Passagem aérea barata na Black Friday: verdade ou mito?

Você está esperando chegar a Black Friday (que acontece na quarta sexta-feira do mês de novembro) para ver se rola uma super promoção e, quem sabe, conseguir comprar uma passagem aérea barata?

Bom… a péssima notícia é que nem sempre as passagens barateiam nessa época. 🙁

Um estudo feito pelo pessoal do KAYAK – ferramenta de buscas de viagem – durante a Black Friday de 2017 mostrou, como você poderá perceber mais abaixo, que para a maioria dos destinos mais cobiçados as passagens aéreas só ficaram mais baratas uma semana antes ou depois da data, mas não na semana da Black Friday – exceto para os casos de São Paulo, Fortaleza e Orlando, que de fato tiveram os preços reduzidos.

Leia também

Passagem aérea barata na Black Friday

Qual a duração do voo do Brasil para Portugal?

O estudo foi feito com 15 destinos e, de um modo geral, observou que quem comprou uma semana antes ou depois da Black Friday conseguiu comprar uma passagem aérea mais barata.

Observe na tabela abaixo as variações que aconteceram:

Destinos mais buscados na Black Friday 2017 Variação de preço médio* durante a Black Friday em relação à semana anterior Variação de preço médio* uma semana após a Black Friday Melhor data para comprar (em novembro/2017)
1. São Paulo Queda de 50% Aumento de 15% Na Black Friday
2. Rio de Janeiro Aumento de 12% Aumento de 0,1% Uma semana antes da BF
3. Salvador Aumento de 14% Aumento de 24% Uma semana antes da BF
4. Miami Aumento de 3% Queda de 6,5% Uma semana depois da BF
5. Fortaleza Queda de 41% Aumento de 1% Na Black Friday
6. Recife Aumento de 0,6% Queda de 13% Uma semana depois da BF
7. Porto Alegre Aumento de 22% Aumento de 4% Uma semana antes da BF
8. Florianópolis Aumento de 33% Queda de 7% Uma semana antes da BF
9. Maceió Aumento de 6% Queda de 4% Uma semana antes da BF
10. Nova Iorque Aumento de 7% Queda de 16% Uma semana depois da BF
11. Orlando Queda de 8,5% Aumento de 9% Na Black Friday
12. Buenos Aires Aumento de 148% Aumento de 2,5% Uma semana antes da BF
13. Lisboa Aumento de 1,4% Queda de 8% Uma semana depois da BF
14. Santiago Aumento de 4,8% Queda de 0,1% Uma semana antes da BF
15. Natal Aumento de 168% Queda de 55% Uma semana antes da BF

*de passagens aéreas

Ou seja, só ficou de fato bem mais barato para São Paulo, Orlando e Fortaleza, para os demais destinos houve aumento e, em alguns casos, bastante, como por exemplo, Natal e Buenos Aires.

De acordo com Eduardo Fleury, Líder de Operações do KAYAK no Brasil:

O estudo revela que nem todos os atores do mercado de turismo aderiram à Black Friday ainda – portanto, é importante se planejar e acompanhar preços de passagens aéreas com bastante antecedência para encontrar as melhores ofertas. Apostar todas as fichas na Black Friday, especialmente para viagens de final de ano, pode não ser uma boa escolha.”

De um modo geral, segundo o histórico do KAYAK, para comprar passagens aéreas nacionais mais baratas é indicado uma antecedência de cerca de um mês e, para as passagens internacionais, uma antecedência de 3 a 4 meses, pois com isso é possível conseguir algo entre 15 e 25% de economia em seus preços.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


No entanto, tudo isso não significa que você não deva ficar de olhos abertos para tentar achar uma passagem aérea barata na Black Friday, pois eventualmente você poderá conseguir uma pechincha.

passagem aérea barata

Leia também:

A dica boa é: pesquise a média de preços agora e veja como esses valores vão se comportar antes e durante a semana da Black Friday, assim, você saberá se a “promoção” é ou não um bom negócio.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here