Conheça 5 praias acessíveis para pessoas com deficiência

Na hora de escolher passeios e atividades para quem tem alguma deficiência física, é necessário verificar um fator essencial: a acessibilidade. E hoje em dia, existem cada vez mais praias acessíveis para pessoas com deficiência.

Segundo o Ministério da Saúde “O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações”.

Isso representa um grande salto na nossa cultura e maior acesso da população com deficiência às principais atrações do país.

Com cerca de 7.367 quilômetros de costa e duas mil praias, o litoral do Brasil é rico em diversidade natural e ambiental, com atrativos procurados por turistas nacionais e internacionais.

praia cadeira de rodas pixabay - Conheça 5 praias acessíveis para pessoas com deficiência

Hoje em dia, a inclusão é a nova lei e muitas praias promovem acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e idosos.

Algumas praias do litoral do Brasil já oferecem serviços de inclusão como cadeiras anfíbias, calçadões, barras de apoio e voluntários disponíveis para auxiliar as pessoas durante as atividades nas praias, que variam desde um banho de mar até a prática de esportes como handbike, frescobol e stand-up paddle adaptado.

Por isso, selecionamos 5 praias acessíveis que promovem a acessibilidade no litoral brasileiro para você começar a sonhar e planejar sua viagem de férias.

Conheça as opções de Seguro Viagem Nacional e viaje tranquilo

Porto de Galinhas, Ipojuca-PE

Um pacote de Porto de Galinhas vai além da hotelaria requintada e restaurantes para curtir.

As praias de porto de Galinhas são encantadoras e você vai adorar tomar um banho de mar – e todo mundo pode!

praias acessiveis no brasil - Conheça 5 praias acessíveis para pessoas com deficiência

O “Praia Sem Barreiras” está ali para ajudar, disponibilizando cadeiras de rodas anfíbias, esteiras removíveis de acesso a faixa de areia e instrutores capacitados para auxiliar quem precisa.

O projeto conta com o apoio da Associação Roda da Liberdade que oferta todo o suporte aos deficientes físicos.

praia acessivel em porto de galinhas - Conheça 5 praias acessíveis para pessoas com deficiência

Maceió-AL

Uma viagem a Maceió será maravilhosa se você conhecer a culinária forte dos alagoanos e um tanto melhor se você curtir as praias de Jatiúca, Ponta verde e Pajuçara, que são verdadeiros paraísos na Terra!

Maceió tem praias acessíveis. Todas possuem calçadões extensos adaptados que facilitam a circulação de pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência.

prefeitura maceio acessibilidade - Conheça 5 praias acessíveis para pessoas com deficiência

Na praia de Jatiúca, por exemplo, além do calçadão com acessibilidade, também há uma rampa de descida para a areia.

E você ainda pode passear de jangada: elas estão acessíveis aos cadeirantes que visitam Maceió e não querem ficar de fora dessa aventura.

São jangadas mais largas que as convencionais, com maior estabilidade e segurança, comportando até seis pessoas – duas pessoas com deficiência com suas cadeiras e seus acompanhantes.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 10% de desconto com o cupom TURISTAPRO5, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Balneário Camburiú-SC

Você vai se encantar com a Dubai Brasileira: uma cidade do futuro em pleno litoral catarinense. E é lá que fica uma das praias acessíveis do Brasil!

Uma viagem a Balneário Camburiú tem muitos lugares legais para conhecer como o Cristo luz e o Parque Unipraias, com bondinhos adaptados, elevadores e rampas de acesso em todas as estações.

Os voluntários auxiliam no transporte de pessoas com deficiência de locomoção em cadeiras de rodas especiais, as chamadas anfíbias, com rodas mais largas e que não afundam.

acessibilidade nas praias balneario camboriu - Conheça 5 praias acessíveis para pessoas com deficiência

Programa Praia Acessível – Ubatuba-SP

Ubatuba é uma das cidades mais bonitas do litoral de São Paulo, compreende reserva de Mata Atlântica preservada e praias belíssimas para aproveitar.

Visando tornar uma experiência acessível para todos, a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Ubatuba dispõe de 13 cadeiras adaptadas para que os cadeirantes tenham possibilidade de entrar no mar, com toda dignidade e respeito que merecem.

programa praia acessivel ubatuba - Conheça 5 praias acessíveis para pessoas com deficiência

Esse projeto conta com monitores capacitados para auxiliar os que procuram a ajuda, garantindo divertimento com segurança e gratuidade.

A base das operações é na praia de Perequê-Açu, próxima ao centro. Outras atividades inclusivas são desenvolvidas em diversas praias.

Conheça a programação na agenda do Programa Praia Acessível.

Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking?
Deixa na mão da Resolvvi, que eles resolvem!

Clica aqui e veja como a Resolvvi funciona!

Copacabana, Rio de janeiro-RJ

O projeto “Praia para todos” promove diversas atividades para atender ao público, nos Postos 5 e 6, no bairro de Copacabana, em frente à Rua Francisco Sá.

O projeto conta com instrutores preparados para coordenar atividades como handbike, frescobol, stand-up paddle adaptado, além de auxiliarem no banho de mar.

O projeto vem ampliando o conceito de acessibilidade para outras praias do país. Assim, se torna muito mais prático aproveitar os hotéis de Copacabana e tudo que eles podem proporcionar!

copacabana praia pra todos - Conheça 5 praias acessíveis para pessoas com deficiência

Você conhece outras praias acessíveis no Brasil? Conta pra gente!

Boa viagem… para todos!

Texto: Semíramis Moreira

2 comentários em “Conheça 5 praias acessíveis para pessoas com deficiência”

  1. Eu filho amava praia, enquanto eu podia empurrar a cadeira até a beira da água com ele, mas com a o tempo foi ficando mais pesado e afundando mais na areia, então parou de ir a praia, ele tem pavor das enormes cadeiras anfibias, de precisar de uma equipe de estranhos, de a praia inteira vendo ele naquela coisa, de ter que depender de um local específico para deficientes e não ser livre como outras pessoas, só fora do Brasil ele encontrou praias com esteiras que levam até próximo a água na parte firme da areia onde é livre pra ir com a própria cadeira, e não depender tanto de outras pessoas. No Brasil devia ter esse sistema, pois nem todos gostam de se sentirem tão dependentes e sem liberdade.

    Responder

Deixe um comentário