Panteão de Paris, uma visita que vale a pena

Viajar para Paris é um sonho de muita gente, pois são muitos pontos turísticos que Paris oferece – além da Torre Eiffel, é claro! E um dos lugares que merece uma visita nessa cidade romântica é o Panteão de Paris.

Paris é uma das cidades na Europa mais queridas dos brasileiros e, principalmente, o destino mais desejado pelos recém-casados para passar a lua de mel.

Com tantas paisagens românticas, arquitetura clássica, muita cultura, estilo e pontos turísticos dos mais diversos, é impossível não se apaixonar por Paris.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Com tantos pontos turísticos imperdíveis fica difícil selecionar quais visitar pela passagem na cidade, mas hoje iremos falar sobre o Panteão de Paris, um dos monumentos mais conhecidos de toda a França, mas que nem sempre tem a devida atenção dos brasileiros.

Fazer uma viagem a Paris é conhecer arte, história e costumes. Embarque com a gente!

Conheça o Panteão de Paris

Panteão de Paris

História do Panteão de Paris

Como dissemos, um dos pontos turísticos de Paris que não merece ser deixado fora da lista em seu roteiro é o monumento neoclássico Francês – o Panteão.

Projetado pelo arquiteto Soufflot, a construção desse grande edifício teve seu início em 1764, mas por conta de muitas crises financeiras da monarquia e também por conta da morte do arquiteto que a desenvolvia, a construção durou cerca de 26 anos.

O monumento foi construído para ser uma igreja católica que faria homenagem ao Santo Padroeiro da cidade, mas, com a demora da sua finalização, a igreja de Panteão só ficou pronta em 1790, durante a Revolução Francesa. Foram os colegas de trabalho de Soufflot – Jean-Baptiste Rondelet e Maximilien Brébion que terminaram a obra.

o que ver em Paris Panteão
Viajando com bebês, não tem hora nem lugar: se quer mamar, vai mamar!

Daí, em 1791 a Assembleia Nacional Francesa fez uma votação e o resultado foi que a grande igreja seria, na verdade, um templo para que os corpos de homens marcantes no país ficassem lá, homenageados.

O local foi remodelado nos anos de 1791 a 1793, e desde então mantém sua aparência e função.

o que é o Panteão de Paris

Alguns conhecem como igreja e outros como mausoléu, mas que a grande construção não pode deixar de ser visitada, não pode.

O lugar é de encher os olhos com tanta beleza em seus detalhes e a arte completa a experiência.

Arte no Panteão de Paris

Quem está sepultado no Panteão?

Apesar de ter se tornado um templo onde os homens ícones mortos ficavam, com o passar dos anos, artistas mulheres também passaram a ter um espaço nesse mausoléu.

O Panteão ou, como escrito na França, o Pantheon, possui em todo seu edifício 65 tumbas que abrigam diversas personalidades da história francesa.

Personalidades como Rousseau, Voltaire, Victor Hugo, Marat, Jean Jaurès, Emile Zola, Marie Curie, Jean Monnet, Jean Moulin, Soufflot (o famoso arquiteto que o projetou) e Louis Braille.

Túmulo do Victor Hugo no Panteão de PAris
Victor Hugo, Alexandre Dumas, Emile Zola

Todas as lápides possuem placas com o nome de cada artista ou personalidade.

Além dos 65 caixões com artistas franceses, toda as paredes de Pantheon possuem também nomes registrados de diversas figuras da história da República, com mais de 1 mil nomes homenageados.

Curiosidade: No ano de 2002, o autor de “Os Três Mosqueteiros” – Alexandre Dumas – teve seu corpo exumado do cemitério onde estava e seu caixão colocado no Panteão, onde foi, então, coberto com um tecido de veludo azul bordado a tão famosa frase do filme “Um pour tous, tous pour um” (“um por todos e todos por um”).

o que fazer em Paris Panteão de Paris

Panteão: arquitetura que encanta

Há quem diga que é um dos “cemitérios” mais lindos do mundo, com uma arquitetura única e toda sua construção é grandiosa.

São 83 metros de altura, 110 metros de comprimento e 84 metros de largura. 

Toda fachada do monumento tem sua decoração com pórtico clássico de colunas coríntias, imagens de figuras ilustres da França. Todo o interior é decorado com elementos republicanos e religiosos.

Em seu centro há o Pêndulo de Foucault, com 47 kg, a esfera chama muito atenção e demonstra em sua arte a rotação da terra que ocorre sobre seu próprio eixo.

Colunas do panteão de Paris

E um último detalhe: eu, Declev Reynier, encontrei um antepassado meu homenageado no Panteão de Paris. Um ‘Reynier” igualzinho ao meu – o que é muito difícil de encontrar.

Até tirei foto com a Turistinha (na época era a única), com um dos membros antigos da sua linha genealógica.

Pessoas enterradas no Panteão de Paris

Antepassados no Panteão de Paris
Legal, né?

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da Yes Brasil tem planos de dados que funcionam quase no mundo todo e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagens para o EUA, Canadá ou México. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba 10% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Panteão de Paris: informações úteis

  • Endereço: Place du Panthéon, 75005 Paris, França
  • Como chegar: É possível chegar até o ponto turístico utilizando o metrô em Paris, a linha 10 da estação Cardinal Lemoine pode ser uma das opções que chega até lá. RER da linha B fica na estação de Luxembourg é uma das opções para chegar até o local de trem. Existem os ônibus números 21, 27, 38, 82, 84, 85 e 89 que passam pelo ponto do Panteão.
  • Preços: Adultos: 8€ | Menores de 17 anos não pagam | Para visitação feita nos primeiros domingos do mês de Janeiro, Março, Novembro e Dezembro não são cobrados o valor da entrada de pessoas de qualquer idade.
  • Funcionamento: O local fica aberto para visitação todos os dias da semana. Nos períodos de 01 de Abril a 30 de Setembro das 10:00h às 18:00h. No período de 01 de Outubro a 31 de Março o local fica aberto das 10:00h às 18:00h.
  • Site: Você pode encontrar mais informações sobre Panteão no site oficial do ponto turístico – http://www.paris-pantheon.fr/en/

Se você ainda não tem hotel, leia aqui tudo sobre Onde Ficar em Paris

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da Françae nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de ParisAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here