Cenote Ik-Kil: um dos mais famosos da Riviera Maia

A região da Riviera Maya, no México, está recheada de incríveis cenotes, entre eles um dos mais famosos de todo o país: o cenote Ik-Kil.

Se você está de viagem marcada para o México, certamente já incluiu Cancun, Playa del Carmen e umas visitas a uns cenotes, não é? Se não pensou, pense, pois vale a pena.

Nesse artigo, conto sobre nossa visita a esse cenote, tão procurado pelos turistas que se aventuram por terras mexicanas.

Quer saber como foi nossa visita a Ik-Kil, caro leitor?

Eu vou te contar! Vem comigo!

> Veja como comprar um bom Seguro Viagem mais barato e com desconto <

Cenote Ik Kil no México
Essa é uma das primeiras visões que temos do cenote, quando chegamos ao local. Demais, não?

Cenote Ik-Kil

O Cenote Ik-Kil é um dos mais famosos de todos os cenotes no México, imagem conhecida de inúmeros cartões-postais da região da Riviera Maia. E talvez por essa razão estivesse tão lotado no dia de nossa visita.

As águas de Ik-Kil foram consideradas sagradas pelos maias, que realizaram sacrifícios humanos no local, como culto ao seu deus da chuva.

Fizemos essa visita no dia do nosso tour a Chichén Itzá. No final do passeio, a última parada feita foi no Cenote Ik-Kil.

passeio a Ik Kli México

Como é o cenote Ik-Kil?

Ik-Kil é um cenote circular, com aproximadamente 50 metros de profundidade, e fica numa espécie de caverna aberta na parte superior. Na verdade, é um gigantesco poço, que fica dentro de um parque eco-arqueológico.

O acesso ao cenote Ik-Kil pode ser feito por uma trilha ou de carro. Há estacionamento no local.

Como estávamos num tour de um dia por Chichén Itzá e região, não precisamos nos preocupar com o estacionamento nesse passeio.

o que fazer no México

Há uma imensa área verde ao redor e uma boa estrutura com lojas, banheiros, vestiários e lanchonetes. E também há venda de paletas mexicanas (picolés) dentro do parque!!! Hummmmm… uma delícia!

Lá dentro você também poderá alugar coletes salva-vidas e kit para snorkeling (mas, é claro, se puder levar o seu próprio kit é muito melhor!).

pontos turísticos de Cancun

A descida até o cenote Ik-Kil é feita por uma escadaria de pedra por dentro da caverna. Os degraus são muito escorregadios, então, meu conselho é que você desça de chinelos.

> Veja aqui nossa dica de hotel em Cancun, onde ficamos!

Cenote Ik Kil em Cancun

Como foi a nossa visita ao Ik Kil?

Quando chegamos a Ik-Kil, não foi bem como esperávamos. O cenote estava LO-TA-DO e as pessoas se acotovelavam para segurar uma corda de segurança atravessada no meio dele.

A pequena escada que dá acesso à água (para quem, como eu, não gosta de pular) estava engarrafada… rsrs

Tive que esperar que o povo se resolvesse (algumas pessoas “travavam” na escada!) para conseguir chegar à água. Muita gente não sabia nadar e entrava em desespero para sair, dando braçadas em todo mundo… e pernadas também. Levei algumas boas!

O que fazer em Cancun

A cor da água me deixou bem decepcionada: era diferente dos outros cenotes que eu vira ao longo da viagem, e bem diferente dos cartões-postais e de todas as fotos do cenote Ik-Kil que eu já tinha visto na internet.

Afinal, como a gente já tinha ido a outros cenotes do México maravilhosos, como o Dos Ojos e o Cenote Cristalino, entrar neste foi meio decepcionante.

Apesar disso, ele é esteticamente muito bonito, especialmente quando visto lá do alto, antes de descer.

Vale a pena, porque rende boas fotos… especialmente em determinadas condições: mais vazio e com mais sol.

Cenotes do México

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Ik Kil: expectativa x realidade

Por que as fotos de Ik-Kil eram diferentes da realidade que vimos?

Depois entendi que, por se tratar de um poço gigantesco, a água do cenote Ik-Kil só toma a coloração azul das fotos que eu vira anteriormente quando recebe a incidência direta de luz solar, o que não aconteceu no momento da nossa visita, pois já era fim de tarde.

atrações de Cancun

Então, caro leitor, meu conselho: vá mais cedo.

Você evitará o tumulto que pegamos (acredito que todos os tours a Chichén Itzá parem em Ik-Kil no fim do dia, o que causa esse tumulto) e ainda poderá nadar no cenote sob a luz do sol, o que tornará a cor da água azul e sua vista muito mais interessante.

Carro Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português. CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Cenote Ik Kil Cancun

De qualquer forma, valeu a visita, porque já estávamos na região e não voltaríamos para lá depois só para esse passeio.

E, definitivamente, não dá para visitar a região da Riviera Maia e não conhecer Ik-Kil, um de seus principais cenotes.

Mas confesso que continuei com água na boca… fiquei com um gostinho de “quero mais”… com aquela “vontadinha” de dar um “tchibum” naquele enorme poço com a água azul e cristalina que eu já namorei tanto nas fotos da internet…

Sabe de uma coisa, caro leitor?

Vou voltar ao México e visitar o cenote Ik-Kil em outro horário, para ver a água azulzinha das fotos… quem sabe a gente não se encontra por lá?

Leia também:

Cenotes da Riviera Maya

Cenote Ik Kil – Informações úteis:

  • Horário: todos os dias, das 8h às 17h.
  • Endereço: Hwy 180, Km 122.
  • Custo: 70 pesos para adultos, 35 pesos para crianças.

Já está planejando sua viagem para o México? Não deixe de conhecer (e de se encantar!) com os maravilhosos cenotes da Riviera Maia! Leia todos os nossos posts sobre eles… e também todas as nossas dicas sobre o México!

E boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas
Artigo anteriorComo chegar ao Cristo Redentor
Próximo artigoCavernas de Postojna na Eslovênia: dicas práticas!
Evelyn Coutinho de Almeida é formada em Língua Portuguesa e Literatura pela UERJ. Reside no Estado Rio de Janeiro, onde trabalha como professora. Apaixonada por culturas, histórias, viagens e fotografias, é "tripulante" frequente das aventuras do Turista pelo mundo. Com um currículo de mais de trinta países já visitados, escreve como colaboradora do blog desde maio de 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here