Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 09/02/2020

A Casa da Cultura em Recife é uma daquelas atrações que não se pode perder!

Chamada de Veneza Brasileira, por conta de suas pontes e rios que cortam toda a cidade, é a pátria do Frevo, dança “frenética” que faz sucesso o ano inteiro, mas principalmente no carnaval, um dos mais concorridos do país.

Capital de intensa manifestações artísticas, é terra de grandes e conhecidos artistas, assim como de inúmeros anônimos, mas não menos importantes ou habilidosos.

Muitas das atrações turísticas da cidade estão ligadas a estas manifestações artísticas e, aos poucos, vamos apresentar algumas por aqui. Por exemplo, nós já demos a dica para, quando você for, visitar o Paço do Frevo.

O que fazer em Recife é uma pergunta fácil de responder, pois tem MUITA coisa! A capital de Pernambuco é tudo de bom! Uma das capitais mais cheia de arte e cultura do país, a cidade é passeio obrigatório para quem quer conhecer o verdadeiro Brasil.

Mas agora damos outra dica boa sobre a cidade: a Casa da Cultura.

casa de cultura recife - Casa da Cultura em Recife, onde estão os artistas de PernambucoA entrada da Casa da Cultura, na época ornamentada para os festejos Juninos

Casa de Cultura em Recife

O local é super interessante, não só pelo conteúdo, como pela forma. É uma feira permanente de arte dentro de um antigo presídio desativado, mas não um presídio comum, e sim um prédio estilo neoclássico de grande beleza.

A nova Casa de Detenção da província de Pernambuco teve suas obras iniciadas em 1850 e ficou pronta em 1867, tendo 8.400 m² de área construída e 6.000 m² de pátio externo. O projeto, do engenheiro Mamede Alves Ferreira, seguiu o que tinha de mais moderno à época para penitenciárias, com o prédio em formato de cruz, cada parte (alas Norte, Sul, Leste e Oeste) com três andares, confluindo para um pequeno saguão central, coberto por uma cúpula.

casa de cultura - Casa da Cultura em Recife, onde estão os artistas de PernambucoEntrada de uma das pontas da “cruz”.

A penitenciaria funcionou ali por 118 anos. Foi no ano de 1963 que Francisco Brennand, na época Chefe da Casa Civil, pensou em transformá-la em um local para abrigar toda a produção cultural do Estado, mas, neste momento, a ideia não saiu do papel.

Somente quando, em 1973, a penitenciária sofria com a superpopulação de presos (mais de mil presos no total e em celas para 3 abrigavam-se até 8 detentos) e ficou perigoso mantê-la no centro da cidade, ela foi desativada, os presos foram removidos para outro lugar e pode-se então pensar nesta outra ocupação para o lugar.

o que ver em recife - Casa da Cultura em Recife, onde estão os artistas de Pernambuco

É interessante saber que o o projeto de restauração e adaptação do prédio ficou sob a responsabilidade da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, a mesma que fez o prédio do MASP, o Museu de Arte de São Paulo, do qual também já falamos por aqui.

Finalmente, em 14 de abril de 1976, a Casa da Cultura foi inaugurada e em 1980 o prédio foi tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE).

o que fazer no recife - Casa da Cultura em Recife, onde estão os artistas de Pernambuco

Hoje, ela cumpre perfeitamente o papel de absorção de inúmeros artistas e estilos de mais de 149 municípios do estado de Pernambuco, com 150 lojas de artesanato, livrarias e lanchonetes. As lojas foram adaptadas nas antigas celas que outrora abrigaram nomes famosos, como Graciliano Ramos.

recife dicas - Casa da Cultura em Recife, onde estão os artistas de PernambucoAs lojas que ocupam, cada uma, uma cela.

dicas do recife - Casa da Cultura em Recife, onde estão os artistas de PernambucoInterior de uma das alas, visto do alto da escadaria

Somente uma única cela não foi ocupada e foi deixada exatamente como era, inclusive com os rabiscos e desenhos feitos pelos presos.

o que fazer em recife - Casa da Cultura em Recife, onde estão os artistas de Pernambuco

casa da cultura - Casa da Cultura em Recife, onde estão os artistas de Pernambuco

O pátio externo foi transformado em área para shows e manifestações populares e folclóricas, e também recebeu uma praça de alimentação. Ali você pode provar delícias tipicamente nordestinas: pamonha, canjica, tapioca, acarajé, água de coco, charque, arrumadinho, buchada, entre outros.

recife o que fazer - Casa da Cultura em Recife, onde estão os artistas de Pernambuco

Dentro, nas lojas você encontra objetos diversos em barro ou cerâmica (tradição nordestina famosa mundialmente pelas mãos do Mestre Vitalino), bonecas, jogos de xadrez, bumba-meu-boi etc. Também tem imagens sacras em terracota e santos em madeira, objetos em couro, bordados (feitos na hora pelas artesãs) redes, mantas, cortinas, almofadas, fuxico… Toda e qualquer lembrança de Recife e Pernambuco, você encontra ali! E, claro, também comidinhas: o tradicional bolo-de-rolo, castanhas de caju, rapadura, mel de engenho, a cachaça pernambucana…

casa de cultura em recife - Casa da Cultura em Recife, onde estão os artistas de Pernambuco

sao francisco - Casa da Cultura em Recife, onde estão os artistas de Pernambuco

É um passeio imperdível e um ótimo lugar para comprar as suas lembrancinhas de viagem! Não perca!

Informações úteis:

Casa da Cultura, Recife

  • Endereço: Rua Floriano Peixoto, s/nº – Santo Antonio – Recife – PE
  • Funcionamento: de 2ª a 6ª, das 9h às 19h | Sábado, das 9h às 18h | Domingo, das 9h às 14h.
  • Site: http://www.casadaculturape.com.br/

Não vá a Pernambuco sem ver as nossas dicas do Estado:

Boa viagem!

O blog Turista Profissional viajou a convite do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e daAzul Viagens, com apoio da Associação de Hotéis de Porto de Galinhase assegurado pela GTA Seguros.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Um comentário
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *