Alguns produtos são especiais e essenciais para a cultura local. Esse é o caso do vinagre balsâmico de Modena, que é uma exclusividade das províncias de Modena e Reggio Emilia, na Itália.
Essa região tem esse perfil de vinagre por causa das uvas que são produzidas lá, com muita acidez e que, ainda assim, têm uma quantidade enorme de açúcares.
Fora o equilíbrio de sabores das uvas dessa região, esta área em Emilia Romagna é dona de um clima semi-continental típico, amenizado pela influência do mar Adriático que fica em seu entorno. Nessa região o inverno é severo e com temperaturas médias em torno de 2°C. Já os verões são bem quentes e com muita umidade, chegando aos exorbitantes 35°C.
Já as temperaturas do outono e da primavera na Europa acabam sendo bem mais suaves. Essas mudanças climáticas marcantes privilegiam o desenvolvimento da flora acética nativa, que é essencial para o processo de maturação e envelhecimento do Vinagre Balsâmico de Modena (Aceto Balsamico di Modena).
Além disso, as áreas de Modena e Reggio Emilia possuem chuvas moderadas (cerca de 750 mm por ano) bem características. Essas regiões têm uma neblina também característica, especialmente no final do outono e no inverno.
Economia => Seguro Viagem Itália (dicas + desconto)
? Leia também:
- O que visitar em Emilia Romagna
- Seguro viagem para a Europa (é obrigatório?)
- Viagem para a Europa: documentos necessários e outras dicas
- Onde será a minha imigração na Europa?
História do Vinagre balsâmico de Modena
Na cidade de Modena sempre tiveram vários tipos de vinagre, todos arranjados com as uvas locais. Depois, o caldo era temperado com diferentes receitas locais, métodos de preparo e formas de envelhecimento do vinagre.
O substantivo “balsâmico” foi utilizado pela primeira vez no ano de 1747 em algumas listas de controle de estoque das caves do Palazzo ducale de Modena.
Não há um consenso, mas acredita-se que provavelmente o nome nasceu do uso terapêutico desse estilo de vinagre que diziam possuir uma “eficácia balsâmica e refrescante”.
Já no século XIX, as famílias que moravam na província de Modena foram distribuídas para mais lugares, especialmente após a Segunda Guerra Mundial. Com isso, a necessidade econômica cresceu e os produtores de vinagres começaram a vender o chamado “balsâmico”.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Para padronizar o produto fabricado na cidade, foram feitas pesquisas e criou-se um padrão. As características de composição e métodos de preparação são similares até hoje.
No ano de 2009, a Comissão Europeia acrescentou o nome “vinagre balsâmico de Modena” no registro de produções IGP (Indicação Geográfica Protegida) para destacar o sabor do produto local.
? Leia também:
- Conheça o FICO Eataly World: o maior parque gastronômico do mundo fica na Itália
- Cafés históricos de Roma
- Comidas típicas da Itália: onde comer as originais
Ingredientes do vinagre de Modena
O vinagre balsâmico de Modena é um condimento usado por muitos para temperar saladas, carnes e até sobremesas. O produto pode ser conseguido a partir do mosto de uvas das seguintes vinhas: Sangiovese, Lambrusco, Trebbiani, Ancellotta, Albana, Fortana e Montuni.
O vinagre vem do vinho e precisa ser adicionado a ele até 2% de caramelo. Uma vez que esses ingredientes forem misturados, o vinagre fica em repouso por pelo menos 60 dias em um recipiente de madeira. Se, ainda, o vinagre balsâmico for o ‘envelhecido’, é necessário que ele fique em repouso por cerca de três anos.
Modena além do vinagre
Modena é uma cidade que atrai milhões de viajantes para a Itália todo ano. O destino tem arquitetura românica, com a Piazza Grande protegida pela Unesco. A principal igreja da cidade nasceu no ano de 1184. Além dos monumentos, a tradição culinária é muito presente, como podemos perceber.
Pesquise opções de hospedagem em Modena aqui!
Porém, Modena não é só o local onde nasceu o vinagre balsâmico. A cidade é cercada por províncias conhecidas por produzir o melhor parmigiano reggiano e presunto sob o sol da Itália. A cidade, além de ter um turismo gastronômico apurado, ainda é a casa da Ferrari, do Maserati e do Lamborghini.
Conhecer Modena é essencial se você for para essa região. Quem gosta de uma boa comida italiana vai adorar os restaurantes locais, mas vale experimentar pratos refinados de restaurantes estrelados da cidade.
Se você ainda quiser passear pelas fazendas de produção de vinagres, reserve mais alguns dias para ficar em Modena.
Seguro Viagem Itália com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a Itália?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
No mais, não deixe de ler todas as nossas dicas da Itália já publicadas aqui no blog, de conhecer o nosso Roteiro de 7 dias em Roma e Arredores e nem de aproveitar os ingressos e passeios com descontos em cidades como Roma e Veneza.
Este texto foi escrito por um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.