Home / Na Bagagem / Checklist: documentos de viagem
Comparar

Checklist: documentos de viagem

Quem aqui nunca esqueceu de colocar na mala algum item?

Bom, mas pior do que esquecer uma escova de dente, por exemplo, é esquecer algum documento importante. Por isso, organizamos para você uma lista com os principais documentos e afins que todos devemos levar numa viagem.

Alguns são aparentemente óbvios, como o passaporte ou identidade (e olha que conheço quem tenha esquecido justamente esses), já outros, nem tanto. Vejamos alguns:

Checklist documentos de viagem

certificado internacional de vacinação: não são todos os países que exigem, mas alguns sim, como a Tailândia. Então, na dúvida, sempre leve;

cópia de todos os documentos e cartões: muita gente não leva, mas isso pode te livrar de muita dor de cabeça, pois se você tiver o imenso azar de perder algum (bate na madeira!), isso pode facilitar muito a sua vida e agilizar o processo na hora de fazer uma segunda via;

vistos: sempre verifique se o país do seu destino exige. Para alguns países, como os EUA, você precisa tirar com antecedência. Já para outros, poderá tirar na hora do desembarque, como no caso da Indonésia;

carta convite: ela pode ser solicitada ao se fazer a imigração em alguns países, ou, ao menos, facilitar o processo;

vouchers: leve sempre impresso todos eles, pois algumas empresas pedem a versão em papel e, às vezes, até ficam com ela.

A questão da documentação de viagem, especialmente no caso de ser internacional, deve ser sempre vista com muita atenção, por isso verifique com antecedência tudo o que o seu destino exige, para não ter dor de cabeça depois.

Para imprimir e levar com você este checklist de documentos de viagem, basta fazer o download do arquivo PDF aqui. Depois, é só se organizar e fazer as malas.

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

visto dos estados unidos

Visto para os Estados Unidos: novas regras

Acho que todo mundo, assim como eu, estava na expectativa de que fosse ficar mais …

15 Comentários

  1. Olivia Barros

    Quero receber mensagens.

  2. LUCIA MENDES

    OLÁ,
    VOCE DIZ PARA IMPRIMIR A PASSAGEM..MAS A PASSAGEM NÃO É O VOUCHER?

    • Ana Catarina Portugal

      Lucia, é a mesma coisa, rsrsrsrs. É que usamos o termo voucher para outros tipos de reservas. 🙂

  3. LUCIA MENDES

    FUI BUSCAR MEU VOUCHER HOJE.O DOCUMENTO DE VIAGEM ONDE TEM TODO DETALHE DO TRECHO AEREO

  4. Karen

    Olá! E quando a gente reserva o hotel pela internet, como vou fazer para comprovar que tenho uma reserva já que não terei o Voucher??

    • Ana Catarina Portugal

      Karen, o “voucher” é o comprovante que você imprime no site onde fez a reserva.

  5. Anna V

    Gostaria de sugerir um elemento a mais para a lista de documentos , -uma copia de seu contracheque ou algo que comprove que você tem renda no Brasil.
    Isto me foi muito útil certa vez em que precisei providenciar um visto durante a viagem.

    • Ana Catarina Portugal

      Anna, o contra-cheque é justamente um dos itens e está na segunda coluna, não viu?! De fato é bem importante!

  6. Elielma Cardoso

    Oi Ana adorei seu blog, vou para Dinamarc, passarei pela Italia Portugal entre outros lugares dia 21/01/2014 gostaria de umas dicas sua, estou muito preocupada em relação a roupas moro em Curitiba já é um lugar frio então tenho roupas porém simples ficarei apenas 15 dias e queria levar só uma mala media mais uma mala de mão, gostaria de dicas de combinação e outra coisa será que levo carteira de vacinação? Bjs e continue sempre nos ajudando com seu blog

    • Ana Catarina Portugal

      Vacina não precisa é sobre o frio, possivelmente Curitiba é mais do que aqui. Portugal. Itália não estão frios e a Dinamarca ( acabei de chegar de lá) o máximo que peguei foi 6 graus com sensação de 3, bem tranquilo. Boa viagem!

  7. Lucia Portugal

    Oi, Ana.

    Li e reli seus posts sobre a Itália diversas vezes. Estou indo para lá no período de 15/01 a 14/02/2015 e sou marinheira de primeira viagem. Preferi ir no inverno por que sou muito calorenta, mas as pessoas dizem que vou sentir muito frio e que não vou aproveitar nada. é verdade?

    • Ana Catarina Portugal

      Lucia, eu sempre vou no inverno e adoro, não sei que frio todo é esse que todos dizem, rsrsrsrs. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *