Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 16/04/2020

Hoje te convidamos a descobrir o que fazer em Sevilha, na Espanha.

Fazer uma viagem para Sevilha, sem dúvida alguma, é uma das melhores escolhas que você fará na sua vida! Especialmente pelo fato da capital de Andaluzia reservar para o turista muitas surpresas agradáveis.

Como são bem perto uma da outra, você poderá conhecer praticamente todas as atrações de Sevilha a pé. Além disso, prepare-se para se apaixonar pela história. Lá, você terá contato com o passado em cada esquina por onde passar e em todas as atrações que for conhecer.

Sevilla é a quarta maior cidade da Espanha e, anualmente, recebe milhares de curiosos que querem descobrir mais sobre a história da Colonização Espanhola nas Américas.

Lá é possível, também, ver de perto os locais onde foram realizadas gravações para o filme Star Wars e a série Game of Thrones, aprender mais sobre a dança flamenco, comer muitos tacos e apreciar a rica cultura espanhola.

Economia => Seguro Viagem Espanha (dicas + desconto)

O que fazer em Sevilha

o que fazer em Sevilla - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
A linda Praça Espanha, em Sevilha

Nesse artigo falaremos sobre os principais pontos turísticos de Sevilha, seus endereços, horários e preços. Então, vamos juntos mergulhar nesse mar arquitetônico e magnífico que é Sevilha?

Confira => Passeios em Sevilha e arredores

Real Alcázar de Sevilha

Antes de passar maiores informações sobre a principal atração de Sevilha, importante destacar que a palavra “Alcázar” é originada do árabe “al qasr“, que significa “o castelo” ou “o palácio”.

Dito isto, o Real Alcázar de Sevilha, é exatamente o que significa o nome! Um enorme palácio fortificado com mais de mil anos de história e vários elementos que dão vida, tais como, jardins fascinantes, fontes brotando por todas as partes e arquitetura capaz de deixar qualquer turista de queixo caído!

Alcazar de Sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
Real Alcázar, uma das atrações de Sevilha que você não pode deixar de visitar
Jardins do Alcazar Sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
Os jardins do Real Alcázar de Sevilla

Não à toa, desde 1987, o Real Alcázar foi declarado Patrimônio da Humanidade da Unesco e a sua imponência é tanta que até já foi cenário da aclamada série televisiva Game of Thrones.

Curioso é que, apesar de ser do século XII, considerado o Palácio mais antigo da Europa, até os dias atuais ainda está em uso pela monarquia espanhola durante temporadas e veraneios. Maravilha, né?

Para conseguir visitá-lo com tranquilidade, separe ao menos duas ou três horas completas do seu dia e chegue com antecedência ao horário marcado, independente da modalidade do seu ticket. Se chegar atrasado, em caso de visita guiada, você não poderá mais participar do tour.

Como é um dos pontos turísticos mais disputados, com limite de aproximadamente 750 pessoas por vez, ainda que você esteja na cidade e consiga ir em um dia com acesso livre, a recomendação é reservar antecipadamente sua entrada. Assim você garante que vai conseguir acessar o palácio por onde já passaram diversos reis e embaixadores do mundo inteiro.

atracoes de Sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
Jardins do Alcázar de Sevilha
  • Endereço: Patio de Banderas, S/N.
  • Horário: De outubro a março: de segunda a domingo, acesso das 9:30h às 17h.  Monumento fecha às 18h. De abril a setembro: de segunda a domingo, acesso das 9:30h às 19h. Monumento fecha às 20h.
  • Preço: Visita Geral: 12,50 euros. Visita ao Alcázar + quarto real + audioguia: 23,50 euros.
  • Entrada gratuita: Durante todas as segundas-feiras do ano é possível entrar gratuitamente no Real Alcázar, porém, caso queira reservar e garantir seu ingresso, além de evitar filas, é possível adquirir sua entrada no site por 1 euro.

Vale a pena => Tour guiado com entrada prioritária ao Alcázar

palacio alcazar sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
Detalhes do palácio…

Catedral de Sevilha e La Giralda

Já imaginou uma Catedral sendo construída sob escombros de uma antiga mesquita?

Foi isso que aconteceu com a Catedral de Sevilha, considerada hoje a maior catedral gótico existente e a terceira maior igreja no mundo inteiro, localizada bem no Centro Histórico de Sevilha.

Façamos uma igreja tão grande que aqueles que a virem terminada pensem que estamos loucos!”.

Foi com essa frase que o projetista da gigantesca Catedral de Santa Maria da Sede, no início do séc. XV, fez metade dos religiosos a época renunciarem parte do seu salário para financiar a construção da famosa Catedral de Sevilha.

Catedral de Sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
Dúvidas sobre o que fazer em Sevilha?

Agora imaginem: se por fora a Catedral é linda, no seu interior, é de arrebatar o coração do turista!

A Catedral de Sevilha possui 80 capelas, inúmeras imagens que tocam a alma do depositário da fé, obras de arte, o túmulo de Cristóvão Colombo, além de ouro espalhado em cada coluna. Não é por menos que é um dos mais ricos tesouros artísticos preservados nos campos eclesiásticos.

Tumulo de Cristovao Colombo - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
Túmulo de Cristóvão Colombo

O fato dela ter sido construída em cima de restos de uma enorme mesquita traz aos olhos do turista um choque gigante entre o mundo muçulmano e o mundo cristão. Isso porque, alguns pontos da Mesquita da Alfama ainda são visuais, especialmente o imponente miranete do séc. XII, hoje transformado em campanário, chamado de La Giralda.

A torre do campanário da Catedral, considerado cartão postal de Sevilha, é sem dúvida alguma, um dos pontos altos e imperdíveis na sua visita. Uma vez estando na torre, prepare-se para ter uma linda vista tanto do templo quanto do resto da cidade. Nós não subimos, porque estávamos com crianças e são MUITOS degraus… 🙁 Mas, se você tiver oportunidade, vá.

A Catedral de Sevilha foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987, e a sua visita é parada obrigatória, até porque ela fica no coração da cidade e em frente ao Alcázar, então, não tem como ignorá-la. 😉

catedral de sevilha 1 - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
A imponência da imensa Catedral de Sevilla
  • Endereço: Avenida de La Constitución, S/N, 41001
  • Horário: Segunda: 11h às 15:30h. Terça à sábado: 11h às 17h. Domingo: 14:30h às 18h. Julho e agosto (exceto 17 e 25 de julho: Segundadas  10:30h às 16h (bilheteria até 15:30h), terça à sábado das 10:30h às 18h (bilheteria até 17h) e domingo das 14h às 19h (bilheteria até 18h). Esses horários podem ser modificados de acordo com o calendário de eventos e cultos. Olhem sempre o site oficial antecipadamente.
  • Preço: 10 euros (acesso a La Giralda já incluso). Menores de 15 anos tem a entrada gratuita. Segunda feira, das 16:30 às 18h é gratuito. Aconselho muito a comprar seu ingresso antecipado e com hora marcada se quiser as longas filas que se formam para entrar na catedral.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Setas de Sevilla (MetropolParasol)

Não pensem que Sevilha tem apenas uma das maiores catedrais do mundo. Outro título, um tanto quanto inusitado, pertence a Sevilha: o título de ostentar a maior estrutura de madeira do mundo inteiro, mais conhecida como MetropolParasol.

E aqui tenho que confessar, é um dos meu pontos turísticos de Sevilha favoritos! Se está procurando o que fazer em Sevilha, co-lo-que este lugar na sua lista de atrações!

o que fazer em Sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
Entende agora porque este é um dos meu pontos turísticos de Sevilha favoritos?!

É uma estrutura distribuída por uma área de aproximadamente 11 mil metros quadrados, divididos por 5 níveis e 3.500 tábuas que formam uma ondulação, lembrando uma colmeia gigante.

A construção tem o objetivo de remodelar e revitalizar a região da Plaza de La Encarnación, que ficou abandonada após a demolição de um antigo mercado público municipal.

Sendo um marco da arquitetura moderna, o MetropolParasol é uma atração de Sevilha que merece sua visita, especialmente por ter no primeiro nível o Antiquarium e no último nível um mirador a 28,5 metros de altura, onde para ter acesso a esse último, você passa por uma passarela no meio da “colmeia”.

o que ver em Sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
A vista do alto das Setas de Sevilha é linda!
Setas de Sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
Esta é um ponto turístico de Sevilha que você não pode perder!

Um visual impecável para ver o pôr-do-sol e uma visita mega interessante para quem vai a Sevilha! Recomendo muito!

  • Endereço: Plaza de la Encarnación
  • Horário: diariamente das 9:30h às 23h
  • Preço: 5 euros

Transporte => Ônibus Hop On Hop Off em Sevilha

Plaza de España

Ao falar sobre os pontos turísticos de Sevilha, não podemos deixar de fora a praça principal da cidade!

A grandiosa Plaza de España, situada em meio a uma famosa área verde, conhecida por Parque María Luisa, abriga hoje um imenso complexo de prédios em seus mais de 50.000 m².

Não obstante, a praça demorou cerca de 15 anos para ser construída e, ao todo, aproximadamente 1.000 funcionários trabalhavam diariamente na obra. É, certamente, a praça mais majestosa da Espanha. É linda!

pontos turisticos de sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
Escolha seu ângulo para fotografar a Praça de España

Na Plaza da España, o ideal é andar! Você pode sair andando para ver de perto o grande edifício central, rodeado de torres estilo barroco que conta com mais de 70 metros de altura.

Nessa caminhada, não deixe de andar pelas pontes, ver de perto os mármores, as decorações feitas de cerâmicas coloridas, contemplar o lindo chafariz localizado exatamente no meio da praça e apreciar o rio Guadalquivir. E por falar em rio, aproveite para fazer um  passeio de barco pelo rio de onde saíam as expedições para a América.

atracoes de sevilha 2 - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
A linda Praça de España e o rio

Ainda na Plaza de España, você perceberá ao longo de toda a parede, contornada pelo canal, 48 bancos com lindas decorações a base de azulejos, que, representando as províncias espanholas, contam diferentes momentos da história. Uma verdadeira obra de arte!

praca de espanha sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
Os bancos da Praça de España
bancos da praca de espanha sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
Nós fizemos questão de tirar foto em Barcelona

Aproveite para ir em diferentes horários, assim, você conseguirá aproveitar muitas atrações diferentes em cada período.

Torre del Oro

A Torre del Oro, é mais um emblemático símbolo da capital Andaluza. Localizado as margens do Rio Guadalquivir, essa antiga construção foi erguida com o intuito de proteger Sevilha de possíveis embarcações inimigas no porto.

Com o passar dos anos, a torre passou a ter várias funcionalidades diferentes. Dentre elas: capela, prisão, depósito. Hoje, funciona um pequeno museu marítimo no local.

A visita é imprescindível para conhecer a história do local e sentir a ligação da Torre com o Rio Guadalquivir.

  • Endereço: Paseo de Cristóbal Colón
  • Horário: Segunda a sexta: 9:30h às 18:45h. Sábados e domingos: 10:30h às 18:45h
  • Preço: 3 euros. Menores de 6 anos a entrada é gratuita. Segunda a entrada é gratuita
torre del oro sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
A Torre del Oro

Arquivo Geral das Índias

Quer saber mais sobre a colonização das Américas? Entender mais sobre a nossa história? Decerto, começar pelo Arquivo Geral das Índias é uma ótima escolha.

Isso porque, dentro do edifício do século XVI, estão reunidos inúmeros documentos da colonização espanhola nas Américas, cartas de Colombo e os monarcas ibéricos, diário, mapas, ilustrações, pinturas, carta do Tratado de Tordesilhas original, história da Engenharia Espanhola, roupas utilizada à época e muitas relíquias distribuídas em 80 milhões de páginas de documentos, 8 mil mapas, divididos em 43 mil pastas de incontável valor histórico.

Muitas pessoas entram no arquivo para estudar, mas, como a visita é gratuita e o prédio carrega consigo memória viva da administração das colónias espanhola, vale muito a pena visitar para ver de perto tudo aquilo que aprendemos nos livros de história.

  • Endereço: A de La Constitución, S/N, ao lado da Catedral de Sevilha
  • Horário: De terça a sábado das 9:30h às 16:45h. Domingo e feriados das 10h às 13:45h
  • Preço: Entrada gratuita, sendo necessário levar passaporte para conseguir entrar

Pesquise aqui opções de hospedagem em Sevilha!

Centro Antigo de Sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos

Show de flamenco

O flamenco, conhecido por ser um estilo de dança, canto e música que representa expressão artística recheada de emoção, surgiu de uma fusão de diversos outros estilos musicais e tem seu berço histórico na Província de Andaluzia, no início do século XVIII.

Com forte influência árabe, judaica e cigana, o flamenco até hoje está presente na identidade do povo Andaluz, razão pela qual em 2010, foi declarado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.

Não vai ser estranho caminhar pelas ruas de Sevilha e encontrar pequenas apresentações de flamenco, realmente é uma atração à parte!

Mas, se você deseja conhecer mais profundamente esse ícone da cultura espanhola, existem casas de show espalhadas por toda cidade. Visando facilitar a sua decisão, apresentamos duas casas das mais conhecidas:

Casa de la Guitarra: é uma pequena casa de espetáculos de flamenco tradicional e um pequeno “museu” de violões do século XVI, localizada no Barrio de Santa Cruz.

O show (tocado, cantado e dançado) faz uma resenha histórica dos vários tipos de flamencos de diferentes regiões de Andaluzia.

Como a casa comporta aproximadamente 50 pessoas, o mais indicado é comprar a entrada antecipadamente no site oficial mas, caso queira arriscar e comprar na hora, existe uma bilheteria no local que vende o ingresso para o espetáculo por aproximadamente 17 euros.

Há shows diariamente com duração média de uma hora, às 19:30h e às 21h.

Museo del Baile Flamenco: aqui, você terá acesso a um grande museu interativo combinado com o show, sendo essa a melhor forma de se fazer duas coisas importantes ao mesmo tempo.

Antes de entrar ao show, você passará por salas interativas com figurinos, instrumentos musicais, esculturas e pinturas. Ao final do museu, você encontrará um acervo com as principais personalidades do flamenco.

Chegada a hora do espetáculo, prepare-se para vivenciar uma experiência única e inesquecível! Serão vários e talentosos dançarinos, cantores e um ótimo guitarrista que fará a noite ser ainda mais intimista, tamanho fogo, paixão, suor e energia com que se apresentam.

danca flamenca - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
Dançarina flamenca se apresentando pelas ruas

Real Maestranza (Plaza de Toros)

A Plaza de Toros, arena de touros mais antiga da Espanha e apelidada de “Catedral da Tourada”, começou a ser construída no séc. XVIII e a obra, pasmem, durou aproximadamente 120 anos!

O local tem capacidade para aproximadamente 12 mil pessoas e é propriedade da Real Maestranza, um grupo formado por cavaleiros pertencentes a famílias nobres da Espanha.

Durante a sua visita guiada, com duração de aproximadamente 40 minutos, você vai percorrer o mesmo caminho que os toureiros seguem antes de entrar na arena. Passará por uma exposição de pinturas a óleo, uma antesala com vários livros e documentos históricos, uma sala de estampas com representações das séries taurinas dos séculos XVIII e XIX, pátio dos cavalos e capela dos toureiros, finalizando na arena!

Trata-se de um passeio bastante esclarecedor, independente da convicção sobre as touradas – nós não gostamos -, para quem gosta de história vale a pena visitar para conhecer esse lugar tão importante na cultura espanhola.

  • Endereço: Paseo de Cristóbal Colón, 12
  • Horário: Novembro a março das 9:30h às 19h. Abril a outubro das 9:30h às 21h e dia de festas: 9:30h às 15h
  • Preço: 8 euros. Maiores de 65 anos, estudantes e crianças entre 7 e 11 anos pagam apenas 3 euros e menores de 6 anos tem entrada gratuita. Também é possível entrar gratuitamente às segundas-feiras, das 15h até às 19h.
plaza de toros sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos
Plaza de Toros de Sevilha

Palacio Las Dueñas

O Palacio Las Dueñas, construído pela família Pineda, é uma majestosa construção recheada de história, arquitetura e obras de arte.

Ao longo dos anos, muitas beldades passaram por esse palácio, dentre eles, a Duquesa de Alba e o poeta Antonio Machado. O local, extremamente conservado, com jardins de tirar o fôlego de qualquer um, é um exemplo claro da influência mourisca na arquitetura espanhola.

A casa, contém diversos móveis, artigos de cerâmicas e objetos de arte que pertenciam a Duquesa de Alba, trazendo uma grande lição de história sobre Sevilha e a Duquesa que ali viveu.

  • Endereço: Calle Dueñas, 5
  • Horário: de abril a setembro das 10h às 20h e de outubro a março das 10h às 18h
  • Preço: 10 euros. Também é possível entrar gratuitamente às segundas-feiras, a partir das 16h.

Centro Andaluz de Arte Contemporáneo

Localizado onde antes era um monastério, este museu vale sua visita diante da vasta coleção de obras de arte que você encontrará lá, além da maravilhosa arquitetura, laranjais, jardins e pátios floridos, azulejos fabulosos, escultura ao ar livre e um olival.

No centro você encontrará uma panorâmica das tendências artísticas espanholas, desde meados do século XX até os dias atuais. A coleção inclui peças de artistas como Luis Gordillo, Rebecca Horn e Zobel, além de oferecer exposições temporárias e temáticas, quais poderão ser acompanhadas no site oficial.

O acesso poderá ser feito a pé através de uma passarela por cima do rio Guadalquivir.

  • Endereço: Américo Vespúcio, 2
  • Horário: Terça a sábado das 11h às 21h. Domingos e feriados as 10h às 15:30h
  • Preço: 3 euros
  • Entrada gratuita: De terça a sexta das 19h às 21h e sábados: 11h às 21h

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Museu de Belas Artes

O Museu de Belas Artes de Sevilha oferece um ótimo panorama da pintura espanhola desde o período medieval até o início do século XX, incluindo uma vasta seleção de obras em seu acervo de artistas conhecidos, tais como, El Greco, Velázquez Zurbarán e Murillo, com forte tendência religiosa.

Em sua visita você também encontrará artes visuais que diz respeito aos pintores que não são tão conhecidos pelo grande público, especialmente os pintores Andaluzes.

O edifício que o Museu está localizado, por si só, já vale a sua visita. Construído no século XIII, após o fechamento de mosteiros e conventos, passou por uma reforma no século XVII, e seus azulejos trazidos de outros conventos, até hoje, impressionam a todos que por ali passam.

Ressalta-se, desde já, que o Museu de Belas Artes de Sevilha tem a segunda pinacoteca mais importante de toda a Espanha, perdendo apenas para o Museu do Prado, este último localizado em Madri.

  • Endereço: Plaza delMuseo, 9
  • Horário: Terça a sábado das 9h às 21h e domingo: 9h às 15h. Em agosto: de terça a domingo das 9h às 15h
  • Preço: 1,50 euros

 

Passeios a partir de Sevilha

Havendo tempo, existem muitos lugares próximos a Sevilha que também merecem a sua visita, vez que podem ser acessíveis através de um simples bate e volta.

Vejamos, nesse tópico, os principais e mais procurados passeios a partir de Sevilha.

Ronda

Pequena cidade do sul da Espanha, localizada a 739 metros de altura em cima de um grande precipício.

São apenas 132 km de distância que separam Sevilha de Ronda. O trajeto pode ser feito de ônibus, a partir da Estación del Prado ou de carro, por rodovias sem pedágio.

Chegando em Ronda, apenas caminhando você pode conhecer o desfiladeiro El Tajo, Jardines de Cuenca, a Praça da Espanha com boas opções de bares e restaurantes e o Casco Antiguo, onde se encontra a parte histórica de Ronda.

Imperdível => Viagem de 1 Dia aos Pueblos Blancos e Ronda

arredores de Sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos

Córdoba

Também situada na província de Andaluzia, está uma das cidades mais visitadas pelos turistas na Espanha: Córdoba!

São apenas 144 km de distância que separam Sevilha de Córdoba. O trajeto pode ser feito de trem-bala com duração média de 30 minutos, ônibus a partir da Estácion Plaza de las Armas.

A principal atração da cidade é a Mesquita-Catedral de Córdoba, a ruela sem saída recheada de flores “Calleja de Las Flores”, caminhar pela Ponte Romana e o Alcázar de los Reyes Cristianos.

Confira => Passeio de dia inteiro para Córdoba a partir de Sevilha

Sevilha, uma das cidades mais bonitas de toda a Espanha, berço do flamenco e Capital das Touradas e dos tacos, recebe anualmente milhares de turistas que querem se encantar de perto por aquilo que só viram de longe, através das fotos.

Pelas ruas de Sevilha - O que fazer em Sevilha: principais pontos turísticos

A capital andaluz é a Espanha dos sonhos, do fogo, dos sapateados, dos espetáculos e do fervor. Não deixe de conhecer a terra dos Imperadores romanos, da Duquesa de Alba e do grande Colombo… transforme a história em presente!

Você vai descobrir que há muito o que fazer em Sevilha e, assim como nós, irá se apaixonar e vai querer voltar. Acredite!

Boa viagem!!!

Mais dicas de viagem para a Espanha:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *