Fazer uma viagem de carro por Portugal é, na minha opinião, a melhor maneira de conhecer bem o país, pois o carro dá a você a liberdade de se embrenhar por alguns lugares a que, de outro modo, você não chegaria.
Ou lugares a que você até poderia ir, mas demandaria um tempo muito grande, visto que a frequência do transporte público pode ser bem limitada em determinados trechos.
Então, se você está se perguntando se vale a pena alugar carro em Portugal, eu diria que sim.
Mas, claro, se o seu objetivo for conhecer apenas cidades maiores, como Lisboa, Porto e Coimbra, por exemplo, não valerá muito a pena, pois elas têm ótimas ligações entre si (de trem ou de ônibus) e circular por dentro delas é mais conveniente de transporte público ou a pé.
Um carro nesses centros urbanos pode acabar se tornando um estorvo (ruas estreitas, achar estacionamento, ladeiras…).
Mas, para cortar o país e conhecer suas atraentes cidadezinhas e aldeias ou as praias em Portugal, por exemplo, nada melhor que ir de carro.
Então, vamos às dicas práticas para que você possa fazer essa viagem com tranquilidade…
Economia => Seguro Viagem para Portugal (dicas + desconto)
Viagem de carro por Portugal
Documentos necessários para dirigir em Portugal
Brasileiros não precisam da carteira internacional de motorista (a PID), para dirigir em Portugal, por até 6 meses a partir da data de chagada ao país. Para isso, basta apresentar a CNH.
Para alugar o carro, é necessário ter um cartão de crédito como garantia para poder retirar o veículo da locadora. Ele deverá ser um cartão internacional (não se esqueça de habilitá-lo para tal) e com limite suficiente para cobrir o valor que ficará retido durante todo o período que você estiver com o carro em seu uso.
Quando você entrega o carro, eles “devolvem” o valor retido, visto que era apenas uma garantia e não um pagamento de fato, e ficam apenas com o valor do aluguel propriamente dito.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Estradas portuguesas
Fazer uma viagem de carro por Portugal é ótimo, pois as estradas são excelentes! Para quem quer ganhar tempo e não se importa em gastar com pedágios, o indicado são as autoestradas (AE). Mas sempre há um alternativa de não pagar, basta optar pelas estradas secundárias.
Estas, em geral, demandam um pouco mais de tempo para chegar ao destino, porque na maioria das vezes passam por dentro de alguma cidade (ou bem próximo) e a velocidade autorizada é menor.
Mas… se você está passeando, possivelmente isso não será um problema, não é mesmo?
Confira aqui => Passeios em Portugal
Limites de velocidade
- Autoestradas: 120 km/h
- Estradas de mão dupla: 90 km/h
- Vias urbanas: 50 km/h
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Pedágio em Portugal
Sempre que você vir uma placa indicando uma estrada que comece com “A”, já sabe que haverá pedágio, chamado de “portagem” em Portugal.
Isso dito, vamos a algumas dicas de como proceder. O ideal é alugar o carro com o “Via Verde”, pois com esse aparelhinho você poderá passar direto por todos os pedágios e pagará o total de gastos no seu cartão de crédito, após a devolução na locadora.
Caso opte por não ter o “Via Verde”, terá que pagar na hora, claro! Lá você só paga quando sai da autoestrada. Funciona assim: quando você chegar à sua primeira “portagem”, você retirará um ticket que deverá guardar com cuidado.
Quando você for sair dessa autoestrada, passará pelos guichês novamente e deve inserir o ticket na máquina. Ela vai calcular o valor de acordo com a distância que você percorreu e mostrará qual o valor que deverá ser pago. Aí, você tem a opção de pagar com notas, moedas ou cartão. É bem fácil de usar!
+++ Confira aqui passeios para fazer em Portugal +++
Em alguns lugares, há pedágios de cobrança automática, ou seja, não há essas cabines onde você para e efetua o pagamento; você apenas passa, o sistema lê a placa do carro e ponto final!
E aí, como pagar?
Bom, se você estiver com o “Via Verde”, isso é automático; caso não esteja, você tem 5 dias para ir a qualquer agência de correio, apresentar o número da placa e pagar lá mesmo. Em geral, as locadoras de automóveis resolvem isso para você, mas, para ter certeza disso, pergunte antes.
Combustível
Sempre confirme na locadora onde alugar o carro qual é o combustível que ele usa. Se tiver possibilidade, opte pelo Diesel (Gasóleo): a viagem sairá bem mais em conta, pois a diferença de preço para os demais tipos de combustíveis é grande.
Nas estradas há postos com área de conveniência a cada 40 km, mais ou menos, e existem placas indicando a distância até os mais próximos e os preços.
Quando chegar ao posto, você mesmo(a) deverá abastecer o seu próprio carro, pois não há funcionários para fazer isso. Com o tanque cheio, vá até o caixa da lojinha de conveniência e pague.
Estacionamento em Portugal
Em quase todos os lugares públicos é preciso pagar estacionamento. Se for na rua, procure os parquímetros. Eles recebem apenas moedas e você define o tempo que irá permanecer ali. Em geral, deve-se pagar para usar entre as 8h e as 19h ou 20h.
Caso você estacione, por exemplo, às 21h e vá sair no dia seguinte às 11h, procure o parquímetro e pague por um período de 3 horas (das 8h às 11h), pois a máquina já vai “entender” que você está pagando pelo dia seguinte e, no papel que deverá estar bem visível no painel do carro, já virá com a data e horário do outro dia.
Nos grandes centros, costuma haver uma boa oferta de estacionamentos subterrâneos -onde você só paga no final, de acordo com o tempo que permanecer neles.
Já em shoppings e supermercados, o estacionamento é gratuito.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Distâncias em Portugal
Em geral, as pessoas, ao planejar sua viagem de carro por Portugal, partem da capital. Então, eis aqui alguns exemplos de distâncias a partir de Lisboa, para que você tenha uma ideia do que o aguarda:
- Porto – 313 Km
- Coimbra – 206 km
- Faro – 282 km
- Fátima – 127 km
- Óbidos – 85 km
- Évora – 130 km
Leia também: Distâncias entre Lisboa e outras cidades portuguesas (e como chegar a cada uma delas)
Se quiser informações atualizadas sobre as condições das estradas portuguesas, acesse: www.estradas.pt.
Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link.
E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.
Boa viagem!-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Boa noite . Vou ficar com carro por 11 dias gostaria que pudesse. Fazer um roteiro para que possa visitar . Vou deixar o carto em porto..
Celio, aqui no blog temos vários roteiros já publicados, dá uma olhadinha, 😉
Boa viagem!
Ana seus posts são excelentes!! Adorei as dicas, estava. A dúvida entre alugar ou não carro em Portugal, muito obrigada pois o post ajudou na decisão ?
é mesmo como diz, Portugal é um optimo destino para roadtrip’s, mas para quem tem tempo para conhecer.. se tem 5 dias, dedique-se a Lisboa e Porto e já será apertado, agora se tem realmente tempo para explorar.. carro é o transporte ideal!!
Com certeza alugar um carro em Portugal é uma ótima opção para conhecer este maravilhoso país. Sempre que vamos, já pegamos o carro no aeroporto e foi assim que já conhecemos o país de cima a baixo. A reportagem explica realmente tudo para se alugar um veículo! É fácil andar por lá, tudo muito bem sinalizado. Certa vez saímos de Lisboa e fomos direto para Santiago de Compostela (Espanha), depois saimos descendo pela cidades do norte, viagem maravilhosa!!
Planejei uma viagem para portugal, indo de lisboa até fátima de auto carro ou comboio. No dia seguinte, de comboio ou de auto carro vou para o Porto. Chegando lá vou alugar um carro, para visitar as cidades próximas e no final sigo para Aldeia das Dez, passando por Aveiro, Viseu e outras cidades pequenas. Faço parada em Aldeia das Dez e pretendo esticar até a aldeia Piodão, cidade Oliveira do Hospital, experimentar o famoso queijo serra da estrela. Em seguida, seguirei de carro até Óbidos, passando por Coimbra, Figueira da Foz, usando estradas litorânias Em óbidos pretendo dar uma passada em Foz do Arrelho, Peniche, Torre Vedras. No dia seguinte, seguirei para Santiago do Cacém, pernoito visitando as praias e aldeias locais, e no dia seguinte seguirei para Portimão, onde vou ficar 4 dias ao final dos quais seguirei para Beja e Evora, pretendo chegar em Serpa, aldeia dos fernandes e volto para Lisboa. Será que esse roteiro é bom. Gostaria de receber algumas sugestões de quem já teve a experiência.
Ótimo roteiro!