10 dicas de Santiago de Compostela para quem vai a primeira vez

Atualizado em 13/07/2019

Você não tem tempo para fazer o caminho de Santiago de Compostela – declarado Patrimônio da Humanidade em 1993 – ou, simplesmente, não é o tipo de viagem que curte, mas gostaria de conhecer a cidade?

Então, aqui vão algumas dicas de Santiago de Compostela para visitá-la; afinal, não são apenas os peregrinos que vão até lá!

Anualmente a cidade recebe milhares de visitantes que não fizeram o caminho – como eu, que já fui três vezes e voltarei outras se puder -, pois a cidade é superbonitinha e tem uma atmosfera especial.

=> Economia: Seguro Viagem Espanha (dicas + desconto)

Dicas de Santiago de Compostela

1. Qual a melhor época para visitar Santiago de Compostela?

Para quem vai fazer o caminho de Santiago, as épocas indicadas são a primavera e o outono, mas se este não é o seu caso, qualquer época vale a pena; contudo, existem algumas questões a considerar.

No verão europeu (julho e agosto, em especial), por exemplo, a cidade fica lotada e mais cara; e, se você não curte frio, evite o inverno, apesar de ele nem ser rigoroso.

caminho-de-santiago-de-compostela

2. Como chegar a Santiago de Compostela?

A cidade tem um aeroporto. Então, dependendo de onde você vem, talvez esta seja a melhor opção.

Outra opção – e que foi a que sempre usei – é ir de carro. No meu caso, saí de Portugal. Uma viagem de Coimbra ou do Porto até lá leva cerca de 2h30 a 3h30, ou seja, bem tranquilo.

Carro Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português. CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Se quiser ir de ônibus, a empresa Alsa faz o trajeto Porto-Santiago em pouco mais de 4 horas e há vários horários por dia, por preços a partir de 15 euros.

Já para quem está em Madri, uma viagem de trem até lá dura mais ou menos 5 horas. Dessa forma, ir e voltar no mesmo dia fica bem puxado, o que te obrigará a um pernoite. Para saber os horários e valores, consulte o site da Renfe, que tem, inclusive, outras rotas possíveis.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


3. Como ir do aeroporto até o centro de Santiago de Compostela?

Uma vez chegando ao Aeroporto Lavacolla, você pode chegar à região central da cidade, que fica a uma distância de 11 km, de:

4. Quanto tempo é necessário para conhecer Santiago de Compostela?

Santiago não é uma cidade grande, portanto em um dia você consegue conhecê-la bem. Todavia, se tiver dois dias será ainda melhor, pois poderá entrar em todos os lugares com mais calma.

o-que-visitar-em-santiago-de-compostela

catedral-de-santiago

5. Qual a média de temperatura em Santiago de Compostela?

O clima está sempre mudando, de modo que é importante verificar a previsão local mais perto de viajar. Em geral, as temperaturas são amenas: nem muito frio no inverno e nem muito quente no verão.

No entanto, é uma cidade na qual pode chover bastante durante todo o ano. Os meses de junho, julho e agosto são os meses com “menos” chuva, o que não significa que isso não possa ocorrer, ok?!

clima em santiago de compostela

6. O que fazer em Santiago de Compostela?

Sem sombra de dúvidas, a sua imponente Catedral e o Pórtico de la Gloria, construídos entre 1075-1211 são imperdíveis. Se você só tiver tempo para visitá-la e dar uma volta pelas ruelas do centro histórico, sua ida até lá já terá valido a pena. Se conseguir, porém, assista à Missa do Peregrino ao meio-dia, pois ela é tomada de emoção, visto que é a última etapa que os peregrinos cumprem em sua jornada e onde seus nomes e países de procedência são anunciados.

catedral-de-santiago

No altar-mor da catedral há uma estátua de Santiago do século XIII e a tradição diz que deve-se abraçá-la, mas esteja preparado para a fila. Nós conseguimos! E na parte de baixo do altar está, supostamente, o túmulo do santo.

caminho de santiago - 10 dicas de Santiago de Compostela para quem vai a primeira vez

tumulo-de-santiago

como-chegar-em-santiago-de-compostela

A cidade é cheia de praças e algumas merecem destaque, como a Obradoiro, Quintana e Toural, além dezenas de igrejas, conventos e palacetes. Perca-se pelas ruelas medievais da cidade antiga e descubra Santiago de Compostela!

caminho-de-santiago

Veja os passeios e excursões em Santiago de Compostela que você poderá fazer.

dicas-da-espanha

Leia também: O que fazer em Santiago de Compostela: as principais atrações turísticas

7. Qual o melhor passeio a se fazer para um lugar próximo?

Se você tem tempo, uma boa pedida seria o passeio de um dia até La Coruña, que fica a 60 km de distância.

É uma cidade litorânea bem charmosa e que tem o farol romano mais antigo da Europa ainda em atividade, conhecido como a Torre de Hércules.

Leia também: O que fazer e visitar em La Coruña

8. Como se locomover pela cidade e quanto custa o transporte urbano?

A pé! 🙂 Não é permitida a entrada de carros no centro histórico medieval, então não tem jeito, tem que caminhar.

Para quem está de carro, há vários estacionamentos no entorno, em geral, subterrâneos. Já se você chegar via rodoviária ou estação de trem, também poderá ir a pé, pois a caminhada não é muita, embora tenha uma subidinha. Mas se ainda assim quiser pegar um ônibus, as melhores opções são o 5 e o 6, que custam € 1,00.

santiago-de-compostela

9. Onde ficar em Santiago de Compostela?

O ideal seria ficar bem no coração do centro histórico de Santiago de Compostela, mas em geral é mais caro e está quase sempre com tudo lotado; então, procure uma opção no entorno da cidade antiga.

Quando estive lá recentemente, a minha opção foi o Hotel Ciudad de Compostela, que tem boas instalações, preço, café da manhã e fica pertinho dos lugares a ser visitar.

> Procure aqui outras opções de hospedagem em Santiago de Compostela <

hotel-santiago

10. E o caminho de Santiago?

Bom, nisso eu não posso ajudar, pois nunca fiz, mas tenho amigos e conhecidos que já fizeram, tanto o caminho espanhol quanto o português.

Uma das dicas de Santiago de Compostela para quem quer fazer o caminho é que é preciso bastante preparação e até uma espécie de “passaporte do peregrino”.

Deixo aqui para vocês os links de alguns sites e blogs que têm ótimas dicas sobre esse assunto:

santiago-de-compostela-dicas
Símbolo carregado por todos os peregrinos.

dicas-de-santiago

A primeira vez que estive na cidade eu tinha apenas 12 anos e depois de adulta sempre foi uma meta retornar.

Quando fui pela segunda vez, no dia 31 de dezembro de 2004, tive a imensa sorte de ser o último dia do Ano Santo ou Jubileu, que é o ano cuja data de aniversário de morte do santo (25 de julho) cai em um domingo e, por conta disso, vários eventos especiais acontecem.

Um desses eventos é o fechamento da Porta Santa (recebe o jubileu quem a atravessar nessa época), no dia dia 31/12. A Porta Santa só volta a ser aberta no próximo ano santo. Depois da minha visita, foi em 2010. O próximo será em 2021.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Lembro que a fila para abraçar a imagem do santo era gigantesca e dava voltas na praça… claro que nem ousei entrar nela.

Mas cumpri a tradição de entrar na catedral e tocar em uma coluna que tem na entrada e bater com a testa na mesma – o que foi outra sorte, pois, quando voltei no ano passado, essa parte da catedral estava fechada para reformas e, pelo que nos informaram, não será mais permitido tocar a dita coluna, 🙁

> Antes de embarcar, veja quais são os documentos necessários para uma viagem para Europa

Bom, eu adoro a cidade e acho que com essas dicas de Santiago de Compostela já dá para começar a organizar uma visita, né?! Eu acho realmente que todo mundo deveria, pelo menos uma vez na vida, ir até lá!

Não deixe de conferir as nossas outras dicas da Espanha.

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas

12 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns!!!
    Pretendo fazer o caminho em breve, e estas informações foram as melhores que li!!
    Obrigada 🙏🏼

  2. Ótimas dicas, esse ano passarei o reveillon em Porto e pretendo ir a Santiago no dia 1º de janeiro. Vc saberia me dizer se é um dia bom, se as atrações estarão abertas? Agradeço a ajuda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here