Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 29/03/2020

Eu tenho certeza absoluta que, quem ainda não foi, tem o sonho de fazer uma viagem para Jericoacoara.

Afinal, quando ouvimos a expressão “o paraíso do Brasil”, é difícil não associarmos a esta vila de pescadores localizada a quase 300 km da capital do Estado do Ceará, Fortaleza.

De fato, Jericoacoara possui cenários naturais surpreendentes. Não é por acaso que Jericoacoara é considerado um paraíso.

Parques de dunas, lagoas de águas tranquilas e cristalinas, pôr do sol maravilhoso, noite agitada, condições ideais para práticas de diversos esportes são algumas das atrações que encontramos.

Além disso, a vila desperta um sentimento de tranquilidade longe da agitação da cidade grande. Por lá não encontramos asfalto e nem iluminação pública, a iluminação fica por conta somente das simples casas dos moradores ou dos restaurantes e bares.

Impossível imaginar que existe um lugar tão perfeito assim aqui perto de nós, não é? Parece cena de filme! Mas é real e está logo ali.

Quer saber como chegar em Jericoacoara e desfrutar o melhor que há na região? Então, esse post foi feito pra você tirar todas as suas dúvidas e aproveitar cada segundo que essa pequena e encantadora vila tem a te oferecer!

Seguro Viagem Nacional – não viaje sem ele!

Dicas de viagem para Jericoacoara

pedra furada de jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Pedra Furada, um dos pontos turísticos de Jericoacoara mais conhecidos

Rota das Emoções

Jericoacoara faz parte da chamada Rota das Emoções, um roteiro que passa por três estados brasileiros e inúmeros pontos turísticos do Nordeste.

Os estados e as principais atrações da Rota das Emoções são:

Entre eles, diversas cidades e atrações turísticas estão incluídas. Vale muito a pena conhecer!

Você quer fazer a Rota das Emoções todinha que nem a gente? Clica no link abaixo e insira suas informações que nós entraremos em contato!

Rota das emoções: EU QUERO!

mapa da rota das emocoes - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Mapa da Rota das Emoções

Onde fica Jericoacoara

Considerado como um dos lugares mais famosos do Estado do Ceará, a Vila de Jericoacoara está localizado a oeste de Fortaleza e pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara.

Então, para não confundir: Jijoca de Jericoacoara é a cidade à qual pertence a Vila de Jericoacoara, que é o local famoso em que todo mundo sonha conhecer.

vila de jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Eu AMO Jeri…. e você? Então, vem conferir as dicas de viagem para Jericoacoara que temos.

Como chegar em Jericoacoara

Por estar situado em um parque de dunas de areia, o acesso à Jericoacoara não é tão fácil como pensamos mas fique tranquilo, vamos te informar como conhecer de perto essa charmosa e rústica Vila e seus arredores.

Para chegar a Jericoacoara, primeiramente é preciso chegar a Jijoca.

Saindo de Fortaleza, há quatro opções para chegar ao município: transfer, ônibus, carro e avião.

entrada de jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Placa na entrada de Jericoacoara, a “Cidade do Abraço”

Contratar um transfer para Jericoacoara

É claro que você pode ir por conta própria, inclusive eu explico mais abaixo.

Mas, pela dificuldade de chegar, eu aconselho você a contratar uma empresa que te leve. Será mais confortável, rápido e seguro.

A diferença de valor, se houver, não vai valer a pena a economia de ir por conta própria.

Existem inúmeras empresas que fazem um pacote de ida e volta saindo de Fortaleza até Jericoacoara. No transfer já estarão inclusos o transporte até Jijoca e a jardineira ou 4×4 para Jericoacoara.

A vantagem de contratar um transfer é que ao chegar em Jijoca, você não precisará se preocupar em procurar o transporte para o deslocamento até Jeri.

E há empresas também que oferecem um pacote completo de viagem para Jericoacoara incluindo hospedagem, transporte e passeios, vale a pena pesquisar!

Aqui, nós indicamos os serviços da empresa EcoAdventure / Rota Combo, que conhecemos e confiamos plenamente.

Nós fomos atendidos por eles em nossa passagem pela Rota das Emoções e aprovamos 100%.

como chegar a jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Parte do percurso para chegar em Jericoacoara, atravessando um rio de balsa

Como chegar em Jericoacoara de ônibus

A empresa que faz o trajeto de Fortaleza para Jijoca é a Fretcar. É possível pegar o ônibus no Aeroporto, na Rodoviária ou na Av. Beira Mar. A viagem dura em torno de 7 horas e algumas vezes ainda existem paradas no caminho.

As passagens podem ser compradas diretamente no site da empresa. Os preços das passagens em Jan/2020 são a partir de R$ 81,15, sendo a primeira viagem às 3h30 da manhã e a ultima às 18h30 da noite.

Chegando em Jijoca, ainda será preciso contratar um carro 4×4, buggy ou uma jardineira para chegar até a Vila de Jericoacoara. Esse percurso dura aproximadamente 40 minutos.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Como chegar a Jericoacoara de carro

Realizando o percurso de carro pela rodovia CE-085, são aproximadamente 4h30 de viagem saindo de Fortaleza até a cidade de Jijoca.

Se você escolheu ir de carro para Jericoacoara e não está com um veículo 4×4, o indicado é deixar o carro nos estacionamentos disponíveis em Jijoca e contratar um veículo apropriado para realizar o percurso até a Vila, pois o trajeto de 40 min é realizado em estradas de areia, sem sinalização e totalmente inadequado para veículos de passeio e para quem não conhece o roteiro.

Por isso, não recomendamos ir por conta própria até a vila de Jeri.

jericoacoara praia - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Vista da vila de Jericoacoara

Como chegar a Jericoacoara de avião

Inaugurado em 2017, o aeroporto de Jericoacoara – localizado na cidade vizinha chamada Cruz – fica a aproximadamente 33 km de distância da Vila.

Atualmente, o aeroporto recebe apenas vôos domésticos realizados pelas empresas Azul e Gol; porém como as ofertas de vôos são baixas, os preços das passagens costumam ser um tanto salgados.

No aeroporto, é possível contratar transfer compartilhado ou privado para chegar até Jericoacoara em um percurso que dura em torno de 1h.

Você quer fazer a Rota das Emoções todinha que nem a gente? Clica no link abaixo e insira suas informações que nós entraremos em contato!

Rota das emoções: EU QUERO!

qual estado fica jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
The Alchymist Beach Clube, na Lagoa do Paraíso, Jericoacoara

Qual a melhor época para fazer uma viagem para Jericoacoara?

Uma coisa que você não precisa se preocupar em Jeri é com a previsão do tempo por lá!

Considerado um destino perfeito em qualquer época do ano, o clima em Jericoacoara é quente o ano inteiro. Nos meses de março e abril é a época que mais chove, porém nada que possa atrapalhar a sua viagem. A chuva por lá costuma ser breve.

No segundo semestre, entre julho e dezembro, é a época que quase não ocorre chuva em Jeri. Por este motivo, esses meses são considerados a melhor época para fazer uma viagem para Jericoacoara.

Entretanto, esse período é alta temporada e pode influenciar no custo e nas disponibilidades de hotéis e pousadas em Jericoacoara. Então se você escolheu algum desses meses, é interessante planejar a sua viagem com antecedência!

  • Dica extra: devido às chuvas que ocorrem no primeiro semestre, os meses de junho a outubro são os mais prováveis para que as lindas lagoas estejam cheias e você poderá curti-las melhor.
buraco azul jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Buraco Azul, uma das atrações para quem faz uma viagem para Jericoacoara

Viagem para Jericoacoara: como se deslocar dentro da Vila?

Em Jericoacoara as únicas formas que você poderá se deslocar é: a pé, em buggy, jardineira ou veículo 4×4.

Você conseguirá conhecer toda a Vila de Jericoacoara apenas caminhando, pois as ruas por lá são todas de areia e a Vila não é tão grande, então levar calçados leves e confortáveis é o ideal!

Eu por lá só andei a a pé.

Já para se deslocar para as lagoas ou atrações que se encontram aos arredores da Vila, será necessário contratar um buggy ou 4×4, pois estão mais afastados de Jeri.

Em geral, as pessoas contratam agências para fazer os passeios. Assim, você não precisa se preocupar com a estrada, com a acessibilidade, com nenhuma das dificuldades para chegar aos lugares.

Mais uma vez, aconselhamos você entrar em contato com a EcoAdventure / Rota Combo, pois eles podem organizar tudo pra você, com segurança e confiança.

jericoacoara onde fica - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Sente o astral que você irá encontrar em sua viagem para Jericoacoara!

Onde ficar em Jericoacoara

Em Jeri, existem duas principais ruas: Rua do Forró e Rua Principal.

São nessas ruas que tudo acontece e que você poderá encontrar o maior número de restaurantes, pousadas, bares e lojas. Além de estarem super próximo da praça e da praia principal.

Se você quer ficar no meio do burburinho, o ideal é você se hospedar perto dessas duas ruas principais.

Se você quiser ficar perto do burburinho – afinal, a vila de Jericoacoara é um lugar que facilmente podemos conhecer caminhando, apesar das suas ruas de areia e terra – mas estar em um lugar mais calmo e silencioso, você pode optar por pousadas que ficam tipo uns 10 minutos de caminhada da bagunça.

Foi, por exemplo, a minha opção. Eu fiquei na pousada La Villa Jericoacoara.

Ela é super estilosa, pé de areia, perto da Duna do Pôr do Sol, em um local calmo, onde se pode ver as estrelas como você nunca verá na cidade grande, com quartos confortáveis, cheirosos, com ar-condicionado… enfim, uma super opção!

Ah, só pra ter uma ideia, ela tem 9,1 pontos no Booking!

onde ficar em jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Já imaginou tomar café da manhã com esta vibe? Na Pousada La Villa é assim!!!
pousada em jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Fala sério: não dá vontade de morar na La Villa Jericoacoara??

Mas existem diversas opções de hospedagens para todos os gostos e bolsos! Veja abaixo algumas das principais pousadas e escolha onde se hospedar em Jericoacoara:

Jeri Dunas

  • Endereço: Rua São Francisco s/n
  • Valor médio da diária (quarto duplo): R$ 900,00

Pousada Naquela Jericoacoara

  • Endereço: Rua do Forró, 655
  • Valor médio da diária (quarto duplo): R$ 688,00

Pousada Carcará

  • Endereço: Rua do Forró, 500
  • Valor médio da diária (quarto duplo): R$ 350,00

Você quer ver todas as opções de hospedagem em Jericoacoara? Clica aqui!

onde fica a lagoa do paraiso jeri - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
É ou não é um paraíso?

Pousada Surfing Jeri

  • Endereço: Rua Principal, s/n
  • Valor médio da diária (quarto duplo): R$ 300,00

Jeri Pousada

  • Endereço: Rua Principal, s/n
  • Valor médio da diária (quarto duplo): R$ 365,00

Pousada Jerimar

  • Endereço: Rua São Francisco, s/n
  • Valor médio da diária (quarto triplo): R$ 150,00

Pousada GinJeri

  • Endereço: Rua São Francisco, s/n
  • Valor médio da diária (quarto duplo): R$ 150,00

Pousada Baobá

  • Endereço: Rua Principal, s/n
  • Valor médio da diária (quarto duplo): R$ 200,00

Realmente, em Jeri tem hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos.

Mas, se você é exigente, quer ficar em frente à praia, com todo o conforto, com uma piscina enorme virada pra areia, além de uma piscina na tua varanda – isso mesmo, na sua varanda!, eu aconselho o Essenza Hotel.

Pra quem está indo em casal, curtir uma vibe romântica, uma lua de mel ou algo parecido… invista um pouco mais e fique neste.

Essenza Hotel

É simplesmente uma hotel 5 estrelas de frente para as areias brancas da praia de Jericoacoara, com uma piscina de borda infinita e todo o conforto e segurança.

Se você pode, você deve ficar lá.

  • Endereço: av Beira mar, s/n
  • Valor médio da diária (quarto duplo): R$ 1.490,00
essenza hotel jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
A parte da frente do Hotel Essenza em Jericoacoara
onde ficar em jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Que é onde fica a piscina de borda infinita, de frente pra praia de Jericoacoara

Onde comer em Jericoacoara

Ao caminhar pelas charmosas ruas de Jeri, logo percebemos as dezenas de bares e restaurantes para escolher onde comer e beber.

Lá encontramos restaurantes que vendem desde comidas típicas brasileiras, como a carne de sol e o baião de dois até pratos mais sofisticados e de culinárias internacionais. Além de restaurantes, também existem opções de bares, hamburguerias, creperias e pizzarias.

Para te ajudar, vamos listar algumas opções de onde comer em Jericoacoara:

Restaurante Dona Amélia

Famoso restaurante de Jeri que toca um forró de primeira qualidade. A comida é deliciosa… comemos um delicioso Peixe à Delícia e o Camarão no Abacaxi – dizem que este prato camarão no abacaxi foi inventado ali mesmo, no Dona Amélia! Endereço: Rua do Forró, Jericoacoara – CE

Peperino

Pra quem procura uma boa variedade de massas e pizzas com preço bacana, na Peperino você encontra opções à La carte e rodízio com preço popular (aproximadamente R$ 35,00). O restaurante abre a partir das 17h. Endereço: Rua do Forró, 746.

ClubVentos

Um bar/restaurante à beira da praia com música ao vivo e locais para relaxar. Dá pra ver um magnífico pôr do sol escutando forró e tomando uns drinks. Endereço:Beira Mar s/n

por do sol jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Delícia de pôr do sol no ClubVentos…

Jerilicia’s

Com a promessa de oferecer preço justo e comida de qualidade, o restaurante oferece pratos caseiros para o almoço que vão do frango ao camarão a partir de R$ 13,00. O restaurante abre das 12h às 16h. Endereço: Rua Principal.

Dogão Fast Food

Aberto das 17h às 2h da manhã, a lanchonete oferece diversos tipos de hot dog, hambúrgueres artesanais, pasteis e também pizzas com preços populares. O ambiente é climatizado e também está localizado na Rua Principal.

Samba Rock Jeri

Considerado o point boêmio de Jericoacoara, o bar possui uma linda, rústica e criativa estrutura e oferece variedades de petiscos, pratos e bebidas, além de música ao vivo com vários estilos musicais. É um dos lugares mais frequentados na noite de Jeri e fica localizado no coração da Vila bem próximo a Praça Principal. Funciona das 17h às 1h da manhã.

Tamarindo

Para quem busca pratos mais sofisticados, o Tamarindo é considerado um dos melhores e mais concorridos restaurante de Jericoacoara. Em seu cardápio veremos pratos de gastronomia internacional e frutos do mar, além de uma boa variedade de vinhos. Endereço: travessa Ismael, s/n.

onde comer em jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Os pratos do Restaurante Siará são para quem aprecia a boa gastronomia.

EAT on the streets

Hamburgueria famosa e com estilo bem descontraído e alternativo em Jeri. Oferece hambúrgueres artesanais e bem elaborados, batatas rústicas e variedade de molhos especiais para complementar. Endereço: Rua do Forró, 694.

Restaurante Siará

É um restaurante pra quem gosta de alta gastronomia, do Blue Residence Hotel, hotel da mesma rede do o Grupo Essenza. Os pratos são assinados pelo Chef Bruno Schmatz. Ah, Siará é a forma como era escrito anteriormente a palavra Ceará. Endereço: fica dentro do Blue Residence Hotel.

Padaria Santo Antônio

Por fim, não podemos nos esquecer da famosa padaria Santo Antônio.

A padaria chama a atenção dos turistas, porque abre de madrugada, mais precisamente das 2h da manhã até às 21h, para atender os turistas que estão voltando dos forrós e festas e querem se deliciar com as variedades de pães, doces e salgados que o lugar oferece.

Também é possível almoçar na padaria, os pratos executivos são bem servidos e com um bom preço (aproximadamente R$ 15,00). Endereço: Rua São Francisco, 160.

transfer ate jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Aproveite e pare na Pedra Furada no caminho! Clique na imagem para mais informações.
buraco azul jeri - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Buraco Azul é lindo demais!!

Quantos dias ficar em Jericoacoara

Para conhecer bem essa vila e também para realizar os principais passeios, é aconselhável fazer uma viagem para Jericoacoara de pelo menos 3 dias.

Reserve 1 dia para caminhar pela Vila durante o dia e curtir durante a noite, 1 dia para realizar o passeio e conhecer o lado Oeste e 1 dia para conhecer o lado Leste.

Desta forma a sua viagem será menos cansativa e você poderá curtir bastante esse paraíso!

Mas, claro, se você quiser sossegar a mente, curtir a vibe com mais calma e voltar para sua rotina desestressado, fique um pouco mais e aproveite!

por do sol jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Final da tarde em Jericoacoara… é ou não é demais?!

O que fazer em Jericoacoara

As atrações de Jericoacoara estão divididas em lado Leste e lado Oeste, além das atrações próximas ao centrinho, que é o caso da praia principal e da Duna do Pôr do Sol.

Para conhecer os lados leste e oeste, aconselha-se reservar 1 dia para cada lado e também será necessário contratar um buggy ou 4×4 para realizar os trajetos.

No lado oeste você vai conhecer a Praia do Mangue, o Rio Guriú, a Praia Grande e a Lagoa da Tatajuba.

Já no lado Leste encontram-se as paisagens mais famosas de Jeri, são elas:

Árvore da Preguiça

A curiosa árvore que cresceu deitada por causa dos fortes ventos na região, é uma das atrações mais cobiçadas pelos turistas.

arvore da preguica ceara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Árvore da Preguiça em Jericoacoara

Pedra Furada

Essa famosa praia de Jericoacoara abriga formações rochosas que são muito cobiçadas para uma foto. A rocha mais famosa e que dá nome à praia, a Pedra Furada, oferece uma paisagem espetacular com a junção da pedra e do mar.

pedra furada jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
A famosa Pedra Furada de Jericoacoara… essa parte marrom na areia eram algas, mas mesmo assim é bonito, né?

Praia do Preá

Vizinho a Jeri, no município de Cruz, esse vilarejo tranquilo e charmoso reserva uma praia de ventos fortes é ideal para quem quer praticar esportes aquáticos. Ali é o point do KiteSurf.

kite surf em jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Você pratica Kite Surf? Vai AMAR jeri!
praias de jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Praia de ventos fortes, a Praia do Preá é ótima para o KiteSurf

Lagoa do Paraíso

Você sem dúvidas já deve ter visto fotos ou vídeos da famosa lagoa de águas mansas e cristalinas e das simbólicas redinhas para relaxar em meio ás águas. É ali!

Não é por acaso que a Lagoa do Paraíso é o maior destaque de Jericoacoara. Possui ótimas estruturas e não deixa a desejar no conforto. E é claro que o nome desse lugar não poderia ser outro, é um verdadeiro paraíso!

lagoa do paraiso jeri jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Lagoa do Paraíso… por que será que tem este nome?
jericoacorara fotos - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Você tem alguma d[uvida disso?

Buraco Azul

A mais nova atração de Jericoacoara – na verdade fica em um município vizinho, em Caiçara – é o resultado de uma escavação para retirada de areias que foram usadas em obras na região e que, após a quantidade atípica de chuvas que ocorreu em 2019, encheu de água.

O azul turquesa da água chama bastante atenção dos turistas e está atraindo milhares de visitantes.

buraco azul jericoacoara - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
O Buraco Azul de Jericoacoara é DEMAIS!!!

Duna do Pôr do Sol

Próximo ao centro da Vila, uma atração imperdível em Jericoacoara, é assistir o famoso pôr do sol na duna bem perto da praia principal. Para assistir ao espetáculo natural, milhares de pessoas se aglomeram no topo da grande montanha de areia a partir das 16h30.

Dependendo da época do ano, a dica é chegar cedo para garantir o seu lugarzinho e não perder esse maravilhoso fenômeno. Outra dica: use óculos escuros, pois o vento no topo da duna do pôr do sol é tão forte que faz com que entrem areias nos olhos.

duna do por do sol jeri - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Acredite: você vai querer tirar foto do pôr do sol lá de cima da duna do Pôr do Sol em Jericoacoara!
por do sol em jeri - Viagem para Jericoacoara: tudo o que você precisa saber!
Olha o kite surf pescando o sol… rs

Há muito o que aproveitar durante uma viagem para Jericoacoara, um destino que vale a pena conhecer e se apaixonar… e o melhor de tudo: tá logo ali!

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *