Por: Declev Dib-Ferreira - Atualizado em 17/11/2019

A Basílica de San Pietro é, seguramente, o templo católico mais conhecido do mundo, além de ser um dos maiores. É a grande construção do Estado do Vaticano.

Entrar nela é uma grande emoção, mesmo que você não seja católico, pois lá dentro é majestoso, enorme, rica e lindamente decorado com obras de arte. Por exemplo, podemos encontrar nada mais, nada menos do que a Pietà, de Michelangelo.

A grande Cúpula da Basílica de São Pedro também foi projetada por Michelangelo. São 119 metros de altura. Além de uma obra-prima, é o símbolo da Igreja de Roma, recebendo, logicamente, muitos peregrinos e visitantes de todo o mundo.

Economia => Seguro Viagem Itália (dicas + desconto)

Cúpula da Basílica de San Pietro

Basílica de San Pietro - Como ir ao topo do Vaticano: subindo a Cúpula da Basílica de San Pietro

o que ver - Como ir ao topo do Vaticano: subindo a Cúpula da Basílica de San Pietro

o que fazer - Como ir ao topo do Vaticano: subindo a Cúpula da Basílica de San Pietro

Alguns números interessantes:

Peso total: cerca de 14.000 toneladas;

Altura total (da chão à parte superior da cruz): 133,30 m;

Diâmetro externo: 58 m, 90

Diâmetro Interno: 41,50 m

Então, a visita à Basílica pode ficar ainda melhor se você tiver disposição, coragem e condicionamento físico para ir até o topo da cúpula. Digo disposição, coragem e condicionamento físico não para desestimular, mas porque a subida não é mesmo fácil.

>>> Pesquise opções de hospedagem em Roma aqui! <<<

dicas de Roma - Como ir ao topo do Vaticano: subindo a Cúpula da Basílica de San Pietro

São mais de 500 degraus! Mas, não se assuste tanto, dá pra ir uma parte deste caminho de elevador. Porém, ainda restarão 320 degraus pra subir, então, não é pra qualquer um. E a subida ainda tem algumas partes bem íngremes e estreitas, em que você sobe degraus meio “de lado” e escada caracol. É até um pouco claustrofóbico.

como chegar - Como ir ao topo do Vaticano: subindo a Cúpula da Basílica de San Pietro

turista profissional - Como ir ao topo do Vaticano: subindo a Cúpula da Basílica de San Pietro

Mas, no final, vale a pena. Tem-se uma visão magnífica da Piazza San Pietro, além de outras partes da cidade.

Roma Pass: Passe de 48 ou 72 Horas

atrações turísticas - Como ir ao topo do Vaticano: subindo a Cúpula da Basílica de San Pietro

dicas Itália - Como ir ao topo do Vaticano: subindo a Cúpula da Basílica de San Pietro

Informações úteis: 

Endereço: Piazza San Pietro

Como chegar: metrô Ottaviano–San Pietro. Para subir à cúpula, vá pela entrada da direita da basílica, onde você poderá pegar o elevador pra levar até metade do caminho.

Custo: com elevador: € 10,00  | Sem elevador: €  8,00

Horários: de abril a setembro: das 8h às 18h | de outubro a março: das 8h às 17h

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Como ir ao topo do Vaticano: subindo a Cúpula da Basílica de San Pietro

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Compre o seu seguro viagem com até 10% de desconto aqui!

No mais, não deixe de ler todas as nossas dicas da Itália já publicadas aqui no blog, de conhecer o nosso Roteiro de 7 dias em Roma e Arredores e nem de aproveitar os ingressos e passeios com descontos em cidades como Roma e Veneza.

roteiro de 7 dias em roma - Como ir ao topo do Vaticano: subindo a Cúpula da Basílica de San PietroBoa viagem!

✈ Continue sua viagem para Roma aqui:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    12 Comentários
    1. A cupula e algo maravilhoso, mas ir até o final da escala foi assustador e me fez descobrir que tenho claustrofobia. As escadas que cabem uma pessoa por degrau, sem janelas e as vezes em espiral com toneladas de gente me deram uma crise de deseepero que não desejo a um inimigo. Cuidado.

      1. Concordo totalmente. Quem for claustrofóbico não vá!!!!!!! Escadas muito estreitas e sem pontos de fuga ou retorno. Tirando isso, um show!!!

    2. Oh Deus… preciso conseguir subir essa escada! A da minha casa tem 14 degraus e já chego no fim cansada… preciso ver essa vista!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *