Os 10 lugares mais frios do Brasil

Sim, existem lugares para curtir um friozinho no país…. mas, você sabe quais são os lugares mais frios do Brasil?

Nós vamos mostrar agora pra vocês, em detalhes.

Sabemos que o Brasil é conhecido mundialmente por ser um país tropical. Assim diria o consagrado cantor, compositor e poeta Jorge Ben Jor em sua famosa música “moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”.

Mas se engana quem pensa que só de praia, sol, bronzeado e caipirinha vivem os brasileiros!

Apesar do clima tropical predominante em algumas regiões praticamente o ano inteiro, também há espaço para quem gosta de viajar e aproveitar os dias de férias com climas amenos.

Pensando nisso, esse post vai responder a pergunta ‘quais são as cidades mais frias do Brasil?‘ e te apresentar locais onde a temperatura fica bem próxima do zero, ou abaixo. E, ainda melhor, se você sonha em ver neve, adivinha?! Também existem belíssimas regiões que costumam nevar!

Então, prepara a mala, separa o casaco e o moletom mais quentinho que tiver no guarda-roupas, tira a poeira do gorro e da luva, e esteja pronto para aproveitar as baixas temperaturas brasileiras com muito vinho e chocolate quente.

Se interessou? Quer saber onde vai passar as próximas férias de inverno? Quer saber onde estão os lugares mais frios do Brasil? Então acompanhe esse texto até o final!

Ah, não esqueça do seu Seguro Viagem Nacional!

neve - Os 10 lugares mais frios do Brasil

Quais são os lugares mais frios do Brasil?

Por incrível que pareça, apesar do título de “País Tropical”, onde em algumas regiões é impossível distinguir as estações do ano, a verdade é que no Brasil existem muitos lugares que você pode aproveitar o inverno. Regiões altas, montanhosas, cercada da natureza, costumam ser as mais procuradas quando a temperatura cai.

É o que acontece com o Sul e o Sudeste do Brasil! Quando te perguntam sobre os estados mais frios no inverno, com certeza a sua resposta vai ser: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, correto? Não sei…

Quer saber se a sua resposta está correta?

Então confere abaixo a lista que fizemos com os 10 lugares mais frios do Brasil!

  • Os 10 lugares mais frios do Brasil:
  1. Urupema, Santa Catarina
  2. Bom Jardim da Serra, Santa Catarina
  3. São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul
  4. São Joaquim, Santa Catarina
  5. Urubici, Santa Catarina
  6. Campos do Jordão, São Paulo
  7. Cambará do Sul, Rio Grande do Sul
  8. Gramado, Rio Grande do Sul
  9. Monte Verde, Minas Gerais
  10. Curitiba, Paraná

Urupema, Santa Catarina

Estrategicamente localizada entre as montanhas da Serra Catarinense, a 1425 metros de altitude, e ainda, com uma distância média de 206 km de Florianópolis, Urupema é conhecida como a cidade mais fria do Brasil!

A pequena cidade tem uma temperatura média de apenas 13°C. Em fevereiro, o que era para ser o mês mais quente do ano, não espere mais de 20°C.

Caso queira visitar o município durante o inverno, existe a grande possibilidade de encontrar fortes geadas e, se der sorte, temperaturas negativas trazendo bastante neve!

Foi o que aconteceu entre julho e agosto de 2021: o Município registrou temperaturas negativas nos termômetros e neve durante 3 dias consecutivos, surpreendendo e emocionando turistas.

Embora tenha apenas pouco mais de 2,5 mil habitantes, em Urupema você vai encontrar uma boa estrutura para aproveitar os dias mais frios do ano, se surpreendendo com as belas paisagens, e ainda, poderá aproveitar alguns lindos pontos turísticos, como é o caso do Morro das Antenas, a Cascata que Congela e encerrar o seu passeio na incrível Vinícola Urupema.

Encontre aqui a sua hospedagem em Urupema

urupema sc - Os 10 lugares mais frios do Brasil
Foto: Marleno Muniz Farias

Bom Jardim da Serra, Santa Catarina

Em segundo lugar está Bom Jardim da Serra, localizado na Serra do Rio do Rastro, um dos cartões postais de Santa Catarina.

Em 2017, o clima da cidade atingiu seu pico de temperaturas negativas! Foram surpreendentes -7,4°C, cobrindo a serra de neve.

Localizada a 1.245 metros de altitude e uma distância de 235 km de Florianópolis, a pequena cidade de Bom Jardim da Serra possui muitas atrações para os turistas: belos cânions, mais de 30 cachoeiras, mirante da Serra do Rio do Rastro e paisagens de campos e araucárias.

Durante o inverno, é comum ver formação de geadas pela manhã, deixando a paisagem toda branca de gelo. O frio é tanto que pequenas cascatas e lagos chegam a congelar, chegando a cair neve pelo menos uma vez ao ano.

Uma vez instalado em uma das pousadas charmosas em Bom Jardim da Serra, um dos lugares mais frios do Brasil, não deixe de fazer atividades ao ar livre e explorar o que de mais bonito a região tem a oferecer.

Passeio imperdível -> De Florianópolis: Tour Serra do Rio do Rastro e Urubici

serra do rio do rastro sc - Os 10 lugares mais frios do Brasil
A estrada da Serra do Rio do Rastro – Imagem de fer2016

São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul

Com uma temperatura média de 14ºC durante praticamente todo o ano, a cidade de São José dos Ausentes recebe o nosso terceiro lugar entre os lugares mais frios do Brasil.

Para concordar com essa posição, basta saber que a cidadezinha de aproximadamente 3.500 habitantes, é considerada a cidade mais fria do Estado do Rio Grande do Sul, com um inverno intenso e com frequentes registros de geadas e até mesmo de neve.

Inclusive no verão, o clima frio não dá trégua em São José dos Ausentes, podendo até serem registradas temperaturas mínimas muito baixas em alguns dias da estação.

Em São José dos Ausentes está o ponto mais alto do Estado do Rio Grande do Sul, o Pico Monte Negro situado a 1.410 metros de altitude. É no Pico Monte Negro onde se registra uma das temperaturas mínimas mais baixas do inverno gaúcho.

A cidade não é só conhecida pelo frio rigoroso, mas também pelas belezas naturais que encantam não só os amantes do ecoturismo, mas também aos visitantes em geral. São José dos Ausentes conta com 8 cânions, trilhas, mirante, cachoeiras e rios.

Veja: onde ficar em São José dos Ausentes

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


São Joaquim, Santa Catarina

Você sabe aquelas fotos que repercutem em jornais e nas redes sociais de cidades brasileiras com geadas e até mesmo neve? Certamente uma delas foi registrada em São Joaquim, Santa Catarina.

A cidade localizada na serra Catarinense é uma das principais atrações do país quando o assunto é lugares mais frios do Brasil, isso porque durante o inverno é bastante comum os registros de temperaturas mínimas abaixo de 0° C.

O clima não é o único atrativo de São Joaquim. Para os amantes de vinho, na cidade está localizada a vinícola Villa Francioni, a maior de Santa Catarina e uma das principais atrações para quem quer unir o frio à degustação de vinhos.

Confira onde se hospedar em São Joaquim

sao joaquim sc - Os 10 lugares mais frios do Brasil
Nós em São Joaquim, uma das cidades mais frias do Brasil

Urubici, Santa Catarina

A cidade de Urubici não poderia ficar de fora da nossa lista de lugares mais frios do Brasil. Para se ter uma rápida noção, em julho de 2021 os termômetros chegaram a registrar -6,5°C.

Por possuir uma boa capacidade de hospedagem, durante os meses de inverno, a cidade fica repleta de turistas que buscam o clima frio e as paisagens cobertas de gelo, além das diversas atrações naturais localizadas em Urubici.

Entre as principais atrações está o famoso Morro da Igreja, onde no ano de 1996 foi registrada a temperatura mínima mais baixa do país, cerca de -17,8 °C.

Vale a pena => Balneário Camboriú: Tour Serra do Rio do Rastro e Urubici

neve urubici - Os 10 lugares mais frios do Brasil
Foto de Amigos de Viagem

Campos do Jordão, São Paulo

Com temperaturas que chegam a ficar negativas no inverno e uma arquitetura que atraem milhares de turistas, não é por acaso que Campos do Jordão é carinhosamente chamada de Suíça Brasileira.

Para curtir o clima europeu, os turistas contam com diversas lojas de chocolates, cafeterias e restaurantes.

Além disso, há muito o que fazer em Campos do Jordão, como festivais e programações culturais, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão, são algumas das principais atrações nos meses mais frios do ano.

Para quem quiser passar uns dias curtindo o melhor do frio de Campos do Jordão, a cidade oferece inúmeros hotéis e pousadas super charmosas, com construção e vibe estilo europeu.

Por lá o clima frio permanece inclusive no verão, onde os termômetros dificilmente atingem mais de 23 °C.

Vale a pena => Campos do Jordão: Excursão à Suíça Brasileira

entrada de campos do jordao - Os 10 lugares mais frios do Brasil
Entrada da cidade – “Campos do Jordão” by Marco Aurélio de Souza

Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Com uma combinação de muito vento e frio, a pequena cidade de Cambará do Sul, localizada a aproximadamente 190 km de Porto Alegre, é uma dos lugares mais frios do Brasil no inverno, mais precisamente entre os meses de junho e agosto.

Um dos últimos registros, em julho de 2021, os termômetros apontaram uma temperatura de quase -3 °C, com sensação térmica na casa dos -20 °C, sendo possível identificar precipitações de neve.

Entre suas atrações, que atraem turistas mais aventureiros, estão cachoeiras, trilhas e cânions, sendo Fortaleza e Itaimbezinho os dois cânions de Cambará do Sul mais famosos.

Veja aqui: Onde se hospedar em Cambará

canions de cambara do sul - Os 10 lugares mais frios do Brasil
Uma imagem dos famosos cânions de Cambara do Sul

Gramado, Rio Grande do Sul

A cidade de Gramado é um dos principais pontos turísticos do Brasil! Sua arquitetura europeia atrai milhares de turistas todos os anos, mas é durante o inverno que a cidade fica ainda mais aconchegante e charmosa.

Não é raro a cidade estar tão fria que alcança temperaturas negativas, causando um lindo cenário com árvores, casas e ruas cobertas de branco da neve.

Foi o que aconteceu ainda em julho de 2021, a neve em Gramado, momento este que viralizou nas redes sociais.

Há muito o que fazer em Gramado. Caso você vá a Gramado em família, não deixe de aproveitar o que de melhor a cidade tem para oferecer: vinho, chocolate quente e fondue! Os passeios também são de montão: Snowland, Museu de Chocolate passeio no trem Maria Fumaça e muito mais!

Uma época lá muito concorrida é o conhecido Natal Luz em Gramado, quando a cidade fica absolutamente iluminada e enfeitada para o Natal.

E na cidade o que não falta para você escolher é hospedagem. Como ela é muito turística, atraindo pessoas de todos os estilo e bolsos, você pode escolher ficar em uma das muitas charmosas pousadas em Gramado, até mesmo no melhor hotel do mundo, que fica em Gramado!

Reserve com antecedência o seu passaporte para o Snowland, em Gramado

neve em gramado - Os 10 lugares mais frios do Brasil
Neve em Gramado? Tem, sim senhor! – Foto: Flávio Miguel

Monte Verde, Minas Gerais

Nessa cidade do interior de Minas Gerais, o termômetro abaixo de zero é a grande atração!

Muito embora o frio esteja presente em Monte Verde durante praticamente todo o ano, é durante a estação do inverno quando acontece a principal atração turística da cidade: as geadas.

Para fazer jus ao título de cidade mais fria de Minas Gerais, no inverno de 2021, Monte Verde registrou a temperatura mais baixa do estado mineiro: -2,7°C.

Não à toa, durante o mês de julho acontece o Festival de Inverno de Monte Verde, com diversos espetáculos culturais de teatro, dança, música e circo. Aproveite também para conhecer a Serra da Mantiqueira.

Então, se você estiver por Monte Verde entre os meses de junho e setembro, prepare o seu agasalho para a temperatura abaixo de zero e torça para ser surpreendido com o manto branco da neve espalhado pela cidade.

Pesquise aqui hospedagem em Monte Verde

monte verde minas gerais - Os 10 lugares mais frios do Brasil
Monte Verde coberta de um manto banco – Foto divulgação -ACMV

Curitiba, Paraná

Dentre todos os lugares mais frios do Brasil que aqui foram sugeridos, Curitiba não poderia faltar nessa lista, por ser considerada a Capital mais fria do Brasil.

Durante o inverno, a temperatura pode variar entre 3°C e 12°C, fato este que dá um toque especial ao momento: visite um parque de manhã cedo, observe a geada que cobre a grama, converse com alguém e veja a fumacinha saindo da sua boca enquanto você fala, quase que em um filme!

Por ser uma grande capital, oferece toda a infraestrutura e suporte para quem gosta de curtir o frio na cidade grande. Por exemplo, lá você pode até mesmo fazer um voo de helicóptero em Curitiba.

Em Curitiba você encontrará grandes hotéis – como o Radisson, que foi onde ficamos -, restaurantes refinados e um grande leque de lugares para se visitar.

Os pontos turísticos de Curitiba variam desde museus a parques a feirinha de inverno na praça Osório, com direito a quentão. Veja aqui o que fazer em Curitiba.

Imperdível => Curitiba: Excursão Noturna de 4 Horas com Jantar

parques de curitiba - Os 10 lugares mais frios do Brasil
Nós no Parque Tinguá, em Curitiba, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.

Lugares mais frios do Brasil por região

Veja rapidamente quais são as cidades mais frias do Brasil em cada região do país.

Região Norte

A Região Norte do Brasil é conhecida pelo calor. Difícil falar de frio por lá, pois é uma região com o relevo sem muitas elevações e que sofre a influência da Floresta Amazônica, que torna o clima úmido e abafado.

Mas, no estado do Tocantins há um município, Arraias, que é a cidade de maior altitude do estado – uma média de 722,40 metros – que é uma das mais frias de toda a Região Norte do país.

Mas, além dela, temos as cidades abaixo, que são as de maiores altitudes e, consequentemente, as mais frias de cada estado:

  • Pacaraima – Roraima – 920 m
  • Uiramutã – Roraima – 804 m
  • Dianópolis – Tocantins – 720 m
  • Vilhena – Rondônia – 615 m

Região Nordeste

Outra região conhecida por ser “verão o ano inteiro”, a Região Nordeste tem, sim, algumas cidades para curtir o frio.

Veja abaixo uma lista de cidades mais frias do Nordeste brasileiro:

  • Areia

Na Paraíba, estando a 600 metros de altitude, com uma média de 12 graus Celsius nos meses mais frios, com picos de temperaturas podendo se aproximar das temperaturas negativas.

  • Piatã

No estado da Bahia, é considerada a cidade mais fria da Bahia, sendo, inclusive, a cidade mais alta do Nordeste, com mais ou menos 1200 metros de altitude.

  • Maracás

Também na Bahia, recebe o título de a suíça baiana, com temperaturas médias no inverno que variam entre os 3ºC os 12ºC. Fica a cerca de 1000 metros de altitude.

  • Triunfo

Triunfo é a cidade mais alta do estado de Pernambuco, a 1000 metros acima do nível do mar, com temperaturas médias bem amenas durante todo o ano.

  • Guaramiranga

No estado do Ceará, é uma cidade comparada com Campos do Jordão, com altitudes médias acima dos 800 metros.

  • Mar Vermelho

Fica em Alagoas, na Zona da Mata, a 732 metros de altitude, sendo também conhecida como “Suíça alagoana”.

Utilize a Mobility e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Região Centro-Oeste

As cidades mais frias da Região Centro-Oeste são:

No Mato Grosso do Sul, com mínimas que chegam até a temperaturas negativas:

  • Rio Brilhante, Bela Vista, Iguatemi, Santa Rita do Rio Pardo, Sidrolândia, Aral Moreira, Itaporã, Cassilândia, Ponta Porá e atpe mesmo a capital, Campo Grande.

No Mato Grosso:

  • Rondonópolis, Porto Estrela e a capital, Cuiabá.

Em Goiás:

  • Alto Paraíso de Goiás, Cristalina, Rio Verde, Jatal.

Região Sudeste

Além de Monte Verde (MG) e Campos do Jordão (SP), já citados lá em cima, ainda temos, por exemplo, as cidades de Friburgo (RJ),Itatiaia (RJ).

lugares mais frios do brasil - Os 10 lugares mais frios do Brasil
O charme de Friburgo, no Rio de Janeiro, uma das cidades mais frias do Sudeste brasileiro.

Região Sul

Bom, acho que a região Sul já tem suas escolhidas, não é? As cidades mais frias do Brasil ficam por lá, e várias já foram cidades na nossa lista dos 10 lugares mais frios do Brasil.

Onde neva no Brasil?

Mal começa a chegar os meses mais frios do ano e a correria para reservar um fim de semana em um dos lugares mais frios do Brasil começam a todo vapor!

Afinal, quem não quer ver o fenômeno da neve acontecer? E você agora já sabe a resposta da pergunta: onde cai neve no Brasil?

Conforme informado no tópico anterior, Santa Catarina é o estado onde a neve ocorre com mais frequência, mas a neve também pode ser vista no Estado do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Então, caso esteja pensando o que fazer nas suas férias de inverno, não deixe de visitar os lugares que foram mencionados nesse artigo!

Com certeza vão te fazer retirar o casaco do guarda-roupas e se apaixonar pelas baixas temperaturas.

Dica extra: Seguro Viagem Nacional

Nós temos indicado a todos para contratar um seguro viagem mesmo que a viagem seja dentro do Brasil. Sabemos que não é uma prática comum, mas existem alguns motivos fortes e grandes vantagens em contratar um seguro viagem nacional.

É preciso pensar que não estamos livres de contratempos, como algum problema de saúde, algum acidente, ou mesmo a perda de bagagens e outros.

Um seguro viagem pode te ajudar em qualquer destes casos, mesmo dentro do Brasil. Com um seguro, por exemplo, se acontecer algo de saúde você poderá ser atendido por um médico ou clínica particular, sem depender de hospital público.

Além disso, o valor é muito, mas muito baixo. O custo x benefício, neste caso, é muito vantajoso.

Cotação de Seguro Viagem com Desconto

Passagens aéreas nacionais - o site mais barato!

Se você está buscando passagens aéreas nacionais, se liga nesta dica! Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar  as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!

E, um detalhe: no link abaixo, você vai conseguir passagens aéreas nacionais mais baratas do que nas próprias companhias aéreas!

Pesquisar passagens aéreas nacionais

Boa viagem!

2 comentários em “Os 10 lugares mais frios do Brasil”

Deixe um comentário