Dicas de Tulum: o sítio maia à beira-mar!

Você quer dicas de Tulum, caro leitor? Nós temos!

Durante nossa visita à Riviera Maya, muitos foram os passeios que nos encantaram: Chichén Itzá, os cenotes, Playa del Carmen e todas as praias da região, os mergulhos com snorkel, Cancún, os parques Xcaret e Xel-Há etc… mas com certeza uma visita inesquecível feita durante essa nossa estada no México foi a um sítio arqueológico na costa do mar do Caribe: Tulum.

Tulum encanta por toda a sua história, todas as construções que os maias ali deixaram, por sua muralha – mas também (e talvez esse seja um dos maiores encantos do sítio) pelo fato de a construção ter sido edificada em uma praia do Caribe.

Onde fica Tulum o sítio arqueológico

Apaixonada como sou por arqueologia, história – e água (praia, rio, cachoeira, cenote, dolina, lago, lagoa, pocinha d’água… rsrs) -, você deve imaginar como me senti quando cheguei a Tulum. Claro que eu já tinha lido um monte de artigos, sites e blogs sobre o sítio… mas dar de cara com tudo que amo em viagens reunido num lugar só foi absurdamente encantador!

Vem comigo! Vou contar toda a experiência nesse post e dar muitas dicas de Tulum, esse sítio idílico na região da Riviera Maia!

Veja o hotel em Cancún onde nos hospedamos: MARAVILHOSO!

Dicas de Tulum, no México

Tulum

Significado de “Tulum”

O sítio arqueológico de Tulum – chamado, no século XVI, de “Zamá” (“manhã” ou “amanhecer”, em maia) – é de uma beleza indescritível.

Situado de frente para o estonteante mar azul-turquesa caribenho, o sítio arqueológico de Tulum parece estar de braços abertos às forças da natureza – especialmente ao vento que sopra do mar.

Não é à toa que lá foi construído um Templo ao Deus do Vento – entre outros edifícios tão lindamente desenvolvidos pelo sábio povo maia -, como uma saudação ao elemento Vento e sua força.

Onde fica Tulum

O nome “Tulum” é mais recente e significa “muralha”, pelo fato de o sítio estar cercado por grossas muralhas de pedra que chegam, em alguns pontos, a ter seis metros de espessura.

E é por uma passagem, uma espécie de porta aberta nessa muralha, que você vai entrar em Tulum para começar sua visita e se encantar com toda a beleza do lugar.

São, ao todo, cinco passagens/portas abertas na grande muralha, que permitem o acesso do visitante ao complexo arqueológico. Há também duas torres de vigilância.

Sítio Arqueológico no México - Tulum
O mar estava cheio de algas, mas mesmo assim, é um espetáculo

Sítio arqueológico de Tulum: breve história

Tulum é hoje o terceiro complexo arqueológico mais visitado no México. Só perde para Chichén Itzá e Teotihuacan. As pedras trabalhadas do sítio têm aproximadamente 1500 anos e contam a história do povo que lá vivia.

Abandonada no século XVI – como a maioria dos sítios arqueológicos maias -, a cidade de Tulum ainda era habitada quando os espanhóis chegaram ao continente americano.

Acredita-se que Tulum era usada como porto de pesca e possivelmente como um porto comercial (por causa de sua localização costeira) pela cidade de Cobá, outra importante zona maia. Cobá teve seu auge por volta do ano de 650 d.C.

O que fazer no México: Tulum

Onde fica Tulum

O sítio arqueológico de Tulum fica no estado de Quintana Roo, na região da Riviera Maia. Localizado no km 230 da Carretera Federal Chetumal–Cancún, fica a 128 km ao sul de Cancún. Você pode chegar facilmente até o sítio pegando a Carretera Federal 370.

Está situado a aproximadamente 70 km de Playa del Carmen e a aproximadamente 140 km da região hoteleira da Cancún.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Como chegar a Tulum (e sair!)?

Aqui vão algumas dicas de Tulum para chegar e sair da zona arqueológica.

De carro

Se você estiver de carro (como nós), o trajeto é bem tranquilo. É só colocar no GPS.

Não há estacionamento dentro do sítio arqueológico de Tulum. Mas não se preocupe: há vários próximos à entrada, ao lado de um centrinho comercial. Deixamos o carro lá e pagamos a quantia de 150 pesos.

No local onde ficam os estacionamentos, há alguns stands que vendem passeios de barcos com mergulho de snorkel. Achamos a ideia interessante na hora e resolvemos comprar.

Eles cobraram 750 pesos por pessoa, mas negociamos – muita coisa por lá é negociável – e saiu pelo preço final de 600 pesos. Conto sobre o passeio de barco daqui a pouco, no final desse post.

? Leia também sobre Chichén Itzá, no México

Se você não quiser ir a pé do estacionamento até a entrada do complexo, pode fazer o trajeto de cerca de 1 km num pequeno trem – na verdade, eles chamam de trem, mas é um caminhão adaptado -, que não é mantido pelo INAH. A passagem custa 20 pesos (cerca de R$ 4,00). Nós fomos a pé.

como chegar em Tulum

Importante saber que, na volta, você sairá longe do local por onde entrou. É possível refazer a pé todo o trajeto de volta, todavia é bem cansativo. Se não quiser voltar a pé, há táxis na saída que levam os visitantes até os estacionamentos onde ficam os carros. O taxista nos cobrou a quantia de 20 dólares (ou o equivalente em pesos) para nos levar até lá.

Achamos caro, mas ele explicou que é porque não tem ligação direta de carro de lá para a entrada, eles têm que dar uma volta muito grande para fazer o retorno e chegar lá, o que conferimos ser verdade no caminho.

Sítio arqueológico de Tulum, México

De bicicleta

Há também a opção de alugar bicicletas para ir até Tulum. Um amigo meu fez isso e adorou! Você só não poderá entrar no sítio arqueológico de bike – ela terá que ficar na entrada e a visita será feita a pé mesmo.

O aluguel de bicicletas é uma das boas dicas de Tulum! Principalmente se você é adepto do pedal e tem bom preparo físico. Pena que só conversei com meu amigo depois que voltei… quando estiver por lá novamente, vai ser de bicicleta, com certeza!

Mas atenção: há muitos relatos no TripAdvisor de pessoas que alugaram bicicletas e não ficaram satisfeitas ou tiveram algum tipo de problema. Então, se tiver interesse em fazer a visita a Tulum de bike, fique ligado! Pesquise bastante antes a melhor opção de loja para o aluguel.

o que fazer em Tulum

De ônibus

Se você estiver de ônibus, a empresa ADO faz os trajetos até Tulum. Saindo de Cancún, a passagem custa a partir de 100 pesos. Saindo de Playa del Carmen, custa a partir de 50 pesos. Consulte aqui o link da ADO: https://www.ado.com.mx.

O bate e volta de Cancún ou Playa del Carmen a Tulum é muito tranquilo e vale a pena.

Veja algumas dicas de passeios e excursões para Tulum

 

O que fazer em Tulum?

Uma vez dentro do sítio arqueológico, você terá acesso a todos as construções do complexo. Poderá caminhar pelo sítio e fotografar à vontade.

Não fizemos a visita guiada. Fizemos nosso tour por conta própria.

o que ver em Tulum

Listamos a seguir os principais pontos de interesse de nossas dicas de Tulum:

✔ “El Castillo”

“El Castillo” é a construção mais alta de Tulum. É um templo ornamentado com colunas. Em frente a ele, existe uma espécie de plataforma para danças.

✔ “Templo de la Serie Inicial”

O “Templo de la Serie Inicial” fica situado a sudoeste de “El Castillo”. Lá foi encontrada a data mais antiga registrada em todo o complexo: 564 d.C.

✔ “Templo del Dios Descendente”

Situado ao norte de “El Castillo”, o “Templo del Dios Descendente” fica sobre uma pequena base onde foi construído um edifício decorado com a imagem da referida divindade – principal elemento iconográfico de toda a cidade.

Em frente a essa construção há a calçada principal, que também tem vários edifícios. O mais importante deles é o “Templo de los Frescos”.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da Yes Brasil tem planos de dados que funcionam quase no mundo todo e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagens para o EUA, Canadá ou México. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba 10% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


✔ “Templo de los Frescos”

O “Templo de los Frescos” possui diversos murais que retratam seres sobrenaturais residentes no submundo. Esse templo inteiro é um dos mais importantes ícones da pintura mural maia pré-hispânica.

✔ “Casa del Cenote”

A “Casa del Cenote” deixa evidente a importância que os maias atribuíam aos cultos aquáticos ligados aos cenotes.

✔ “Templo del Dios del Viento”

Construção de base circular, em homenagem a Kukulcán – o deus dos ventos – o mesmo exaltado em Chichén Itzá, que tem sua pirâmide principal também um templo erguido ao culto do mesmo deus.

templos de Tulum no México

Depois de visitar as principais construções do sítio, siga essas outras dicas de Tulum: tome um banho de mar, refresque-se sob as árvores, observe as iguanas (são inúmeras e estão em toda parte!) e, claro, tire milhares de fotos.

Passeio de barco em Tulum, México

Depois de visitar a zona arqueológica, dirigimo-nos à praia para fazer o passeio de barco que compramos lá no estacionamento, perto do centrinho comercial. Lembra?

O rapaz que nos vendeu o passeio disse que teríamos bebidas à vontade no barco, porém isso não aconteceu. As bebidas eram realmente liberadas, mas só na hora do nosso retorno à praia. Não havia bebidas alcoólicas, mas disso já sabíamos, pois o rapaz que nos vendeu o passeio avisou no ato da compra. No barco, ficamos com sede.

Passeio de Barco em Tulum

O passeio foi até bem interessante naquele dia, porque Tulum foi o nosso primeiro destino na Riviera Maia e ainda não tínhamos visto nada. Mas depois de fazer todas as outras atividades, achamos esse passeio meio carinho…

passeio de barco em Tulum
Templo de Tulum visto do barco

Mas tiveram duas coisas bem legais sobre esse passeio: vimos o sítio arqueológico de outro ângulo: do mar (dessa parte eu gostei, foi muito lindo vê-lo de fora!); e nadamos ao lado de duas tartarugas enormes, que vinham ao nosso encontro e pareciam implorar para que as tocássemos! Claro que isso não era permitido, mas elas se encostavam na gente, não tinha jeito!

MErgulho com tartarugas no México

Eu nunca tinha nadado com tartarugas antes! Foi emocionante! E foi o que realmente fez esse passeio de barco valer a pena.

Outras dicas de Tulum:

* Use roupas frescas e confortáveis, porque o calor no sítio é intenso;
* Use sapatos baixos e confortáveis;
* Não se esqueça do chapéu ou boné;
* Use filtro solar;
* Beba bastante água;

Além dessas dicas básicas, há algumas dicas de Tulum específicas:

* Não é permitida a entrada com alimentos.
* Você pode, se quiser, ir com roupas de banho por baixo e, depois da visita, aproveitar a praia, que é linda! É permitida também a entrada com toalhas, para o caso de você querer dar um “tchibum”.

* E tire muitas, muitas fotos!

Templos de tulum

Informações úteis:

  • Endereço: Centro INAH Quintana Roo. Insurgentes 974, Colonia Forjadores, Chetumal, Quintana Roo. C.P. 77025.
  • Funcionamento: de segunda a domingo, de 8h às 17h. O acesso é permitido até as 16h30.
  • Valor do ingresso: 75 pesos (só em espécie e em pesos)
  • Tels. 01 (983) 837 24 11 / 837 0796, ext. 318002 y 318003.
  • E-mail: direccion.qroo@inah.gob.mx.

E então, caro leitor? Gostou das nossas dicas de Tulum?

Veja também as dicas do ViagensCine sobre Tulum.

O que você está esperando? Comece a planejar sua viagem ao México e inclua nela a região da Riviera Maia. Visite Tulum… e, claro, depois volte aqui no blog para deixar seus comentários e impressões sobre a sua visita! Vamos “trocar figurinhas”!

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here