Que Fernando de Noronha é um paraíso, com diversas praias maravilhosas, de águas cristalinas e fantásticos locais de mergulho, todo mundo já sabe.
Mas o que fazer fazer em Fernando de Noronha? Para onde ir? Quais as melhores praias? Quais os melhores locais para mergulho? E se você quiser ver tartarugas, qual o melhor ponto?
Calma, calma… Justamente porque não é todo mundo que conhece Fernando de Noronha como a palma da mão que escrevemos este artigo indicando este passeio.
Outra boa razão é que, por ser um destino relativamente caro, você, provavelmente, não vai voltar tantas vezes. Então, é melhor aproveitar ao máximo.
Economia => Seguro Viagem Nacional (dicas + desconto)
O que fazer em Fernando de Noronha – Ilha Tour
O Ilha Tour roda a ilha em seus melhores points, o que é ideal para ser o primeiro passeio. Depois dele, você poderá alugar um buggy e voltar ao que mais gostou, ou mesmo ir àqueles que ainda não foi.
Os passeios não são sempre os mesmos, pois depende do grupo (se é mais lento, se gosta mais de mergulho ou de praia…), mas há locais básicos, em que todos vão, como determinados mirantes.
Ele dura o dia inteiro (começa às 8h e termina com o pôr do sol) e podem ser com umas 4, 6 ou 8 pessoas, em uma pickape 4×4 ou em buggy. Custa em média R$ 150,00 por pessoa.
O nosso seguiu este roteiro:
Baía do Sancho
O primeiro ponto que paramos foi a Baía do Sancho. Para se chegar lá, caminha-se por uma trilha suspensa de madeira até um mirante, onde se pode ter uma bela vista da baía e da praia.
Dali, pode-se descer para a praia por uma escada de alumínio de “mão única”, que passa por uma estreita fenda na pedra. Só a descida já é uma aventura! Paramos um tempinho pra curtir o sol e mergulhar.
- Leia também: Onde fica Fernando de Noronha
Mirante do “Ai, que lindo!”
A mesma trilha suspensa que se usa para chegar ao mirante do Sancho é a que segue para o Mirante do “ai, que lindo!”, um pouco mais à frente.
Obviamente, este não é o nome oficial, mas ele é carinhosamente chamado assim pelos guias, porque esta é a expressão que todo mundo faz quando chega lá. É dali que se pode ver a famosa Baía dos Porcos, com os morros Dois Irmãos, também carinhosamente apelidados de “Fafá de Belém”.
Confira => Transferência Privada do Aeroporto para o Hotel
Mirante do Leão
Mais um mirante, desta vez, o mirante do Leão, que leva este nome devido a enorme pedra que tem em frente, no mar, que – segundo dizem… – se assemelha a um leão-marinho. Esta é uma das praias onde acontece a maior parta da desova de tartarugas.
Pesquise sua hospedagem em Fernando de Noronha aqui!
Baía do Sueste
Do mirante do Leão fomos à praia do Sueste. Esta pequena baía é o point para ver tartarugas. É lá que elas se alimentam, buscando comida nos recifes de coral do fundo.
Como o local de mergulho, ao lado direto da praia, é raso e não se pode ficar em pé, por causa dos corais, ali só é permitido mergulhar de colete (para você ficar boiando) e de nadadeiras.
Neste mergulho deu pra ver quase umas 10 tartarugas!
Imperdível => Passeio de catamarã em Noronha
Buraco da Raquel
Sim, é este nome mesmo! Trata-se de uma enorme pedra com um buraco, que a gente vê de um mirante. O nome, segundo o guia, provém de uma lenda: diz-se que a Raquel era a filha de um militar, no início dos anos 1800, que era muito… digamos… fogosa. Ela gostava de levar suas futuras conquistas para este local e ficar escondidinha no buraco.
Não é permitido descer até o buraco.
Museu Tubarões
O Museu Tubarões fica na região do Buraco da Raquel. Fomos lá conhecer um pouco sobre tubarões. No gramado em frente tem umas esculturas estilosas, onde dá pra tirar umas fotos engraçadas.
Cacimba do Padre
A praia Cacimba do Padre tem este nome devido ao capelão do presídio (sim, a ilha já teve um presídio), em 1888, ter descoberto uma fonte de água potável e ter construído um poço (cacimba) com 14 metros de profundidade. O poço existe até hoje, mas desativado.
Dali, pode-se ir andando, na maré baixa, até a praia dos Porcos, de onde se pode ter uma vista mais de perto dos morros “Fafá de Belém”, subindo-se num pequeno monte em frente a eles.
Mirante do Boldró
Por fim, fomos ver o tradicional pôr do sol no Mirante do Boldró, de onde se vê o sol se pondo por detrás dos dois morros da Baía dos Porcos. Tem época do ano que ele se põe exatamente no meio dos dois. Infelizmente, não tivemos este privilégio, mas, de qualquer forma, é deslumbrante.
Por fim, vejam o mapa da Ilha, para ter uma ideia qual foi o percurso que fizemos:
Fizemos esta viagem com o apoio do Dolphin Hotel, Pousada Del Mares e Costa Blue. O Ilha-Tour foi oferecido pela empresa “Na Onda”. As passagens, alimentação e alguns passeios foram por nossa conta.
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
estamos indo para fernando em 11.05.2017 – a expectiva é muito grande pois o desconhecido me fascina.