Por: Turista Profissional - Atualizado em 25/01/2020

Você sabia que Roma, capital da Itália, está entre as cidades mais visitadas do mundo?

Pois é… E para você que quer curtir o verão em Roma, preste atenção nas dicas preciosas que separamos neste artigo.

Para começo de conversa, é preciso ficar atento que essa é a época das férias escolares na Itália e que é a alta temporada em Roma, então não se assuste com os preços mais altos e as filas gigantescas nas atrações.

Economia => Seguro Viagem Itália (dicas + desconto)
Confira => Passeios em Roma e arredores

Verão em Roma

Para quem não sabe, o verão em Roma vai de final de junho até fim de setembro, sendo julho e agosto o auge da estação, época em que a sensação térmica pode ultrapassar os 40°C facilmente.

Clima em Roma - Dicas para curtir o verão em Roma

Uma coisa boa dessa época são os longos dias, que terminam perto das 21h. Sim, há sol até essa hora!

Como vimos acima, pode ser bem quente na capital italiana durante essa época do ano. O forte calor começa a se intensificar por volta de 11h30 e permanece até aproximadamente 16h30.

Durante esta curta estação do ano, o clima em Roma é quente, seco, com pouquíssimas nuvens, baixa possibilidade de chuva e sol forte.

dicas de roma - Dicas para curtir o verão em Roma

Diante das elevadas temperaturas e aproveitando o reservatório natural da cidade, o governo espalhou centenas de fontes de água potável – e gelada!

Portanto, não estranhe se você encontrar pessoas se refrescando e bebendo dessas águas: é totalmente normal e seguro.

Um fato curioso, em especial no mês de agosto, é que você poderá encontrar vários restaurantes e pequenos comércios fechados.

Isso acontece porque este é o principal mês das férias escolares e quando muitas famílias italianas viajam para outros destinos, em geral para alguma praia, fechando seus negócios e dando férias aos funcionários.

Roma Pass: Passe de 48 ou 72 Horas

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Dicas para curtir o verão em RomaQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


O que levar na mala para Roma no verão

Ao visitar Roma no verão, é fundamental ter sempre em mãos filtro solar, chapéu ou boné e uma garrafa de água. Esses três itens são imprescindíveis para enfrentar o calor de rachar o coco durante o passeio pela cidade, uma vez que boa parte das atrações são ao ar livre.

Nada de salto fino! Além de longas caminhadas, há muitas ruas feitas de pequenos paralelepípedos. Acho que já dá para entender a recomendação, né?

Vale a pena => Ônibus hop on hop off em Roma

verao em Roma - Dicas para curtir o verão em Roma

Nas igrejas não é permitido que os visitantes entrem vestindo roupas muito curtas, decotadas ou que deixem os ombros de fora; então, nos dias que planejar visitar alguma, esteja com a roupa adequada.

Uma mala de verão não tem muito mistério, né?! Roupas leves, frescas e, acima de tudo, confortáveis.

E, na hora de arrumar a mala, lembre-se de conferir qual é o limite máximo de peso da bagagem despachada permitido pela companhia aérea com a qual você vai voar. Atualmente, o limite é de 23 kg, na maioria das companhias aéreas.

>>> Pesquise opções de hospedagem em Roma aqui! <<<

cafes antigos de Roma - Dicas para curtir o verão em Roma
Caffè Sant’Eustachio, um dos cafés históricos de Roma

Saiba o que fazer em Roma no verão

Existem atrações em Roma que são clássicas e que todo mundo tem que visitar, independente da estação do ano, tais como:

> Coliseu (Colosseo)

O tour pode ser feito durante o dia ou à noite, sob o luar do verão romano.

O ingresso comprado dá direito à entrada no Coliseu, no Fórum Romano e no Monte Palatino, ou seja, é bom reservar um dia inteiro para conhecer as três atrações.

E prepare-se, pois as filas durante o verão são gigantes. Se puder investir nos ingressos para pular fila, faça-o!

Atenção: não dá pra comprar na hora, compre com antecedência e marque seu horário, senão, vai ficar sem entrar!

Verao em Roma - Dicas para curtir o verão em Roma

> Museus do Vaticano (Musei Vaticani)

Esse conglomerado de obras artísticas é de impressionar os amantes de história. Além dos museus, também podem ser visitadas a Capela Sistina, as Salas de Rafael, a Galeria dos Candelabros, e muito mais.

Também indico reservar ingressos com antecedência, se quiser ganhar tempo.

> Panteão (Pantheon)

O templo dedicado aos deuses romanos está localizado no centro da cidade e pode ser visitado gratuitamente.

Panteao de Roma - Dicas para curtir o verão em Roma

Na cidade também podem ser visitados: Castelo de Sant’Angelo; Fontana di Trevi; o Vittoriano na Praça Veneza; Campo dei Fiori; Basílica di San Pietro; Musei Capitolini; Piazza di Spagna; Fontana di Trevi, entre outros locais.

Ah… Não esqueça do tour gastronômico e das praias vizinhas. São MUITOS os pontos turísticos de Roma e, no verão, você pode aproveitar muito mais.

Mas, além dos clássicos pontos turísticos, Roma no verão prepara várias atrações ao ar livre em diferentes pontos da cidade.

Tevere em Roma Italia - Dicas para curtir o verão em Roma“Tevere” by tuquoque! is licensed under CC BY-NC-SA 2.0 

Alguns exemplos são o Lungo il Tevere, onde, às margens do Rio Tevere, são montados bares, restaurantes, lojinhas e cinema, e o Riverside Market, evento às margens do Rio Tibre que reúne food trucks, lojinhas e música ao vivo.

Dentro do possível, deixe para fazer as visitas ao ar livre de manhã mais cedo ou depois das 16h, quando o calor diminui um pouco, e use o horário mais quente do dia para visitar museus, igrejas… ou seja, lugares fechados.

Caso não queira se preocupar com a locomoção de um lugar para outro, uma boa opção é o ônibus turístico hop-on hop-off, aquele famoso ônibus de dois andares que faz city tour com direito a explicação de áudio-guia. Ele passa pelas principais atrações de Roma e você pode descer e subir onde quiser.

Imperdível => Tour Museus Vaticanos, Capela Sistina e Basílica São Pedro

Se você quiser aproveitar o verão para conhecer outras cidades da Itália, uma boa pedida é alugar um carro para ter mais liberdade e poder se deslocar quando e para onde quiser.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Por fim, fique atento, pois o dia 15 de agosto é feriado, portanto haverá algumas atrações e comércios fechados. Programe-se para evitar surpresas desagradáveis.

Se está planejando uma viagem para Roma no verão, esteja preparado para preços mais altos, muito calor e filas. No entanto, é uma época em que a cidade fica incrivelmente alegre e viva!

Compre o seu seguro viagem com até 10% de desconto aqui!

No mais, não deixe de ler todas as nossas dicas da Itália já publicadas aqui no blog, de conhecer o nosso Roteiro de 7 dias em Roma e Arredores e nem de aproveitar os ingressos e passeios com descontos em cidades como Roma e Veneza.

roteiro de 7 dias em roma - Dicas para curtir o verão em RomaBoa viagem!

2708 - Dicas para curtir o verão em Roma Continue sua viagem para Roma aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista Profissional
Este texto foi escrito por mais de um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *