Roteiro de 5 dias em Bonito: testado e aprovado!

Se você está pensando em fazer uma viagem para Bonito, no Mato Grosso do Sul, e procurando o que fazer por lá, aqui temos um roteiro de 5 dias em Bonito, passando pelas suas principais atrações.

Essa é a proposta deste texto: dividir com você esse roteiro testado e aprovado por mim.

Todo mundo sabe que Bonito não tem esse nome por acaso: as belezas naturais do lugar fazem qualquer turista, até os mais aventureiros e experientes, ficarem de queixo caído.

Claro que em cinco dias apenas você não conseguirá ver e fazer tudo que a região oferece. E claro que estou pensando em voltar e já tenho uma outra lista (nada básica!) de outras atrações em Bonito que quero muito conhecer…

=> Leia também: Dicas de Bonito para quem vai a primeira vez

Mas tudo que fizemos e visitamos em nosso roteiro de 5 dias em Bonito foi tão maravilhoso que acho que vale a pena compartilhar com você!

Antes de ler meu roteiro, no entanto, leia nossas dicas de como chegar a Bonito.

Então, vamos lá! Vou te deixar ainda com mais água na boca para conhecer esse lugar incrível, que parece ter saído diretamente do Reino Encantado das Águas Claras!

Seguro Viagem Nacional: é necessário fazer?

Roteiro de 5 dias em Bonito

o que fazer em Bonito

Primeiro dia: Fazenda Boca da Onça e noite com jiboias

Nosso primeiro dia de passeios em Bonito foi inesquecível!

Manhã na Fazenda Boca da Onça

Em nosso primeiro dia em Bonito, saímos cedinho do hotel e nos dirigimos à Fazenda Boca da Onça, que fica a aproximadamente 1h30 do centro de Bonito, na Serra da Bodoquena.

Passamos o dia inteiro lá e foi um dia sensacional! A Fazenda oferece várias atrações aos turistas, desde trilhas por dentro da mata, trechos com escadarias de tirar o fôlego (ufa!), incríveis paisagens naturais e rios com quedas d’água de um azul realmente lindo.

Excursão em Bonito

A maior queda d’água é a da Cachoeira Boca da Onça – linda, linda, linda – com 156 metros de altura, onde é realizada a atividade de rapel. A cachoeira recebeu esse nome por causa de uma formação rochosa que lembra uma onça e fica bem no curso da queda d’água.

Há também, próximo à Cachoeira da Onça, um ponto de praia, onde é possível relaxar às margens do Rio Salobra.

praia do rio salobra bonito
Foto: Instagram @bocadaoncaecotour

E ainda há muitas outras atrações imperdíveis na Fazenda! Você não pode deixar de visitar o Buraco do Macaco – uma gruta com uma cachoeira linda dentro. Você só consegue entrar nadando cerca de cinco metros por baixo de uma fenda na pedra.

A água é um pouco gelada, mas a vista daquela água azul dentro da gruta vale o sacrifício! Eu não queria sair de lá!

Além dessas atrações, você também tem acesso ao Poço da Lontra, à Cachoeira do Jabuti, à Garganta da Arara, à Cachoeira do Fantasma, às Piscinas da Cotia e à Cachoeira da Anta.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


A fazenda é bastante segura e oferece excelente infraestrutura para o turismo.

Já está incluído, no valor do ingresso, o almoço (maravilhoso… aquele almoço típico de fazenda com tudo feito no fogão à lenha) e o acesso a todas as atrações.

A Fazenda Boca da Onça não oferece hospedagem, apenas o sistema Day-Use, com três tipos de pacotes diferentes. Um deles será perfeito para você, com certeza!

Pesquise opções de hospedagem em Bonito aqui!

fazer rapel em Bonito
Cachoeira Boca da Onça vista do alto – Foto: instagram @bocadaoncaecotour

Projeto Jiboia, em Bonito

Na noite do primeiro dia do nosso roteiro de 5 dias em Bonito, mesmo exaustos depois de fazer trilhas e mergulhar e nadar o dia inteiro, fomos conhecer o Projeto Jiboia, lá mesmo no centro da cidade.

Pegamos um táxi no hotel e o trajeto foi bem rapidinho, levou cerca de 15 minutos…

O Projeto Jiboia oferece ao turista uma oportunidade única de aprender sobre o universo das serpentes. O anfitrião, Henrique Naufal, dá uma aula divertida sobre o tema, sempre com foco em educação ambiental e preservação da espécie, e faz com que os visitantes percam o medo do réptil. Eu e meu filho amamos a visita e a palestra!

No final, o momento que todos esperavam: a foto com a jiboia!

o que fazer em Bonito: Projeto Jiboia

Nosso primeiro dia em Bonito foi bem puxado e, quando chegamos ao quarto à noite, as pernas doíam… mas o dia foi tão incrível que valeu a pena cada músculo dolorido!!!

Segundo dia: Rio do Peixe

No segundo dia de nosso roteiro de 5 dias em Bonito, fomos conhecer o Rio do Peixe, localizado na fazenda Água Viva, a cerca de 35 km do centro de Bonito.

É lá que você vai conseguir fazer aquelas fotos maravilhosas com as araras (existem várias espécies na região), que vivem soltas na fazenda e voam de um lado para o outro. A fazenda alimenta as araras e, por essa razão, elas são livres mas estão sempre voltando ao lugar. Algumas aceitam bem o convívio com os humanos e posam para as fotos ao nosso lado! Uma graça!

Mas existem muito mais atividades para fazer na fazenda, principalmente nadar nas incríveis cachoeiras e trechos do Rio do Peixe!

mergulho com peixes em Bonito

Há muitas duchas nas cachoeiras, onde você pode curtir e relaxar; mas também pode se aventurar entre os cardumes de peixes das piscinas naturais… as paisagens são de tirar o fôlego!

Existem também tirolesas espalhadas pelo curso do rio, e os mais corajosos podem se aventurar nelas e cair direto naquela água absurdamente azul…

o que fazer em Bonito

A fazenda conta com banheiros, restaurante – que serve aquela refeição típica de fazenda, deliciosa, com uma infinidade de doces em compotas como sobremesa! – e redário, para tirar aquela “pestana” depois de comer as delícias da fazenda!

O almoço está incluído no preço do ingresso na fazenda.

Em nosso segundo dia de atividades, tivemos a noite livre e fomos passear pelas ruas do centro de Bonito, que já têm uma excelente estrutura para receber o turista, com muitos restaurantes, lojinhas, sorveterias com frutas da região…

Aproveitamos para provar a carne de jacaré! Hummmmmm!!!

o que comer em Bonito: carne de Jacaré

Terceiro dia: Gruta do Lago Azul e Rio Sucuri

Dando continuidade ao nosso roteiro de 5 dias em Bonito, no terceiro dia fomos conhecer dois incríveis cartões-postais da cidade: pela manhã, visitamos a Gruta do Lago Azul e, à tarde, fizemos a flutuação no Rio Sucuri.

Manhã na Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul de Bonito é, sem sombra de dúvidas, um dos mais encantadores cartões-postais do lugar. Atualmente está fechada para nado e mergulho, por questões de preservação ambiental, e só é possível ir até ela para fotografar e contemplar: nada de dar “tchibum”. Mas ainda assim vale a pena, porque a vista é incrível.

A Gruta fica a aproximadamente 20 km do centro de Bonito. Para chegar até ela, é preciso descer por uma escadaria de pedra com trechos bem íngremes; é preciso ter condicionamento físico moderado, mas o guia vai parando para que as pessoas possam descansar e fazer fotos. A descida não é perigosa.

passeios em Bonito

Já dentro da caverna, uma das maiores cavidades inundadas do planeta, pudemos contemplar rochas e formações geológicas de milhares de anos. E, claro, ficamos encantados com a água – de um azul estonteante – que dá origem ao nome da Gruta.

Claro que eu queria entrar na água, né?! Confesso que fiquei mortinha de vontade de pular na água… mas só a contemplação já valeu a visita!

roteiro de 5 dias em Bonito

Tarde de flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

Na tarde do nosso terceiro dia de roteiro, fomos fazer a nossa primeira flutuação num dos rios de Bonito. E o rio escolhido para começar a “brincadeira” foi o Rio Sucuri. Excelente escolha a nossa flutuação no Rio Sucuri!

Com águas de uma transparência indescritível (explica-se tal transparência devido à alta concentração de cálcio no local), o Rio Sucuri está localizado na Fazenda São Geraldo, a aproximadamente 18 km do centro da cidade de Bonito, em meio à Serra da Bodoquena.

mergulho com snorkel no rio Sucuri em Bonito

O receptivo é feito na antiga sede da fazenda por funcionários especializados, que dão aos visitantes todas as informações necessárias sobre a flutuação.

A fazenda conta com loja, bar, restaurante, piscina natural, vestiários e redário. O equipamento de mergulho (snorkel), incluindo a roupa, já está incluído no preço do ingresso.

Durante a flutuação, a incidência dos raios solares, dependendo dos horários escolhidos para a visitação, deixa rastros de luz no azul da água, e é possível contemplar diversas espécies da fauna e da flora do rio. Um encanto!

Passeio imperdível! Não deve ficar de fora do seu roteiro de 5 dias em Bonito.

roteiro em Bonito

Quarto dia: manhã no Aquário Natural e tarde com passeio de bote pelo Rio Formoso

Em nosso quarto dia de aventuras por Bonito, fomos fazer a flutuação no Aquário Natural pela manhã. À tarde, encaramos a aventura do passeio de bote pelo Rio Formoso.

Manhã no Aquário Natural de Bonito

Sem dúvida, o Aquário Natural, localizado a 7 km do centro da cidade, é uma das atrações que não pode ficar de fora do seu roteiro em Bonito.

Na minha opinião, uma das vistas mais espetaculares que já tive na vida… parece que a gente está mesmo dentro de um aquário, tamanha a variedade de peixes e de plantas do local. Não foi à toa esse trecho do Rio Baía Bonita recebeu esse nome.

o que ver em BonitoAntes de começar a flutuação, os visitantes fazem um rápido treinamento na piscina; após isso, o passeio começa com uma trilha de aproximadamente 400m pela mata ciliar, que leva o grupo até o deque principal da nascente do rio.

Não é permitido o uso de filtro solar nem de repelente de insetos, por questões óbvias de preservação ambiental.

Durante a flutuação no Aquário Natural, vimos uma infinidade de peixes, que nadavam com a gente de um lado para o outro, e também muita vegetação subaquática, que existe em outros rios da região, mas não com a incidência que vi nesse passeio. É uma lindeza!

Não deixe de incluir o Aquário Natural no seu roteiro de 5 dias em Bonito!

passeio ao aquário natural em Bonito

Tarde: Passeio de bote pelo Rio Formoso, em Bonito

Esse é um passeio para quem gosta de aventura e adrenalina… nem preciso dizer que meu filho amou, não é?

O passeio no Rio formoso (rafting) é feito em botes grandes, com capacidade para até 12 pessoas. A atividade é realizada no Eco Park, localizado a aproximadamente 12 km de Bonito, no Rio Formoso.

O trecho percorrido é de aproximadamente 5 Km, descendo o rio e passando por 3 cachoeiras e 1 corredeira, com uma parada para banho. No meio desse trajeto, os botes fazem guerras de água entre si e a criançada aproveita muito!

Ah… nesse passeio vimos uma sucuri E-NOR-ME dormindo à beira do rio… ela estava fazendo a sesta…

Não é permitido levar nenhum tipo de objeto com a gente para fazer o rafting, nem mesmo o celular; mas alguns fotógrafos vão em botes separados, acompanhando os grupos e registrando os momentos. E é possível comprar as fotos no final da atividade.

Minhas caras e bocas nas descidas das corredeiras ficaram impublicáveis! kkkkkk Por essa razão, vocês não vão vê-las aqui! rsrs

dicas de Bonito
Que tal optar por descer o Rio Formoso noma BOIA???

Quinto dia: manhã na Lagoa Misteriosa e tarde no Rio da Prata

Em nosso último dia em Bonito, fomos conhecer duas atrações imperdíveis da cidade: a Lagoa Misteriosa e o Rio da Prata.

Manhã na Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa é realmente incrível e merecia um post à parte.

Ela é uma dolina, uma espécie de “cavidade circular de grandes dimensões, que resulta da depressão originada pela erosão subterrânea ou pela dissolução química das rochas por ação das águas carregadas de dióxido de carbono, sobretudo em terrenos calcários”.

Lendo assim não parece ter muita graça, não é?

Pois eu te digo: a Lagoa Misteriosa foi uma das coisas mais lindas e espetaculares que eu já vi na vida!

Bem… ela fica localizada em Jardim (MS), a cerca de 50 km de Bonito. Para chegar até ela,  depois de descer dos carros, a gente precisa andar por uma trilha fechada por dentro da mata e descer uma grande escadaria.

De lá de cima, a dolina parece um pequeno espelho d’água azul, uma espécie de fenda no meio da floresta verde. A vista é linda!

Lagoa Misteriosa em Bonito
A Lagoa Misteriosa vista do alto

Quando chegamos até ela, colocamos os equipamentos de segurança e snorkel e pulamos na água… mas ao colocar a cabeça embaixo d’água para olhar, a visão que se tem é ao mesmo tempo estonteante e amedrontadora! Sim, caro leitor: um misto de encanto e espanto… de cima da linha d’água não é possível ver, mas ao mergulhar nos deparamos com um imenso abismo azul subquático! É incrível! É lindo! É para guardar para sempre na memória e no coração!

A visita leva cerca de 1 hora, mas eu confesso que gostaria de ter passado o dia inteiro por lá.

mergulho de snorkel em Bonito

Os guias que acompanham os grupos são mergulhadores e tudo é feito com muita segurança. Só entram 10 pessoas por vez para snorkeling e mais um pequeno grupo para mergulho com cilindro. Não fizemos com cilindro; ficou para a próxima vez, porque, com toda certeza, vou voltar.

A Lagoa Misteriosa tem cerca de 220 m de profundidade conhecidos (registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998), mas nunca conseguiram saber ao certo qual a profundidade total porque é impossível mergulhar tão fundo, pelo menos por enquanto… quem sabe um dia? Fato é que não se sabe ainda onde o abismo termina. É um mistério.

Nossos mergulhos na Lagoa Misteriosa mais pareciam voos no espaço, sem gravidade… rsrs As fotos ficaram lindas e divertidíssimas! E as cores parecem pintadas à mão!

dicas do que fazer em Bonito

Como nossa visita aconteceu pela manhã, por volta das 10h, havia bastante incidência de raios solares na água, o que deu um efeito ainda mais legal, meio etéreo, nas fotos que tiramos durante a visita. Foi um dos melhores passeios que fizemos em nosso roteiro de 5 dias em Bonito. E olha que amamos todos!

A Lagoa Misteriosa, considerada a sétima caverna mais profunda do país (pela Sociedade Brasileira de Espeleologia), não fica aberta à visitação o ano inteiro; dessa forma, se quiser conhecê-la (e eu indico muito que o faça!), planeje sua viagem para os meses entre maio e setembro, pois de outubro a abril ela fica fechada (para flutuação e mergulho com cilindro) por causa das condições climáticas, que propiciam a proliferação de microalgas na dolina.

Imperdível! Imperdível! Imperdível!

Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking?
Deixa na mão da Resolvvi, que eles resolvem!

Clica aqui e veja como a Resolvvi funciona!

Tarde no Rio Olho d’Água e no Rio da Prata, em Bonito

Bem… essa atividade foi a nossa última aventura em Bonito e nos deixou com gostinho de quero mais…

O Rio da Prata fica localizado a cerca de 36 Km da cidade de Jardim-MS e a 45 Km de Bonito-MS. Todos os equipamentos já estão incluídos no valor do passeio, incluindo as roupas de neoprene e o material para snorkeling.

Primeiro, é preciso fazer uma caminhada por uma trilha dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (em torno de 2.207 metros). Não é permitido o uso de repelente contra insetos nem de filtro solar.

A flutuação no Rio Olho d’Água (cerca de 1.800 metros) acontece em grupos, que são formados com até 09 pessoas e guiados por pessoal credenciado. Há a opção de continuar o trajeto e percorrer os últimos 600 metros, já no trecho do Rio da Prata (a água é bem mais fria nele), em barco movido a motor elétrico.

Claro que fomos nadando, né? Não queríamos perder nem um segundo sequer de nosso último dia de aventuras em Bonito!

o que fazer em Bonito

Todavia, o percurso percorrido pelos rios Olho D’Água e da Prata é bem longo e cansativo. É necessário um preparo físico maior do que nas outras atividades realizadas nesse roteiro de 5 dias em Bonito; saímos de lá beeeeem cansados e algumas pessoas preferiram pegar o barco no final do trajeto, quando entramos no curso do Rio da Prata.

No final da flutuação, há um transporte que leva os visitantes até o receptivo da fazenda, então não é preciso fazer a trilha toda de volta.

Com certeza, essa é outra atividade imperdível em Bonito e não deve ficar de fora do seu roteiro!

roteiro de 5 dias em Bonito

Não visitei o Abismo Anhumas nessa minha estada em Bonito, porque estava com meu filho de 12 anos e não achei adequado para ele na ocasião. Ficou para o meu próximo roteiro de 5 dias em Bonito (sim, mais cinco dias – e acho que ainda vou querer voltar uma terceira vez!), assim como tantas outras atrações que não couberam nesse roteiro tão apertadinho. Mas tudo que vi e fiz por lá foi incrível!

Meu filho participou de todas as atividades que realizamos, com segurança e sem o menor medo. E vi crianças bem menores participando de tudo também. Claro que algumas atividades têm restrição de idade, é preciso verificar antes de levar os pequeninos. Mas há muita coisa para eles fazerem em Bonito também, com certeza!

Monte seu roteiro de 5 dias em Bonito, veja aqui nossas dicas de passeios em Bonito e aproveite cada segundo, porque tudo por lá vale muito a pena!!!

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotel Seguro viagem
chios de internet ingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here