Aluguel de carro no exterior: as principais dúvidas

Está planejando fazer uma road trip e quer saber tudo sobre aluguel de carro no exterior?

Está cheio de dúvidas sobre regras e procedimentos?!

Saiba que fazer uma viagem de carro em outro país pode ser mais simples do que você imagina, basta ficar atento a alguns detalhes sobre as regulamentações do país de destino e as “pegadinhas” na hora de alugar o carro.

E, então, estamos prontos para conhecer lugares que, de outro modo, provavelmente nunca chegaríamos!

Visando ajudar os viajantes para locações no exterior, resolvemos esclarecer algumas dúvidas que pairam na cabeça de muita gente sobre esse assunto.

Vamos às dicas!

Aluguel de carro no exterior: principais dúvidas

aluguel de carro no exteriorFoto Shutterstock

1. O que é preciso e quem pode alugar um carro no exterior?

Qualquer pessoa pode alugar um carro, desde que cumpra alguns requisitos. Em primeiro lugar, deve-se ter uma habilitação válida (CNH) e emitida a, no mínimo, 2 anos. Além disso, é preciso apresentar o passaporte válido e um cartão de crédito internacional em seu nome e com limite suficiente para cobrir o valor da locação e da franquia.

Outro fato que é preciso ficar atento é a idade mínima, que, em geral, é de 25 anos. Existem algumas empresas que aceitam alugar para motoristas entre 21 e 24 anos, mas cobram a mais por isso, uma taxa chamada “under age”.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


2. Por que é preciso ter  um cartão de crédito internacional para alugar um carro no exterior?

Não importa o modo de pagamento que você opte na hora de fazer a reserva, você obrigatoriamente vai ter que apresentar um cartão de crédito internacional na hora de pegar o carro, pois ele é usado pela locadora local para fazer o bloqueio do valor da caução.

Entenda bem: ela não vai te cobrar esse valor, apenas bloquear do limite do seu cartão e, na hora que você devolve o carro, esse valor é desbloqueado caso não haja nenhum problema com o veículo alugado. É uma garantia para a locadora.

Então, certifique-se de ter um valor razoável disponível no limite do seu cartão.

viajar-de-carroAs lindas estradas canadenses!

3. Como economizar na hora de alugar um carro?

Comparar é o principal segredo, não tem jeito, pois os preços podem variar muito de um lugar para outro. E a antecedência pode ser decisiva, idealmente ao menos 20 dias antes, pois conforme os veículos para a data pretendida vão se esgotando, os preços vão subindo: lei da oferta e procura!

O site da EconomyCarRentals é uma importante ferramenta pra quem quer alugar um carro, já que compara as melhores opções de tarifa em inúmeras locadoras e nos mostra os melhores preços. Nós já utilizamos alguns serviços parecidos e podemos afirmar que os preços deles são imbatíveis. Pode conferir:

viagem de carro por portugalDirigindo por Portugal. Atenção aos pedágios!

4. Apenas com a carteira de habilitação brasileira é possível dirigir em qualquer outro país?

Não! Cada país tem suas próprias exigências e é preciso verificar cada caso. Em geral, a exigência é o documento de habilitação válido durante o período de locação e emitido há pelo menos 02 anos. Alguns países exigem, além disso, a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Nos países membros do Mercosul, por exemplo, é possível dirigir apenas com a CNH brasileira; nos EUA (com exceção do estado da Georgia), basta a CNH e o passaporte. Mas, na dúvida, leve a PID.

5. Qual a melhor maneira de se resguardar de eventuais imprevistos?

Fazer todos os seguros possíveis! No site da Rentcars.com, por exemplo, já está incluído no valor da reserva um seguro básico (cobertura em casos de roubos, furtos, danos e avarias ao veículo), mas, se você quiser e puder, contrate algum tipo de proteção mais completa, como contra danos a terceiros, ou verifique com o seu cartão de crédito se ele oferece isso, pois é comum que eles tenham.

dirigir-nos-euaDirigindo pela famosa Route 66

6. Somente quem aluga é que pode dirigir?

Não! Se você quiser, na hora de fechar a reserva poderá adicionar condutores extras, mas que necessariamente deverão estar presentes no ato da abertura do contrato de locação. Não é uma regra, mas algumas locadoras podem cobrar uma taxa extra por isso.

7. Tem que fazer vistoria no carro antes de retirá-lo?

Quando disponível pela locadora, isso é altamente recomendável, pois assim você poderá anotar as condições de limpeza, higiene, conservação, danos e/ou avarias existentes antes da retirada do veículo e não aceitar eventuais cobranças posteriores, caso haja alguma. Se você avisa antes de sair com o carro tudo o que perceber de “errado”, não poderá ser cobrado.

SÓ HOJE 25% DE DESCONTO NO SEU CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL

Que tal chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom RIPHERO quando for fechar o pagamento para ganhar 25% de desconto (somente hoje)Compre aqui!

8. Km livre ou controlado, qual vale mais a pena?

A diária do carro que tem a quilometragem livre é um pouco mais cara, mas na minha opinião ela é bem mais vantajosa, pois você pode rodar com mais liberdade, sem ficar na paranoia de controlar quantos km andou. A quilometragem controlada, apesar de mais barata, só vale a pena se você tem 100% de certeza do quanto vai rodar, pois se ultrapassar o limite contratado terá que pagar por isso e, às vezes, poderá até ficar mais caro.

viagem-de-carroMeu carrão na road trip pela Califórnia

9. Tem que abastecer o carro antes da devolução?

Não é obrigatório, mas é melhor que você o faça, pois, se devolver vazio, a locadora irá cobrar pelo litro de combustível um valor mais alto do que a média do mercado e, às vezes, até uma taxa extra. Existem algumas locadoras que oferecem a opção de devolver com o tanque vazio, mas verifique o valor para saber se valerá a pena ou não.

10. É possível fazer a devolução em outra cidade, país ou estado?

Sim, mas isso deve estar definido no contrato desde o começo e, em geral, acarreta em uma taxa extra chamada “one way“.

E uma coisa que você tem que tomar bastante atenção é em relação ao horário, data e local da devolução, que devem ser respeitados para evitar a cobrança de taxas e/ou diárias extras.

viagem de carroViagem de carro pela Costa Amalfitana, na Itália

E aí, sentindo-se mais seguro para alugar um carro no exterior e partir numa road trip? Eu adoro fazer viagem de carro, pois temos uma liberdade que meio de transporte nenhum nos dá, além de poder descobrir lugarzinhos fora da rota, 😉

Só para você ter uma ideia, nós já rodamos de carro várias vezes pelos Estados Unidos, Portugal, Israel, Noruega, Irlanda, Itália, França, Jordânia, Canadá, Turquia, Holanda, Alemanha e outros países. É bom demais!

E, como já dissemos, sempre que procuramos um aluguel de carro no exterior, pesquisamos pela EconomyCarRentals, onde achamos as opções mais baratas.

Boa viagem!

Se vai viajar de carro, leia também:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here