O que fazer em Sorrento, no sul da Itália

Se você está de viagem marcada para a Itália e vai conhecer a Costa Amalfitana, veja aqui o que fazer em Sorrento!

Afinal, Sorrento não pode ficar de fora do seu roteiro! Situada no alto de um penhasco à beira-mar, a cidade esbanja beleza e tranquilidade.

Sorrento fica bem pertinho da Costa Amalfitana, de Pompeia e seus sítios arqueológicos e também da lendária ilha de Capri (um charme!).

Segundo conta a lenda grega, as míticas sereias viviam nas águas da cidade e os marinheiros, enfeitiçados por seu canto, eram atraídos com seus barcos para a ruína. Ulisses, de Homero, só escapou porque se amarrou ao mastro do navio e mandou que seus remadores tapassem os ouvidos com cera enquanto passavam por Sorrento.

Já gostou da história, não é? Mas não se assuste com as sereias… não vi nenhuma por lá! rsrs

A cidade é muito tranquila, ideal para passeios a pé, e há coisas bem interessantes para ver e fazer por lá. A começar por andar pelas ruas e sentir o clima da cidade, o aroma dos limoeiros e laranjeiras – que estão por toda parte – e a deliciosa brisa que sopra do mar… mas Sorrento não para por aí.

>> Importante: Seguro viagem Itália: tem que fazer?

o que fazer em sorrento

Os restaurantes da cidade oferecem ao turista uma gastronomia característica da região do Mediterrâneo, com pratos à base de peixes e frutos do mar. Uma delícia!

Nesse artigo, vou escrever sobre como chegar e o que fazer em Sorrento, apresentando algumas de suas principais atrações:

* Centro Histórico;
* Piazza Tasso;
* Catedral Duomo;
* Igreja Santa Maria del Carmine;
* Palazzo Correale;
* Igreja de São Francisco;
* Villa Comunale;
* Marina Piccola;
* Pôr do sol em Sorrento;
* e claro – não poderia faltar! – experimentar o delicioso Limoncello!!!

Vem comigo!

Veja aqui ONDE SE HOSPEDAR EM SORRENTO

O que fazer em Sorrento?

Apesar de pequena, a cidade à beira da Baía de Nápoles tem algumas pérolas como atrações. Então, vamos a elas!

Sorrento o que fazer

Olha que incrível!! Aula de Culinária Italiana em Sorrento (e barato!!)

Centro Histórico

O Centro Histórico de Sorrento é uma graça e dá para conhecer tudo a pé, pois é bem pequenininho e cheio de vielas encantadoras.

Das 19h30 até a meia noite e aos domingos (apenas pela manhã) é proibida a circulação de carros pelas ruas do centro. Dessa forma, caminhar por elas é uma excelente dica de o que fazer em Sorrento.

Visite também a Catedral, onde você poderá contemplar várias obras de arte e o batistério onde o poeta Torquato Tasso foi batizado.

o que fazer em Sorrento

Piazza Tasso

A Piazza Tasso recebeu esse nome em homenagem ao poeta renascentista Torquato Tasso, de quem os habitantes têm um enorme orgulho. A praça é realmente o coração da cidade de Sorrento.

Recheada de bares, restaurantes, cafés e lojinhas, a praça é excelente para relaxar, conversar, almoçar ou tomar um café e curtir o movimento da cidade.

Além disso, nas imediações da praça, você encontrará prédios históricos que valem muito a visita – como a igreja barroca de Santa Maria del Carmine (em estilo barroco, construída no século XVI) e o Palazzo Correale (construído no século XIV, com fachada gótica catalã) – e também a escultura de Torquato Tasso, o poeta em cuja homenagem a praça foi batizada.

Aproveite e visite também o Vale dos Moinhos (Il Vallone dei Mulini), que fica atrás da Piazza Tasso: são ruínas seculares cobertas por vegetação. A vista é linda! Vale a pena dar um pulinho até lá!

Centro Histórico de Sorrento

MARAVILHA!! Cruzeiro em Capri c/ Visita à Gruta Azul – saindo de Sorrento!

Catedral Duomo

Caminhando pela Via Pietà a partir da Piazza Tasso, você passará por dois palácios medievais no caminho até a Catedral Duomo.

A Catedral possui um impressionante afresco externo e um campanário em três níveis, além de quatro colunas clássicas e um relógio de majólica (uma espécie de louça esmaltada muito apreciada na Itália a partir da Renascença).

  • Horários: das 8h às 12h30 e das 16h30 às 20h30.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Igreja de San Francesco e Claustro de San Francesco em Sorrento

Fundado no século VIII, o edifício que hoje abriga a Igreja de São Francisco (San Francesco) tem História – assim mesmo, com H maiúsculo. Para começar, foi fundado pelo próprio Santo Antônio, o padroeiro de Sorrento, para ser um oratório, e só posteriormente foi transformado em uma igreja, já no século XVI, por frades franciscanos.

Reconstruída no início do século XX, a Igreja de San Francesco está recheada de arte (entre afrescos, estátuas e pinturas, inclusive de outros lugares do mundo). No seu exterior, podem-se observar a estátua da Virgem Imaculada (fica no alto da construção) e uma belíssima porta de madeira do século XVI.

o que ver em Sorrento

Visite também o Claustro de São Francisco (Chiostro di San Francesco), adjacente à Igreja, ainda utilizado como residência para monges franciscanos. É lindo, repleto de árvores e plantas ornamentais que se enroscam nos pilares de pedra.

O Claustro passou por muitas restaurações ao longo dos séculos, por isso percebe-se nele uma mistura de estilos arquitetônicos – com influências renascentistas, árabes e góticas.

  • Endereço: 80067 Sorrento, Nápoles, Itália
  • Telefone: +39 081 878 1269

claustro de São Francisco

Imperdível => Excursão de 1 Dia à Costa Amalfitana saindo de Sorrento

Villa Comunale

Muitas pessoas consideram a Villa Comunale o local mais bonito de Sorrento. Eu achei a cidade inteira linda! Mas, sem dúvida, a Villa Comunale é um dos seus principais cartões-postais.

Fica pertinho da Igreja de San Francesco e do Claustro. Na verdade, ela é um verdadeiro calçadão à beira do despenhadeiro onde está a cidade de Sorrento e, por essa razão, um dos melhores mirantes da cidade.

atrações de Sorrento Itália

De lá, o visitante tem uma visão privilegiada da Baía de Nápoles e do vulcão Vesúvio. Lugar maravilhoso para relaxar, sentar num banco e apreciar a vista… e, claro, para fazer muitas fotos, porque a paisagem é linda e merece o registro!

A Villa Comunale é também o ponto de descida para chegar até a praia e o Porto de Marina Piccola.

Vista do Vesúvio sorrento

Você NÃO PODE perder => Pompéia e Herculano Full-Day Tour de Sorrento

Vista do Vesúvio a partir de Sorrento

Pôr do sol em Sorrento

Qual o melhor lugar de Sorrento para curtir o pôr do sol?

Sem dúvida, esse lugar é a Villa Comunale, sobre o qual escrevi acima. Sente-se num dos banquinhos, compre um gelato, espere o sol tocar a água e… aprecie sem moderação!

A vista é incrível, quase mágica, uma verdadeira pintura divina.

onde ver o por do sol na Costa Amalfitana

😯 😯 😯 => Monte Vesúvio: excursão de meio dia em alta velocidade

Marina Piccola

A Marina Piccola (Pequena Marina) é o local de onde partem os barcos para as ilhas de Ischia e Capri e também para outras localidades, como a Costa Amalfitana e Nápoles. Há no local um balcão para a compra das passagens.

Se você está pensando em fazer um bate e volta para algum desses lugares partindo de Sorrento, Marina Piccola é o local para conseguir um barco ou um ferry.

Barco para Capri em sorrento

Experimentar o delicioso Limoncello em Sorrento

No Centro Histórico de Sorrento, você encontrará diversas lojinhas e fábricas do famoso licor limoncello.

A bebida é tradicional da cidade, produzida com as frutas cítricas que são abundantes por lá, como mencionei no início do texto.

Entre nas lojas e nas fábricas e peça para experimentar: é grátis! Depois, compre um dos tantos tipos da bebida que são produzidos por lá… ou compre vários! Garanto que você não vai se arrepender!

o que é o limoncello italiano
“Italië, Golf van Napels, juni 2010.” by Martha de Jong-Lantink is licensed under CC BY-NC-ND 2.0

Passeio de barco de dia inteiro em Positano e Amalfi a partir de Sorrento

Passeios a partir de Sorrento

Como já escrevi, saindo da Marina Piccola há barcos que levam para outras localidades próximas a Sorrento. Dessa forma, é muito fácil fazer um bate e volta, o que é outra excelente dica de o que fazer em Sorrento.

Nós fizemos um até Capri e foi um dia muito especial.

Já estávamos hospedados na Costa Amalfitana, mas se não estivéssemos essa também seria uma excelente opção de passeio partindo de Sorrento.

E, claro, também dá para ir até a ilha de Ischia e a Nápoles, para visitar a cidade e as ruínas de Pompeia.

Pompeia
Fazendo graça em Pompeia

Transferência privada de Sorrento para o aeroporto / estação de Nápoles

Como chegar a Sorrento?

De barco

Há uma quantidade bem grande de barcos que levam os turistas a Sorrento no verão.

Todavia, no inverno, as viagens de barco podem ser interrompidas a qualquer momento, dependendo das condições climáticas e do mar. Então, se você planejar a visita à cidade para o inverno, pense a respeito.

Há barcos que saem regularmente e que ligam Sorrento a Nápoles, a Salerno e às ilhas do Golfo de Nápoles, como Capri e Ischia. Também existem barcos para Amalfi e outras localidades da Costa Amalfitana.

o que fazer em sorrento

De carro

Se estiver hospedado na Costa Amalfitana, você terá que utilizar a SS163, que acompanha a costa. Ela é estreita e bem sinuosa e, por vezes, a viagem acaba se tornando muito demorada, apesar de as distâncias entre as cidades serem pequenas.

Saindo de Nápoles, o acesso será pela SS145 e a A3. São aproximadamente 50 km, percorridos em cerca de 1h.

{adrotate banner=”17″]

De ônibus

Sorrento está ligada a Positano, a Amalfi e a Nápoles por linhas regulares de ônibus da companhia Sita. Consulte o site para verificar horários e valores.

gelato sorvete italiano
Não deixe de tomar o seu ‘gelato’ italiano – um dos melhores do mundo1

É isso, o que achou?

Sorrento me encantou, apesar do pouco tempo que tive para passar pela cidade. Garanto que vai encantar você também!

Comece a preparar seu roteiro para uma aventura pelo sul da Itália e inclua um dia em Sorrento, mas… cuidado com as sereias! rsrs

E boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas
Artigo anteriorSeguro Viagem para Estudantes em Intercâmbio
Próximo artigoComo chegar a Morro de São Paulo
Evelyn Coutinho de Almeida é formada em Língua Portuguesa e Literatura pela UERJ. Reside no Estado Rio de Janeiro, onde trabalha como professora. Apaixonada por culturas, histórias, viagens e fotografias, é "tripulante" frequente das aventuras do Turista pelo mundo. Com um currículo de mais de trinta países já visitados, escreve como colaboradora do blog desde maio de 2012.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here