Atravessar a fronteira entre Israel e Jordânia é uma aventura memorável!
Antes de viajar tinha lido alguns relatos, alguns bem confusos, e na maioria dos casos passavam a impressão de ser algo muito estressante – e até é um pouco, mas nada absurdo.
No fim das contas foi até engraçado!
Veja como nós fizemos para atravessar a fronteira entre Israel e Jordânia, o que fizemos só para ir a Petra!
Importante => Seguro viagem para Israel
Atravessando a fronteira entre Israel e Jordânia
Existem 3 postos de fronteira terrestre entre os dois países, mas, na prática, o mais conveniente é o Yitzhak Rabin Border Crossing/Fronteira Sul, que fica lá pertinho do Mar Vermelho, entre as cidades de Eilat (Israel) e Aqaba (Jordânia).
Este é o único lugar onde não é necessário pagar para entrar na Jordânia (mas paga-se para sair).
Estávamos viajando em um carro alugado por Israel e nosso objetivo em dado momento da viagem era visitar Petra, na Jordânia.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
A primeira coisa que você precisa saber é que não se pode cruzar a fronteira de carro.
Então, o que fazer?! Como nós iríamos e voltaríamos por ali, o que fizemos foi deixar o carro estacionado no lado israelita pelos 3 dias que ficaríamos na Jordânia, pois há uma grande área de estacionamento já preparada para isso – e de graça!
Está pensando se é seguro deixar o carro ali?! Relaxe, não existe lugar mais seguro no planeta, acredite em mim.
Veja esta opção: Traslado diário para Petra, saindo de Tel Aviv
Imagino que agora esteja se perguntando porque não devolvemos o carro e alugamos outro na volta. Bom, primeiro porque ficava mais caro e, depois, porque a fronteira fica fora da cidade e nem sempre tem táxis por lá, logo, poderia ser bem inconveniente. Já do lado jordaniano isso não é um problema, pois a oferta é enorme.
Bom, uma vez carro estacionado, lá fomos nós enfrentar a imensa burocracia para sair de Israel.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Dizem que as filas podem ser enormes nessa fronteira e o processo todo chega a demorar horas, mas quando fomos estava completamente vazia (era um domingo por volta das 15h), só tínhamos nós e os funcionários.
Excursão de 1 dia para Massada e Mar Morto saindo de Tel Aviv
O processo é o seguinte:
1. logo na entrada você tem que mostrar o passaporte para um guardinha. Só mostrar mesmo!
2. você segue para um guichê para pagar uma taxa de saída de Israel, no valor de 102,00 NIS (cerca de 20,00 euros).
3. agora deverá ir até outro guichê, que é onde fazem o controle de passaporte propriamente dito.
4. siga as placas “to Jordan” até o portão de saída, onde você mostrará o passaporte, mais uma vez, além dos papéis que te deram nos guichês, para um soldado. Uma vez isso tudo feito, tchau!
-
-
- Leia também a nossa dica de hotel em Jerusalém.
-
Aí vem a parte mais excêntrica da travessia. Assim que você cruza o portão de saída, terá que atravessar uma área entre as duas fronteiras, arrastando as malas, uma verdadeira terra de ninguém.
É, no mínimo, uma situação engraçada!
Veja esta excursão: 2 dias a Petra e Wadi Rum saindo de Eilat
Uns 300 metros depois começa tudo de novo, mas agora já na Jordânia. O processo de entrada aqui segue estes passos:
1. mostrar passaporte aos guardas e passar sua bagagem por um raio-x;
2. ir numa salinha onde outro guarda concede o seu visto [de graça];
3. agora é hora de passar pelo guichê de controle de passaporte;
4. depois, é só continuar arrastando a sua mala até o portão de saída, onde deverá mostrar o passaporte de novo e, pronto, você estará oficialmente na Jordânia!
Saindo de Jerusalém: Excursão de 2 Dias a Petra, Gérasa e Amã
Ali mesmo no posto de fronteira tem uma casa de câmbio, caso já queira trocar dinheiro, pois os valores não variam quase nada.
Uma vez do lado de fora, haverá uma grande oferta de táxis. Preste atenção ao grande painel com os valores tabelados para cada destino. Não pague a mais.
No nosso caso, fomos até o centro de Aqaba para pegar o carro que alugamos para ir até Petra.
Excursão privada de 2 dias em Petra, Wadi Rum, Mar Vermelho e Mar Morto
Nossos carros já estavam prontos!
O caminho até Petra é bem fácil, mesmo para nós que pegamos a estrada já anoitecendo.
Basicamente é uma grande reta. Uns 90 km depois há o desvio para Petra (preste atenção nas placas) e mais uns 30 km você chega. No total demoramos 2 horas, isso porque ainda paramos duas vezes no caminho.
Veja aqui o nosso hotel em Petra. Era muito bom e pertinho da atração principal, recomendamos.
Em uma parte do trajeto há um posto de controle.
Num primeiro momento achamos que fosse um pedágio, mas era um guarda querendo saber o que levávamos no porta malas. Ele pediu para abrir, olhou e nos mandou embora. Tranquilo!
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Se for voltar por essa mesma fronteira, só tenha atenção para não ir sem nenhum dinheiro, pois para sair da Jordânia paga-se uma taxa de 10,00 JOD e tem que ser em moeda local.
Mesmo assim, caso não tenha, pode-se trocar ali mesmo, na casa de câmbio da fronteira.
A entrada em Israel nesta fronteira foi mais burocrática do que quando chegamos pelo aeroporto. Você passa com toda a bagagem pelo raio-x e eles abrem com frequência para olhá-las. Outra coisa comum é te levarem para um lugar fechado e te revistar todo.
Duas amigas passaram por isso e tiveram que levantar blusa e abaixar as calças. Depois, na hora do controle de passaporte, mil perguntas de novo. Pronto!
De Jerusalém: Excursão de 3 dias a Petra & Wadi Rum
Quando chegamos ao estacionamento, lá estava nosso carro direitinho.
Enfim, a volta foi um pouquinho mais chatinha, mas nada demais. No fim das contas, achei a experiência bem legal!
Animado?! Então, não deixe de conferir nossas de dicas de Israel e da Jordânia.
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Oi Ana, achei interessante vc colocar no seu blog. A partir de 01 de Jan. de 2016, essa fronteira não emite mais o visto de entrada para a Jordânia. Fiquei sabendo hoje pelo hotel de Petra, teremos que tirar o visto em Tel Aviv ou por aqui no Brasil. Assim que tiver algo a mais te falo!
Olá Ana, parabéns pelo blog! Estou vendo aluguel de carro pra 2 dias em Aqaba e talvez pelo câmbio desfavorável do nosso real está mais de 1000 reais pra alugar no aeroporto. Vi que vcs alugaram no centro de Aqaba e gostaria de saber em qual rental car vcs alugaram. Bom dia!
Paulo, aluguei pelo site da rentcars e escolhi a mais barata da época, mas não lembro qual exatamente foi. Sempre opto pela mais barata, 😉
Paulo, vi aluguel de carro a R$ 158,00 em Aqaba, estou pensando em alugar, mas preciso saber detalhes. Fiz algumas perguntas à Ana abaixo para decidir o que fazer. Obrigado pela informação sobre o visto.
Ana,
Sempre consulto seu blog para as minhas viagens (já conheci uns 15 países) … agora vou para Terra Santa e de novo estou consultando esta importante fonte de dicas.
Lendo seus relatos, acabei acrescentando Petra no meu itinerário… sempre tive vontade de conhecer de perto o Tesouro, mas era uma vontade “pequena” e aí seu relato apaixonado me fez ter uma “grande” vontade, rs!
Então, consultado pelo google maps, dá 14h de Eliat para Petra (kkkkkkkk), mas vi que vc em poucas horas chegou la.
Como eu e marido não temos a carteira de habilitação internacional, pretendemos ir de taxi ou de ônibus de Eliat até a fronteira que vc atravessou a pé… vc acha que é possível? Quais seriam nossas dificuldades?
Depois que atravessarmos a fronteira, do outro lado é fácil pegar taxi ou ônibus para Petra?
Vamos de Tel Aviv para Eliat de low cost (Akira) e de lá queria uma dica sua para chegar em Petra (que não seja de carro alugado, pois o marido não quer dirigir nessa região).
Obrigada!!!!
Beijocas!!!
Sucesssooooooo!!!!
Oi Cintia. Assim que atravessar a fronteira, tem muita oferta de táxi e eles levam até Petra, se quiser. Não tem nenhuma dificuldade nisso, só negocie o preço. Eles podem levar e esperar para voltar no mesmo dia, ou você dorme lá e pega outro táxi para voltar. Boa viagem!
Bacana seu relato. Irei para Aqaba e quero atravessar para Eilat, então vou fazer o trajeto contrário ne. Porem primeiro quando meu avião pousar na Jordania, preciso ter o visto da Jordania (devo tirar no próprio aeroporto ne?) e Ir andando até fronteira de Israel, lá pagar os 10 dinheiro jordanianos srs e ter sorte na burocracia de Israel. Paga-se para entrar em Israel?
Não cheguei de avião na Jordânia, então, não sei te dizer. Em Israel pagamos apenas para sair. Boa viagem!