Como viajar com animais de estimação

Viajar com os animais de estimação pode ser algo legal e divertido. Se viajar em família é bom, imagina na companhia de seu pet? Mas, como viajar com animais de estimação?

Para muitas pessoas, isso é quase dado como uma missão impossível, mas… fique tranquilo(a), que viajar com eles não é um bicho de sete cabeças.

Acompanhe as dicas que o pessoal do blog Amor aos Pets preparou exclusivamente para gente e saiba como fazer a sua viagem se tornar ainda mais incrível.

👉 Leia também:

Como viajar com animais

Se você gosta de aventura e diversão, porque seus amigos de quatro patas não irão gostar?

E, se você acha que é impossível viajar com eles, até o fim do post você descobrirá como viajar com o peludinho da família de forma simples e segura.

como viajar com animais

Posso viajar com animais de estimação?

A resposta rápida e direta para essa pergunta é: sim, você pode – aliás, isso tem se tornado uma verdadeira “febre mundial”.

Você já reparou como é comum encontrar gato e cachorro nas viagens e passeios? Seja no hotel ou até em um ponto turístico?

É porque os tutores estão incluindo os animais em suas viagens!

Só que muitos ainda não viajam com pets por não terem conhecimento sobre quais cuidados ou que providências tomar e se sentem inseguros. Por isso vamos explicar como viajar com animais.

Se você ainda não viajou com o seu cachorro e gato, experimente!

Claro que não recomendamos fazer este teste para uma viagem internacional logo de cara… o segredo é começar aos poucos.

como viajar com cachorro

Primeiras dicas para viajar com animais

Antes de decidir se vai levar o seu amiguinho junto na viagem, leve em conta o seu comportamento. Se o cachorro não gosta de sair da rotina, não se sente à vontade com barulhos e pessoas estranhas, comece aos poucos ou prefira deixá-lo fora da viagem.

Nestes casos, é melhor o cão ficar aos cuidados de alguém que confia (ou em um hotelzinho), do que ele estranhar a viagem e voltar estressado e doente.

Essa é uma realidade que, infelizmente, pode acontecer.

O mesmo vale para os gatos, que são ainda mais apegados à rotina.

Por isso, observe e conheça muito bem o comportamento dos animais antes de fazer qualquer escolha. Se você quiser realmente viajar com os animais, comece aos poucos, com passeios e viagens próximas para eles irem se acostumando.

Você já segue o nosso Instagram? @TuristaProf

E outra coisa, por mais legal que seja viajar com eles, você precisa saber que vai ter cuidados extras.

É claro que uma viagem com animais foge um pouco da rotina de uma viagem comum, sem nenhum pet. É a mesma coisa de uma viagem com crianças, é extremamente possível viajar com elas, mas o estilo de viagem muda um pouco.

Então, por exemplo, não adianta levar o cachorro e gato para viajar com você e simplesmente abandoná-lo no quarto do hotel. Adapte a sua viagem para que seu pet também possa curtir.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Itens indispensáveis para levar em viagem com animais

Elaboramos uma lista com itens bem importantes para você separar e não se esquecer de levar para a viagem com o seu pet:

  • Coleira
  • Ração
  • Caminhas
  • Roupas (se estiver em uma época mais fria)
  • Escovas para manter a saúde dos pelos
  • Brinquedos
  • Comedouros e bebedouros
  • Medicamentos que ele costuma usar

É recomendado levar os itens que o animal está habituado para ele não sentir um total estranhamento e assim se sentir mais confortável.

Quanto à documentação necessária, é preciso emitir o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, expedidos por Auditores Fiscais Federais Agropecuários das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), do Ministério da Agricultura.

Nota: As empresas (ônibus, avião) podem pedir documentos variados para levar o seu animal na viagem. Antes de realizar a compra de alguma passagem, confira quais os documentos necessários e se a empresa realmente presta esse serviço.

o que levar viajar com animais

Viajar com animal no avião

Por mais incrível que possa ser viajar com seu pet, sabemos que não basta apenas embarcá-lo no avião rumo ao destino escolhido. Há vários procedimentos a fazer, tanto antes, quanto durante e após chegar ao destino. É necessário saber como viajar com animais e fazer a coisa certa.

Então, se a viagem é internacional, verifique quais são as normas e exigências do país de destino sobre animais de estimação.

Inclusive o Ministério da Agricultura disponibiliza uma página em seu site com informações e orientações sobre documentos e exigências de cada país de destino. Aproveite e acesse o site para ficar bem informado.

Não adianta deixar tudo preparado e chegar no destino e ser surpreendido negativamente com alguma lei.

Em relação às companhias aéreas, cada uma possui as suas regras.

Levar gato no avião

A Latam costuma ser a mais exigente, por isso verifique com a sua companhia quais são as regras. Mas, normalmente, para o transporte de animais em avião elas exigem:

  • Carteira de vacinação em dia
  • Atestado de saúde recente emitido por um médico veterinário
  • Caixa de transporte

Agora é permitido viajar com o animal dentro da cabine. Mas tudo depende do peso do animal.

Por exemplo, na Gol, os Animais até 10kg podem viajar dentro da cabine. Já animais acima de 10 kg viajam no porão da aeronave.

A Latam, por sua vez, é exigente e deixa claro que certas raças de cão não podem viajar no porão da aeronave. A grande maioria é de animais braquicefálicos.

levar cachorro no aviao

Desta forma, veja sempre as condições impostas pela sua companhia aérea – ou, ainda, escolha a sua companhia aérea de acordo com as condições que ela impõe.

Viajar de carro com animais

Viagens de carro costumam ser mais tranquilas, porque o veículo já é mais conhecido entre os animais.

Lembre-se que os gatos e cães de pequeno porte devem ser transportados no banco de trás do carro, dentro de caixa de transporte de tamanho adequado!

Já os cães de médio e grande porte podem ser levados no banco de trás com os mesmos cuidados ou ainda no porta malas aberto de carro.

viajar de carro com cachorro

Outros cuidados que devem ser tomados para viagens no carro:

✔ Atente para a temperatura do carro, que deve ser agradável. Cuide para o ar condicionado não pegar direto no animal. Isso pode provocar ressecamento dos olhos e vias aéreas;

✔ Faça paradas de duas em duas hora em viagens muito longas. Aproveite as paradas para dar comida e água ao animal, além de deixá-lo caminhar, urinar ou defecar se necessário – será importante para diminuir o estresse.

✔ Se o animal ficar enjoado, isso é comum de ocorrer em raças como Spitz Alemão, dê a ele o medicamento receitado pelo veterinário (apenas com orientação médica veterinária, ok?)

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Viajar de ônibus com animais

Para viajar de ônibus com animais, se for dentro do país, é preciso a emissão de um documento que comprove as boas condições do animal, um atestado de saúde emitido por um médico(a) veterinário(a). Já para viagens internacionais, é preciso o  Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), que pode ser obtido junto ao Ministério da Agricultura.

Não esqueça de providenciar uma caixa de transporte agradável para viajar com o seu pet.

Ah, é importante salientar que a lei não vale para transportes públicos, (ônibus que circulam dentro das cidades), que têm regras diferenciadas em cada município. É válida apenas para ônibus intermunicipais.

Dicas extras para viajar com animais

Ao fazer sua reserva de hospedagem, verifique se o hotel aceita cachorros e gatos.

Procure neste link do Booking.com, pois lá, após você inserir o destino que procura, você pode selecionar vários filtros na coluna da esquerda. Entre eles, você pode escolher somente aquelas acomodações que aceitam pets:

como viajar com animais

Nunca esqueça de ter as vacinas em dia, de acordo com região, estado ou país que vai viajar. E, claro, leve a carteirinha de vacinação.

Independente de viajar de avião, ônibus ou carro, é preciso levar o animal antes ao veterinário e verificar se as vacinas, vermífugo e antipulgas estão em dia. Peça ao médico(a) um atestado de saúde.

documentos de viagem com pet

Cada animal é diferente e vai se comportar de forma diferente

Você não precisa ficar neurótica(o) com essas informações, ok? Não adianta ser extremamente radical que aí você não vai conseguir aproveitar bem a viagem.

Independente da viagem é sempre bom se informar para evitar imprevistos.

Lembre-se que o planejamento, adaptação do animal e cumprimento das regras são fundamentais para dar tudo certo.

Um pouco de leveza sempre cai bem, mas os cuidados são importantes. Com brincadeiras, paciência e amor a sua viagem será especial ao lado de seu amigo de quatro patas.

Afinal, basta saber como viajar com animais, pois não é um bicho de sete cabeças… basta seguir as regras e tudo vai dar certo!

Boa viagem!

Texto: Lê Nogueira – blogueira, mamãe da Paty e vegetariana. Ajuda tutores com dicas e análises de produtos no Blog Amor aos Pets 

Fotos: Shutterstock

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here