Conheça o FICO Eataly World: o maior parque gastronômico do mundo

Um parque temático de comida italiana!

Em qualquer viagem a comida é uma das grandes atrações, na Itália, então, nem se fala! E não é de se admirar que o FICO Eataly World, considerado o maior parque gastronômico do mundo, tenha aberto lá. O local proporciona um turismo gastronômico que já o fez ganhar o apelido de “Disney World of Food”.

O parque temático italiano FICO nasceu em 2012 pelas mãos dos membros do Centro Agroalimentar de Bolonha. Mas, no começo de 2014, foi formada uma parceria com o fundador da Eataly, Oscar Farinetti, o que originou o FICO Eataly World, inaugurado, tal como está hoje, em novembro de 2017.

FICO é um nome que em italiano significa “cool”, “legal”. O espaço abriga a Fabbrica Italiana Contadina (Fábrica Italiana de Agricultura) e é mantido por mais de 30 investidores privados, incluindo grandes produtores industriais, empresas de alimentos congelados, produtores de leite e consórcios agro-alimentares regulados pelo governo.

Vamos conhecer um pouco mais desta ‘Disneylândia gastronômica’!

☛ Leia também: 14 benefícios de um seguro viagem (+ 10% de desconto)

FICO Eataly World

FICO Eataly World

Ele está localizado a 30 minutos ao leste de Bolonha e está aberto ao público o ano todo, mostrando vários showrooms gastronômicos, oferecendo cursos (são cerca de 30 por dia), além de ter uma praça de alimentação cheia de surpresas contrastantes.

Além dos 45 restaurantes, o turista encontrará 26 hortas onde estão plantadas oliveiras e grãos, 34 áreas de produção, contendo uma cervejaria artesanal italiana e uma fábrica de farinha e arroz que valem a pena conhecer.

São cerca de 100 mil metros quadrados para explorar. Há ainda instalações que se parecem com lojas de departamento que comercializam itens de cozinha tecnológicos, atividades multimídia, estábulos de animais, entre muitas outras coisas.

o que fazer em Bologna

É até complicado selecionar uma única atração gastronômica em meio a tantas opções. No entanto, alguns preparos são especiais, sendo eles: mortadella, pizza de marguerita, lasanha fresca, panini com presunto, pedaços de queijo Parmigiano de até 72 meses (envelhecidos no vinagre balsâmico de Modena e Reggio Emilia), além de alguns pratos considerados bem exóticos, como é o caso do estômago de vaca recheado com panquecas.

O grande objetivo desse centro gastronômico é mostrar como a comida do local pode ser produzida de forma sustentável. Porém, além disso, o Eataly World oferece também alimentos produzidos no mundo todo.

➡

 Pesquise opções de hospedagem em Bologna aqui! ⬅

Farinetti, que é um empreendedor em série, fez a abertura pela primeira vez da Eataly no ano de 2007, como a intenção dela ser uma pequena loja de especialidades que adquiria iguarias italianas de produtores da região. Atualmente, o espaço já está em várias partes do mundo, com localizações que vão do Japão à Califórnia, e até no Brasil!

lasanha italiana

O projeto é bem ambicioso, por isso, a intenção é aumentar o programa e fazer com que a marca ganhe mais espaço.

Existem mais de 700 funcionários em FICO Eataly World e cerca de 3 mil postos de emprego abertos. Os criadores e empresários que atuam na manutenção do FICO querem que o espaço enalteça a cultura da Itália, por isso, investem no desenvolvimento da marca.

☛ Leia também:

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Como chegar ao FICO Eataly World?

Como chegar em FICO Eataly World

O complexo fica a apenas 20 minutos Bolonha. Você pode pegar um ônibus, que se chama NAVETTA FICObus” em frente à estação central da cidade (Bologna Centrale).

Desembolsado apenas 7 euros você consegue ir e voltar de ônibus, sem se preocupar, pois há saídas a cada 30 minutos a partir das 9:30h.

Para quem for de carro, coloque no GPS Via Paolo Canali, 8. O pátio de estacionamento tem 2.5000 vagas e as duas primeiras horas são gratuitas e, depois, custa 1,50 € a hora.

Em FICO Eataly World é quase que impossível não tomar nada de teor alcoólico, por isso, vale muito a pena apostar no transporte público para a locomoção.

Dicas práticas para visitar o FICO Eataly World

  • Endereço: Via Paolo Canali, 8 – Bologna
  • Horário: diariamente, das 10h até meia-noite.
  • Preço: gratuito. Só se paga pelo que consumir e/ou por curso
  • Site: https://www.eatalyworld.it/it/

o que fazer em Bolonha

A cultura da Itália é super ligada a gastronomia, e como já explicamos, FICO Eataly World nasceu com o intuito de enaltecer os sabores da Itália, além de mostrar aos visitantes como funciona a produção de cada alimento.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Então, para quem aprecia um turismo gastronômico, FICO Eataly World é realmente um bom lugar para conhecer quando passar por Bolonha.

Além de poder consumir lá comidas típicas da Itália e conhecer o processo de fabrico de várias delícias, a pessoa pode optar pela compra de produtos e utensílios para fazer os preparos em casa e ainda participar de algumas das muitas oficinas que eles oferecem.

Não esqueça: antes de embarcar, dá uma olhadinha em todas as nossas dicas da Itália! 😉

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here