Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 03/05/2020

Muitos leitores vêm nos perguntando diariamente se o Booking é confiável. Afinal, é por meio da plataforma Booking que nós oferecemos hospedagens, aqui pelo blog, para o mundo inteiro.

E é mesmo super comum a gente se perguntar se alguma plataforma – que nos oferece descontos, preços mais acessíveis e vantagens – é confiável. Isso acontece com todos nós que no dia-a-dia utilizamos a internet para realizar compras e fazer reservas.

Quando estamos pesquisando o melhor custo x benefício relacionados aquelas férias sonhadas, aquela viagem de trabalho ou até aquela lua-de-mel tão aguardada, nossa tendência é olhar inúmeros sites, fazer pesquisas e até visitar agências de viagens. No caso desse último, por muitas vezes, o preço cobrado é muito distante da nossa realidade.

Só nos resta então, organizar a nossa própria viagem, ou seja: ir em busca do voo que melhor se encaixe no nosso orçamento e perfil, a hospedagem mais próxima dos pontos turísticos e os passeios mais cogitados. Essa tarefa nem sempre é fácil, exige um tanto de disponibilidade, tempo e paciência.

E é nesse momento que nos deparamos com várias plataformas oferecendo cada qual a sua vantagem. O que muitas pessoas ainda não sabem é que, na grande maioria das vezes, a pessoa que está no quarto do lado da sua hospedagem, pode ter pago muito mais caro que você ao realizar a reserva da hospedagem diretamente no balcão do hotel.

Visando, então, te ajudar a buscar seu hotel e economizar, surge o Booking, um site que te permite realizar reserva em hotéis, resort, apartamentos, pousadas e hostels em qualquer lugar do mundo de uma maneira rápida e prática.

Imagine só: você está em São Paulo e vai fazer uma viagem para Nova York em pleno Natal. É um tanto quanto arriscado esperar para procurar hotel quando chegar na cidade, não é? O risco de não encontrar nenhum disponível é enorme! Ou até pode encontrar, mas pagando bem mais caro.

No Booking, você consegue verificar disponibilidade, localização, preços, referências e analisar fotos com antecedência, evitando passar perrengues.

Nós aqui do Turista Profissional estamos sempre buscando escrever textos que ajudem o planejamento da viagem de nossos leitores.

É por isso que hoje estamos falando sobre o Booking. E a primeira coisa que podemos dizer é, sim, o Booking é confiável! São muitos anos de atuação no mercado.

Quer saber mais sobre o Booking? Então leia até o final e tire todas as suas dúvidas.

Economia => Seguro Viagem Cotação Online (dicas + desconto)

Booking: história da empresa

Atuando há mais de 20 (vinte) anos no mercado do e-commerce, o Booking é hoje considerado a maior empresa de reserva de hospedagens do mundo!

Assim, não é um serviço de hotelaria, mas uma empresa intermediária entre os viajantes e os hotéis, de tal modo que, independente do lugar do mundo que você for viajar, certamente conseguirá encontrar hospedagens através do Booking.

Então, ainda está em dúvida se o Booking é confiável?

Saiba desde já, então, que o site oferece mais de 25 milhões de acomodações que se cadastram na plataforma para ofertar hospedagem em aproximadamente 229 países espalhados por todo o mundo! Tal fato, demanda do Booking atendimento 24 horas, todos os dias da semana, em 43 idiomas.

Por fim, apenas a título informativo, cerca de 1,5 milhão de diárias são reservadas no Booking.com todos os dias!

Tais fatos tornam, sem sombra de dúvidas, o Booking um site confiável para você fazer reservas de hotel antecipadamente e com bastante segurança!

booking confiavel 1 - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma

Como funciona o Booking?

Para fazer reservas no Booking é muito simples! Todo o site é autoexplicativo e não exige maiores formalidades. Tanto assim o é, que para fazer a reserva não é sequer necessário estar logado com seu cadastro.

Mas, caso queira fazer o cadastro, você conseguirá obter benefícios exclusivos que clientes Booking têm, tal como descontos extras em tarifas e até café da manhã gratuito na acomodação.

Abaixo segue passo a passo de como fazer reservas no Booking.

Reservas no Booking: passo a passo

Como dito anteriormente, fazer reservas no Booking é muito simples! O site vai te pedir inicialmente apenas quatro informações :

1 – destino;

2 – data de check-in e check-out;

3 – quantidade de pessoas;

4 – quantos quartos você vai precisar.

Possuindo todos esses detalhes em mãos, basta preencher corretamente e seguir para a página seguinte apertando em “pesquisar”.

booking e confiavel - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma
Preencha inicialmente somente essas informações

No nosso exemplo, colocamos que iremos para o Rio de Janeiro e vamos ficar na hospedagem de 13 de maio a 20 de maio (7 diárias), sendo dois adultos em um único quarto. Vejamos o resultado:

como reservar pelo booking - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma
O Booking te mostra milhares de resultados…

Ou seja, para as datas solicitadas, existem 2.145 propriedades disponíveis! E os preços mostrados equivalem ao total de dias de hospedagem (no caso do exemplo 7 dias) e não apenas da diária, com impostos e taxas inclusos.

Depois, para refinar a sua pesquisa e facilitar achar a acomodação que você está procurando – afinal, é difícil buscar em mais de 2 mil resultados! – você pode filtrar os resultados por meio de dezenas de critérios:

booking e seguro - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma
Filtros para achar hotéis no Booking.com
site booking e confiavel - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma
Filtros para achar hotéis no Booking.com

Mas tem mais: além disso, no resultado da sua pesquisa você pode filtrar os estabelecimentos que quer ver primeiro.

Essas são as opções de filtro à disposição:

como usar o booking - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma
Escolha os que você quer ver primeiro!

Com o filtro escolhido, se torna mais fácil chegar até a acomodação ideal no Booking.

Reservando seu hotel no Booking

Escolhendo sua hospedagem, basta selecioná-la.

Na próxima página, você conseguirá ver todos os detalhes da acomodação:

  • fotos da hospedagem,
  • descrição,
  • principais comodidades,
  • se requer cartão de crédito ou não para fazer a reserva,
  • se aceita animais de estimação, a disponibilidade,
  • os pontos turísticos próximos da hospedagem,
  • endereço,
  • o tipo de apartamento – se tem vista pro mar, por exemplo,
  • maiores detalhes,
  • foto sobre o anfitrião e, claro,
  • os comentários de quem já esteve na dependência.

Exatamente TUDO o que você precisa saber sobre a hospedagem vai estar no Booking em detalhes:

hotel booking 1 - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma
Você tem diversas fotos do hotel…
reservar no booking e seguro - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma
Você tem uma descrição detalhada do hotel…
comentarios do booking - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma
Você tem centenas de comentários de usuários reais em cada hotel…

Se concordar com tudo, basta selecionar seu apartamento e clicar em “vou reservar”.

booking hotel - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma
Escolha o apartamento e clique em “Vou Reservar”

Na próxima página, mais uma vez aparecem os detalhes da hospedagem. Dessa vez, os detalhes estão resumidos, pois o que importa é você inserir seus dados corretamente, fazer alguma pergunta à acomodação ou algum pedido especial (ex.: check-in antecipado, quarto em andar mais baixo, quarto com vista pro mar…), inserir o horário de chegada e mais uma vez avançar para a próxima página.

booking extranet - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma
Insira seu nome, sobrenome e email
booking brasil - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma
Coloque o nome completo do hóspede (você pode reservar hotel no Booking para outra pessoa, por exemplo) e, se tiver, algum pedido especial
booking gramado - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma
Finalize sua reserva clicando em “Últimas Informações”

Na próxima página, basta inserir o seu endereço, finalizar com os dados do cartão de crédito – se necessário, pois alguns estabelecimentos pedem apenas para cautela – e clicar em “conclua a reserva”. E pronto!

Feito isto, acesse o e-mail que inseriu e verifique se está tudo certo! Você recebe sua reserva pelo email informado.

Assim, de maneira rápida e prática, você acaba de garantir a sua hospedagem de maneira segura, sempre atento aos detalhes da reserva, como por exemplo, existência de tarifas especiais.

Reserve um hotel ou pousada

Por que o Booking é mais barato?

O Booking é mais barato porque cobre o menor preço, oferece inúmeras vantagens aos seus clientes, especialmente os que participam do seu programa de fidelidade (Cliente Genius).

É possível parcelar no Booking?

Como dito anteriormente, às vezes o Booking exige que você insira os dados do seu cartão de crédito para efetivar a realização da reserva.

Por muitas vezes, você vai pagar diretamente ao local da acomodação, seja através de depósito/transferência antes do check-in, ou, no dia do próprio check-in. Depende das regras de cada estabelecimento.

Em alguns casos, quando estiver fazendo a pesquisa das hospedagens, vai aparecer um destaque informando “Deseja pagar em 3x? Esta acomodação aceita parcelamento em reservas a partir de X valor”.

Vejamos:

booking salvador - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma
Alguns hotéis deixam parcelar, mas é regra do hotel

Como o Booking apenas faz uma intermediação entre o consumidor e a acomodação parceira, qualquer política de parcelamento se dará por conveniência direta da acomodação, mas já adianto que parcelamentos podem até existir em hospedagens no Brasil, mas no exterior é praticamente impossível encontrar essa opção.

Estar atento a esses detalhes se faz imprescindível antes de confirmar a reserva, assim, evita-se de vir uma cobrança não esperada na fatura do cartão de crédito, bem como ficar atento à política de cancelamento de cada estabelecimento.

Como cancelar reserva no Booking?

Para cancelar uma reserva no Booking é muito fácil. Algumas hospedagens contam com cancelamento gratuito. Ou seja, é possível cancelar sem pagar nenhuma multa. É só ficar atento ao prazo de cancelamento.

Existem três tipos de política de cancelamento no Booking e variam de acordo com o anúncio da hospedagem. São elas:

  • Cancelamento grátis: Nesse módulo você poderá fazer o cancelamento da hospedagem até determinada data antes da viagem. Passando dessa data, fica a critério da acomodação cobrar ou não uma taxa de cancelamento.
  • Parcialmente reembolsável: Aqui não tem prazo. Após fazer a reserva, caso queira cancelar, uma porcentagem será cobrada a título de cancelamento e o resto será devolvido ao cliente.
  • Não reembolsável: Não terá reembolso de jeito nenhum após ser feita a reserva (geralmente são quartos com desconto e, portanto, com diária mais barata).

Dito isso, antes de realizar qualquer reserva você deve analisar esses pormenores que podem fazer diferença se houver qualquer imprevisto que te impeça de viajar na data escolhida.

Você consegue ter acesso a essa informação na parte de tipo de acomodação. Como você pode ver, em um mesmo hotel pode ter quartos com cancelamento grátis e outros sem possibilidade de cancelamento:

booking ubatuba - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma
Preste atenção à política de cancelamento!

Querendo fazer algum cancelamento, basta acessar o site Booking.com e fazer o seu login. Ao acessar a sua conta, procure a aba “reservas”, selecione e lá encontrará a opção de cancelamento.

Caso não tenha login, acesse a opção de cancelamento diretamente no seu e-mail de confirmação de reserva ou faça a busca no site pelo número de sua reserva.

Havendo taxas, as mesmas serão mostradas no ato do cancelamento.

Caso apareça alguma taxa, você pode tentar entrar em contato diretamente com a hospedagem pedindo o “perdão” dessa taxa. Geralmente isso acontece quando o cancelamento é feito com bastante antecedência e são hotéis menores. De qualquer forma, vale a pena arriscar, não é?

Reserve um hotel ou pousada para sua próxima viagem

Quanto tempo tenho para cancelar uma reserva de hotel?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você tem o direito de cancelar qualquer compra realizada pela internet no prazo máximo de 7 dias, é o conhecido “direito de arrependimento”.

Porém, nem sempre essa norma vai ser aplicada, especialmente se tratando de acomodações internacionais, onde certamente a lei no país será outra, que pode ser mais benéfica ou não.

Entretanto, existem acomodações que te dão determinado prazo para cancelamento, conforme já demonstrado acima. Importante estar sempre atento nesse prazo fornecido por eles, assim, evitará possíveis dores de cabeça.

pesquise hotel mais barato - Booking é confiável? Dicas para usar a plataforma

Booking é confiável?

Se ainda te restam dúvidas se “o Booking é confiável?”, acredito que só vai conseguir sanar essa dúvida ao ter a sua própria experiência. De fato, nós SEMPRE utilizamos a plataforma para fazer as reservas de nossos hotéis e nunca tivemos nenhum problema que pudesse comprometer o bom andamento da nossa viagem.

E, como sempre recomendamos para nossos seguidores aquilo que é bom e nos passa segurança, não poderia ser diferente com a Booking.com.

Além de estar há muitos anos no mercado, o próprio site traz comentários e relatos de quem já se hospedou através da plataforma. Os relatos são tanto com relação ao serviço prestado pela empresa quanto com relação à acomodação.

Entretanto, como sabido, o site é apenas um intermediador e é de extrema importância olhar todos os detalhes da acomodação antes de concluir com a hospedagem.

Ao que pese ser apenas um intermediador, o Booking atua muito bem trazendo comodidade para os turistas, de tal modo que possamos realizar nossas reservas em tempo hábil e sem passar por nenhum problema de chegar no local e não ter mais nenhum quarto disponível.

Além de existir o suporte ao cliente atuando 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana!

Então, sim, o Booking é confiável e nós recomendamos!

Se quiser ver todas essas dicas em vídeo, aperta o play aqui! 😉

Boa viagem!!!

Leia também:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *