Conheça um pouco sobre a tradição dos tapetes de Arraiolos em Portugal

Atualizado em 14/09/2019

Arraiolos é uma pequena cidade em Portugal que fica na região turística do Alentejo. Só por isso já dá para imaginar que seja um lugar belo e que vale a visita, afinal, o Alentejo possui paisagens maravilhosas e vários Patrimônios da Unesco. Mas Arraiolos ainda tem um diferencial: o famoso Tapete de Arraiolos, tradição da cidade, e única em Portugal.

Ele é tão importante que a vila de Arraiolos conta até com um evento cultural anual, que ocorre no mês de maio, chamado O Tapete Está na Rua, exaltando toda a sua tradição.

Arraiolos também conta com o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos e um Monumento à Tapeteira.

=> Economia: Seguro Viagem Portugal (com desconto)

O que são os tapetes de Arraiolos?

tapetes de Arraiolos em Portugal

Feitos sob tela de algodão e tecidos com lã pura tingida, os tapetes de Arraiolos são tapeçarias cuja técnica específica faz com que a costura tenha a característica de pontos cruzados.

O ponto é chamado de Ponto de Arraiolo, daí o nome do estilo dos tapetes. A tradição é passada de geração para geração e traz as características culturais de cada época refletidas nos desenhos criados na tapeçaria. Feitos à mão por bordadeiras, os tapetes de arraiolos são considerados patrimônio do país.

☛ Leia também:

A origem da tapeçaria

A origem dos tapetes de arraiolos é incerta, mas estudos indicam que a tradição começou por volta do século XVII, quando tapeteiros muçulmanos foram expulsos de Lisboa pelo rei D. Manuel. Eles teriam se instalando em Arraiolos e continuado no exercício de suas profissões, prosperando na cidade e passando a técnica para frente.

A tradição acabou pegando força nas mãos das bordadeiras, que passaram a técnica de mãe para filha e até hoje trabalham tecendo à mão.

Passeio => Dia Inteiro Évora, Arraiolos & Almendres Cromlech

tapetes de Arraiolos em Portugal

As produções são feitas tanto em pequenas fábricas quanto em casa mesmo, pelas famílias tradicionais. É possível comprar os tapetes já prontos ou fazer encomendas. Os vendedores também costumam oferecer serviços de reparos, restauros e limpeza dos tapetes, que precisam ser cuidados com muito carinho, afinal, são séculos de tradição!

Apesar da técnica ter sido passada de geração em geração, infelizmente hoje em dia são poucas as mulheres que trabalham ainda com os bordados. As novas gerações não estão se dedicando à profissão e, por isso, o comum é encontrar mais senhorinhas no trabalho do que pessoas jovens.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Como identificar o verdadeiro Tapete de Arraiolos?

Primeiro de tudo, se for comprar em Arraiolos mesmo, a chance de ser um tapete verdadeiro é enorme, mas é bom ficar atento.

Por serem feitos à mão, desconfie caso encontre um que seja perfeito demais, digamos assim. A dica é apalpar!

Preste atenção nos detalhes dos pontos, que devem demonstrar alguma irregularidade, por conta do artesanato. O cheiro também é um aspecto interessante de se observar, já que eles são feitos de lã pura.

Por serem feitos à mão, o valor não será muito barato, mas pense que é um artesanato local, de tradição antiga e feito por, geralmente, senhorinhas que ficam dias e dias bordando!

Camara Municipal de Arraiolos
Câmara Municipal de Arraiolos

Comprar um Tapete de Arraiolos verdadeiro vai muito além de adquirir um lindo tapete. É incentivar uma tradição secular e um trabalho e conhecimento cultural riquíssimo, além de representar verdadeiramente um pedacinho de Portugal.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Arraiolos além dos tapetes

Fundada em meados do século II antes de Cristo e tendo sido ocupada por diversos povos diferentes, a pequena vila portuguesa tem também fama por conta do Paço de Alcaides, o grande castelo da cidade, de onde se tem uma vista incrível de toda a região.

Castelo de Arraiolos

O Convento dos Lóios, construído no século XVI e que hoje é uma pousada, e o Jardim Público também são pontos turísticos.

Outro local de visitação é a Igreja da Misericórdia, que possui as paredes inteiras revestidas pelos famosos azulejos portugueses, datados do século XVIII. Além disso, as casinhas brancas, revestidas de cal e com detalhes em azul e telhados feitos de terracota, dão um toque especial na arquitetura da vila.

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Fotos: Turismo do Alentejo

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here