Roteiro de 1 dia em Pompeia e Herculano

Você sabia que dá pra fazer um Roteiro de 1 dia em Pompeia e Herculano? Visitar estas duas cidades-ruínas tão famosas é uma verdadeira viagem no tempo!!!

Quem nunca teve curiosidade em conhecer estas cidades soterradas pela erupção do Vesúvio?! É um passeio imperdível!!!

A cidade-base para uma visita à estas duas ruínas é Nápoles. No entanto, você pode perfeitamente  ir e vir num dia de Roma, por exemplo.

Para os que estiverem na capital italiana, porém, o dia deve começar cedo.

A viagem de trem entre Roma e Nápoles pode durar de 1:45h a 3h, e o preço pode variar de 10,50 a 42,50 euros, dependendo do tipo de trem que escolher.

Vamos ver o roteiro desde a saída de Roma.

roteiro de 1 dia em pompeia

Roteiro de 1 dia em Pompeia e Herculano

O primeiro trem regional (e o mais barato) a sair de Roma é às 05:41h e chega a Nápoles às 08:23h. Existem opções mais tarde, mas em categorias de trem um pouco mais caras. Para uma boa pesquisa de preços e horários, entre no site da Trenitalia.

Uma vez chegando à estação central de Nápoles, você deverá procurar o guichê do trem Circumvesuviana. Lá, comprará a passagem já de ida e volta que faz a ligação Nápoles-Sorrento.

pompeia e herculano

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


Ao embarcar, a primeira estação onde descerá será a de “Ercolano Scavi“. A viagem dura 19 minutos. Ao desembarcar, você perceberá que a estação fica no alto. Para chegar às ruínas, é simplesmente descer a rua principal que sai da estação até o fim, onde fica o portão de entrada das ruínas. Ela abre às 8:30h e fecha 17h ou 19:30h, dependendo da época do ano. O ingresso custa 11 euros.

03 Pompéia 3 - Roteiro de 1 dia em Pompeia e Herculano

Herculano é uma visita relativamente rápida, pois as ruínas não são muito grandes. Organize seu tempo de visita em umas 2 horas, pois em Pompeia você terá muito mais para ver e precisará de mais tempo.

Visita terminada, você sobe a rua e pega o próximo trem. A viagem até Pompeia dura mais 18 minutos. Mas, atenção, existem 4 estações com o nome de Pompeia, mas a que você deve descer é a “POMPEI – SCAVI VILLA MISTERI”. Você estará na porta de entrada.

roteiro em herculano e pompeia

Em Pompeia você com certeza gastará mais tempo. Acredito que pelo menos umas 3 ou 4 horas, pois as ruínas são bem grandes. O horário é mesmo de Herculano, já o ingresso custa 13 euros.

Não deixe de pegar o mapa na entrada, porque se perder por lá não é difícil. Você também tem a opção de contratar um guia ou alugar um áudio-guia.

roteiro de pompeia

Depois de perfazer o seu Roteiro de 1 dia em Pompeia e Herculano, se você terminar sua visita cedo ou até umas 16h, uma proposta indecente é pegar o trem e continuar até Sorrento (mais 31 minutos) e pegar o pôr-do-sol por lá.

Sorrento é lindo (e bem pequeno) e as vistas para o Mar Mediterrâneo e para o Vesúvio são lindas. Ainda que você só possa ficar uma hora na cidade, vale à pena!!!

04 Sorrento 20 - Roteiro de 1 dia em Pompeia e Herculano

04 Sorrento 351 - Roteiro de 1 dia em Pompeia e Herculano

04 Sorrento 38 - Roteiro de 1 dia em Pompeia e Herculano

Por fim, é só pegar o trem direto de volta à Nápoles e de lá outro para o seu destino final.

Vale aqui ressaltar que há um trem regional de regresso a Roma às 18:36h.

Não deixem de fazer este passeio, porque é realmente fantástico!!!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Não deixe de ler todos os nossos posts com dicas da Itália em geral, bem como de conhecer o nosso “Roteiros de 7 dias em Roma e arredores“!

guia de roma

E aqui você encontra um índice de todos os posts sobre a Itália, pra facilitar a sua vida.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

76 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Ana!

    Estava vendo seu post sobre passagens baratas pela Europa e essa pode ser minha salvação.
    Descobri que no meu vôo em direção a Paris, farei uma conexão em Madrid de 12 horas.
    Quando procurei a agência de turismo para tentar remarcar, me deparei com uma multa exorbitante.
    Decidi então procurar um desses vôos mais baratos.
    Depois de pesquisar os vôos de Madrid para Paris, descobri um da EasyJet bem legal e que me levará a Paris bem mais cedo.
    O grande problema é que meu vôo do Brasil para Madrid (pela Iberia) chega às 6:55 e o vôo da EasyJet sai para Paris às 9:30.
    Sei que há uma folga de mais de duas horas, mas algumas pessoas têm me alertado para o fato do aeroporto de Madrid ser imenso. Parece que se leva muito tempo de um terminal para outro. Isso sem falar no tempo com a imigraç~ao.

    Pensei entao que talvez voce possa me ajudar…
    Vc conhece o aeroporto de Madrid? Acha q eh vi’avel eu comprar essa passagem da EasyJet?

    Agrade’co muito a ajuda, desde j’a.
    Abra’cos.

    • Tarcila, concordo com essas pessoas. É muito arriscado, pois realmente o aeroporto é enorme. Além disso o tempo na imigração é variável, o vôo pode atrasar, tem que pegar bagagem e vc precisa fazer check-in na Easy Jet com 1 hora de antecedência. Acho melhor vc esperar sua conexão, pois é mais seguro. Boa viagem!!!

  2. Olá, Ana! Como vai?

    Estarei na Itália em alguns dias e gostaria de te perguntar sobre a permissão pra usar câmeras fotográficas e filmadoras dentro de locais como: Coliseu, Vaticano (Museus e basílica), Castelo de São Angelo, os museus de Pompéia… Posso levar ou não? Será que tem lugar pra deixar, caso eu leve e não seja permitido? Eles vão me impedir de entrar se eu estiver levando e não houver guarda-volumes?
    Queria te perguntar também sobre as tomadas em Roma (perguntinha difícil, né?), elas são diferentes das daqui? Seria bom levar um adaptador?

    Muito obrigada, seu blog está bem legal e me ajudou muito!
    Aguardo seu retorno!

    Bianca!

  3. Olá Ana!

    Sorrento
    Farei este passeio que vc recomendou, porém a minha dúvida é sobre a reserva de assento, pois vou comprar algum pacote de passe e como vc já sabe a reserva de lugares é a parte. Consigo comprar a reserva a alguns minutos antes de embarcar? Pergunto isso pq só vou me decidir se vou pra Sorrento por ex quando terminar de passear em Pompéia e ver se pela hora dá tempo e outro caso seria em Pisa e Zermatt, tb gostaria de só comprar quando sentir q tá na hora de ir embora tb…
    E caso reserve algum horário e quiser musar na hora eu consigo sem nenhum custo?

    Obrigada!

  4. Olá Ana,

    Estou indo em Abril para Itália e pretendo visitar Pompeia, gostaria de saber se tem necessidade de comprar o ingresso aqui ou se comprar lá é sossegado?
    Estou tendo dificuldade em comprar pelo site.

    Obrigada,

    Andrea.

  5. Olá,
    Ótimo post e, de fato, o ideal é mesmo partir de Nápoles…Destaque para Sorrento, após as visitas às ruínas de Herculano e Pompéia…Não se pode perder a ida até lá, estando tão pertinho…Lembraria, ainda, que o que não pode ser visto em Pompéia, deve ser visto no Museu Arqueológico de Nápoles, também imperdível!
    Boa viagem!!!
    Lucia Helena Torres
    Rio de Janeiro

  6. Olá Ana,

    Obrigada pela resposta, comprei algumas visitas e passeios por aqui, mas Pompéia e o Museu de Arqueologia em Napoles tive dificuldade…

    Vou comprar lá então! Obrigada.

    Beijos

  7. Ana,
    Parabéns por sua descrição….
    Estive na Itália em 2005 e fui lendo o que vc escreveu tão bem, com tantos detalhes que era como se eu estivesse de novo lá, que gostoso, quantas saudades!!!!
    Obrigada
    Bjs
    Vanderli

  8. Oi Ana,

    Gostaria de saber se da pra visitar o Vesúvio no mesmo dia que visitar Herculano e Pompéia.. por acaso saberias me informar??
    E também queria saber se pra ir pro vesúvio eu tenho que pegar um onibus a partir de Pompéia, é isso?
    Obrigada
    Gabi

  9. Ana,
    Sera minha primeira viagem ao exterior(Italia)… Gostaria de saber se o passe de trem realmente compensa ou é melhor ir comprando as passagens avulsas de acordo com as viagens?
    Muito grato.

    • Se for para ficar só na Itália, acho que não. Mas tb depende de quanto tempo vc ficará e quais percursos fará. Entre no site da Trenitalia e confira os preços, depois compare com o passe. Boa viagem!!!

  10. Oi Ana!! Que legal saber que dá para fazer Pompéia e Herculano em um dia! Sempre imaginei que era necessário bem mais que isso. Que bom, vou deixar meu roteiro – de uma futura viagem ao sul da Itália – mais completo! 😉

    Bjs

  11. Just want to say what a great blog you got here!
    I’ve been around for quite a lot of time, but finally decided to show my appreciation of your work!

    Thumbs up, and keep it going!

    Cheers
    Christian, iwspo.net

  12. Oi Ana,
    Adoro sua dicas! Pretendia fazer este passeio numa segunda feira. Vc sabe se o sitio fica aberto neste dia ou mesmo se ele fecha algum dia na semana?
    Um grande abraço

  13. Olá Ana,
    Em primeiro lugar parabéns pelo blog, muito útil, muito legal. Dá pra perder algumas horas aqui. Ajuda à muitos e vai nos ajudar também, espero. rs. Estamos de partida para a Itália no final deste mês mas estamos com uma dúvida quanto ao roteiro, Napole/Pompeia/Vesúvio ou Napole/Pompeia/Herculano? Acredito que não dê tempo para um roteiro com Nápole/Pompeia/Herculano/Vesúvio. Ou dá? E ainda tem Sorrento! Por favor, nos ajude.
    Há, outra coisa, pode nos indicar algum site seguro para compra antecipada de tickets para as atrações, como a Torre em Pisa, o Coliseu?
    Help!
    Abs, Leo e Fe.

    • Fazer tudo num dia só de fato não dá. Mas se tiverem mais, a ordem seria: Nápoles, Herculano, Pompéia, Sorrento. Quanto as atrações, compre nos sites oficiais, que são sempre a melhor escolha. Boa viagem!!!

  14. Oi Ana,
    As filas no Vaticano em outubro são muito grandes? Voce acha que vale a pena pagar a visita guiada do Vaticano (E34) que teria por principal objetivo não entrar na fila.

  15. Desculpa, eu de novo!
    QUanto a Galeria Borghese, é realmente necessário agendar a visita? No site eles mandam telefonar, vc sabe se existe um outro meio mais fácil?
    O roma pass vale o custo benefício?
    Obrigada!!

  16. OLA Ana, seu blog é fantástico, muitas dicas. Comprei ingressos para assistir um opera com uma cantora que eu gosto muito em novembro no teatro Massino em Palermo Então estou pensando em fazer um tour pela Italia, mas só tenho 09 dias .Pensei em dois dias ROMA, UM DIA NAPOLE, DOIS DIAS ILHAS AMALFITANAS, 04 DIAS SICILIA . TENHO QUE ESTAR SEXTA-FEIRA 18/11 EM PALERMO, O QUE VC ACHA? SEI QUE SERÁ MUITO CORRIDO, MAS QUERO APROVEITAR O MÁXIMO . PODERIA ME DAR ALGUMAS DICAS

  17. Oi, Ana. Ótimas as dicas ! Estou doido pra fazer Pompeia, Herculano e Vesúvio, só estou bolando estratégia pra que não fique corrido demais, devo dividir isso em dois dias. Irei com minha esposa, então minha maior preocupação no momento é andar isso tudo sem bolhas no pé. Você teria indicações de tênis pra ela usar ? Obrigado.

  18. Olá Ana

    Viajarei na metade de novembro pra Itália e gostaria de tirar algumas duvidas com vc… o Roma Pass compensa ou melhor comprar as entradas no local??? Da pra fazer Pompeia pela manha e Capri a tarde??? As passagens de trem e entradas pros museus, igrejas, compensam comprar antecipadamente pelo site ou na hora??? Obrigada!!!

  19. Oi Ana,

    Procurei passagens no site da Trenitália, mas as opções só começam às 9:10. Vc acha que mesmo assim dá tempo de visitar Pompéia?

    Obrigada!

    Lilian Figueiredo

    • Oi Lilian, vc deve estar procurando errado, pois o primeiro trem de Roma para Nápolis é às 5:41h, e dps tem 6:12, 6:27……….. um horário atrás do outro. Quando fizer a ´pesquisa, tem que informar a partir de qual horário quer a pesquisa. Boa viagem!

  20. Olá Ana! Lindas as tuas fotos!
    Estive na Italia ano passado e não fui a Pompeia porque ouvi dizer que era perigoso a região de Nápoles, que não é legal sair com maquina fotografica devido a assaltos q acontecem nessa região e tal… Tu achou perigoso em algum momento? E os trens q saem de Roma são como os que vão de Milão a Veneza?
    Estou planejando uma viagem para o proximo ano e não gosto de ficar muito tempo num lugar só… gostei da ideia de ida e volta de Roma a Pompeia num só dia!
    Beijos

    • Oi Nana, os trens são os mesmos sim e não achei nada demais, principalmente se c quiser ir só para Pompéia, pois só trocará de trem estação. Nem precisa andar por Nápolis, se não quiser. É bem tranquilo é muito legal!!! Boa viagem!

  21. Ana,

    obrigada pela resposta sobre o site da trenitália. o problema era a usuária rsrsrs…
    Mais uma: pretendo fazer o passeio de acordo com a sua descrição ( só não sei se consiguiremos acordar tão cedo). Os bilhetes de trem são comprados em separado ( napoli – erculano; erculano- pompei; pompei-sorrento)?

    • De nada Lilian. Bom, se pretende fazer todo aquele roteiro, é preciso acordar cedo, rsrs. Caso contrário, terá que cortar alguma coisa. O bilhete de trem vc compra lá em Napoli mesmo e você escolhe até que estação quer o bilhete (Sorrento é a última) e pode ir e voltar quantas vezes quiser, pois é uma linha única. Boa viagem!

  22. Roteiro bastante interessante, acho que vou seguir a sugestão.
    Quanto fica o bilhete dessa viagem de Nápoles até Sorrento e volta até Nápoles? Podemos sair em Pompeia e voltar a entrar com o mesmo bilhete para seguirmos em direcção a Sorrento?
    E Nápoles é uma cidade sossegada ou teremos problema em dar uma voltinha à noite depois de jantar?
    Obrigada

  23. Ana, tks pelas fotos e principalmente pelas dicas/roteiros. Pretendo seguir a risca o q vc mencionou acima, nos proximos dias, dps retorno para contar (rs). O q vc me diz de Veneza? Tb pretendo visitar mas nao disponho de mt tempo, apenas 1 ou 2 dias. Bj. Marcia

  24. Boa noite, Ana.

    Não sei se o seu blog ainda está operacional, mas vou tentar assim mesmo.
    Pretendo viajar em Setembro com minha mulher pela Itália. Devo ficar uns 5 dias em Roma e depois alugar um carro e descer até Paola, terra dos meus antepassados. Seria pedir muito, se vc pudesse montar um roteiro, para um casal, com os melhores pontos que poderiam ser visitados, para o período de 15 dias?
    Todas as sugestões serão muito bem vindas.
    Abraço;
    Raffael.

    • Raffael, infelizmente não tenho como fazer roteiro personalizados, pois isso demanda muito tempo. Dê uma pesquisada pelo blog, pois há muitas dicas, incluindo um roteiro de 15 dias pela Itália. Boa viagem!

  25. Oi, Ana! Tudo bem?

    Vou passar uns dias em Roma em Junho e queria saber uma coisa: é necessário já comprar as passagens da viagem até Napoli com antecedência? Digo, antes de sair do Brasil e tudo mais?

    Beijo e obrigada!

    • Oi Heloisa! Não precisa não. Você pode comprar lá um dia antes ou até mesmo na hora. Boa viagem!

  26. Olá, Ana!

    O que você acha de ficar hospedado em Nápoles e fazer este roteiro sugerido em dois dias ao invés de num dia só?
    Obrigada,
    Barbara

  27. Olá Ana
    Parabéns pelo blog.
    Pode me dizer se o centro de Pompéia fica distante das ruínas? Gostaria de visitar e comprar lembrancinhas.
    obrigada

  28. Olá Ana,
    Estaremos em Roma entre 01 e 05/10 pela segunda vez e desta vez pretendo conhecer Pompeia pois é um sonho antigo. Adorei suas dicas, pretendo sair de Roma e fazer um bate volta para Nápoles/Pompeia e se possível visitar o museu arqueológico de Nápoles, se não pararmos em Herculano acho que o passeio no museu é mais viável certo ? Ou você recomenda a visita a Herculano ao invés do museu em Nápoles ? ou ainda visitar o Vesúvio? (já conheço o Etna) duvidas, dúvidas ….. desculpe pelo monte de perguntas …. mais uma vez parabéns pelo Blog !!!!!

    • Fabiano, essa é uma decisão que só você poderá tomar: museu ou Herculano?! Os 2 são bons, rsrsrs

  29. Adorei seu post!

    Estou indo em junho para Napolés.
    Uma dúvida.
    Disse que compra a passagem de ida e volta desde Nápoles. No caminho desce em Herculano e depois na pompéia e tem a opção de seguir até Sorrento. Com esta mesma passagem pode descer e subir do trem quando quiser?
    Pensei em seguir suas dicas e ir em todos.. então seria só as passagens de ida e volta ou a cada parada compro uma diferente?

    Obrigada

  30. Incríveis as fotos!! Ana, queria te perguntar se tu sabes qual a melhor época do ano para visitar esta região. Onde a temperatura é mais amena. Bjão e obrigada por compartilhar

    • Qualquer época é boa, pois lá não faz muito frio, mas se puder, evite o verão, que tudo fica muito lotado e caro. Boa viagem!

  31. Olá! Estou com visita marcada para Roma em julho e queria conhecer pelo menos 1 das ruínas em um bate-volta, e talvez alguma coisa de Nápoles. É possível fazer isso saindo bem cedo de Roma e voltando no último intercity que parte de Nápoles às 20h30?

    • Este texto mostra o passeio que fiz, que foi exatamente saindo de Roma cedo, visitando Herculano, Pompeia e Sorrento, e voltando para Roma no mesmo dia, 😉

  32. Ola!
    Sim, de acordo com a autora do Artigo, realmente Pompéia e Hercolano sao viagens inesqueciveis e imperdiveis.
    Desde a minha infancia sonhava em conhecer Pompeia! Fascinante. Chorei de verdade. Incrivel e indescritivel. Tem que ver!

    Vale a pena.
    Ah, levem muitos cartoes de memoria e muitos HD externos..srsr
    Acrescentaria, indicando PAESTUM, 40 min de Napoli, via trem. 🙂

  33. Ana, parabéns pelas dicas!

    Tenho uma dúvida apenas…
    Comprando o ticket de Nápoles para Sorrento você pode utilizá-lo em várias paradas?

    Por exemplo:
    Descer em Ercolano e depois pegar outro trem a Pompéia com o mesmo ticket;
    Descer em Pompéia e depois pegar outro trem a Sorrento isso com o mesmo ticket também?

    Ou é necessário comprar um ticket para cada destino…

    Obrigado.

  34. Bom dia Ana…Tudo bem…Estarei com meu filho em Roma por 2 dias…Gostaria de conhecer Napole, Pompeia e depois Calabria seguindo para florenza…O que vc me indicaria…
    Atencisoamente

    • Lugares em direções bem opostas. Nápoles e Pompeia você pode fazer num bate e volta de Roma e por fim, seguir de Roma para Florença, (sentido norte). Já Calábria é bem no sul, ou você faz de avião ou deixa para uma outra viagem. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here