Trens italianos: como usar o site da Trenitalia

Atualizado em 03/06/2018

Você quer viajar por toda a Itália da melhor maneira possível? Então, nós vamos dar pra vocês dicas de como usar o site da Trenitalia para viajar de trem pela Itália.

No site da Trenitalia você você pode ver todas as rotas e horários para, depois, comprar todas as suas passagens e rodar o país inteiro.

O trem, aliás, é meio de transporte por excelência na Itália. Ônibus quase não existe.

E como a Itália INTEIRA é como um imenso museu a céu aberto, é super recomendável você passear pelo país, conhecer diversas cidades e se encantar com este país incrível.

☛ Leia também: Distância entre Roma e outras cidades italianas (e como chegar em cada uma delas)

Vamos viajar de trem pela Itália? Então, se ligam nas dicas!

09EstaodetremdeVerona - Trens italianos: como usar o site da Trenitalia

Dicas de como usar o site da Trenitalia para viajar de trem pela Itália

  • Não é preciso, em 90% dos casos, comprar com antecedência.
  • O site da Trenitália é bom para verificar possíveis rotas e horários, mas não para comprar (eu pessoalmente nunca compro antes, só na hora, embora você possa fazê-lo se preferir).
  • O site tem também uma versão em inglês, para os que preferirem. Não tem em português 🙁
  • Para iniciar sua busca, é preciso saber como é nome das cidades desejadas em italiano (ou inglês, se for o caso). Alguns exemplos:
PortuguêsItaliano
FlorençaFirenze
VenezaVenezia
MilãoMilano
AssisAssisi
BolonhaBologna
  • Coloque a cidade de origem e destino, data e o horário a partir do qual deseja viajar.
  • Na página seguinte, vem o quadro de horário. Aqui você poderá ver se terá que fazer troca de trem em algum lugar (cambio), a duração da viagem e a categoria do trem (regional, Eurostar, Intercity…), assim como os respectivos preços.
  • Para a maioria dos turistas, ir até aqui basta, pois o que precisamos saber é a possibilidade da rota desejada, os horários e valores. Eu sugiro imprimir esse quadro de horários e levar consigo.
  • Aos que realmente querem comprar com antecedência, é só seguir adiante no processo normal de compra online, mas, lembre-se: você tem que se registrar primeiro no site.
  • Aos que forem comprar a passagem lá, na hora, poderão fazê-lo nos guichês (e se virar no italiano) ou podem comprar em máquinas automáticas que existem em todas as estações. É bem fácil de usar e elas têm a opção de compra em português.

trenitalia

  • E a todos: nunca se esqueçam de validar (convalidar) a passagem de vocês antes de entrar no trem. Nas estações ou corredores de acesso às plataformas existem umas máquinas (em geral nas paredes) onde você coloca a passagem e ela faz uma marca, que depois será conferida por um funcionário dentro do trem. Em grande parte dos casos o funcionário passa por você e, se sua passagem não estiver marcada, não adianta chorar: paga multa!!!

IMG 8103 - Trens italianos: como usar o site da Trenitalia

  • Os trens regionais podem ser usados em qualquer dia e horário, por isso não são marcados, mas a partir do momento que você o convalida, terá que usá-lo em no máximo 6 horas. Os demais tipos de passagens têm data e hora fixa marcada.

Aqui você encontra um índice de todos os posts sobre a Itália, pra facilitar a sua vida. E também o Roteiro de 7 dias em Roma e arredores, com sua viagem a Roma completinha.

Boa viagem!!!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


ATENÇÃO: tenho recebido alguns comentários de pessoas dizendo que não receberam o e-mail de confirmação de compra. Antes que fazer qualquer compra é preciso se registrar no site e só depois comprar. Para recuperar passagens compradas e que por ventura não tenham chegado a sua caixa de email, é preciso ter o código de recuperação que aparece na tela assim que a compra se finaliza (anote-o sempre).

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas
Artigo anteriorDicas da Holanda e Bruxelas (Bélgica)
Próximo artigoRoma para crianças
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

143 COMENTÁRIOS

  1. Oi Ana parabéns pelo site ! Estas sendo de uma valia enorme!a minha dúvida é que vou chegar em Firenze pela italo 8:44 da manhã ,e 8:53 sai o trem regional pra Pisa será que dá tempo de pegar? Se eu comprar o bilhete regional da trenitalia neste horário das 8:53 e por acaso eu não embarcar neste horário vou ter que comprar outro bilhete? Obrigado por enquanto…..Sidnei

    • Sidnei, dá tempo sim, pois as plataformas são uma do lado da outra. Caso tenha algum azar, é só pegar o próximo, pois o que vale é o horário da validação da sua passagem. Boa viagem!

  2. Olá, Ana.
    Estarei na Itália em outubro de 2016..e quero ir de Bolonha para Florença e de Florença para Veneza. É melhor comprar online ou é tranquilo comprar na hora?

    Obrigada

    Dayane

  3. Boa tarde Ana

    Tenho procurado várias opções para viajar de comboio de Roma para Veneza, mesmo no site da Trenitalia existem valores muito variados. Tem informação dos valores mais baixos? Ou a média não foge dos 47€ ? Vou optar por comprar na estação como indica. Obrigado, Paulo

    • As opções que existem são as do site e o mais barato é sempre o trem regional, mas que demora muito. O valor é mais alto por conta da distância. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here