 - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções

Além dos nossos próprios roteiros, vocês podem encontrar também alguns guias de blogs parceiros nestes links:

4 – Comprar as passagens

Bom, com o destino escolhido, é hora de ver as passagens.

Não há regras definidas para comprar uma boa passagem ou passagens aéreas baratas, mas existem alguns aspectos que podem ser observados.

Em primeiro lugar, antecedência, neste caso, é fundamental. Quanto antes você definir o local para onde quer ir e buscar a passagem, maiores as chances que você tem de conseguir uma passagem barata.

Para isso, é sempre bom ficar de olho e se inscrever em buscadores de passagens, ligando os alertas que eles têm, que te avisam quando existe alguma promoção ou uma boa oportunidade.

Repare que o “escolher o destino” e “comprar as passagens” podem estar intimamente ligados…rs… Nós, por exemplo, já fomos para lugares que nunca pensamos que iríamos – ou que gostaríamos muito de ir, mas achávamos caro – por conta de uma super promoção de passagem que conseguimos aproveitar.

Foi o caso, por exemplo, da nossa viagem ao Japão e para a Ilha de Páscoa.

Então, veja o link abaixo de um dos comparadores de passagens dos quais somos parceiros, que tem valores imbatíveis, especialmente – mas não só – em passagens nacionais:

Pesquise aqui a sua passagem aérea

Se você quiser ainda ver outro site para comparar preços e escolher o mais barato, veja esse outro link:

Pesquisar passagens aéreas

Boeing 737 MAX 8 novo aviao da gol linhas aereas - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções
Prontos pra embarcar?

E, abaixo, algumas outras super dicas para você conseguir a sua passagem aérea.

Se é a sua primeira vez, parabéns! Veja as nossas dicas para viajar de avião pela primeira vez.

Uma coisa boa é que você não precisa pagar a vista. Você pode ver em quantas vezes a companhia aérea faz o parcelamento de passagens aéreas, o que pode facilitar o seu planejamento.

Algumas dicas extras:

  • Um ótimo site para procurar passagem, veja aqui como usar o Google Flights.
  • E para escolher o melhor assento do avião, veja o site Seat Guru.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


5 – Contratar o Seguro Viagem

Essa dica é uma das mais importantes. NUNCA viaje sem um seguro viagem. Não caia na tentação de achar que é um dinheiro fora do orçamento da viagem e que não se deve gastar.

Para sua surpresa, o seguro viagem é BEM barato e pode te livrar de gastos muito maiores, fora a dor de cabeça de ter um problema longe de sua cidade natal e não ter quem te ajude.

Além disso, o Seguro Viagem é obrigatório para muitos países, como os europeus, por exemplo. E, mesmo se não for obrigatório, nós sugerimos fortemente você contratar um seguro antes de viajar. Mesmo que seja um destino nacional.

Mas, por quê?

Porque os seguros podem cobrir, por exemplo, atraso na entrega de bagagem (já aconteceu conosco e foi fundamental), extravio de bagagem, casos de saúde e muitos outras situações que, se você não tiver um seguro, vai se sentir totalmente desamparado.

Acredite: nós já utilizamos algumas vezes, tanto para extravio de mala como para algumas situações de saúde e em todos os casos foi fundamental.

E, para isso, nós indicamos um Comparador de Empresas de Seguros.

É um site que faz cotação dos seguros viagens mais baratos e com o melhor custo-benefício, mostrando as vantagens de cada um. Daí, você pode escolher qual vai contratar e contratar na hora. Para ter uma ideia, vá até o site deles, no link abaixo.

Ah, e uma surpresa: no link abaixo você já vai para lá automaticamente com o desconto de 5% que o site oferece aos leitores do nosso blog.

Pesquisar seguros viagens

Se você precisar de mais informações, vá, então, ao nosso post sobre Seguro viagem barato: como comprar.

seguro saude viagem 1 - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções
Imagine precisar de um(a) médico(a) em um país diferente do seu?

6 – Reservar hotel ou outra hospedagem

Seguindo o passo a passo do planejamento de sua viagem, outra questão importante é a hospedagem.

Nessa escolha, você tem que pensar no estilo de hospedagem que você quer – ou que está disposto a ficar – e o valor.

Um hostel, por exemplo, pode ser beeeem barato, mas pode ter alguns inconvenientes, como quarto e banheiro compartilhado. Uma pousada pode ser barata, mas muito aconchegante e por aí vai.

O ideal é você buscar sua hospedagem em um site que tenha fotos, muitas informações e também, opiniões de pessoas reais que já ficaram ali.

Reserve hotéis e pousadas

Nós recomendamos fortemente o Booking.com, que é o maior e mais respeitado site de busca de hospedagens. Ali você pode achar hotéis, pousadas, hostels, quartos, apartamentos, casas e outras acomodações.

Quase dispensa apresentações, mas leia mais aqui: Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma.

Mas, algumas das vantagens deste sistema são:

  • Você tem muitas informações sobre cada hospedagem, com fotos, descrição e muitas opiniões de usuários reais;
  • Não precisa pagar nada na hora e os hotéis te dão um tempo para desmarcar, sem custo. Então, você tem um tempo para reservar mais de um hotel para aproveitar, por exemplo, uma promoção ou uma boa tarifa, e, depois, pode definir em qual você vai ficar e cancelar os outros;
  • Quando você faz muitas reservas pelo Booking você se torna cliente Genius e tem mais vantagens: tarifas exclusivas, ainda menores; checking antecipado ou checkout mais tarde; café da manhã ou estacionamento gratuito, dependendo da oferta de cada hotel.

Então, para procurar, achar e contratar a sua hospedagem, clique no link abaixo:

Pesquisar hospedagens – hotéis, pousadas, hostel, apartamentos…

Hotel Paris 3 - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções
Você pode conseguir os melhores hotéis com valores super justos, como esse hotel em Paris que ficamos na Bastille.

7 – Alugar um carro

Nem sempre você vai alugar um carro em uma viagem, claro, isso depende do seu destino e do que você pretende fazer por lá.

Mas em algumas ocasiões, é muito cômodo e às vezes fundamental estar com um carro em mãos, para poder visitar cidades próximas ou atrações e pontos turísticos que são difíceis de alcançar com transporte público.

Em diversas ocasiões nós alugamos um carro e, acredite, fica até mais barato do que se fôssemos de ônibus, uber ou táxi, ainda mais se estiver em grupo.

Às vezes, em uma viagem, alugamos somente para um trecho da viagem ou para alguns dos destinos daquela viagem, em outros não.

Então, neste caso, indicamos duas empresas para que você busque o aluguel de seu carro, uma estrangeira e outra brasileira, mas ambas trabalham no mundo inteiro e ambas buscam em diversas locadoras, apresentando os melhores custo benefício.

Assim, você pode buscar nas duas e ver quais oferecem melhores condições.

Você pode fazer o teste e procurar em outros lugares, mas vai voltar e contratar por aqui, porque os preços deles não têm comparação.

Nós usamos muito este serviço e nunca tivemos problemas. Para achar o seu carro conosco, clique nestes links:

viagem de carro - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções

8 – Comprar ingressos e passeios

Outra opção dentro de seu planejamento – que não é crucial e sim uma opção, assim como o item anterior –  é você já sair daqui com ingressos de passeios e excursões e entradas para museus e atrações diversas.

São diversas as vantagens de comprar antes de viajar:

  • não enfrentar fila na maioria dos casos;
  • concentrar as compras em um só lugar;
  • pagar mais barato ou obter outras vantagens, dependendo da atração ou passeio;
  • explicações em português;
  • receber o seu ingresso/voucher direto na sua caixa de e-mail – basta imprimir e levar no dia.

A compra é super segura, com uma empresa holandesa, a Get Your Guide, com atuação em diversos países.

Leia aqui tudo sobre ela: Get Your Guide é confiável?

tickets e ingressos 1024x452 - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções

Temos ingressos para atrações e passeios nestas cidades abaixo, mas você encontra muito mais diretamente no site do Get Your Guide:

Aproveite e não tenha surpresas… imagina chegar na atração super esperada e ter uma fila imensa??

Procure aqui o seu ingresso, passeio, excursão em diversos países

passeio na geleira nova zelandia - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoçõesAté passeios de helicóptero você consegue no site do Get Your Guide

9 – Chips de telefone e internet

Antigamente, era uma complicação falar ao telefone quando estávamos em viagem ao exterior. Hoje em dia não só isso é extremamente facilitado, quanto temos ao nosso alcance internet 100% do tempo!

Dependendo de qual o seu destino, isso pode ser extremamente fundamental.

Pra isso, nós indicamos os serviços da America Chip, empresa que está presente no mundo inteiro.

É muito fácil, pois você compra online, recebe o chip em casa (em todo o Brasil) e só ativa assim que for viajar. Ela tem vários tipos de chip, inclusive o Chip Internet Europa.

Leia mais a respeito e veja se vale a pena no caso de sua viagem (analise o custo-benefício):

Chip Internacinal America Chip

chip internacional europa - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções
Nós com nosso chip em Coimbra, Portugal

10 – Fazer as malas

Depois de tudo organizado para a viagem, chegou a hora de fazer as malas!

Nesse momento, muita gente se enrola, não sabe nem como começar, não é? Se você for deste tipo, sem problema, a gente te ajuda por aqui.

Não vou me estender aqui neste artigo, porque já temos diversas dicas já publicadas aqui no blog sobre as malas, como fazer, o que levar, etc.

Veja abaixo e clique naquele que você precisa saber.

Sobre arrumar as malas:

O que levar na mala:

Sobre o que pode ou o que não pode levar, limites de peso, etc.:

Remédios e equipamentos:

mala de viagem - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções
Dicas para arrumar a sua mala de viagem no Blog Turista Profissional

11 – Documentos e vacinas

Mais um item super imprescindível na hora de ver como planejar uma viagem.

Sem isso, você nem sai de casa! E às vezes cada destino pede uma coisa diferente, um documento a mais, um visto, um certificado de vacina…

Este é outro caso que já foi extensamente trabalhado aqui no blog, em diversos artigos anteriores. Então, também não vou me alongar, mas fazer uma lista de posts abaixo para você ver aqueles que te interessam.

Mas, antes de mais nada, gostaria de salientar que, nestes tempos de pandemia e pós-pandemia futuramente, será imprescindível o seu certificado de vacinação contra Covid-19.

Você conseguirá o seu certificado por meio da plataforma Conecte SUS. Você entra lá, faz o seu login – se não tiver, faz o registro – e acesse em “Vacinas”.

vacina contra convid 19 - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções
Muitos lugares só deixarão entrar com o certificado de vacinação contra Covid-19

Abaixo veja todas as dicas sobre documentos e vacinas.

Dicas gerais:

Sobre o passaporte:

Sobre vistos:

Sobre vacinas:

Para a Europa:

Para os EUA:

Sobre extravios de documentos e objetos:

documentos passaporte - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções

12 – Dinheiro: que moeda levar?

Por último, em nossa lista, mas não menos importante, se você for viajar para o exterior, tem que ver que moeda levar.

Muitas vezes, o dólar é a resposta – com exceção da Europa, que no caso é o euro – pois a moeda dos Estados Unidos é amplamente aceita no mundo inteiro.

Mas, dependendo do país, pode ser uma boa já levar a moeda local ou, até mesmo levar reais.

Então, se não for algo lógico – tipo EUA ou Europa – pesquise o melhor a fazer no caso do seu destino

Veja o que já temos escrito a respeito.

Sobre que moeda levar, temos para o México, Cuba, Argentina, Chile e Tailândia:

E temos alguns posts também sobre os valores a serem gastos, em média, para Lisboa, Paris e Cuba:

como conseguir dolar mais barato - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções
Que moeda levar

Outras dúvidas sobre como planejar uma viagem:

Como organizar uma viagem do zero?

Essa questão de como planejar uma viagem do zero pode ser respondida seguindo-se os passos apresentados aqui neste texto.

Pense bem em cada detalhe apresentado: o destino; o dia a dia do que fazer por lá; busque as passagens com antecedência; contrate um seguro viagem; não vá sem um hotel reservado; veja o que precisa levar e o quanto pode levar em peso na mala; verifique todos os seus documentos e vacinas necessárias e reserve o dinheiro que vai precisar por lá.

Como se preparar financeiramente para uma viagem?

Se você é como nós, tem que fazer alguns apertos pra poder viajar, certo? Então, deve estar se perguntando como planejar uma viagem financeiramente.

Pense no seguinte: se você planejar a viagem direitinho – que é o que estamos insistindo aqui – você pode pagar coisas antes, durante e depois da viagem. Ou seja, você “espalha” o gasto da viagem por um longo período.

Por exemplo, algumas possibilidades:

As passagens podem ser parceladas, então, elas podem ser compradas com mais antecedência e esse gasto pode ser dividido em alguns meses – o ideal em parcelamentos é sempre sem juros, se puder. Desta forma, dependendo do caso, você as paga antes mesmo da viagem se iniciar.

O hotel pode ser pago na hora, lá no destino, então já conte com esse gasto para aquela época.

Outros gastos lá no local você pode pagar em cartão de crédito – até mesmo parcelar sem juros, quando puder – e jogar esse gasto para frente, para depois da viagem.

Desta forma, você não fica com um acúmulo de gastos em um período só, o que facilita o seu planejamento financeiro.

Quanto tempo é bom para planejar uma viagem?

Em geral, uma certa antecedência é necessária para poder se planejar financeiramente e também conseguir baratear os custos, como já dissemos.

Mas, tente também não deixar muuuuito para frente, porque senão, corre o risco de você nunca ir.

Sabe como é, né, a gente vai procrastinando, jogando pra frente, sempre aparece algo antes, um conserto no carro, uma reforma na casa… aí, as viagens vão ficando sempre para depois.

Pense em alguns meses à frente, nas próximas férias, comece já!

Como montar um plano de viagem?

Eu vou chamar aqui um “plano de viagem” o roteiro que você vai fazer no destino.

Isso entra lá no nosso item 3 deste artigo, o “planejar o dia a dia”.

Pesquise sobre o local, saiba onde são as principais atrações, tenha anotado tudo o que você quer e vai fazer por lá.

Uma ótima ferramenta para planejar esse dia a dia é o Google Maps, especialmente com o recurso do Google Street View (aquele bonequinho amarelo que a gente arrasta e coloca no mapa e podemos viajar pelo local, andando em suas ruas).

google street view - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções
Esse bonequinho do Google Street View é mágico!!

Como planejar uma viagem internacional?

O passo a passo para planejar uma viagem internacional é praticamente o mesmo de uma viagem nacional, mas tem alguns itens que você deve estar bem atento:

1 – Quais são os documentos que o destino ou os destinos exigem?

Lembre que até mesmo para fazer uma escala ou conexão, às vezes será preciso ter o que aquele destino exige. Em geral, podem exigir:

  • passaporte com alguns meses de validade
  • visto
  • vacinas

2 – Qual a  moeda local e o câmbio em relação ao Real?

Além disso, veja também o custo de vida local, para você se preparar bem. O Euro, por exemplo, não tem o mesmo “peso” nos diversos países da Comunidade Europeia, porque, apesar de usarem a mesma moeda, alguns são bem mais caros que outros.

3 – A língua local

Dá pra se virar muito bem em qualquer parte do mundo em Inglês, mas saber algumas expressões importantes no idioma local pode abrir muitas portas.

Como planejar uma viagem para Gramado?

Inseri essa questão aqui porque muita gente nos procura com essa pergunta.

Então, para planejar uma viagem para Gramado os passos são praticamente os mesmos.

Mas, neste caso, vale ficar atento ao período de viagem, porque, se for no inverno, você deve levar roupas bem aquecidas, porque faz bastante frio.

Veja essas outras dicas:

rua coberta de gramado - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções
Rua Coberta em Gramado

Como planejar uma viagem barata?

Essa é uma ótima pergunta… quem não quer, não é??

Pois nós temos justamente dois artigos sobre isso, o Como viajar mais barato e Como economizar em uma viagem de última hora.

Como planejar uma viagem para o nordeste?

Para o Nordeste, algumas dicas são:

1 – Lá, em geral, faz calor o ano inteiro, então, você pode tentar fugir das altas temporadas, férias e outros períodos em que os destinos estão lotadas, indo em épocas menos cheias. Assim, você com certeza conseguirá preços mais baratos.

2 – Como alguns estados e algumas capitais são bem próximas umas das outras, você pode planejar conhecer mais de um destino em uma só viagem. Veja bem quantos dias são necessários em cada local e se organize para ir para o destino que seja mais próximo, para o outro e assim por diante.

Para isso, nesta viagem você pode pensar em alugar um carro para facilitar o transporte entre as cidades.

Temos dicas aqui no blog sobre os seguintes destinos do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Maranhão, Piauí, Pernambuco.

Utilize a Mobility e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Como planejar uma viagem para o Rio de Janeiro?

Outro destino muito procurado aqui no blog, uma viagem para o Rio de Janeiro deve também ser bem planejada.

As dicas que posso te dar agora são:

1 – Em geral, as hospedagens no Rio de Janeiro são caras, então, não deixe para reservar na última hora e, se puder, não vá em alta temporada. Procure se hospedar na Zona Sul, nos bairros mais conhecidos: Botafogo, Flamengo, Copacabana, Ipanema…

2 – O trânsito no Rio é bem caótico, então planeje bem o seu dia para fazer passeios nas atrações próximas umas das outras, para não perder tempo nos transportes. Por exemplo, um dia na Zona Sul, outro no Porto Maravilha, etc.

3 – Sim, tome cuidado com sua segurança.

Nós temos aqui no blog diversas dicas do Rio de Janeiro, então, dê uma olhada nos posts.

Como planejar uma viagem a dois

Uma viagem a dois não tem nada de diferente no planejamento do que qualquer viagem. Aliás, é até uma boa vantagem, porque os quartos de hotéis em geral são para duas pessoas, táxis ou uber não têm problemas em pegar duas pessoas, etc.

Se for uma viagem romântica ou uma viagem de Lua de Mel, busque por locais que agradem as duas pessoas.

dicas de fernando de noronha - Como planejar uma viagem: +20 dicas, descontos e promoções
O Morro Dois Irmãos em Fernando de Noronha

Dica Extra: Lista de transmissão

Por fim, cadastre-se em nossa Lista de Transmissão do Whatsapp.

Nessa lista nós enviamos promoções de passagens, pacotes turísticos promocionais, novidades no blog, dicas imperdíveis, excursões que estamos organizando e outros assuntos relacionados.

Leia mais a respeito e veja como se cadastrar:

Boa viagem!

Deixe um comentário