Estávamos almoçando em um restaurante em Bali quando, de longe, nosso amigo viu um morcego e me disse: “Caraca, Declev, um morcego! Vamos lá fotografar!”
Um morcego em plena luz do dia, pensei eu, e de longe… como ele conseguiu ver?
Chegando perto percebi que se tratava de uma raposa voadora, o maior morcego do mundo. Eu, claro, fiquei eufórico! Por dois motivos: por ser biólogo de formação e por ter a oportunidade de fotografar um animal tão diferente e tão de perto.
=> Importante: Seguro Viagem Para Bali (com desconto)
Morcego em Bali
Ficamos um bom tempo fotografando e admirando o bicho, que algumas vezes nos olhava, como que perguntando o que queríamos. “Me deixem dormir!” devia pensar ele.
Confira => Passeios em Bali
O nome científico da raposa voadora é Pteropus vampyrus. Ela tem a carinha de um simpático cachorrinho e é realmente enorme e lindo. São encontrados na Ásia, Austrália, Indonésia e Ilhas do Oeste da África. Chegam a ter 1,5 metros com as asas abertas.
Embora este ter sido visto sozinho, vivem em grupos que podem conter até 2 mil indivíduos. Imagina cruzar com um bando desses voando pela noite?
Mas, apesar de um tanto assustador por causa do tamanho, são inofensivos, comendo apenas frutas.
Quando colocamos uma banana em cima da árvore, ele veio rápido pra pegar, “andando” pelos troncos de cabeça pra baixo, usando as patas traseiras e a grande garra que tem nas asas.
Chegou a pegar banana das nossas mãos!
Vejam as fotos:
Quando ele encheu o saco da nossa presença, começou a bater a asas e entendemos que era hora de deixá-lo em paz, repousando em seu horário diurno, pra voar à noite.
Você já teve um encontro desses? Conte pra gente!
Pesquise opções de hotéis em Bali aqui
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!? Leia também:
- Roteiro de 5 dias em Bali
- 10 dicas de Bali para quem vai pela primeira vez
- O que visitar em Bali: Ulun Danu, o Templo do Lago
- Uluwatu, o melhor pôr do sol da ilha
Não deixe de ler as nossas outras dicas de Bali!
Boa viagem!
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
Nossa! Essa foi de matar de susto, mas também demuita história pra contar ! Parace memso um “cachorro” raposa essa voadora! O bixo mais inusitado que vi em minhas férias foi um lagarto de 2 metros passeando no terreno de meu avô
Nossa, que demais!