Checklist: documentos de viagem

Quem aqui nunca esqueceu de colocar na mala algum item?

Bom, mas pior do que esquecer uma escova de dente, por exemplo, é esquecer algum documento importante. Por isso, organizamos para você uma lista com os principais documentos e afins que todos devemos levar numa viagem.

Alguns são aparentemente óbvios, como o passaporte ou identidade (e olha que conheço quem tenha esquecido justamente esses), já outros, nem tanto. Vejamos alguns:

Checklist documentos de viagem

certificado internacional de vacinação: não são todos os países que exigem, mas alguns sim, como a Tailândia. Então, na dúvida, sempre leve;

cópia de todos os documentos e cartões: muita gente não leva, mas isso pode te livrar de muita dor de cabeça, pois se você tiver o imenso azar de perder algum (bate na madeira!), isso pode facilitar muito a sua vida e agilizar o processo na hora de fazer uma segunda via;

vistos: sempre verifique se o país do seu destino exige. Para alguns países, como os EUA, você precisa tirar com antecedência. Já para outros, poderá tirar na hora do desembarque, como no caso da Indonésia;

carta convite: ela pode ser solicitada ao se fazer a imigração em alguns países, ou, ao menos, facilitar o processo;

vouchers: leve sempre impresso todos eles, pois algumas empresas pedem a versão em papel e, às vezes, até ficam com ela.

A questão da documentação de viagem, especialmente no caso de ser internacional, deve ser sempre vista com muita atenção, por isso verifique com antecedência tudo o que o seu destino exige, para não ter dor de cabeça depois.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


Para imprimir e levar com você este checklist de documentos de viagem, basta fazer o download do arquivo PDF aqui. Depois, é só se organizar e fazer as malas.

Boa viagem!

Leia também:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

15 COMENTÁRIOS

    • Lucia, é a mesma coisa, rsrsrsrs. É que usamos o termo voucher para outros tipos de reservas. 🙂

  1. Olá! E quando a gente reserva o hotel pela internet, como vou fazer para comprovar que tenho uma reserva já que não terei o Voucher??

  2. Gostaria de sugerir um elemento a mais para a lista de documentos , -uma copia de seu contracheque ou algo que comprove que você tem renda no Brasil.
    Isto me foi muito útil certa vez em que precisei providenciar um visto durante a viagem.

    • Anna, o contra-cheque é justamente um dos itens e está na segunda coluna, não viu?! De fato é bem importante!

  3. Oi Ana adorei seu blog, vou para Dinamarc, passarei pela Italia Portugal entre outros lugares dia 21/01/2014 gostaria de umas dicas sua, estou muito preocupada em relação a roupas moro em Curitiba já é um lugar frio então tenho roupas porém simples ficarei apenas 15 dias e queria levar só uma mala media mais uma mala de mão, gostaria de dicas de combinação e outra coisa será que levo carteira de vacinação? Bjs e continue sempre nos ajudando com seu blog

    • Vacina não precisa é sobre o frio, possivelmente Curitiba é mais do que aqui. Portugal. Itália não estão frios e a Dinamarca ( acabei de chegar de lá) o máximo que peguei foi 6 graus com sensação de 3, bem tranquilo. Boa viagem!

  4. Oi, Ana.

    Li e reli seus posts sobre a Itália diversas vezes. Estou indo para lá no período de 15/01 a 14/02/2015 e sou marinheira de primeira viagem. Preferi ir no inverno por que sou muito calorenta, mas as pessoas dizem que vou sentir muito frio e que não vou aproveitar nada. é verdade?

    • Lucia, eu sempre vou no inverno e adoro, não sei que frio todo é esse que todos dizem, rsrsrsrs. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here