Dicas da Costa Amalfitana para quem vai pela primeira vez

Atualizado em 03/06/2019

Planejando uma viagem para a Itália e quer algumas dicas da Costa Amalfitana?

Então, aqui vão algumas!

Há muitas décadas este tornou-se um destino glamouroso, mas depois que a cidade de Positano – principal cartão-postal da região – serviu de cenário para o filme “Only You”, o local se tornou ainda mais popular.

Mas a verdade é que a natureza ajudou bastante, pois as paisagens deslumbrantes de praia-montanha-penhascos são mesmo de tirar o fôlego de qualquer viajante.

>>> Seguro viagem para a Itália (é obrigatório?) <<<

Dicas da Costa Amalfitana

Para ajudar a começar o planejamento de uma viagem para a Costa Amalfitana, aqui vão algumas dúvidas comuns:

Quais são as principais cidades da Costa Amalfitana? Quais são as mais bonitas?

A Costa Amalfitana se estende entre as cidades de Sorrento e Salerno (60 km de distância) e pelo caminho você passará por Positano, Praiano, Amalfi, Ravelo, Minore e Maiore.

A mais famosa de todas é mesmo Positano, mas Amalfi e Ravelo não ficam devendo muito em beleza, embora sejam bem distintas entre si.

Quando você pesquisar sobre o que fazer na Costa Amalfitana, sempre acabará esbarrando com estas cidades que, querendo ou não, entrarão no seu roteiro.

o que fazer

como chegar

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Como chegar à Costa Amalfitana?

Para quem vai de carro, não há muito o que dizer, pois o GPS te deixará lá. Contudo, para quem vai de transporte público, a opção mais simples é ir de trem até Sorrento ou Salerno e de lá pegar o ônibus para a cidadezinha em que se hospedará.

viagem de carro

Como se deslocar entre as cidades da Costa Amalfitana?

Apesar de ser uma estrada difícil e que requer bastante atenção, o ideal mesmo é se deslocar de carro. Se de todo modo isso não for possível, há linhas de ônibus que fazem toda a costa, como a Sitabus e a Unico Campania.

Não usamos essa opção, embora tenhamos cogitado, já que saía bem mais em conta, mas a falta de liberdade em rotas e horários nos fez optar mesmo pelo carro. Se fizer de ônibus, conte-nos depois como foi a experiência.

dicas da itália

É perigoso dirigir por lá?

Tem que ser um motorista experiente e prudente para dirigir por aquela estrada estreita e cheia de curvas sinuosas.

A estrada é de fato perigosa, em determinados pontos passa apenas um carro (mesmo sendo de mão dupla!) e tem muitos veículos estacionados ao longo da via.

Embora a distância em quilômetros entre as cidadezinhas seja pequena, demora-se a percorrer por conta das características da rota. É um caminho para quem gosta de adrenalina.

italia dicas

viagem pela costa amalfitana

roteiro italia

Onde ficar na Costa Amalfitana?

Para quem quer ficar no burburinho, seria Positano ou Amalfi, mas consequentemente são lugares bem mais caros.

Se quer ficar por perto, mas fora dos centrinhos mais populares, escolheria Praiano, Minore ou Maiore.

Podendo, evite Sorrento ou Salerno, pois apesar de bonitas, são as pontas da Costa Amalfitana, cidades maiores e mais distantes dos points de lá.

Nós, quando fomos, alugamos um apartamento (que era na verdade uma cobertura) em Maiore e acho que foi uma ótima escolha. Leia mais sobre ele no post dica de hospedagem na Costa Amalfitana.

dicas Itália

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Qual é a melhor época para visitar a Costa Amalfitana?

Isso é bem relativo e de gosto muito pessoal, mas vamos lá: no verão, tudo fica bem inflacionado e lotado, portanto não sei se é a melhor época.

Outono e primavera são a chamada meia-estação, menos lotado e com preços melhores, além de temperaturas muito agradáveis. Dizem que maio é o melhor mês do ano para uma visita.

Já no inverno, tudo fica bem mais tranquilo (mas com movimento), mais barato e o frio passa longe de lá. Fui em janeiro e tenho fotos de manga curta.

Se o seu objetivo é ficar torrando nas poucas praias, então, terá que ir mesmo no verão; mas se o objetivo é apenas conhecer as belas paisagens da região, qualquer outra época seria mais aconselhável.

Leia também: Qual a melhor época para viajar para a Itália?

dicas costa amalfitana

A Costa Amalfitana é um destino caro?

Não é absurdo, mas também não é baratinho. Como disse antes, se você for na média ou baixa estação, gastará bem menos; mas se for no verão, prepare-se para colocar a mão no bolso, principalmente no quesito hospedagem. Nossa cobertura em Maiore, por exemplo, no inverno, foi bem barata!

+++ Veja aqui passeios para fazer pela Costa Amalfitana

dicas da Costa Amalfitana

Quanto tempo é necessário para visitar a Costa Amalfitana?

Você pode atravessá-la e dar uma espiadinha de leve em suas principais cidades em um dia, se não tiver mais tempo, mas eu diria que o ideal seria ficar pelo menos 3 dias, principalmente para aproveitar um desses dias para conhecer a Ilha de Capri, ali ao lado.

o que visitar

Já está encantado por esse pedacinho de paraíso?! Gostou das nossas dicas da Costa Amalfitana?

Então comece a planejar a sua viagem, pois tenho certeza de que você não irá se arrepender de conhecer esta parte da Itália. E se quiser saber um pouquinho de nossas aventuras por essa região, não deixe de ler o post: De Roma à Sicília de carro, passando pela Costa Amalfitana (sem GPS).

guia de roma

E aqui você encontra um índice de todos os posts sobre a Itália, para facilitar a sua vida.

Boa viagem!

✈ Continue sua viagem aqui:

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

34 COMENTÁRIOS

  1. Oi Ana!
    Vamos para Costa Amalfitana em final de junho e ficaremos hospedados em Sorrento 4 dias. Gostaria de saber se é muito complicado alugar carro nessa época para nos locomovermos, sendo que iremos em 3 casais e queremos visitar também Pompéia e Vesúvio?
    Obrigado?

  2. Boa Noite, Ana.

    Estou planejando uma viagem pelo sul da itália, começando pela costa amalfitana, mas estou receoso com relação a qual transporte utilizar.

    Além do perigo das estradas, eu gostaria de saber onde vocês estacionavam o carro quando saiam da base. Pretendo fixar base em praiano. Onde estacionar em amalfi e positano, por exemplo?

    Utilizar o carro na costa amalfitana é tão inviável como dizem mesmo?

    Obrigado pela atenção.

    • Eu não achei nada inviável, rsrs. Se vc for no auge do verão, terá mais dificuldade de estacionamento, mas fora isso não. Em Positano há muitos parques de estacionamentos pagos, bem como em Amalfi. Boa viagem!

  3. Olá Ana, tudo bem?

    Irei para Itália esse domingo com minha namorada, dia 01/07/18, e pretendo ir para a costa amalfitana dia 04/07 e voltar para Roma e seguir viagem dia 08/07 pela tarde, de carro. Está muito em cima e não vi nada ainda. Tenho reserva em um hotel em amalfi.

    O que acha desse roteiro?
    Dia 04/07: Amalfi e Ravello
    Dia 05/07: Praiano e Positano
    Dia 06/07: Capri
    Dia 07/07: (?)
    Dia 08/07: Napoles pela manhã/ à tarde estrada para Roma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here