Home / Canadá / Mala de viagem | qual o casaco ideal?

Mala de viagem | qual o casaco ideal?

Quando estamos nos preparando para uma viagem cujo destino estará no inverno, uma preocupação vem logo à mente: qual o casaco ideal?

O fato é que existem diversos tipos de casacos no mercado, mas nem todos são adequados para o lugar e o tipo de frio que você irá enfrentar.

De antemão já dou uma dica: evite comprar no Brasil. Por quê? Bem, em primeiro lugar porque um casaco realmente bom custará muito mais caro do que no seu destino de viagem e, depois, porque provavelmente os vendedores da loja onde está pensando em comprar nunca enfrentaram frio de verdade, então, pouco poderão te ajudar na escolha mais adequada.

qual o casaco idealMas, enfim, comprando no Brasil, nos EUA, Europa ou qualquer outro lugar, é preciso conhecer os tipos de casacos e materiais com que são feitos.

– Casaco de lã: se o frio não for tão intenso, pode ser uma boa, mas, atenção, olhe na etiqueta se ele tem pelo menos 60% de lã, pois quanto mais tiver, mais quente será e, se tiver forro duplo, melhor ainda. O porém dele é que nem sempre ele segura o vento, que é o pior inimigo no inverno. E claro, se a sua intenção é brincar na neve, esta opção definitivamente não serve, pois ele não é impermeável.

– Trench Coat: um modelo clássico, mas que é mais adequado para uma primavera, outono ou no máximo um inverno leve (tipo uns 10º), porque apesar de ser bem charmoso, ele não aquece muito, serve mais como um corta vento ou para proteger de uma chuvinha fina. Ele dá um ar bem sofisticado ao look e é leve, mas se for pegar frio de verdade, melhor deixá-lo em casa.mala de inverno

– Casaco impermeável: este é o ideal para quem vai esquiar ou apenas brincar na neve, pois cumpre a função de corta vento e de isolar o seu corpo de qualquer umidade. São leves e não atrapalham a sua mobilidade.

– Casaco impermeável e com plumas de ganso: se no seu destino de viagem estará frio mesmo, este é o casaco ideal, pois segura temperaturas baixíssimas. Ser impermeável é básico, por conta de chuva e neve, afinal, se você ficar úmido, adeus calor! E o forro com plumas de ganso é o que irá garantir que o seu corpo ficará realmente quente.look de viagem

Mas preste atenção, pois nem sempre esses casacos “fofos” são de fato “recheados” com plumas de ganso, muitas vezes (na maioria) eles têm fibras de nylon, o que os torna mais baratos. O nylon até esquenta, mas não com a mesma intensidade e se estivermos falando de temperaturas como –10º ou –20º, isso pode fazer a diferença.

Quanto ao comprimento, se não puder investir em diferentes tamanhos, opte pelo mais comprido, pois irá te aquecer mais.o que levar na mala

Não deixe de conferir os nossos outros posts sobre o que levar na sua mala, em especial:

O que levar na mala para uma viagem de inverno?

– 7 maneiras de usar o seu cachecol

Mala de inverno: como passar 40 dias na Europa só com 12 kg

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Dicas de Quebec, no Canadá: tudo o que você precisa saber!

Quebec é uma pequena cidade localizada perto da costa, no sudeste do Canadá, e é …

Sem comentários

  1. O post está ótimo, eu moro na Dinamarca e as dicas esão valiosas para quem quer escapar de passar frio, mas um complemento para o casaco são os pés uma boa meia de lä, e uma bota de neve ou forrada são funcamentais no frio.

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Ana! Obrigada! Este post tem como objetivo falar apenas de casacos. Mas aqui no blog tem um geral, onde tudo isso é mencionado, claro. 🙂

  2. Ótimas dicas !!! Já passei muito frio achando que os casacos que aqui me aqueciam tanto seriam suficientes para o frio de outros países…

  3. Ana

    Olá estou viajando no início de Dezembro para Nova York em moro no Nordeste do Brasil e gostaria de saber qual seria o melhor casaco sendo que eu provavelmente não vá esquiar nem brincar na neve então qual o melhor casaco?
    Desde já obrigada 😀

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Ana! Se você leu o texto com atenção, verá que no seu caso é a última opção, 🙂 Boa viagem!

  4. Jaline Salomão

    Oi Ana! Parabéns pelo site e pelo post!
    Ajuda muito!
    Você poderia indicar boas marcas de casacos impermeáveis e com plumas de ganso?! Consigo encontrar no Brasil?! Obrigada!!!

    • Ana Catarina Portugal

      Até consegue Jaline, mas são muito caros. Tem da North Face, Columbia, Uniqlo… Boa viagem!

  5. Teresa Raquel

    Olá, Ana Catarina. As sua dicas são realmente valiosas. Diga como podemos adquirir casacos do tipo Ultra Light Down da Uniplo e outros, uma vez que v. orienta não comprarmos no Brasil. Mas como fazemos em lugares que não conhecemos ou que vamos ficar pouco tempo ou apenas final de semana? Obrigada.

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Teresa! Eu comprei pela internet num site do Japão, o boutiquemarrom.com. Boa viagem!

  6. Miriam

    Olá Anã, td bem ! Estamos indo para São Francisco e de lá pela us1 até Las Vegas, vc conhece algum outtlet nesse percurso que possa comprar casaco ou jaqueta com plumas de ganso? Vc vê necessidade de ter esse casaco para uma estação de esqui? Obrigada, e um ótimo 2014.

    • Ana Catarina Portugal

      Estação de esquí é uma caixinha de surpresas, às vezes muito frio, outras não. Sobre o outrem, eu sei de um, já perto de Vegas, que fica entre LA e LV. Boa viagem!

  7. Caio

    Olá Ana! Estou indo para a Europa em dezembro, e irei pegar pegar bastante frio, você acha que um casaco de poliamida e poliéster seria suficiente? Claro, utilizando outras camadas por baixo. Obrigado!

    • Ana Catarina Portugal

      Acho que sim, mas claro, isso depende muito da tolerância ao frio de cada um. E se não der, lá você terá a oportunidade de comprar um bom e bem mais barato do que no Brasil. Boa viagem!

  8. Ligia

    Cara Ana

    Estarei em Madrid na primeira semana de janeiro. Sou friorenta, vc acha que se eu comprar um casaco longo impermeável na ZARA dá pra aguentar? Nao sei se o deles é pluma de ganso. Seu blog tem sido muito útil! Parabéns.
    Obrigada.

    • Ana Catarina Portugal

      Em geral esse tipo de casaco aguenta bem. Boa viagem!

  9. Ligia

    Obrigadíssima Ana! Abcs

  10. Renata

    Ana, estou adorando navegar por seu blog.
    Farei uma viagem chegando 18 de Março em Londres, passando em seguida por Paris e Amsterdã.
    Pegarei, portanto, finzinho de inverno e início de primavera.
    Acha necessário casacos com plumas de ganso ou posso optar por outros?
    Obrigada! 🙂

    • Ana Catarina Portugal

      Renata, acho pluma de ganso sempre bom, mas se não der, um bom casaco com blusas por baixo já resolve bem. Boa viagem!

  11. Bruna

    Vou fazer um cruzeiro com partida no dia 06/03 e chegada em 21/03. Sairá do Rio de Janeiro, passando pelo nordeste e depois por Santa Cruz da Tenerife, Málaga, Marselha, finalizando na Itália. Ficarei mais uma semana entre Roma e Paris (ainda não sei quantos dias em cada lugar). Faz muito frio nessa época? Que tipo de roupa deveria levar? O que não pode faltar? Não tenho muita noção de como me vestir no frio de verdade, pois, moro no Rio de Janeiro e faz calor o ano inteiro!!!!
    Obrigada!!

    • Ana Catarina Portugal

      Bruna, em março já é fim de estação, além do fato de todos os destinos do cruzeiro serem no Mediterrâneo, logo, pouco frio, mas o grau de frio depende de cada um. O que é frio para você? Aqui no blog tenho um post sobre mala de inverno, que poderá te ajudar. Boa viagem!

  12. Maria da Gloria

    Em Santiago, em julho pode-se andar de tênis (de couro) ou não segura o frio?

    • Ana Catarina Portugal

      Tanto de couro quanto o tênis comum seguram. Boa viagem!

  13. Rosely

    Olá Ana,

    Por favor, poderia me indicar lojas em Los Angeles para comprar casacos de ski? Se tiver alguma loja que vende casacos da Tenson melhor. Grata.

    • Ana Catarina Portugal

      Em qq Columbia ou North Face tem. Boa viagem 🙂

  14. Isabel C Paulo

    Boa noite Ana Catarina,
    poderia me informar onde comprar casaco de pena de ganso em Lisboa? Preciso de um casaco bem quentinho para visitar a Serra da Estrela.

    • Ana Catarina Portugal

      Qualquer shopping tem, Zara, C&A,……. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *