Dicas da Costa Amalfitana para quem vai pela primeira vez

Planejando uma viagem para a Itália e quer algumas dicas da Costa Amalfitana? Então, aqui vão algumas!

Há muitas décadas este tornou-se um destino glamouroso, mas depois que a cidade de Positano – principal cartão-postal da região – serviu de cenário para o filme “Only You”, o local se tornou ainda mais popular.

Mas a verdade é que a natureza ajudou bastante, pois as paisagens deslumbrantes de praia-montanha-penhascos são mesmo de tirar o fôlego de qualquer viajante.

>>> Seguro viagem para a Itália (é obrigatório?) <<<

Dicas da Costa Amalfitana

E para ajudar a começar o planejamento de uma viagem para lá, aqui vão algumas dúvidas comuns:

Quais são as principais cidades da Costa Amalfitana? Quais são as mais bonitas?

A Costa Amalfitana se estende entre as cidades de Sorrento e Salerno (60 km de distância) e pelo caminho você passará por Positano, Praiano, Amalfi, Ravelo, Minore e Maiore. A mais famosa de todas é mesmo Positano, mas Amalfi e Ravelo não ficam devendo muito em beleza, embora distintas entre si.

o que fazer

como chegar

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Como chegar à Costa Amalfitana?

Para quem vai de carro, não há muito o que dizer, pois o gps te deixará lá, mas para quem for de transporte público, as duas opções mais simples são ir de trem até Sorrento ou Salerno e de lá pegar o ônibus para a cidadezinha em que se hospedará.

viagem de carro

Como se deslocar entre as cidades da região?

Apesar de ser uma estrada difícil e que requer bastante atenção, o ideal mesmo é se deslocar de carro, mas se de todo modo isso não for possível, há linhas de ônibus que fazem toda a costa, como a Sitabus e a Unico Campania. Não usamos essa opção, embora tenhamos cogitado, já que saía bem mais em conta, mas a falta de liberdade em rotas e horários nos fez optar mesmo pelo carro. Se fizer de ônibus, nos conte depois como foi a experiência.

dicas da itália

É perigoso dirigir por lá?

Tem que ser um motorista experiente e prudente para dirigir por aquela estrada estreita e cheia de curvas sinuosas. A estrada é de fato perigosa, em determinados pontos passa apenas um carro (mesmo sendo de mão dupla!) e tem muitos veículos estacionados ao longo da via. Embora a distância em quilômetros entre as cidadezinhas seja pequena, demora-se a percorrer por conta das características da rota. É um caminho para quem gosta de adrenalina.

italia dicas

viagem pela costa amalfitana

roteiro italia

Qual o melhor lugar para ficar hospedado?

Para quem quer ficar no burburinho, seria Positano ou Amalfi, mas consequentemente são lugares bem mais caros. Se quer ficar por perto, mas fora dos centrinhos mais populares, escolheria Praiano, Minore ou Maiore. Podendo, evite Sorrento ou Salerno, pois apesar de bonitas, são as pontas da Costa Amalfitana, cidades maiores e mais distantes dos points de lá.

Nós, quando fomos, alugamos um apartamento (que era na verdade uma cobertura) em Maiore e acho que foi uma ótima escolha.

dicas Itália

Qual é a melhor época para visitar a região?

Isso é bem relativo e de gosto muito pessoal, mas vamos lá: no verão tudo fica bem inflacionado e lotado, portanto, não sei se é a melhor época.

Outono e primavera são a chamada meia-estação, menos lotado e com preços melhores, além de temperaturas muito agradáveis. Dizem que maio é o melhor mês do ano para uma visita.

Já no inverno tudo fica bem mais tranquilo (mas com movimento), mais barato e o frio passa longa de lá. Fui em janeiro e tenho fotos de manga curta.

Se o seu objetivo é ficar torrando nas poucas praias, então, terá que ir mesmo no verão; mas se o objetivo é apenas conhecer as belas paisagens da região, qualquer outra época seria mais aconselhável.

dicas costa amalfitana

É um destino caro?

Não é absurdo, mas também não é baratinho. Como disse antes, se você for na média ou baixa estação gastará bem menos, mas se for no verão, prepare-se para colocar a mão no bolso, principalmente no quesito hospedagem. Nossa cobertura em Maiore, por exemplo, no inverno, foi bem barato!

dicas da Costa Amalfitana

Quanto tempo é necessário para visitar a Costa Amalfitana?

Você pode atravessá-la e dar uma espiadinha de leve em suas principais cidades em um dia, se não tiver mais tempo, mas eu diria que o ideal seria ficar pelo menos 3 dias, principalmente para aproveitar um desses dias para conhecer a Ilha de Capri, ali do lado.

o que visitar

Já está encantado por este pedacinho de paraíso?! Então comece a planejar a sua viagem, pois tenho certeza que não irá se arrepender de conhecer esta parte da Itália. E se quiser saber um pouquinho de nossas aventuras por essa região, não deixa de ler o post: De Roma a Sicília de carro (sem GPS).

guia de roma

E aqui você encontra um índice de todos os posts sobre a Itália, pra facilitar a sua vida.

Boa viagem!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


✈ Continue sua viagem aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

28 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ana, pretendo ir a Costa Amalfitana início de Maio e gostei das suas dicas. Sairia de Roma na segunda e voltaria na sexta.Este apt que alugou em Maiori tem garagem ? Como fez para parar o carro nas outras cidades que visitou ? Lembra qto pagou de estacionamento ? O estacionamento é longe dos pontos turisticos ? É pq estou indo com minha mãe de 83 anos, ela anda normal mas não tem preparo físico como o nosso.Tem supermercado para dar uma aliviada nas despesas com alimentação ? Vc comprou as coisas por lá mesmo ou em outra cidade mas barato.E uma última dica, vc chegou a Costa entrando por Salermo ou Sorrento ?
    desde já agradeço.
    Fernando
    Rio de Janeiro

    • Oi Fernando. O ap tem garagem sim. E nas demais cidades tem estacionamentos pagos, mas o valor depende do tempo que fica parado e não me recordo valores. Em Positano, tem vários estacionamento, tente pegar o que fica mais pra baixo possível, perto do centrinho. E sim, em Maiori tem supermercado, que usamos bastante. Cheguei por Sorrento. Boa viagem!

  2. Oi, Ana Catarina! Adorei seus posts sobre a Italia. Pretendo ir com meu marido para a Costa Amalfitana em jun/2016 e estou com algumas dúvidas. Teremos 9 dias, sendo 2 para ficar em Capri. Chegaremos em Roma Fiumicino (vindo da França) às 14h. Pensei em alugar logo um carro no aeroporto e seguir para Napoli (em torno de 2h30 de viagem)–> Perg 1: Vc acha muito cansativo fazer este percurso de carro? Vale a pena ficar mesmo uma noite em Napoli – uma cidade que muitos detestam- e gastar um meio-dia para conhecer seus principais pontos turísticos?
    Em princípio, meu roteiro seria: Dia 1- Roma-Napoli(pernoite e jantar); Dia 2- Visita a Erculano e Pompéia e seguir para Maiori (gostei da sugestão de fixar hospedagem em Maiori, pq é de fato bem mais econômico); Dias 3 a 5 – visita a Positano, Ravello, Amalfi e Sorrento; Dias 6 e 7 – Ir para Capri (Perg 2- Vc sabe se há algum barco Maiori-Capri? Ou terei que pegar o barco em Sorrento?/
    Perg 3) Vc recomenda que me hospede em Capri ou posso ficar em Anacapri (parece + barato…);
    Dia 8 – retorno para o hotel em Maiori – Dia 9 – Saída de Maiori pela manhã para retorno a Roma e embarque à noite para o Brasil.
    Fique à vontade para dar as sugestões que achar pertinente. Muito obrigada. Abraços
    Lúcia

    • Lúcia, você chegou a ler este post aqui? https://www.turistaprofissional.com/2014/02/02/dicas-italia-de-roma-a-sicilia-de-carro/ Ele tem todo o nosso roteiro na Costa Amalfitana e fomos de carro desde o aeroporto, achei super tranquilo. Dá uma lida, pois acho que vai te ajudar. Só acho que o dia 8 voltar para Maiori, par depois ir para Roma é ir para lados opostos. Por que não vai dia 9 direto para Roma desde Capri? E Roma, já conhece? Podia aproveitar 1 ou 2 dias lá. Boa viagem!

      • Oi, Ana, obrigada pela resposta. Li seu post, sim. E foi nele que me baseei pra orientar o meu roteiro. A sua sugestão de ir de Capri a Roma (ou na ida, Roma-Napoli-Capri) foi considerada, mas alguns amigos me disseram para não levar muita bagagem para Capri… (estarei voltando de um casamento na França e portanto eu e meu marido teremos 2 malas medias ou grandes e uma bolsa de mão.) VOCÊ TEM ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ESTA QUESTÃO? É RUIM TRANSPORTAR MUITA BAGAGEM NO FERRY de SORRENTO OU NAPOLI P/ CAPRI E DO PP PORTO EM CAPRI P/O HOTEL ?
        Um casal de amigos super-sério e organizado me disse que deixou as malas grandes dentro do carro num estacionamento- FECHADO- em Sorrento, e pegou o barco para Capri só com uma bolsa de mão (mas confesso que ainda não me sinto muito segura prá fazer isso…) Assim, pensei na comodidade de deixar as malas no apto de Maiori enquanto estiver em Capri. Na volta, pegaria o carro, voltaria a Maiori (que é relativamente perto de Sorrento), dormiria lá mais uma noite e no dia seguinte seguiria com calma direto para o aerop. de Roma para entregar o carro e embarcar para o Rio. (O preço do apto em Maiori acho que compensaria isto, pois é bem mais barato que em Positano ou Amalfi. Mas ainda vou pesquisar um pouco mais. )
        E ainda tem a questão dos meios de transporte (carro – trem- barco). Temos que pensar direitinho nessa alternância prá não ficar mto estressante.
        Quanto a Roma, eu adoro, mas estive lá há 2 anos e conheço bem a cidade.
        Aproveitando a sua gentileza, mais uma pergunta: Pelo seu post, vc não pernoitou em Capri, certo? Mas recebi indicações para ficar em Capri pelo menos 2 noites. O que acha? Alguma sugestão de hotel ? Melhor ficar em Capri ou Anacapri?
        Ana, super-obrigada pela atenção e um grande abraço!
        Lúcia (lupac@centroin.com.br)

        • Oi Lúcia, de fato não dormi em Capri, por isso, não posso te ajudar. Sobre deixar a mala no carro, eu também teria receio. Levar as malas no ferry não é problema, mas dependendo de onde for o hotel lá, talvez. Entendi a sua lógica, e pode ser que manter o apartamento seja uma boa opção, me conte depois. Boa viagem!

  3. Ola Ana !!!
    Tudo bem???
    Pretendo ir para Nápoles e Amalfi em Março de 2017!!
    Acha que é furada???? por conta do frio e chuva??? ou essa época é sossegado???
    Obrigada 🙂

  4. Olá Ana, tudo bem?
    Poderia me dar uma ajuda?
    Estarei em Ravello até dia 5/maio e preciso chegar em Roma o quanto antes pois meu voo de volta ao Brasil será no mesmo dia e partirá as 19hs.
    Gostaria de tomar um trem ás 10hs da manhã de Salerno para Roma Termini mas minha dúvida é, qual a melhor forma de sair de Ravello e chegar a tempo em Salerno? Será muito complicado?
    Se puder me dar uma luz ficarei muito grata.

    • Não sei te dizer, pois fiz de carro. Verifique com o seu hotel, que com certeza irá te ajudar. Boa viagem!

  5. Ola Ana!
    Tudo bem?
    Parabéns pelo sues textos aqui no turista profissional!
    São de grande valia para todos!
    Gostaria de sua opinião em meu roteiro, já que conhece bem essa região da bela Itália.
    Vou viajar agora dia 16/04/2017 com a familia (eu, esposa, filha adulta e minha mãe idosa, porém de boa saúde), ficaremos em Roma até o dia 20, quando pego um carro e vou direto para Pompeia.
    Lá dou o giro e sigo até o Hotel que reservei em Sorrento.
    Minha idéia é passar o dia seguinte em Capri, saindo logo cedo.
    Pela ordem:
    1-Chegando em Capri, fazer o giro de barco pela ilha + gruta azul
    2-Onibus para Anacapri – Villa San Michele
    3-Teleferico para Monte Solaro
    4-Volta de ônibus para Piazetta – passear em Via Camerelle e no mirante da Via Tragara
    5-Retorno a Sorrento

    Esta ordem esta boa? Digamos, para se eu quiser pegar um por do sol, o Mirante da Via Tragara é ok?
    Sem inverter, consigo voltar para Sorrento sem correrias?
    Muito obrigado!

  6. Ola Ana
    Teria dicas de restaurantes (de preferencia com AQUELA vista), e lugares imperdiveis p visitar?
    Nosso roteiro
    1- roma
    2- amalfi
    3 – positano
    4- capri
    5 – napoles
    6 – florenca
    7 – veneza

    Obrigada!!

    • De cabeção não, até porque é o que mais há por lá. Basta alguns passos e você terá várias opções para escolher. 🙂

  7. Olá, eu e minha esposa estaremos em Nápoles dia 06/5/17 e pretendemos alugar um carro e conhecer Pompeia e Herculano. Depois gostaria de conhecer a Costa Amalfitana(nossa volta está programa p/ Brasil em 26/5/17), pergunto para conhecer a Costa com calma e ver TUDO, qtos dias são necessários. Pretendemos nos hospedar na Costa. Qual a melhor cidade. Obrigado

    • Isso é MUITO relativo, mas acredito que uma semana é mais do que suficiente. Hospedagem pode ser Sorrento, Positano… Boa viagem!

  8. Oi Ana, estou indo para Italia proximo mes e vou ficar em salerno, pretendo passar um dia somente na costa para conhecer. vou de transporte publico e fazer o que puder, o que indica para 1 dia?
    Estou partindo da Irlanda, e necessario fazer seguro?

    Obrigada

    • Seguro sempre é bom, mas no seu caso, nÃo é obrigatório. Sobre a rota de ônibus, não sei se dá tempo de fazer muito, então, eu focaria em Amalfi e Positano, pelo menos. Boa viagem!

  9. Ola pessoal, Sou Mariana, brasileira e moro em Positano – Costa Amalfitana, trabalho com passeios de barco privativo ou coletivo para a Ilha de Capri e Pela Costa Amalfitana, dou orientações e dicas em geral. para melhores informações por e-mail nany_mbr@hotmail.com / whatsapp +393349129013. aguardo seu contato, abcs Mariana

  10. Olà, sou Mariana, brasileira e moro em Positano – Costa Amalfitana, trabalho com passeios de barco pela Costa Amalfitana e para a Ilha de Capri, informações pelo whatsapp +393349129013 / e-mail nany_mbr@hotmail.com
    Abraços Mariana.

  11. Olá Ana, tudo bem?

    Irei para Itália esse domingo com minha namorada, dia 01/07/18, e pretendo ir para a costa amalfitana dia 04/07 e voltar para Roma e seguir viagem dia 08/07 pela tarde, de carro. Está muito em cima e não vi nada ainda. Tenho reserva em um hotel em amalfi.

    O que acha desse roteiro?
    Dia 04/07: Amalfi e Ravello
    Dia 05/07: Praiano e Positano
    Dia 06/07: Capri
    Dia 07/07: (?)
    Dia 08/07: Napoles pela manhã/ à tarde estrada para Roma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here