Um dos precipícios mais assustadores e fascinantes do mundo, Trolltunga, na Noruega, atrai milhares de turistas todos os anos que encaram os quilômetros de sua trilha para admirar a vista espetacular lá de cima e tirar fotos incríveis da pontinha de sua pedra.
Conhecida pelos belos fiordes e imponentes montanhas, a Noruega tira o fôlego de qualquer um com suas paisagens exuberantes e bastante diferentes do que estamos acostumados no Brasil.
Trolltunga, a trilha mais famosa da Noruega, é um dos destaques do país.
Os rochedos icônicos de Trolltunga, que significa Língua do Troll em norueguês, recebem amantes do trekking, do ecoturismo e de aventureiros bem-dispostos a enfrentar ida e volta.
Neste post, você ficará por dentro de tudo sobre a trilha de Trolltunga e verá que cada segundo de esforço para encará-la valerá a pena!
Importante => Seguro Viagem Noruega (dicas + desconto) |
Dicas para visitar Trolltunga, Noruega
Ao lado de Kjeragbolten e Preikstolen, Trolltunga fecha o combo das três trilhas mais procuradas da Noruega.
O que atrai tanta gente para a trilha de Trolltunga é o prêmio final: uma formação rochosa a 700 metros de altitude, acima do lago Ringedalsvatnet e com uma vista montanhosa ao fundo de tirar o fôlego!
A pedra de Trolltunga, ou Língua de Troll, possui o formato parecido com uma língua gigante, por isso recebe este nome.
O local é famoso ponto de contemplação da paisagem e cenário de fotos, principalmente a clássica onde as pessoas sentam na beira da pedra e ficam com os pés balançando abismo abaixo.
Onde fica e como chegar ao começo da trilha da Trolltunga
Trolltunga fica a 17 quilômetros da cidade de Odda, Noruega, lugar ideal para montar sua base de início e volta após a trilha.
O aeroporto mais próximo de Odda é o de Bergen, segunda maior cidade do país, que fica a aproximadamente 190 quilômetros de distância.
Chegar por Oslo também é uma opção, mas a cidade fica a 350 quilômetros de Odda, então vai exigir um pouco mais de planejamento para encarar todo o deslocamento interno entre as cidades, que pode ser feito de carro, trem ou ônibus.
Nós chegamos a Noruega por Bergen e lá alugamos um carro, com a a qual fizemos todo o nosso roteiro. Foi a melhor decisão, pois o camino entre as cidades da Noruega é deslumbrante e pudemos parar sempre que quisemos para apreciar e tirar fotos.
Odda: excursão de 1 dia para caminhada e escalada em Trolltunga
Transporte de Odda até Trolltunga
Uma vez na sua hospedagem, para chegar de Odda até Trolltunga você precisa pegar um ônibus, até um ponto de vans. Será preciso pegar uma das vans para, aí sim, chegar ao ponto inicial da trilha de Trolltunga. A distância de Odda até esse ponto é de 7 quilômetros.
Se for de táxi ou de carro alugado, há um estacionamento bem próximo do começo da trilha. Já facilita!
Mas atenção, há 3 parques de estacionamento: um é bem na entrada na trilha (mais caro, claro!, e com poucas vagas.) e outros dois mais distantes, um deles a 5 Km de lá. Tente chegar cedo, para tentar uma vaga no mais próximo.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Características da trilha da Trolltunga
Se você está decidido a atravessar a trilha da Trolltunga, é bom estar preparado e ciente do que encontrará adiante. Então confira a seguir as características da trilha:
- Km percorridos: 20 quilômetros ida e volta
- Altitude: 1.200 metros
- Duração média: entre 8 e 12 horas
- Nível de dificuldade: difícil, mas não precisa ser atleta para encarar
A trilha da Trolltunga não é recomendada para iniciantes, já que exige um certo nível de preparo físico.
É uma trilha longa, que naturalmente já apresenta cansaço como consequência. Além disso, quem se aventurar por lá irá se deparar com diversos tipos de solo, como neve, pedra, gelo, grama e terra.
Por isso, é preciso ter experiência com trilhas, para saber onde e como pisar, para evitar lesões, e ter o controle da respiração, já que ao longo da trilha a altitude vai aumentando.
Quando fazer a trilha da Trolltunga?
A época do ano mais indicada para fazer a trilha da Trolltunga é durante o verão na Noruega.
Na Noruega, a estação tem início em 20 de junho e vai até 22 de setembro. Com longos dias de sol nesse período, o verão é ideal para explorar a trilha e evitar caminhar no escuro, já que o sol se põe por volta das 22h.
Mas não se engane! No início do verão, em junho, ainda é possível encontrar neve e gelo pela trilha. Então é preciso ter bastante atenção no caminho e, principalmente, com o vestuário.
Fora da estação mais quente do ano, recomenda-se fortemente fazer o trajeto com acompanhamento de guias.
Dá para fazer a Trolltunga no inverno?
É possível fazer a trilha da Trolltunga no inverno, mas ela é recomendada apenas para profissionais e pessoas altamente preparadas fisicamente e acostumadas com trilhas difíceis, além de ser recomendado fazer o trajeto tendo guias para acompanhar.
Durante o inverno, a dificuldade da trilha aumenta consideravelmente e é bastante arriscada para quem não está acostumado e muito bem preparado.
Se por acaso você for fazer esta trilha, especialmente no inverno, não esqueça de contratar um seguro viagem que abarque também esportes de inverno ou radicais.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Como é a trilha da Trolltunga
Conforme você já viu aqui anteriormente, a trilha possui 10 quilômetros de extensão, totalizando 20 quilômetros de ida e volta. Entre muitos desafios, a trilha inclui diferentes tipos de solo, altitude e mudanças de clima sem aviso prévio.
Então, além de um condicionamento físico razoável, você precisa estar preparado com roupas adequadas e equipamentos para auxiliar na subida e descida. Para os mais aventureiros, saiba que é permitido acampar nos arredores da trilha.
Os primeiros quilômetros da trilha da Trolltunga são os mais difíceis, já que são os mais íngremes e onde a altitude muda consideravelmente.
Após essa parte, a trilha fica mais plana e um pouco mais fácil de encarar, embora seja necessário estar sempre atento onde pisa, para evitar escorregões, quedas e acidentes.
A trilha é bem movimentada, principalmente durante o verão, com pessoas indo e vindo ao longo do dia, sendo fácil descobrir para onde ir. Além disso, todo o caminho é bem sinalizado e a cada quilômetro há uma placa com um desenho de um Troll indicando o quanto você já andou e quanto ainda falta para Trolltunga.
Ao finalmente alcançar o seu destino, prepare-se para encarar uma fila para tirar uma foto sozinho na ponta da pedra em formato de língua. A fila se forma naturalmente e todos se respeitam para poder registrar o momento, então tenha paciência e aproveite para admirar a paisagem enquanto espera.
Importante destacar que, diferente de alguns locais pelo mundo, Trolltunga não é um falso abismo com outra pedra logo abaixo. O abismo é muito real e não há telas ou grades de proteção, então MUITO CUIDADO ao se aventurar para tirar fotos ousadas, ok?
Importante => Seguro Viagem Europa
O que levar e vestir para fazer a Trolltunga?
É indispensável levar comida para a trilha! São muitas horas de caminhada e você precisa de bastante energia. Então além de um café da manhã reforçado antes de ir, leve lanche.
Também é preciso manter-se hidratado, por isso tenha sempre com você uma garrafa de água. Há postos de reabastecimento no caminho, então apenas uma garrafa é o suficiente.
Não esqueça de recolher o seu lixo, seja pelo caminho ou durante sua permanência em Trolltunga!
Os dias de verão são ensolarados, então protetor solar e hidratantes são bem-vindos sempre. Mas no alto da montanha costuma fazer frio, o que nos leva para o vestuário.
Sempre consulte a previsão do tempo antes de iniciar o seu passeio na trilha da Trolltunga, mas mesmo assim é bom estar preparado para mudanças bruscas de clima sem aviso prévio.
Por isso, o ideal é usar roupas adequadas para a prática de esportes, como roupas de academia, leggings ou calças de trekking, blusas de tecidos que sequem rapidamente – porque, certamente, você irá suar no trajeto –, calças impermeáveis caso haja presença de neve, casacos corta-vento impermeáveis e blusas quentes.
Veja aqui as melhores roupas para esportes na Amazon |
Não necessariamente você precisa estar vestido com todas essas roupas, mas é bom levar em uma mochila caso precise. Também é legal ter uma muda de roupas para trocar e descer com roupas limpas, já que a tendência é chegar no topo com roupas suadas.
Para os pés, o uso de calçados de trilha ou botas impermeáveis é indispensável, assim como o uso de meias (que também podem ser trocadas para a volta). Em caso de temperaturas baixas, acessórios como gorros, luvas e protetores de orelha farão a diferença. Óculos escuros são ótimos aliados em qualquer ocasião.
É recomendado também o uso de bastões de caminhada – ou trekking poles – para te ajudar durante todo o trajeto de ida e volta, te dando suporte e estabilidade.
Onde se hospedar em Odda?
Nós ficamos no Trolltunga Hotel, uma das poucas opções na cidade, mas com preço razoável. O hotel é organizado e limpo, com estacionamento privativo e café da manhã. Ele fica na beira de um rio, proporcionando um visual bacana!
No próprio hotel você consegue pegar todas as informações necessárias para chegar até a trilha da Trolltunga, descobrindo onde pegará o ônibus e, posteriormente, a van que te deixará no início da trilha, conforme explicamos anteriormente.
Caso você não pretenda retornar para o local de hospedagem após a trilha e vá viajar imediatamente após a aventura, é possível deixar suas malas em uma loja de materiais esportivos no estacionamento localizado no início da trilha, mediante pagamento de taxa, porém em segurança.
A seguir, confira mais algumas sugestões de onde ficar em Odda e arredores:
Ficou com vontade de enfrentar a trilha da Trolltunga? Então vista-se de coragem e prepare-se para uma aventura inesquecível e, literalmente, de tirar o fôlego!
Agora só de curiosidade: você sabia que a série da Netflix Ragnarok foi gravada em Odda?
Para quem assistiu, em várias cenas personagens aparecem na ponta da pedra de Trolltunga. Nós assistimos as 3 temporadas e gostamos muito! Recomendo!
E outra dica, para fechar este post: uma vez em Odda, não deixe de visitar a Låtefossen, a cachoeira mais linda que vimos na Noruega e que fica pertinho do centro da cidade.
Leia também:
- Noruega, o país das cachoeiras
- Geiranger ( o fiorde mais lindo da Noruega)
- Onde ficar em Oslo
Confira abaixo alguns passeios que poderá fazer pela região u agências que poderão te ajudar a fazer a trilha da Trolltunga.
Divirta-se e boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.