Qual a melhor época para viajar para a Itália?

A melhor época para viajar para a Itália é a primavera (abril a junho) ou no outono (setembro e outubro), quando há menos turistas, preços mais baixos e temperaturas moderadas. Mas, claro, depende muito do que você quer conhecer no destino para definir o que é bom ou ruim quando o assunto é conhecer esse país com tantas atrações como a Itália.

Os meses de verão podem ser quentes para quem vem de países frios, mas para nós brasileiros é uma delícia aproveitar os 30°C médios. O problema é que essa é considerada a alta temporada na Itália. Por isso, você vai encontrar espaços mega lotados e entretenimento bem mais caro.

Os meses de inverno são geralmente cinzas, úmidos e frios no Norte, mas o clima é temperado ao sul de Roma e tem umas vantagens: tudo fica mais vazio e é a época mais barata para viajar para a Itália.

Veja também:

Qual a melhor época para viajar para a Itália de acordo com cada destino

Dependendo do local que desejar conhecer na Itália, uma época do ano é mais recomendada que outra. Por isso, achamos pertinente mostrar as vantagens para fazer turismo na Itália de acordo com cada destino.

Emilia Romagna Itália

Melhor época para visitar a Itália

Como já falamos, a melhor época para desfrutar de passeios pela Itália é normalmente entre abril a maio (exceto a semana da Páscoa) e em meados de setembro a meados de outubro.

Estes períodos são quando você pode esperar um clima mais agradável e as multidões não estarão pelas ruas do país, além de que a natureza está com cores lindas!

✅ Dica: se você está com um orçamento apertado, no primeiro domingo do mês em todo o país, todas as galerias estatais, museus, ruínas, parques e jardins estão abertos para visitação gratuita, tornando-se um bom dia para não gastar e passear por toda Itália.

Leia também:

Melhor época para visitar o Coliseu de Roma

O Coliseu é uma das atrações mais populares de toda a Itália e o mais famoso símbolo de Roma, o que significa que há poucas chances de andar por lá sem esbarrar em alguém. Se quiser passear com mais tranquilidade, livre do movimento de turistas, o recomendado é ir mais à noite.

De qualquer forma, no inverno é mais vazio que no verão, como todas as atrações de Roma. Nós que costumamos ir sempre no inverno (férias escolares aqui), nunca pegamos muito lotado e, como compramos com antecedência, sempre furamos a fila do ticket.

➡ Pesquise aqui opções de hospedagem em Roma ⬅

Se para você visitar o espaço à noite não é uma opção, certifique-se de comprar seus ingressos com antecedência para evitar uma longa espera na fila e tente chegar o mais cedo possível ao monumento – chegue às 8h ou mais cedo, pois lá abre às 8h30.

 Compre seu ingresso para o Coliseu aqui!

Coliseu de Roma

Melhor época para visitar Pompeia

Pompeia é outra boa atração da Itália e uma visita obrigatória. Esse local proporciona uma visão fascinante, mostrando um cenário congelado ao longo do tempo, época em que o Monte Vesúvio entrou em erupção (79 d.C.).

Você terá uma visão de como as pessoas viveram nessa época quando passear pelas ruas antigas para ver os restos de um fórum, um anfiteatro, padarias e muitas casas dos antigos moradores da cidade.

O melhor período para visitar esse local é entre novembro e abril, quando menos ônibus de turistas lotam as ruas estreitas.

roteiro de 1 dia em pompeia

Para aproveitar melhor o passeio, tente fazer sua visita para o início ou o final do período de visitação. Se conseguir chegar cedo, por exemplo, o ideal é estar lá ao menos às 8h15, já que o espaço abre para visitação às 8h30 – e conte com, pelo menos, 2 ou 3 horas de visita.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Melhor época do ano para visitar Veneza

Se você não se importa em enfrentar o frio, um dos momentos mais mágicos do ano para visitar Veneza e seus pitorescos canais é em janeiro (a temperatura varia entre 0° e 7°). É improvável que haja multidões e também há menos tráfego de barcos.

melhor época para visitar Veneza
Veneza no inverno: é fria, mas bem mais vazia!

Faça um passeio de gôndola, embrulhando-se nos cobertores que são fornecidos, para desfrutar de um momento romântico e intimista, que é muito mais tranquilo do que no verão, quando as temperaturas chegam a 30° e os canais e vielas estão MEGA lotados.

Se uma visita de inverno não for uma opção pra você, seja por estar impossibilitado de viajar nesses meses ou porque não quer encarar o frio, saiba que nas outras épocas a cidade estará lotada, especialmente no verão. Mas, se for indicar uns meses, diria abril, maio, outubro e novembro são ótimas opções também.

Leia também: Dicas de Veneza: 5 hotéis bons que não vão te levar a falência

Melhor época para compras na Itália

Em toda a Itália, a melhor época para fazer compras é durante as liquidações de inverno e verão. As liquidações de inverno começam na primeira semana de janeiro, após o dia de Ano Novo, e continuam até que o estoque esteja esgotado, geralmente em meados de fevereiro.

As liquidações de verão chegam ao seu ápice em julho e agosto. Mais cedo, durante qualquer compra, os descontos tendem a ser de cerca de 30% a 50%. Perto do fim da temporada há descontos muito maiores, chegando a 70% ou até mais, mas você já não terá tantas opções de produtos.

Guia de Roma Turista Profissional
Conheça o nosso guia de Roma, com sua viagem toda planejada passo-a-passo (e-Book)

Alta temporada na Itália

O verão é geralmente a alta temporada na Itália (de junho a agosto). No entanto, muitas pessoas consideram que o mês de agosto faz parte da baixa temporada, já que a maioria dos italianos saem de férias, o que pode significar menores tarifas de hotel e menos multidões, embora também possa significar calor escaldante, especialmente no sul da Itália, e alguns locais fechados, já que as pessoas estão de férias.

Já em meados de maio a julho, e novamente em setembro, o país estará repleto de visitantes, e as taxas serão mais altas. Se for nesta época, espere temperaturas muito quentes em toda a Itália, com o calor mais extremo no sul e em qualquer lugar do interior.

No verão, Roma, Veneza e Florença, assim como os destinos de praia estarão lotadas. Então, se quiser ruas mais tranquilas pode escolher destinos mais interioranos, mas não menos bonitos.

praia em Rimini
Praia em Rimini, Itália

Leia também:

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Baixa temporada na Itália

O inverno é basicamente a baixa temporada na Itália (dezembro a fevereiro) e geralmente traz as taxas mais baixas e menos visitantes, juntamente com temperaturas frias, chuva e neve (muitas vezes no norte). No sul, as temperaturas no inverno são em média de 10°C. Nós pessoalmente adoramos a Itália no inverno, por ser mais tranquila e barata! 😉

Mas, como dissemos, muitos consideram que agosto também é a baixa temporada, com praticamente todo o país saindo de férias. Com exceção de locais de praias e ilhas, muitos restaurantes, lojas e hotéis familiares ficam fechados, mas isso significa, por outro lado, que você pode aproveitar as principais cidades sem as multidões e os hotéis oferecendo descontos significativos.

Costa Amalfitana
Inverno na Costa Amalfitana, olha que beleza!
melhor época para viajar para a Itália
Inverno na Sicília!

E há outra exceção no inverno, pois nos resorts de esqui de montanha é alta temporada por causa da neve, obviamente.

Então, como deu para perceber, a escolha de qual é a melhor época para viajar para a Itália pode ser um pouco relativa, porque depende da região em que você vai e do tipo de viagem que você gosta de fazer (por exemplo, se você não liga para o frio – como nós – e não quer topar com lugares muito cheios).

Mas, a grosso modo, se puder optar por uma data e quiser um bom custo x benefício, indicaria em primeiro lugar ir na primavera (abril ou maio) e em segundo lugar em outubro (outono), mas o fato é que a Itália vale a pena o ano todo!

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here