Como chegar e o que fazer no Lago de Como, Itália

Neste post, nós vamos te ensinar como chegar ao lago de Como e, ainda, dar dicas de o que fazer pela cidade de Como.

Se você está em Milão ou tem viagem marcada para lá, este é um ótimo passeio bate-e-volta de um dia (ou mesmo de uma tarde). A cidade de Como fica a cerca de 50km de Milão, o que dá aproximadamente 50 minutos de trem.

Leia também: O que fazer em Milão: as principais atrações turísticas

Muita gente nunca ouviu falar no Lago Como, mas podem acreditar em mim: o lugar é deslumbrante! Diria que é mesmo cinematográfico.

Quer ir?

lago de Como

Como chegar ao lago de Como

Os trens para Como partem da Estação Cadorna, em Milão. Esta estação fica muito perto de duas grandes atrações de Milão: o Castelo Sforzesco e a Cenacolo Vinciano (onde está a famosa “Última Ceia” de Leonardo da Vinci).

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Não há o que errar sobre como chegar na estação, pois há um metrô direto para lá. E advinha qual o nome da estação que te deixará ao lado dos trens? Isso mesmo, estação Cadorna. Fora isso, existem vários ônibus que passam perto.

como chegar ao lago Como

Da estação Cadorna, você poderá pegar um trem que parte a cada meia hora (mais ou menos) para Como. Mas, atenção: existem 4 estações em Como. A estação que você deverá desembarcar é a última (ponto final), chamada de Como Nord Lago. O preço atualmente da passagem é de $4,80, uma pechincha!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Assim que desembarcar e sair da estação, você dará de cara com o lindo Lago de Como. Este lago fica quase na divida da Itália com a Suíça, já bem perto dos Alpes. Na verdade ele é um lago cercado de montanhas por todos os lados.

roteiro de um dia em Como

O que fazer em Como

Como é uma cidade pequena e linda. É charmosa e romântica. Tente visitá-la em um dia de sol e você terá vistas impressionantes.

O lago de Como é o terceiro maior da Itália e um dos de maior profundidade em toda a Europa.

o que fazer em ComoCatedral de Como

Veja alguns dos passeios que você pode fazer por lá.

  • você poderá caminhar pelo “calçadão” que cerca o lago;
  • poderá se “perder” pelas ruazinhas da cidade (que é bem pequena);
  • poderá visitar a catedral: ao sair da estação, siga para sua direita até encontrar uma rua mais larga que desemboca no lago. Siga por ela, que logo encontrará a Catedral. Ela é bem paralela a estação de trem;
  • fazer um passeio de barco pelo lago (consulte horários e tarifas aqui);
  • e, finalmente, pode subir o funicular que te deixará bem no alto de uma das montanhas que cerca o lago. A vista é fenomenal!!!

DSC 0830 - Como chegar e o que fazer no Lago de Como, ItáliaFunicular que leva ao todo da montanha e vistas maravilhosas

como chegar ao lago de Como

Existem algumas excursões para lá que partem da Praça do Duomo em Milão, mas, sinceramente, acho que não valem a pena, pois é muito mais barato ir sozinho e é bem tranquilo.

Agora que você já sabe como chegar ao lago de Como e o que fazer pela cidade, não deixe de fazer este passeio!

Não deixe de conhecer o nosso “Roteiros de 7 dias em Roma e arredores“!

guia de roma

E aqui você encontra um índice de todos os posts sobre a Itália, pra facilitar a sua vida.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

48 COMENTÁRIOS

  1. Ana, Estarei na Italia em setembro e devo passar uma noite em Como. Tem alguma indicacao de hotel? É imprescindível estar n centro ou nao faz mal ficar um pouco afastado? Estarei de carro e ainda devo ir a Mendrísio, na Suica.

  2. Não consigo encontrar essa estação “Como Nord Lago” no site do trem italiano! Só tem um “Como S. Giovanni”. Serve? Fica muito longe no funicular? Obrigado.

  3. Oi Ana, gostaria de agradecer sua dica. Fiz uma viagem no mês passado e na minha visita a Milão aproveitei para conhecer Como. Super fácil e barato, a dica com certeza é válida. E se serve a dica, não se preocupem em comprar com a passagem com antecedencia, pelo menos qdo fui tinha trem saindo a toda hr. Abraços…

  4. Estou indo para milão (feira de móveis) em abril de 2013 (creio que seja primavera)e vou dar uma fugida no Lago de Como, obrigada pelas dicas! Super me ajudou 🙂

  5. Gostaria de saber se dá para ver em 1 dia como e lugano queria fazer isso e voltar para milão será se consigo.

    Obrigado.

  6. Então o melhor é ficar hospedado 1 dia em lugano.

    Depois quero ir para torino, o problema é que precisa passar por milão novamente.

    Abcs.

  7. Olá Ana! Estou planejando minha lua de mel e estou com uma super dúvida. Farei a Rota Romântica na Alemanha e quero esticar até a Itália ainda de carro. E ai surgiram dois caminhos opostos: ir por Como ou por Verona. E agora? Qual das duas cidades você acha mais interessante, qual região mais bonita? E com relação a estrada, caso você já tenha feito algum passeio parecido, você consegue sugerir a melhor das duas? Espero que consiga me ajudar. Super obrigada! Suas dicas são ótimas, o blog impecável. Bjs.

    • Oi Elisa! Impossível eu te responder isso, pois acho as duas LINDAS! São lugares muito diferentes entre si. Sobre as estradas, não sei te informar. Boa viagem!

  8. Olá! Há outras empresas de trem além da Trenord saindo da estação Cadorna para Como? Procurei em outras, inclusive Trenitalia e não encontrei.

    Obrigada
    Roberta

    • Eu fui de Trenitalia. E vi norma;mente no site. Mas basta chegar e comprar na hora, sem qualquer estresse. Boa viagem!

    • Não sei te dizer Jussara, pois nunca estive em Lugano, mas você já viu seu tem trem? Quase tudo na Itália é feito de trem. Boa viagem!

  9. Olá Ana,

    O passeio de barco aconselha a ir até onde? Já vi várias vezes que Bellagio é bonito…Sugere sair do barco visitar esta terra e voltar para Como?

    Até breve
    Lara

  10. Ola Ana, belo blog! Estarei em Verona/Milão/Turim no final de Jan e pensei em dar um pulo bate-volta em um lago italiano, acha que vale a pena nesta época? Como ou Maggiore? Estarei de carro, mas vale a pena ir de trem ou carro?Grazie Mille por todas suas preciosas dicas.

    • Oi Rodrigo, este post é de uma viagem em janeiro, então… acho que te respondi, não?! 😉 Eu fui de trem e nunca de carro, logo, não sei te dizer se é melhor ou não. Boa viagem!

  11. Olá Ana
    Tudo bem? Seu blog me ajudou muito, valeu!. Estou indo de Garda para Como para dormir e depois vou para Milão. Gostaria de saber se a estação de trem Como Nord Lago tem muitas escadas e ladeira, pois vou estar com malas. O tre de Milão para Como Lord Lago é direto? Você comprou o ticket no Brasil ou em milão?
    Muito obrigada!
    Bjnhs

  12. Olá Ana, também sou Portuguesa
    Estou a planear ir a Milão 3 dias… mas como fiquei fascinada pelas informações que nos dá sobre o Lago de Como quero lá ir, mas estou interessada em ir à tarde para ver o anoitecer, a iluminação da aldeia… sabes se há comboio de volta a Milão tarde ou pelo menos pela hora de jantar?
    Dá para fazer um passeio por Bellagio? Onde compro os bilhetes, sabe?

    E viagem a Verona conhece algum comboio ou horário? E dá para lá ir parte de um dia pelo menos?

    • Helena, há horários de trens para ambas e para verificar todas as opções, entre no site da trenitalia.com.
      Bellagio acho que vai ser difícil de ir.
      Boa viagem!

  13. Belas dicas! Obrigado! Nunca teria vinda a Como durante a viagem a Itália sem estas informações.

    E como Como é lindo! 🙂

    A família adorou.

  14. Oi, Ana , vou para Milão em Abril e aproveitar para conhecer o Lago Como, mas tb vou à Verona. Vc sabe se existe trem De Como para Verona ou tenho que retornar a Milão? Bjs

    • Sempre que quiser saber a rota de um trem, visite o site da Trenitalia. E no seu caso, terá que voltar para Milão. Boa viagem!

  15. Oi Ana,
    Ótimas dicas!
    Vou para Itália em Janeiro de 2017, e quero muito conhecer o Lado di Como. É muito ruim ir nessa época, por ser inverno? Dá aproveitar algumas coisas?

  16. Ana muito boas as suas dicas, mas eu vou ficar no hotel em frente a estação central de Milão, por lá não tem para ir direto ao Lago Como? Eu tenho que ir para a estação Cadorna? Porque meu intinerário está assim, chegarei após as 14:00 na estação central dai daria pra conhecer uma boa parte das atrações, o outro dia seria para conhecer Como e Bellagio, no ultimo dia conheceria o restante das atrações de Milão que teria que sair antes do meio dia, seria pouco tempo ou assim está perfeito?

    • Até onde eu sei, não tem, mas você poderá ir de metrô, que é perto. E acho que seu roteiro está ok! 🙂

  17. Olá Ana Catarina, boa tarde.
    Estaremos rodando pela itália de 22/10 até 15/11/17
    Teremos quatro dias em milão.
    Pensamos em Lugano como bate volta.
    O lago de Como pode ser mais interessante?
    Ano passado fizemos teu roteiro para Braga. Foi fantástico seguir tuas dicas.
    Obrigado.

    • Ainda não conheço Lugano, por isso, não posso opinar. O que posso dizer é que Como é lindo!!! 🙂

  18. Boa noite Ana!
    Gostaria de saber se é viável fazer o passeio para o lago Como da seguinte maneira:
    Milão-Varenna, Varenna-Bellagio, Bellagio-Como e finalmente Como para Milão.
    Não li nada a respeito dessa opção, se você puder me ajudar, agradeço muito.
    Viajaremos para Milão no começo de junho.

  19. Parabéns pelo blog. Estarei em Milão entre 17 e 22 de novembro de 2018. Vale a pena fazer o bate volta a Como e Bellagio?
    obrigada
    Fátima

  20. Ola Ana, tudo bem? Saio de Milão para ir para Como, depois penso em ir para para Verona preciso retornar a Milão ou consigo ir direto? O ingresso para subir p funicular

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here